• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aragorn e as Sendas dos Mortos: Crucial?

Isildur

Oh, no... More Porcelaine!
O que vocês acham? Haveria um outro meio da batalha ter sido vencida pela aliança sem a ajuda trazida por Aragorn? Após refletir um tempo eu reparei que a obra de Tolkien tem um enorme apego ao "aleatório" ou "inesperado", geralmente as coisas que fazem pender a balança para o lado dos homens ou dos elfos sempre surgem do nada ou na hora menos esperada, mas isso tira o brilho da história ou faz ela ser menos empolgante?
 
A vida também é aleatória e inusitada, não teria como o livro ser diferente 8-) As Sendas dos Mortos foram cruciais para a vitória em Pelennor por dois motivos principalmente:

a) Eliminou o perigo dos piratas, que fariam um ataque esmagador vindo pelo rio (basta ver o desânimo dos combatentes de Minas Tirith ao ver as velas dos navios)
b) Propiciou um ataque pela ré do inimigo, mesmos endo as forças dos navios pequenas

Com isso a Batalha virou de lado e pode ser ganha pelos Homens, o que deu tempo e utilidade as ações de Frodo e Sam.
 
E tem aquele lado de afirmação de Aragorn, ele cumpre o q foi dito pelos seus antepassados, prova q até os mortos ele pode controlar e derrota o inimigo com suas própias armas :twisted:
 
alem do que a parte das sendas dos mortos tambem confirma a ascendencia do Aragorn pois os morto so deixariam passar e so obedeceriam ao herdeiro de Isildur
 
Sem contar no desanimo da frente inimiga... Eles se assustaram com o fato que até seus próprios navios estavam cheios de homens do bem rsrsr (não achei outra ciosa pra defini-lo rsrs)
 
Isildur disse:
O que vocês acham? Haveria um outro meio da batalha ter sido vencida pela aliança sem a ajuda trazida por Aragorn?

Acho que não... Eles ainda estavam em desvantagem, mesmo após a derrota do rei bruxo. Quando viram os navios, perderam totalmente a esperança e já estavam recuando. Só depois que viram que eram aliados, que se reanimaram. Também pesa o fato de os orcs e orientais terem ficado bastante abalados vendo seus inimigos descerem de seus navios.
 
Primeiramente, concordo com tudo que já foi dito e reforço dizendo que a chegada de Aragorn c/ os navios foi o que realmente renovou o animo de todos e fez com que conseguissem vencer a batalha.

geralmente as coisas que fazem pender a balança para o lado dos homens ou dos elfos sempre surgem do nada ou na hora menos esperada, mas isso tira o brilho da história ou faz ela ser menos empolgante?

Respondendo a pergunta, na minha opinião são exatamente estas reviravoltas que tornam a obra mais empolgante e que mexem com os nossos sentimentos. Essa é uma das tantas razões pelas quais os livros de Tolkien são tão amados, a habilidade inegável que ele tinha de mexer com nossas emoções tanto quanto mexia com nosso imaginário.
 
alem da superpresa q na minha opinião so enriquece a obra, tem o encio de o aragorn naum ser só akele heroizinho q faiz só oq esta "dentro das regras" dos bonsinhos, ele precisava vencer a guerra por ele, seu povo e td o mundo, e pra conseguir isso usou tds as armas q dispunha,,incluseve o pavor dos mortos, arma utilizada pelo inimigo!!!!

eu achei fundamental essa pesagem pelo q ja citaram acima, sem eles haveria um atake fenomenal dos piratas pelo rio.....
 
Riff disse:
E tem aquele lado de afirmação de Aragorn, ele cumpre o q foi dito pelos seus antepassados, prova q até os mortos ele pode controlar e derrota o inimigo com suas própias armas :twisted:

É importante ressaltar que Aragorn não comandava os mortos nem os comandou na batalha de Pelennor. O que ele tinha poder de fazer, e o fez, foi livrar os mortos do peso da maldição de seu antepassado sobre eles.

Eles o seguiram pra se livrarem da maldição e cumprirem o que haviam prometido, séculos antes.
 
Eles seguiram Aragorn não porque este estava mandando neles, mas sim pois ele mostrou o caminho pra se livrar da maldição e poderem descansar em paz.
 
A passagem pelas Sendas foi mesmo importante por eliminar o perigo de Harad, mas na minha opinião ela foi muito mais importante, realmente crucial, pela afirmação de Aragorn como Rei. Ela representou o cumprimento da antiga profecia, que dizia que o herdeiro de Isildur despertaria os mortos quando sobre a terra se estendesse uma sombra terrível, e que faria o juramento ser cumprido.

Aragorn disse aos mortos, após a passagem pelas Sendas (RdR, livro V, cap. II):

"-Finalmente é chegada a hora. Agora vou para Pelargir, sobre o Anduin, e deveis me seguir. E, quando toda esta terra estiver livre dos servidores de Sauron, vou considerar o juramento cumprido, e tereis paz e podereis partir para sempre. Pois eu sou Elessar, herdeiro de Isildur de Gondor."

A passagem pelas Sendas e o consequente cumprimento da profecia foí o último passo da afirmação e auto-afirmação de Aragorn como Rei, e o seu clímax como personagem.
 
É importante ressaltar que Aragorn não comandava os mortos nem os comandou na batalha de Pelennor. O que ele tinha poder de fazer, e o fez, foi livrar os mortos do peso da maldição de seu antepassado sobre eles.

E qndo ele ordena q os mortos parem e o Gimli até fala

Até sobre os mortos ele tem comando

:aham:
 
Ele tinha sim comando sobre os mortos, mas eles só o obedeciam pq desse modo se livrariam da maldição. Se não obedecessem sabe-se lá até quando iam ficar por lá.
 
Acho que nao

ah cara
eu acho que justamente essa coisa inesperada que faz o livro ser o que é. Todo mundo sabe que o final vai ser feliz, mas nao sabe como, e o tolkien sempre esperava ao último momento, quando a linha estava para estourar, qnd se chegava o reforço. Foi como gondor chamando os Eorl e os Éotheod (é isso ne?)
 
E em que lugar exatamente fica a Senda dos Mortos? É em Rohan, certo? Mas eu procuro nos mapas e não acho...
 
Outra questão fundamental: O episódio das Sendas dos Mortos permitiu que aquele povo fosse liberto da maldição e aquela região por conseguinte deixasse de ser amaldiçoada. Assim sendo, num sentido mais amplo, junto a guerra do anel, permitiu que todo o território governado por Gondor fosse liberto das máculas do passado e permitisse o alvorecer de uma nova era.
 
Engraçado que toda essa discussão me deu uma impressão que a Senda dos Mortos é basicamente uma forma de "juntar as pontas soltas", redenção de Aragorn/Isildur.
 
"Juntar pontas soltas" é uma maneira cruel e injusta de colocar. "Fechar um ciclo" seria mais adequado.

A Segunda Era terminou, mas não muito. Inúmeros assuntos relacionados ao Anel e a Sauron ficaram em abertos, só sendo finalmente resolvidos no final (por isso mesmo "final") da Terceira Era.

Sob essa visão, os Mortos seriam tão "ponta solta" quanto o Um Anel (perdido por aí).
 
Concordo com Primula, o episódio da sSendas dos Mortos é para juntar as "pontas soltas" no que diz respeito à Aragorn e a profecia do Retorno do Rei...Obviamente não é o ápice do livro, mas é um dfos momentos mais marcantes onde é revelada toda a nobreza deste grande personagem. Agora eu fico imaginando qual a sensação dos vivos que tiveram de manter acampamento com um exército de fantasmas?



Buliwyf, filho de Hygilliak, amigo dos anões...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo