• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aragorn é Rei??

Gil-galad Æ

Usuário
Esse é um texto que acabei de ver na Revista VOCÊ S/A e gostaria de compartilhar com vocês... e em cima disso abrir uma discussão sobre o poder e sobre a obra de Tolkien!! Um pergunta... Aragorn é Rei?? Ou seja... ele nasceu Rei só por ser descendente de Isildur?? Em cima do texto que fala sobre liderança e poder não toca no assunto de Aragorn... mas disserta sobre o que Aragorn representa e o que esperam dele!!

Você está preparado para o poder?

Pessoas despreparadas se tornam um risco para si e para todos que a cercam. Veja as lições de liderança de JRR Tolkien, autor de "O senhor dos anéis"

Por Marcelo Aguilar

Muita gente pensa que o livro “O Senhor dos Anéis”, de JRR Tolkien, é apenas ação e aventura. É, de fato, um livro mitológico e ao se fazer uma análise psicológica, descobre-se que ele reforça diversos valores morais socialmente aceitos, tais como fidelidade, honestidade e compaixão. Tolkien desenvolve diversos personagens. Cada um deles exprime, de forma acentuada, as diferentes dimensões do comportamento humano.

A história gira em torno de dois personagens: Frodo, o herói, e Gollum, o vilão, e suas relações com o anel do poder. A trajetória de Gollum não é incomum na nossa sociedade e nas nossas organizações. Ele ainda se chamava Sméagol quando foi corrompido e se tornou esquizofrênico, por conta de sua ânsia pelo poder e de seu caráter fraco. Sméagol e Gollum são duas personalidades de uma mesma pessoa esquizofrênica. Como muitas pessoas que chegam ao poder sem estarem preparadas para ele, Sméagol se faz de vítima incompreendida do mundo, enquanto Gollum é o vilão agressivo que ataca os outros para defender Sméagol. Alguém está preparado para o poder? Existem escolas que nos preparam para o poder?

Não. O poder provoca diversas tentações e costumamos reagir a elas de acordo com os nossos valores morais. Valores estes que são construídos no seio familiar e no convívio social. Porém, o seio familiar e o convívio social são, simultaneamente, o terreno onde serão desenvolvidos e assentados os nossos valores morais. Ou seja, eles ajudam a construir e a sustentá-los. Mas, quem constrói nossos valores somos nós mesmos, nos atos cotidianos, ao refletir sobre as conseqüências destes na nossa vida e na vida dos outros. Ao desenvolver nossa compaixão e nossa consciência.

Ainda existem muitos Gollums à frente da nossa sociedade. Eles criam escândalos contábeis em grandes corporações como Enron e WorldCom. Provocam escândalos políticos, de corrupção e de violação constitucional no Congresso Nacional. Promovem guerras e atos de terrorismo no mundo todo. E todos, sem exceção, tentam justificar os “meios” sujos que utilizam com “fins” aparentemente nobres.

E Frodo? Frodo não ansiava pelo poder. Foi escolhido. Ele é o líder eleito pela Sociedade do Anel. O poder é um enorme fardo e tenta corrompê-lo o tempo inteiro. Diferente de Sméagol, Frodo busca o convívio com pessoas com firmeza de caráter. São elas que o ajudam a carregar esta pesada responsabilidade. Dentre estes amigos está Gandalf, um guru que orienta seu desenvolvimento moral, e Sam Gamgi, um personagem ímpar com uma amizade, fidelidade e honestidade incomuns. Sam Gamgi é um verdadeiro amigo que não acata todas as ordens nem tenta sempre agradar a seu líder, pois diversas vezes ele chama Frodo à consciência de suas atitudes negativas provocadas pela tentação do poder. Gandalf e Sam Gamgi têm a função de proteger Frodo de si próprio.

Quantos líderes, executivos ou chefes têm a seu lado pessoas como Gandalf e Sam Gamgi? Para confidenciar suas ansiedades? Para serem ajudados sem se dar conta de que precisam de ajuda? E para serem alertados sobre suas mudanças de comportamento e atitudes negativas?

Existem pessoas que acreditam que podem dar conta do poder sozinhas. Sméagol tentou e falhou. A maioria falha. Sméagol só dava ouvidos a Gollum. Frodo ouve pessoas que possuem coerência e firmeza de atitudes, reflete sobre sua condição e torna-se agente de mudança de sua vida. É assim que ele cresce e se torna um líder melhor a cada dificuldade. Ele ouve a todos e reflete, mas sabe que a responsabilidade da decisão é somente dele.

O líder não é líder sozinho. Ele tem que ser capaz de reunir pessoas com valores próximos aos seus e que compartilhem de idéias e ideais comuns. Tem que se policiar e ser policiado para que não se deixe corromper pelo poder. Como a sociedade pode se proteger dos Sméagols e Gollums? Como pode promover mais Frodos? Começa-se por uma imprensa consciente, honesta e não tendenciosa. As eleições democráticas cuidam do resto. É ação de longo prazo!

E nas organizações? Como desenvolver os Frodos? Deve-se deixar claro quais são os valores organizacionais e desenvolvê-los por intermédio de um programa de educação corporativa. Para se precaverem contra os Sméagols e Gollums, as organizações devem contratar headhunters e psicólogos que façam uma “dissecação psicológica” nos candidatos a executivos. Contratar auditorias externas totalmente isentas também ajuda. Além de tudo isso, devem implementar sistemas de avaliação 360º e de clima organizacional justos e anônimos para acompanhamento pois deve-se descobrir os Gollums e proteger os Frodos. São ações de curto e médio prazo, estão ao alcance de todas as organizações!
 
Mesmo assim, como é que começa falando do Aragorn, e depois vai para Frodo/Gollum?

>Som do Momento - Erasure - Little Respect<
 
Green Arrow disse:
Mesmo assim, como é que começa falando do Aragorn, e depois vai para Frodo/Gollum?

>Som do Momento - Erasure - Little Respect<

Num entendi isso tb não mas achei o texto legal, principalmente porque o cara sacou que FRODO É O MELHOR! :grinlove:
 
O tópico se chama Aragorn É Rei??, e não Frodo Tem Amigos E O Gollum Não. :mrgreen:

Mas Frodo não é o melhor. O melhor é Samwise Gamgi (o Feitor que o diga).

>Som do Momento - Legião Urbana - Metal Contra As Nuvens<
 
O texto eh muito interessante sim.
Eu tb pensei que fosse falar do Aragorn, e eu jah ia responder: lógico que ele eh rei!.
Mas entendi que além desse título atrair mais leitores (tipo eu...) o autor quis fazer um paralelo ressaltando a importância de alguns personagens na história. E a gente acaba se questionando se naum deveria ser Frodo o rei, por exemplo... Não, talvez naum... O Aragorn tah muito bom nessa função! :lily:
 
E Frodo? Frodo não ansiava pelo poder. Foi escolhido. Ele é o líder eleito pela Sociedade do Anel.

Sam Gamgi é um verdadeiro amigo que não acata todas as ordens nem tenta sempre agradar a seu líder, pois diversas vezes ele chama Frodo à consciência de suas atitudes negativas provocadas pela tentação do poder.

Hm, acho que esse texto tem mais a ver com os filmes do que com os livros, não? Frodo líder da Sociedade? Os líderes da Sociedade foram Gandalf e Aragorn. E onde que aparece nos livros Sam chamando Frodo à consciência de suas atitudes negativas? E que atitudes negativas são essas nos livros?
 
É mesmo, deve ter mais a ver com o filme... ou talvez o kra soh leu di leve SdA - Gandalf Guru 8O ?
 
Na verdade tem uma outra coisa que me incomodou nesse texto. Ele é um pouco "direcionado" demais. Não tem nada a ver com Tolkien, exceto pelo fato de que o autor por acaso está usando Tolkien para falar de alguma outra coisa pela qual ele parece ter muito mais interesse do que pelos livros (ou mesmo pelos filmes).

Headhunters? Executivos? Auditorias externas isentas?

"Além de tudo isso, devem implementar sistemas de avaliação 360º e de clima organizacional justos e anônimos para acompanhamento pois deve-se descobrir os Gollums e proteger os Frodos." ??

Do que mesmo é que esse texto está falando, afinal? 8-)
 
Sendo um texto da Voce S.A, esse texto eh direcionado a pessoas q querem crescer na vida, e usa a obra de Tolkien como um exemplo de como as pessoas podem chegar ao poder.
 
Sendo um texto da Voce S.A, esse texto eh direcionado a pessoas q querem crescer na vida, e usa a obra de Tolkien como um exemplo de como as pessoas podem chegar ao poder.

O texto é uma dissertação sobre o poder... usando a obra de Tolkien (tb acho que ficaria melhor em obras.. eu errei!!) E o tópico é sobre Aragorn mesmo... um cara que tinha uma descedência... mas não queria assumir isso... assim parece ao menos no filme... e durante a jornada vai se descobrindo um brilhante lider e passando essa confiança para os demais... apesar de Frodo ter a central do filme por causa do anel de poder... ou seja... alguém que tem um poder nas mãos, mas sabe que aquilo não lhe trará coisas boas... e possui amigos para lhe dar a razão se acaso o poder começar a lhe subir na cabeça... pois Frodo não pretende se apossar dele, mas corre o risco de assumir tal fardo e esse lhe pesar na consciência e Gollum representa o contrário, alguém que quer o poder por somente amar o poder... mas não sabe fazer nada com ele... e se acha um incompreendido, uma vítima e etc...!! A texto da revista VOCÊ S/A que é uma publicação voltada para empresários e gente desse meio faz uma analogia e critica aqueles que por terem pais empresários se acham na obrigação de serem empresários sem terem condições para isso... ou seja.. não é somente porque descende de um empresário que vc tenha que ser assim... e muitas vezes pessoas que vieram de outros berços e as vezes nem tinham essa intenção acabam virando grandes líderes e conquistando a confiança de todos... enquanto o filho do papai faz o contrário... mas possui o poder pela linhagem e ama isso e depende disso, portanto essa pessoa nunca vai abrir mão dele para quem possa assumir... e assim levará a empresa do pai para o buraco...!!

Aragorn era rei?? Foi se tornando rei?? ou poderia durante o caminho descobrir que não passava mesmo de um guardião?? Porque as pessoas começaram a confiar em Aragorn a ponto de ele assumir a liderança da batalha de Helm´s Deep?? Só por causa da sua linhagem??
 
Nos livros pelo menos nao ha duvida de que Aragorn era um lider nato. Ao contrario do filme, no livro ele nao se perturbava nem um pouco em ser o Herdeiro de Isildur (no livro nao aparece aquela historia de que Aragorn tinha medo de falhar como Isildur, que tinha tomado o Anel para si) e tinha orgulho de pertencer aa linhagem dos antigos reis. Dois exemplos que mostram que Aragorn nao tinha o menor problema com a sua origem: a maneira como ele declara sua linhagem para Arwen e o modo como ele clama para si a guarda do palantir. Antes do tempo da Guerra do Anel, que e a epoca que o livro retrata, Aragorn ja havia passado muitos anos como chefe dos Dunedain do Norte. Ele tinha tambem experiencia em como administrar um estado como Gondor, pois havia servido muito bem Ecthelion de Gondor como conselheiro e comandante. Tinha tambem conhecimentos sobre a historia da TM, vindo de seu contato com pessoas como Elrond (ele foi criado em Valfenda) e Gandalf (a quem ele conhecia muito bem e de quem era amigo). E finalmente, quando Aragorn foi coroado, ele recebeu de Elrond o cetro de Annuminas, que dentre todos os tesouros (heirlooms) da casa de Isildur Elrond havia retido consigo desde a juventude de Aragorn, dizendo que este tinha primeiro que merece-lo. Quando Elrond entregou o cetro para Aragorn (antes de conceder a ele a mao de Arwen, se nao me falha a memoria) , foi um gesto de reconhecimento de que Aragorn era digno de ser rei (e tambem, claro de se casar com sua filhinha :mrgreen:). Eu acredito que ele era talhado desde o comeco para ser um grande rei; certamente ele teve que aprender muita coisa e provar que era digno, mas que ele era um rei nato, nao tem duvida.

Especificamente sobre o Abismo de Helm, no livro Aragorn nao e um dos comandantes. Ele e muito mais um grande guerreiro que se pos a servido de Theoden, tanto quanto Legolas e Gimli. O comando da fortaleza estava a cargo de Theoden, Eomer e, se eu nao me engano, Grimbold tambem.
 
Claramente o texto faz analogia aos filmes e não aos livros. Mas quanto à questão de Aragorn, creio que a Swanhild sintetizou muito bem o caso. Apesar de Aragorn ser descendente de uma linhagem de reis, não foi somente por isso que ele se tornou um grande líder, mas por toda a trajetória de sua vida. Ele foi orientado desde o seu nascimento para isto e os longos anos nos ermos na luta contra Sauron o fizeram crescer de forma que pudesse tomar as rédeas da situação.
 
Mas quanto à questão de Aragorn, creio que a Swanhild sintetizou muito bem o caso.
Mas vamos nos ater somente aos filmes... pois é o que está tornando a obra de Tolkien popular... a mensagem da Swanhild é perfeita e completa a questão... mas se nos voltarmos aos filmes o que temos é uma dúvida (Elrond) e uma esperança (Gandalf) sobre quem é e o que pode vir a ser Aragorn... e o poder que ele assumirá no final...!! Os filmes nos mostram que Aragorn exita sobre sua linhagem e que outras pessoas confiam nele...!! Mas no conselho Boromir desdenha da linhagem de Aragorn, enquanto Legolas mostra uma reverência e cobra de Boromir isso... deixando Aragorn nitidamente incomodado!! Ali Aragorn merecia a reverência de todos apenas por descender de reis??
 
Tipo, acho que sim. O kra era o rei dos reinos de arnor e talz (sendo dele por direito), mas ele fez muita coisa tb, viajou muito, fez muitos atos de bravura. Acho que merecia sim.
 
O post da Swanhild tá ótimo. :mrgreen:
Aragorn é rei por direito, logo, poderia ter chegado em Gondor e reclamado a coroa. Mas ele esperou sabiamente, ate depois da batalha em Minas Tirith.
Qto ao texto da revista, axei mto legal, ao contrario de certas publicaçoes q distorcem completamente o SdA. É obvio q a personalidade de Aragorn esta mto mais proximo da de Frodo do q a de Gollum, por isso msm q eu falei: ele tem direito a um grande poder, mas nao quer agarrá-lo de qualquer jeito o mais cedo possivel.
 
Swanhild disse:
E Frodo? Frodo não ansiava pelo poder. Foi escolhido. Ele é o líder eleito pela Sociedade do Anel.

Sam Gamgi é um verdadeiro amigo que não acata todas as ordens nem tenta sempre agradar a seu líder, pois diversas vezes ele chama Frodo à consciência de suas atitudes negativas provocadas pela tentação do poder.

Hm, acho que esse texto tem mais a ver com os filmes do que com os livros, não? Frodo líder da Sociedade? Os líderes da Sociedade foram Gandalf e Aragorn. E onde que aparece nos livros Sam chamando Frodo à consciência de suas atitudes negativas? E que atitudes negativas são essas nos livros?

Que eu me lembre, tem uma ou outra vez só que Frodo tem atitudes negativas. Se eu não me engano, elas acontecem quando ele está bem próximo a Mordor e o anel está dominando-o quase por completo. Na verdade, ele fica meio louco quando está para jogar o anel na Montanha da Perdição. E Sam que tenta ajudá-lo.
Agora se existe outra situação em que Sam o ajuda de maneira mais substancial eu naum estou tbm lembrada ao certo...
 
Aragorn é rei por direito, logo, poderia ter chegado em Gondor e reclamado a coroa

Falando do filme, lembra quando Boromir ironizou a descendência de Aragorn... dizendo que Gondor não precisa de Rei..?? Ser Rei é só usar uma coroa e um cetro... por descendência?? Um Rei não tem que ter uma postura de Rei?? Sabe quando Aragorn começou a se descobrir rei...??, depois da morte de Boromir quando o mesmo o chama de "meu rei!!" e logo após ter deixado Frodo ir, ele recebe o exercito de Uruk-hai´s tomando a posição de rei, postando a espada com as duas mãos na fronte e em seguida apontando para o inimigo... quem possui essa postura são os Nazgul, reis de outrora... perceba quando vão atacar os hobbits no Topo do Vento os nove se colocam na mesma posição de ataque, com a espada erguida próxima do rosto segura pelas duas mãos e essa posição não é copiada por mais ninguém além de Aragorn... acho sim que ele fez isso inconscientemente... mas por estar sentindo crescer em sí a confiança de um dia vir a ser Rei... e pelas atitudes tomadas até ali... a liderança, a razão, o caráter e a força... ali Aragorn começa a ser Rei e a deixar de ser um mero guardião, como disse Boromir no conselho!!
 
Que eu me lembre, tem uma ou outra vez só que Frodo tem atitudes negativas

As vezes um amigo serve de parâmetro para vc reforçar suas opiniões... como se fosse um espelho... algo que vc vê alguém fazendo e diz..."Isto está errado, mas se eu estivesse no lugar dele não faria a mesma coisa??" Ou seja, Sam estava ali justamente para isso.. para servir de contraponto para Frodo!! Exemplo, sobre Gollum... ainda com as palavras de Gandalf e sentindo o mesmo que Bilbo, ou seja, pena e ainda sabendo o que o poder do anel pode fazer, Frodo sabe que se não manter sua postura e deixar-se levar pelo poder do Um, pode ter um fim como o de Gollum... enquanto isso Sam quer se livrar de Gollum... mas não tem a mesma sabedoria que Frodo e assim Frodo pode sempre manter a sua razão, pois Sam já está fazendo a outra parte... ou seja, agindo pelas emoções...!! Talvez as pessoas não percebam o fardo de Frodo ou ainda não conseguiram analisar o poder do Um Anel... mas não importa... Frodo não quer ser compreendido... ele somente quer terminar sua missão... e o desejo de Sam é outro... é o de estar do lado de Frodo sempre.. mesmo que na morte... para servir... !! Frodo é o outro lado de Sam...e vice-versa!! A analogia sobre o poder é mais ou menos essa... Sam sabe o tamanho disso e tem que agir pela razão sempre, enquanto Sam nunca poderia saber... pois não possui esse grau de razão por ser pura emoção... enquanto Gollum representa aquele que foi corrompido pelo poder... mas mesmo assim ainda pode servir para muitas coisas... e graças a Gollum que Frodo pôde chegar até a montanha e mais ainda... mesmo pelo mal... Gollum destruiu a sua fonte de inveja e cobiça.. o anel foi destruido por ele mesmo... ele corrompeu Gollum até a insanidade e através dela que Sauron pereceu!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo