• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aquecimento Global, voce se preocupa?

Aquecimento Global: vc se preocupa?

  • Sim

    Votos: 83 90,2%
  • Não

    Votos: 9 9,8%

  • Total de votantes
    92
Protocolo de Quioto
Wikipédia


O Protocolo de Quioto ou Protocolo de Kyoto é consequência de uma série de eventos iniciada com a Toronto Conference on the Changing Atmosphere, no Canadá (outubro de 1988), seguida pelo IPCC's First Assessment Report em Sundsvall, Suécia (agosto de 1990) e que culminou com a Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC) na ECO-92 no Rio de Janeiro, Brasil (junho de 1992). Também reforça seções da UNFCCC.

Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global.

Discutido e negociado em Kyoto no Japão em 1997, foi aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de 1999. Oficialmente entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em Novembro de 2004.

Por ele se propõe um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990. Os países signatários terão que colocar em prática planos para reduzir a emissão desses gases entre 2008 e 2012.

A redução das emissões deverá acontecer em várias atividades econômicas. O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas ações básicas:

Reformar os setores de energia e transportes;
Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.
Se o Protocolo de Kyoto for implementado com sucesso, estima-se que deva reduzir a temperatura global entre 0,02ºC e 0,28ºC até 2050, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades cientificas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5,2% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.

Eu penso muito nisso, muito mesmo, adoro o mundo com estava a anos atras, gosto do frio de minha terrinha, frio este que ja nao e tao bom como antes.Com o aquecimento global muita coisa muda. o clima, as paisagens, os animais as pessoas. e o que fazer? preservar seria um bom começo, outra coisa legal e procurar os orgaos da cidade, prefeituras principalmente, e perguntar o que eles estao fazendo pra preservação do meio ambiente, organize grupos de voluntarios para que possam ajudar as entidades da cidade a replantar arvores, ou arborizar areas urbanas.O mais dificil muita gente ja conseguiu:TER CONSCIENCIA DE QUE ALGO PRECISA SER FEITO.
 
Eu gosto de sorvete de flocos. Se aquecer a Terra, o sorvete vai derreter. :(


:think: Não tinha pensado por esse lado... mas pensando bem...:ahn?: ... :cry:

Me importo e muito com o aquecimento global... mas existem pessoas que nem sabem o que é isso... meu irmão assistiu o filme "O dia depois de amanhã" e entrou em pânico, pois o professor de ciências disse que se não diminuirmos a concentração de dióxido de carbono iremos morrer como no filme em pouco tempo!!!! 8-O (Que professor é esse?!)
O coitadinho chegou desesperado da escola... :rofl:
Acho que isso deveria ser mais divulgado do que já é... pois o assunto rolou em alta apenas quando o Protocolo de Kyoto foi "aderido" ( sei lá se a palavra é essa!!!:think: ), depois disso a mídia se calou e ficou por isso mesmo....:tsc:
 
Verdade seja dita, quando na epoca do protoloco de kyoto, muito se falava em diminuir as emissoes de gases, em cuidar mais das nossas florestas...e hj? quando vc liga a tv e ve falar disso? É só violencia pra ca, execuçoes pra la, mas e raro quando mostra algo que realmente seja para o bem geral de nosso planeta...A nao ser que isso tenha algum lucro, nao vao fazer muito pra mudar :(
 
Bem, eu há pouco não ligava a mínima pra isso, até porque as medidas imediatas para resolver este "pequeno" problema são extremamente complicadas e praticamente não envolve o interesse de nenhuma entidade poderosa. Ou seja, teria que dar um belo giro no mundo; na indústria, nas fontes de energia, etc ... O que não é nada simples e não é interessante pra quem hoje lucra com essas coisas.

Mas é preocupante. Não entendo de assuntos climáticos, e não sei em que ponto a coisa se tornaria catastrófica. Há estudos e estudos, e por ora, devemos sim, observar. Mas eu imagino que no momento conveniente, providências serão tomadas e as fontes de energia alternativa serão utilizadas no lugar das poluentes. Alguma coisa deve ser pensada a respeito das fábricas tmb, então .. vamos ver.
 
Eu me preocupo.

Gostaria de poder fazer alguma coisa,mas oq?
Não jogo lixo no chão,não fico gastando água,nada disso. Mas as previsões para o futuro continuam sombrias. É claro que o pior talvez não esteja reservado para a minha época de vida,mas é muito egoísmo não se preocupar com o que vai acontecer aos nossos filhos,netos ou quem quer que seja.
É estranho pensar que daqui a anos e anos a raça humana possa desaparecer,assim como aconteceu com os dinossauros,etc. Ou talvez tenhamos que sofrer adaptações e só quem estiver mais apto (ou tenha mais dinheiro) conseguirá sobreviver,não sei. Claro que tudo isso são acontecimentos muuito distantes,mas não consigo deixar de pensar nessas coisas quando vejo o desequilíbrio que a Terra está passando.
 
Eu me preocupo.

Acho que muitos exageram também. Lembro de um programa que passava não sei em que canal e que falava dos 'Fim dos tempos'. Nunca vi coisa tão exagerada. Ligava os fatos com o Apocalipse. Tsc.

Mas eu me preocupo. Acho que mesmo que as piores conseqüências do aquecimento global cheguem só daqui a muitos anos e eu nem esteja viva, além de ser extremo egoísmo de não ligar pra isso, já é algo preocupante...
Fico pensando no que eu posso fazer para ajudar e só penso nessas coisas como usar menos água, não jogar lixo no meio-ambiente etc. Nunca fico satisfeita... Mas afinal, o que eu poderia fazer? E quem poderia fazer algo 'maior'? E o quê?

Não entendo de assuntos climáticos também. Não sei quem está certo ou errado nas 'previsões'. Mas creio que toda ajuda que pudermos dar nesse sentido é bem-vinda.
 
Parte de um texto escrito por Cristina Amorim
O texto na integra pode ser visto no link:
http://www.estado.com.br/editorias/2006/12/31/ger-1.93.7.20061231.1.1.xml

Digamos que você acorde às 6h, ligue a luz da escrivaninha, tome uma ducha de 10 minutos, use o carro por 15 minutos até o escritório, trabalhe, volte pelo mesmo caminho, prepare o jantar e assista a um filme antes de dormir. Como ninguém é de ferro, no verão você pega um avião para visitar a família que está em outro Estado. Pronto, você terá emitido pelo menos 4 toneladas de carbono em um ano, resultado da luz e do combustível consumidos.
Isso não quer dizer que você seja um grande poluidor. Basicamente qualquer movimento dentro de uma cidade gera gases do efeito estufa. Você é apenas um cidadão urbano comum, como tantos outros milhões distribuídos pelas grandes e médias cidades do planeta. Milhões? Sim. Multiplique a quantidade de carbono que você emitiu e verá quanto é lançado anualmente na atmosfera pela humanidade.
Agora acrescente nesta conta o consumo das empresas. Elas oferecem a você todos os produtos e serviços que precisa para viver, geralmente a um custo ambiental bastante alto. O banco onde você guarda seu dinheiro, o supermercado que oferece alimentos, a tecelagem que fornece o fio para sua roupa, a montadora que construiu seu veículo, a usina que gera a energia elétrica - todos os setores emitem carbono, e num ritmo cada vez mais rápido, para alimentar os milhões de cidadãos comuns como você.

Para resguardar a atmosfera terrestre, pessoas comuns e empresas incorporaram um cálculo simples, porém há muito esquecido: 1-1=0. Este é o raciocínio aplicado na neutralização do carbono, que tenta zerar a quantidade de gases do efeito estufa gerados nas atividades humanas, ou pelo menos chegar o mais perto possível do zero ideal. Para cada tonelada de carbono lançado na atmosfera, aplica-se um equivalente em projetos que retirem o gás da atmosfera ou que emitam muito menos do que normalmente.
O carbono é um elemento presente na natureza, e na forma de gás carbônico (o CO2) é um dos componentes da atmosfera. Acontece que atividades humanas como as descritas acima têm jogado CO2 demais no ar. Normalmente, a própria Terra se encarrega de absorver esse gás da atmosfera, num delicado e equilibrado ciclo. Porém, desde a Revolução Industrial, no século 18, é produzido muito mais do que a natureza é capaz de lidar.
Esse carbono excedente pode ser neutralizado. Projetos florestais, com o plantio de árvores, são um dos caminhos usados, pois absorvem o CO2 que está no ar e o estocam como biomassa. Aquelas 4 toneladas emitidas por você no ano, por exemplo, equivalem de 6 a 7 árvores.

320 quilos de CO2
são emitidos na atmosfera na geração de 100 kW para alimentar uma casa em um mês, valor neutralizado com uma árvore

548 quilos de CO2
são emitidos em uma viagem
aérea entre São Paulo e Brasília, ida e volta - sem contar o trajeto de carro até o aeroporto

3 toneladas de CO2
podem ser neutralizadas pelo plantio de 5 árvores em média, pois a quantidade de carbono absorvido varia segundo a espécie

R$ 10
é quanto custa em média uma árvore usada no reflorestamento da mata atlântica, dentro de projetos florestais preexistentes

6 árvores
são suficientes para compensar o que um carro a gasolina lança no ar em um ano

100 árvores
plantadas numa área de mata ciliar vão compensar o show de lançamento da nova turnê da banda Jeito Moleque

60.000 árvores
formam a primeira floresta da Volkswagen Caminhões no sul fluminense, plantada em 2006

220.000 t
de gases do efeito estufa deixarão de ser emitidos em dez anos com o apoio da Fifa, que investe num projeto na
África do Sul para zerar o que foi emitido na Copa de 2006

O texto na integra pode ser visto no link:
http://www.estado.com.br/editorias/2006/12/31/ger-1.93.7.20061231.1.1.xml

vale dar uma olhada neste link tmb:
O texto na integra pode ser visto no link:
http://www.estado.com.br/editorias/2006/12/31/ger-1.93.7.20061231.1.1.xml
 
Aposto que a maioria das pessoas que falaram que se preocupam na verdade não se preocupam e também não fazem porra nenhuma pra colaborar. E ainda por cima tem medo de admitir que nunca ouviram falar no assunto.

Aposto que nego só começou a se informar sobre o assunto depois daquele filme e depois da Veja colocar aquele artigo.

Enfim... Nunca me preocupei.
 
Acho que isso deveria ser mais divulgado do que já é... pois o assunto rolou em alta apenas quando o Protocolo de Kyoto foi "aderido" ( sei lá se a palavra é essa!!!:think: ), depois disso a mídia se calou e ficou por isso mesmo....:tsc:

eu frisaria não que ele foi "aderido" mas "quando não foi aderido pelos eua" :dente:
 
Aposto que a maioria das pessoas que falaram que se preocupam na verdade não se preocupam e também não fazem porra nenhuma pra colaborar. E ainda por cima tem medo de admitir que nunca ouviram falar no assunto.

Aposto que nego só começou a se informar sobre o assunto depois daquele filme e depois da Veja colocar aquele artigo.

Enfim... Nunca me preocupei.

Ahh... Não saber do assunto eu acho difícil hoje em dia. Qualquer pessoa um pouco informada já ouviu falar disso. Pode não dominar o assunto, mas não ter conhecimento dele... Duvido muito.
Acredito que tem muita gente que se preocupa com o que vai acontecer. Mas é aquilo, né... Largar velhos hábitos é complicado. Daí me pergunto então se quem não age pra melhorar essa situação realmente se preocupa. Talvez seja medo do que pode acontecer, não sei.
 
Eu me preocupo, sim

O problema eh que simplesmente por o carro na garagem num adianta nada. A unica forma de freiar o auecimento global eh atraves da criação de uma nova forma de energia

A energia nuclear eh o futuro da humanidade e so ela podera nos salvar.^^
 
Bem... estava lendo a Veja de fim de ano, e lá apresentaram várias propostas para o aquecimento global... :
1º Substituir as usinas termelétricas por usinas nucleares ( afinal uma usina termelétrica que fornece energia para uma população de 8 milhões de habitantes produz por ano 3,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono)
Custo: 480 bilhões de dólares

2º Enterrar os gases tóxicos: a proposta é amazenar sob o solo todo o dióxido de carbono produzido por indústrias e usinas termelétricas.
Custo: entre 900 bilhões e 1,8 trilhão de dólares.

3º Colocar refletores de calor em órbita :ahn?: : colocar trilhões de pequenos discos espelhados de 60 centímetros de diâmetro cada um para desviar parte dos raios slares que atingem a Terra. (Apesar de não ser mto viável...)
Custo: 3 trilhões de dólares.

4º Pôr um guarda-sol no espaço: o escudo teria de ser montado no espaço, talvez no laboratório que a Nasa planeja instalar na lua em 2020.Isso bloquearia os raios solares em pontos escolhidos do planeta. ( tb não é mto viável...)
Custo: 5,5 trilhões de dólares

5º espalhar enxofre na atmosfera: o SO2 em forma de gás, seria levado por balões até uma altitude de 25 KM do solo terrestre. Na seqüência, o gás se oxidaria, gerando ácido sulfúrico, que se agruparia em partículas. Estas desceriam até a altitude de 11 KM e se espalhariam pelas nuvens com a ajuda do vento. As partículas refleteriam parte da luz solar de volta para o espaço.
Custo: entre 25 bilhões e 50 bilhões de dólares.
`
É... tudo isso é muito bom, o problema é que todos esses projetos ficarão prontos em 20 ou 30 anos! 8-O
E até lá... orgia total com a emissão de dióxido de carbono!!!!:joy:
:tsc:
 
Desastres ambientais acontecem o tempo todo, e pelo que sei ela aconteceu por causa de um terremoto, e esses ainda não são muito influenciados por nossas atividades.
É verdade que o número de furacões, tornados, etc está aumentando e isso é provavelmente por causa do aquecimento global. Mas no último século também tivemos o maior aumento na nossa qualidade de vida de toda a história, e uma das consequencias foi o aquecimento global.

:mrgreen: Li uma nota na revista Pesquisa-Fapesp tratando da diminuição da pressão das calotas polares "afrouxando" um tiquinho de nada as placas tectonicas e esse tiquinho de nada gerando maior número de terremotos.

Mas esperarei um estudo independente para verificar se tem procedência os resultados do artigo.

sobre as propostas:
1) onde a gente armazena o plutonio e os outros dejetos? Atualmente os subdesenvolvidos dão de graça esse lixo para outros países.

2) armazenar o gás "tóxico": pra que quando a natureza já forneceu o melhor fixador de CO2 já feito no mundo - fitoplanctons e vegetais em geral

3, 4 e 5) seria legal, não fosse o fato que vegetais precisam de luz para gerar glicose (ou seja, alimentos), nós precisamos de luz para gerar vitamina D, etc.. Não posso acreditar que alguém tenha tido uma idéia de jerico dessas...

adendo para 5) risco de chuva ácida para acabar de vez com o que resta de vegetação não me é agradável... :think:
 
Última edição:
Na verdade, eu acho que a salvação da Terra vai ser quando o petróleo acabar....se ela durar até lá.

Não pense assim, a não ser que queira me ver desempregado. :roll: :tsc:

Quando em se fala em petróleo as pessoas leigas costumam pensar apenas em combustível, isso porque elas não tem idéia, ou não pensam que, de cada barríl de petróleo que é utilizado o combústível não é nem metade do que é produzido. Na verdade a maior parte vai para o "Nafta" (Não é o bloco econômico).

O que é Nafta? Bem... são suas roupas, seu relógio, a carteira da onde vc senta pra estudar, o computador que vc tá usando agora, e mais uma infinidade de produtos/componentes que são derivados do petróleo.

Agora... vc realmente quer que o petróleo acabe ? Não imagina a merda que isso vai dar quando acontecer.

E bem... as notícias andam dizendo que isso vai acontecer daqui a pouco tempo... e relativamente é verdade, mas tenha certeza que quando isso acontecer nossos netos já estarão mortos.

Menos da metade dos poços encontrados no mundo estão em fase de exploração no momento.


Quanto ao aquecimento global... sim... a maior culpa é da queima de combustíveis fosseis e minerais, o lance é o fazer o que já está sendo feito no mundo todo... investir em combustíveis renováveis e menos poluentes. Muitos lugares já estão a pirigo de desaparecer, como a ilha de Tuvalú por exemplo, o paraíso de surfistas deve afundar completamente nos próximos 100 anos. Mas a boa notícia é que, graças ao Protocolo de Montreal e o esforço da maioria dos países (desenvolvidos e em desenvolvimento) de diminuir o emissão de monóxido de carbono e outras substancias nocivas no ar, foi constatado que o buraco da camada de ozônio não cresceu em 2006. Não é a solução, mas foi um ENORME passo para a solução, se não amenização desse problema.
 
Última edição:
Usando um clichê:
Pense globalmente, haja localmente.

Teoricamente a frase é do John Lenon
 
Em primeiro lugar, eu queria saber o que é um autoclismo...

Wikcionario diz:

Reservatório colocado nas latrinas que, depois de se accionar um mecanismo de descarga, sai água para as lavar;

(Brasil) descarga.

Retirado de "http://pt.wiktionary.org/wiki/autoclismo"


Uma curiosidade: Sabia que em certos lugares do mundo, como a cidade de mumbai, na India, o simples fato de respirar ao ar livre é equivalente a fumar 2,5 maços de cigarro por dia !!!
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo