• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aquecimento Global, voce se preocupa?

Aquecimento Global: vc se preocupa?

  • Sim

    Votos: 83 90,2%
  • Não

    Votos: 9 9,8%

  • Total de votantes
    92
Eu li agora pouco que algumas grandes corporações americanas e a União Européia fizeram acordos para diminuirem as emissões de CO2 de 20 a 30%.

Será que essa pode ser uma solução para esse problema? Imaginem, cada vez mais os países fazem tratados para diminuirem as emissões. Será que, num futuro próximo, teremos mais controle sobre a situação?

Ou será que estou sendo muito ingênuo? :cerva:

Mesmo que os seres humanos reduzissem as emissões no ano 2000 e todos os países fizessem tudo o que está ao alcance para melhorar a situação seria inevitável que o aquecimento global diminuísse.
Se não me engano isto consta no relatório feito na França que saiu hoje.
 
No ultimo Jornal da Globo( 2/2/07), Arnaldo Jabor fez um comentario sobre o Aquecimento Global que me fez relfetir mais ainda.


"O petróleo move o mundo: faz o Bush atacar o Iraque, cria o Osama, arma o Chávez. O petróleo é energia e morte para a vida, ao mesmo tempo berço e túmulo. Nos dá conforto e nos envenena.
Achávamos que o mundo acabaria em guerra nuclear. Agora, pode acabar sufocado e derretido. E diante dessa tragédia, como reagimos?
Muitos pensam: “é exagero desses ecologistas chatos. Não acredito: a ciência vai achar uma solução”.
Ou então, o contrário: “esses cientistas são uns idiotas, é mentira”.
Ou: “Temos de cuidar do presente, o futuro a Deus pertence! Não podemos parar a produção e causar desemprego!”
Ou: ainda: “Ah, eu não quero nem saber. Sabe o que mais? Dane-se. Até lá, eu já morri”.
É isso. E o tragicômico é que nos referimos aos problemas ambientais como sendo uma "ameaça a natureza". Que nada! A natureza não esta nem aí. Já morreu dinossauro, já houve idade do gelo, chuva de asteróides, e a natureza continua numa boa. Quem vai acabar é a raça humana. A natureza está pouco se lixando para nós. "

Fonte: http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VBC0-2754-264864,00.html
 
8-O Poxa... Preocupada eu sempre fico!! Chega dá aquela angustia quando passa no jornal aquelas notícias bombásticas sobre aquecimento globo... Fazer o que né! Minha parte eu já faço. :tsc:
 
No meu trabalho é pior: o povo coloca a temperatura em 29 :roll:
 
Nem com uma série de tornados na Flórida o governo americano dá o braço a torcer. E nem a China quer ouvir falar de redução nos níveis de poluição tão cedo. E eu achava que não viveria para ver o Ártico degelar por completo e provavelmente meu estado será contemplado com furacões como o Catarina nos próximos dez anos. Agora já era, a merda tá feita.
 
Nem com uma série de tornados na Flórida o governo americano dá o braço a torcer. E nem a China quer ouvir falar de redução nos níveis de poluição tão cedo. E eu achava que não viveria para ver o Ártico degelar por completo e provavelmente meu estado será contemplado com furacões como o Catarina nos próximos dez anos. Agora já era, a merda tá feita.

Quando será que a China e os EUA vão dar o braço a torcer? Quando suas capitais forem destrídas por algum "fenômeno natural" que o ser humano "provocou"?
 
Eu acho que podemos plantar algumas árvores para ajudar o meio ambiente (eu mesmo já plantei várias). Mas isso será quase inútil se os governantes (principalmente Bush) tentassem fazer mais. Como governantes, eles têm essa obrigação e deveriam cuidar mais do lugar onde vivem.
 
Eu acho que a China e os EUA vão preferir adiar as medidas ambientais e pagar pelos desastres ambientais por um bom tempo. O certo é que quando chegar a vez dos países pobres poluírem de vez tudo vai pro saco. Pelo menos aos poucos a mentalidade vai mudando, e surge um projeto aqui e outro ali. A pressão da sociedade ainda vai fazer a diferença.
 
E parece que o alarido dos cientistas tá causando alguma repercussão, até a Veja já está "engajada" com o aquecimento. Agora é facil dizer "nós avisamos" tendo um relatório nas mãos. Deviam fazer isso sempre. E nem adianta tentarem acelerar as reuniões e pressões sobre a ONU ou OMC. As alterações seguirão em desordem por um bom tempo. Até lá muitas espécies em vias de extinção estarão presentes apenas em vídeos e livros. É curioso que em todo este tempo que o relatório sobre o clima da Terra, poucos noticiários davam tanta importância aos degelos e alterações em bancos de coral, que são os primeiros a sentirem os efeitos.
 
Não estou preocupado com o aquecimento global em termos.

Acho que boa parte do que a gente lê é terrorismo ecológico mesmo. Há muitas outras coisas por trás. Enquanto discutem aquecimento global, boa parte da África está sendo dizimada pela AIDS.

Esse tipo de assunto vai e vem. Quando não é aquecimento global é a falta de água potável. Quando não é isso é a imigração de pessoas para o Oeste europeu e os E.U.. Quando não é isso é guerre, ameaça nuclear, pedofilia, tráfico de drogas, fim da universidade pública...

Sempre tem um assunto na onda. O de agora é o aquecimento global. E as pessoas se esquecem que a Terra está saindo progressivamente de um degelo há mais de 10.000 anos, que o efeito estufa acontece com ou sem emissão de gases provocadas por seres humanos e que os bichinhos bonitinhos morrem mesmo. A maioria das espécies já entrou em extinção antes da vida cultural dos seres humanos. parece mais uma crise saudosista de um botânico do século XIX. Deixe que as plantinhas morram! A gente também vai morrer um dia.

Gente, pra quem se preocupa mesmo, lembrem-se que problemas sociais só são resolvidos socialmente. Não vamos resolver o problema da Amazônia plantando uma árvore no quintal. Acho que, se vocês quiserem agir, façam pressões sobre as empresas que emitem poluentes, articulem melhor a coleta seletiva no bairro ou comunidade de vocês, estejam a par da legislação sobre meio-ambiente no Brasil - que é uma piada - e tentem mudar alguma coisa na esfera macro
 
me preocupo sim..
mais eu posso fazer um minimo pra ajudar..
mais parte de concientização de qm tah proximo..
mais faço o q eu posso..

:D
 
Quando será que a China e os EUA vão dar o braço a torcer? Quando suas capitais forem destrídas por algum "fenômeno natural" que o ser humano "provocou"?

:disgusti: Sim, acho q qdo Nova York desaparecer no meio da agua ou coisa do tipo, e olha lá. É irritante (e revoltante) saber q as nações q mais contribuem com a emissao dos gases sao as mais desinteressadas.
 
Me preocupar em que sentido? "Sim, creio que ele vá f**er com o mundo", ou "não, não acho que há mais jeito de restaurar a situação, então pra que me preocupar?"
 
O aumento da produtividade também é importante. Os trangenicos estão aí, e não fosse a greenpeace quem sabe hoje menos gente estaria morrendo de fome.
Sem alguém que pague a comida pros famintos, os transgênicos não ajudam em nada. E a maior parte dos transgênicos q são desenvolvidos visam aumentar o uso de pesticidas (fabricados pelas mesmas empresas que vendem as sementes transgênicas e cobram royalties pra usar as sementes das plantas que já foram compradas). E definitivamente aumentar o uso de pesticidas não é algo com o q eu concorde...


Mas a boa notícia é que, graças ao Protocolo de Montreal e o esforço da maioria dos países (desenvolvidos e em desenvolvimento) de diminuir o emissão de monóxido de carbono e outras substancias nocivas no ar, foi constatado que o buraco da camada de ozônio não cresceu em 2006. Não é a solução, mas foi um ENORME passo para a solução, se não amenização desse problema.
Mas... até onde eu sei, a camada de ozônio pouco tem a ver com CO/CO2... eram os gases usados pra refrigeração e aerosóis, que (dizem que) foram substituidos quase completamente.




Sobre o mercado de carbono e fontes alternativas: só tomar cuidado pra não plantar apenas cana, que vira álcool, que dizem ser uma maravilha... Mas o processo de transformar a cana em álcool não é nada ecológico. Se fosse feito corretamente, talvez não fosse tão ruim... mas os canaviais são queimados para permitir o corte manual. Essa fumaça é altamente tóxica (como qq combustão, produz bastante CO e CO2, e ainda por cima é cancerígena), e dizem q mecanizar a colheita é mto caro, além de acabar com o emprego de um monte de gente.
Sei, emprego... escravidão, praticamente.





Eu não entendo mto esse aquecimento global, afinal na Austrália (hemisfério sul, estações do ano como aqui no Brasil) teve neve no natal passado. Acho q as temperaturas estão é ficando mais extremas, tanto pro quente qnto pro frio, mas bem, isso aqui é achismo.
O gelo do planeta está derretendo bastante rapidamente, e com isso não apenas a Terra esquenta mais e o nível do mar sobe, mas tb o pH e as concentrações dos minerais/etc do mar são alteradas, o que traz mtos malefícios aos seres que vivem lá.




Algumas ações relativamente simples que podem ser tomadas é economizar água e eletricidade (não usar lâmpada de 100w se ela não é necessária ali, não deixar a TV ligada a toa, etc), não usar o carro desnecessariamente (pra ir na padaria ali na esquina, por exemplo), evitar ao máximo usar produtos descartáveis (eu lembrei de levar uma caneca minha no penúltimo churrasco em q fui, pra usar apenas ela), separar o lixo que pode ser reciclado e não gastar papel a toa (pra quê imprimir rascunho numa folha novinha qndo a gente sempre tem um monte de xerox com o verso em branco? Ou melhor, insiste pra xerocarem em frente e verso!!!!! Além de imprimir assim tb, pelo menos qndo não for o trabalho a ser entregue ao professor...)
 
Nossa, post grande. Mas tá cheio de espaço entre os parágrafos!

E outra coisa, pra quem diz que essas mudanças climáticas são cíclicas e naturais: de acordo com o filme do Al Gore (Uma Verdade Inconveniente - serve como fonte?), isso até é cíclico, mas definitivamente não está ocorrendo de forma normal.
 
Eu me surpreendi há pouco tempo quando soube que a maior contribuição do Brasil para a poluição da atmosfera a partir da emissão de gases poluentes não se dá pelas indústrias ou pelo uso de automóveis movidos por qualquer forma de combustível. Quase 80% dos gases poluentes emitidos no nosso território se dá pelas queimadas. Bizarro! As queimadas poluem mais do que as indústrias, pelo menos aqui.

Enfim.
Uma coisa que eu não vejo bem como pode funcionar é a obscura comercialização de créditos de carbono, o que concede aos países com grana direito de poluir.
Vocês sabem como funciona?
Basicamente, os países desenvolvidos precisam cumprir uma meta estabelecida pelo tratado de Kyoto, que determina uma quantidade X de poluentes que a nação poderia emitir em determinado período. Se ultrapassar essa meta, estes países compram créditos de outros países que não atingiram essa quantidade. O controle de tudo isso é de algum modo acompanhado por agências de proteção ambiental.

O fato é que esse mecanismo foi concebido com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera por parte dos países mais poluidores. Mas minha ignorância não me deixa ver como isso é possível, já que os créditos são facilmente comprados com o lucro da produção. Dizem por aí que os créditos de carbono estão associados a projetos de países em desenvolvimento que combatem o desgaste ambiental.

Enfim, se alguém puder me explicar melhor isso, eu fico grato.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo