• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aquecimento Global, voce se preocupa?

Aquecimento Global: vc se preocupa?

  • Sim

    Votos: 83 90,2%
  • Não

    Votos: 9 9,8%

  • Total de votantes
    92
Eu não me preocupo não estarei vivo quando o ser humano já tiver fudido todo o planeta mesmo....

Bem, tecnicamente já os seus netos sofrerão boa parte destas consequências. Mas se você não for ter filhos, acho que tem lá sua razão de não dar bola. :mrgreen:
 
Bem, tecnicamente já os seus netos sofrerão boa parte destas consequências. Mas se você não for ter filhos, acho que tem lá sua razão de não dar bola. :mrgreen:

Acho que não vai chegar tam longe acho que nós já estamos sofrendo as consequencias... Os meus netos somente sentiram pior que eu já estou sentindo :mrgreen:
 
Enfim.
Uma coisa que eu não vejo bem como pode funcionar é a obscura comercialização de créditos de carbono, o que concede aos países com grana direito de poluir.
Vocês sabem como funciona?
Basicamente, os países desenvolvidos precisam cumprir uma meta estabelecida pelo tratado de Kyoto, que determina uma quantidade X de poluentes que a nação poderia emitir em determinado período. Se ultrapassar essa meta, estes países compram créditos de outros países que não atingiram essa quantidade. O controle de tudo isso é de algum modo acompanhado por agências de proteção ambiental.

O fato é que esse mecanismo foi concebido com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera por parte dos países mais poluidores. Mas minha ignorância não me deixa ver como isso é possível, já que os créditos são facilmente comprados com o lucro da produção. Dizem por aí que os créditos de carbono estão associados a projetos de países em desenvolvimento que combatem o desgaste ambiental.

Enfim, se alguém puder me explicar melhor isso, eu fico grato.

A idéia da comercialização é interessante, pois visa o controle da emissão de carbono de uma forma economicamente viável. Não tem como os paises do mundo inteiro pararem de emitir carbono ou mesmo diminuir o suficiente de uma hora para outra sem afetar diretamente a economia. O mundo hoje é movido por combustiveis fosseis. Existem muitas tecnologias de energias renovaveis sendo desenvolvidas, mas não tem como implantar toda essas tecnologias de uma hora pra outra. Apesar de muitas terem se mostradas fortes candidatas, ainda precisam de muita pesquisa para se tornarem viaveis e de fato substituirem o carbono. O crédito de carbonos podem ajudar a manter as emissões de carbono em determinados limites (como para cumprir o tratado de Kyoto), mas de nada irá adiantar se nada for investido pensando no futuro. Os créditos de carbono aliados a politicas de pesquisa para implantação de novas tecnologias (que devem ser economicamente viaveis) pode ser uma esperança para que as catastrofes previstas por tantos cientistas deixe de acontecer.
 
O$ crédito$ de carbono $ão a alternativa mai$ intere$$Sante para o$ dito$ paí$e$ do primeiro mundo. Ninguém quer investir um tostão em combustíveis alternativos porque eles são demasiados caros e sem retorno imediato. Investir em armamento é mais lucrativo. E por acaso alguém já ouviu falar em caça F-alguma-coisa ecológicamente correto? Dinheiro há para refrear o aumento da poluição, mas quem vai gastar com ecologia?
 
Brasil é vice-líder mundial de "projeto verde"

Por Fabíola Salani

Fonte: Folha de São Paulo (26/03/07)


País tem 94 projetos ligados ao Protocolo de Kyoto registrados, ante 187 da Índia, que figura como 1ª colocada no ranking

Mercado de carbono gira US$ 25 milhões no mundo, diz Banco Mundial; créditos brasileiros já são vendidos em Chicago e na Europa

Hoje, o Brasil é o segundo país em desenvolvimento com maior número de projetos que geram créditos de carbono registrados na ONU (Organização das Nações Unidas).

Numa linguagem mais técnica, associada ao Protocolo de Kyoto, o país tem 94 projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) registrados na UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, na sigla em inglês). Perde apenas para a Índia, que até sexta-feira tinha 187 projetos registrados.

Isso quer dizer que o Brasil tem 94 projetos que geram créditos de carbono, "mercadoria da moda" devido à preocupação com o aquecimento global.
Um crédito de carbono significa que uma tonelada de CO2 equivalente deixou de ser emitida, o que minimiza o efeito estufa. Segundo o Banco Mundial, o mercado de carbono movimentou US$ 25 milhões em 2006 no mundo.
O Ministério de Ciência e Tecnologia, que centraliza as informações sobre o assunto no governo, informa que não há uma estimativa de quanto já foi investido no Brasil devido a esses projetos, mas que o Reino Unido, a Holanda, o Japão e a França são os maiores investidores no país até o momento.
O Protocolo de Kyoto prevê que os países desenvolvidos que o assinaram reduzam suas emissões de gases que pioram o efeito estufa em ao menos 5% entre 2008 e 2012 em relação ao verificado em 1990. Uma das maneiras de eles alcançarem essas metas é investindo em projetos de MDL nos países em desenvolvimento e contabilizando os créditos de carbono gerados nesses programas.

No exterior

Das três principais Bolsas de carbono do mundo, há créditos gerados no Brasil no mercado de Chicago e no europeu EU ETS.

A participação brasileira na CCX (Chicago Climate Exchange) é ainda pequena, mas crescente. Em fevereiro, a CCX bateu recorde de volume comercializado, com 3,712 milhões de toneladas de CO2 equivalente. O preço da tonelada ali variou no mês passado de US$ 3,35 a US$ 4.

A EU ETS, Bolsa que vende créditos de carbono já válidos para as metas do Protocolo de Kyoto, informa que há créditos gerados no Brasil sendo vendidos diretamente ou pelas empresas que investem nos projetos brasileiros e recebem os créditos como pagamento.

Não há uma dimensão exata do montante gerado no Brasil, mas alguns dados fornecidos pela Bolsa dão uma dimensão. O volume que girou naquele mercado no ano passado foi de 1 bilhão de toneladas de carbono. Desse total, 523 milhões de toneladas foram de créditos gerados em projetos de MDL -os que o Brasil pode ter. Nessa Bolsa, o valor do crédito de carbono pode passar de 10.

O Banco Real já tem uma área de vendas de créditos de carbono. A BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) pretende, ainda neste ano, implantar um sistema de leilões de créditos de carbono no país.
 
É gente a coidsa esta muito feia pro nosso lado!
A preocupação é mundial ,só pra sentir o drama até os EUA resolveu diminuir os gases poluentes-apesar de ter se negado assinar o Protocolo de kioto:osigh: .
Como cursei um semestre de Geografia ,este foi o primeiro debate feito em sala: qual a responsabilidade dos homens neste aquecimento?A sala inteirinha alegando que nós homens interfiriámos nos fenomenos(com ótimas argumentações) e o Professor dizendo que não ,que é o estado de evolução normal -só um pouquinho acelerado pela poluição-acabou que cansou de tentar nos convencer do seu ponto de vista,depois de ter perdido dois períodos .
Espero que as pessoas que estão nascendo sejam mais conscientes e consigam ensinar alguma coisa aos habitantes terrenos antes que seja tarde demais .Muitos estudos revelam que a terra esta passando por uma fase de transição tanto fisica quanto espiritual. E pra finalizar,creio que educação começa dentro de casa,só assim podemos dar algum exemplo .Parabéns a todos que tem se preocupado e fazem sua parte!:clap:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo