• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aquarismo

olha, essa aí tem 7,5 litros. O meu tem 12 litros e eu não colocaria nenhum peixe que não fosse labirintídeo (respira ar). Acho que vc não vai conseguir fugir muito do betta.
NOOOOOOOOO.gif


Se vocês disserem que os neons não vão sobreviver no aquário acho que nem vou começá-lo: ou arranjo um maior ou nem volto ao aquarismo. Não tenho a menor atração por betta, gosto de cardumes.

Acho um crime absurdo colocar ele naqueles copos d'água que costumam chamar de "aquário de beta", ou aqueles troço de pendurar na parede como se ele fosse um quadro. Mas imagine um betta aqui:

OrcaMT50.jpg
Aí sim. :yep: E você disse exatamente o que eu penso: os aquários de betta são um crime, vendem como se fosse um móvel ornamental, e dane-se o ser vivo que tá ali, "quando morrer a gente descarta". Puta crueldade, velho, e desnecessária: compra a porra de um quadro!


EDIT. Quer saber? Estive ruminando a ideia, e acho que vou seguir o conselho de vocês: vou criar betta. Parece ser mesmo o mais indicado, porque não quero estressar meu cardume com pouco espaço (e nada melhor do que um que consegue se habituar até com 2L), e, como eu estou atrás justamente de menos trabalho, um peixe resistente é a opção ideal. Além disso, é um peixe que aprecia ambientes bem plantados (que é a minha intenção), sem falar que é bonito. Mesmo assim, não vou deixá-lo solitário, vou criar um casal. :mrgreen:
 
Última edição:
bom, vc ate pode criar os neos, mas bem na verdade, acho melhor primeiro vc montar, plantar, controlar o pH e ai depois vc decide o tipo de peixe conforme o seu aquario estiver, pq as vezes vai ser tão dificil manter um pH baixo q nem compensa ficar se esforçando pra isso só pra ter neons, quando vc tiver com ele ciclado e pronto para por peixes, vc mede o pH e ai vc procura os tipos de peixes que vc pode colocar la

quanto a tampa, é mais uma proteção pros peixes não pularem pra fora, mas o melhor é deixar sem tampa mesmo, o meu quando eu comprei veio com tampa e eu tirei fora, dependendo do tipo de iluminação que vc vai ter vc vai precisar usar os lados do aquario pra apoia-la e ai vai ter q se livrar da tampa, ainda, o vidro, mesmo transparente atrapalha na incidencia da luz, e num aquario pequeno, vc pode acabar criando uma estufa, então, eu sugiro deixar sem tampa

quanto ao filtro, se vc for criar um beta, pode deixar sem filtro, até pq as plantas tbm não gostam de muita movimentação, mas vc tera mais trabalho pra limpar o aquario
eu colocaria um filtro pequeno, mesmo que a potencia seja maior do que o aquario precise

quanto a iluminação, vai depender do tipo de plantas que vc vai ter, umas precisam de mais luz e outras de menos

quanto ao CO2, vc pode fazer um teste, é bem facil fazer CO2 caseiro, experimente deixar um tempo com e um tempo sem, ai vc ve se é necessario ou não
(pra fazer o CO2 caseiro, vc pega uma garrafa pet, fura a tampa e passa uma mangueirinha, veda bem com cola quente ou cilicone, na outra ponta da mangueirinha, coloca um daqueles palitos de espetinho, mas só um pedacinho, uns 3cm de palito e coloca dentro do aquario. Para fazer o Co2 existem varias receitas, eu usava essa: Receita CO2 durava uns 30 a 40 dias

Quanto ao aquecedor, o ideal é ter um termostato, que ele vai controlar a temperatura sozinho, vc coloca quantos graus vc quer e toda vez q a temperatura abaixar disso ele liga o aquecedor automaticamente, tbm não tem problema colocar um termostato mais potente do que a necessidade do aquario, na verdade ele vai controlar ate melhor a temperatura, pois vai aquecer a agua mais rapido do que um menor, mas esse tipo de coisa, quando vc for a uma loja de aquarismo, vc pergunta para o vendedor qual o termostato necessario para o tamanho do seu aquario e ele saberá te informar

eu não deixaria o aquario sem o termostato e sem filtro, mesmo que seja pequeno
 
Última edição:
O termostato exige uma bomba para circular a água. Do contrário vc forma um efeito capacitor, só que termico: água quente em volta da resistência (seja com termostato ou não), fria do lado oposto. Uma bomba circulando a água mata esse problema, mas essse aquário não tem tamanho pra uma bomba.

Vc pude usar um filtro 100% externo, nesse caso coloque a resistência o mais proximo possivel de onde a água cai, pra não ficar em água parada.

Uma vez tentei fazer esse sistema de garrafa pet, com fermento biológico. Formou espuma, mas até aí tudo bem. O problema é que a espuma subiu, secou, e tapou o buraco da tampa (entrada da mangueira). Aí a pressão começou a aumentar. Quando eu cheguei em casa o teto tava todo melecado :lol:


Eu já criei um casal de betta num aquário de 12 L, e eles tiveram filhotinhos, tudo sem absolutamente nenhum problema. Sem aquecedor, sem filtro, sem bomba, só controlando o pH. Uma gracinha.
 
Nunca tive aquário, mas acho interessante.

Como tenho dois gatos, talvez não funcionasse muito bem... rsrsrs.

Mas achei muito interessante a informação de não se poder colocar logo os peixes dentro do aquário. Não sabia disso.
 
Então vela, por isso que eu disse, eu não deixaria o aquario sem termostato e sem filtro
os filtros externos normalmente são mais potentes, e existem filtros internos pequenos que não ocupam tanto espaço no aquario. concordo com vc que é possivel manter o aquario sem o termostato e sem filtro, mas primeiro que dependendo do local onde ele mora, a mudança de temperatura local pode afetar a temperatura de um aquario pequeno, eu por exemplo, moro em curitiba, aqui mesmo no verão, tem dias que faz muito calor e muito frio, a temperatura muda muito rapido, as vezes vc tem 30ºC de dia e 5ºC de noite, isso pode acabar matando os peixes, eu ja tive um beta tbm, e mesmo nesses aquarios 10x15x15 eu usava um mini aquecedor
depois que se deixar sem o filtro ele vai ter muito mais trabalho pra limpar o aquario, e se ele viajar ou algo assim, que deixar de limpar o aquario ou trocar a agua, o estrago vai ser grande, por isso eu recomendo colocar um filtro

quanto ao Co2, vc deve ter colocado muita agua, eu só colocava agua no maximo ate a metade da garrafa, ou então tente fazer com outra receita, o meu sempre deu certo
 
Última edição:
Done! Aquário montado e plantado, agora vou aguardar pelo menos uma semana antes de povoá-lo, só observando a água e as plantas. Resolvi que não há necessidade de termostato porque o clima aqui varia pouco, não tenho ar condicionado no quarto nem nada. E vou tentar, a princípio, desenvolver as plantas sem o CO2, para ver se funciona. Tenho péssimas lembranças daquele negócio vazando e fedendo a casa toda. :rofl:

Dados (comentem se tiverem sugestões!):

- Volume: 7,5L (25 x 20 x 15cm);
- Suportes de silicone na base;
- Filtro Elite Hush5 (para até 20L), em potência mínima;
- Iluminação de 15W, 12 horas/dia;
- Substrato fértil amazônico, camada única;
- pH 6.8.

Sem iluminação:
DSC04285.jpg

Com iluminação:
DSC04281.jpg


A água ainda está um pouco turva, porque não tem nem 24 horas que enchi.
Comecei plantando apenas três mudas, para avaliá-las, e foi bom porque já notei manchas nas folhas! Seriam algas marrons?

DSC04289.jpg
DSC04287.jpg
DSC04286.jpg

Que devo fazer?


EDIT. Dei uma pesquisada e descobri que algas marrons são comuns em aquários recém-montados. Então vou só fazer dois TPAs por semana neste início (em vez de uma), remover o excesso das folhas com as mãos mesmo e colocar uma coridora para fazer a festa. Muitos aconselham a inserção de CO2, mas ainda estou tentando fugir dele... Só não notei um consenso com relação à iluminação: afinal, o que favorece as algas é a falta ou o excesso de luz?
 
Última edição:
saber mesmo não sei, mas minha intuição diz excesso.

Eu acho que a lâmpada tá meio forte. O calculo que eu sempre usei foi 0.5 W por litro, ou seja, vc precisa de 3,25 W de luz.

O meu 12 L tava iluminado só com leds e o musgo de java ficava coberto de bolhas de oxigênio.
 
Eriadan,

Primeiro, é muita luz, isso pode estar causando o aumento no numero de algas, diminua o tempo que vc deixa a luz ligada para apenas 6h/dia, se mesmo com a diminuição da luz as algas continuarem ai pode ser necessario um "apagão", vc desliga a luz e cobre o aquario com um cobertor, não deixe entrar nenhuma luz nele por 3 dias, depois abre e veja se as algas sumiram, mas isso é meio radical, então por enquanto diminua o numero de horas de luz e espere a ciclagem

Quanto as TPA's eu aconselho não fazer nenhuma no primeiro mes, que é o mes da ciclagem, deixe passar pelo menos 3 semanas até vc fazer a primeira troca de agua

Se quiser acelerar a ciclagem, joga um pouquinho de comida pra peixe la dentro, mas o melhor é ter paciencia e esperar a ciclagem se completar, ai sim vc vai poder fazer a troca de agua e povoar o aquario

Quanto ao CO2, eu não colocaria agora, ja que vc ta tendo problemas com algas, muito CO2 e muita luz causam o aumento das algas

Quanto ao layout, ficou muito legal, parabens! =)


*agora que eu abri as fotos que vc colocou das manchas, elas podem não ser algas, mas sim queimaduras, a luz muito forte ligada por muito tempo pode estar queimando as partes da planta que estão mais proximas
 
Última edição:
:lol:

Nunca vi gato gostar de comida de peixes!! Mas já tive uma gata q gostava de bolacha recheada...


Meu gato gosta de azeitonas, não acho estranho é bom xD

- - - Updated - - -

Já tive um aquario pequeno mais meu gato tirava eles do aquario, e deixava eles morrerem.
 
Essa questão das algas me lembrou da área reservada para os zootecnistas na faculdade. Nela havia uma granja em que os técnicos precisavam usar mangueiras de cor azul para levar água para as galinhas porque a luz solar ou branca podia fazer proliferar algas a ponto de entupir tudo. Interessante que cada cor tinha uma função e eles usavam pratos vermelhos para estimular a avidez dos bichos. A questão da luz é curiosa, talvez seja possível deixar o aquário iluminado por outras freqüências de luz que não sejam aproveitáveis pelas algas, aí não precisa deixar totalmente no escuro tipo cobrir com um plástico azul ou algo assim.
 
Última edição:
Eu acho que a lâmpada tá meio forte. O calculo que eu sempre usei foi 0.5 W por litro, ou seja, vc precisa de 3,25 W de luz.
Primeiro, é muita luz, isso pode estar causando o aumento no numero de algas, diminua o tempo que vc deixa a luz ligada para apenas 6h/dia.
Nuss, obrigado! Já desliguei e vou providenciar uma de até 4W ainda hoje!
(Vela, você quis dizer 3,75, né?)

Quanto as TPA's eu aconselho não fazer nenhuma no primeiro mes, que é o mes da ciclagem, deixe passar pelo menos 3 semanas até vc fazer a primeira troca de agua.
Ótimo, vou seguir o conselho! Não tenho pressa não, vou aguardar a ciclagem natural. Pretendo não pular etapas desta vez. :yep:

Quanto ao CO2, eu não colocaria agora, ja que vc ta tendo problemas com algas, muito CO2 e muita luz causam o aumento das algas.
Achei que CO2 combatia as algas, ó a ignorância. Melhor ainda, não preciso fazer a receita. :mrgreen:

agora que eu abri as fotos que vc colocou das manchas, elas podem não ser algas, mas sim queimaduras, a luz muito forte ligada por muito tempo pode estar queimando as partes da planta que estão mais proximas
Pode ser que haja queimaduras também, porque algas têm com certeza (cheguei a limpar as camadas com a mão). De qualquer forma, enquanto não providencio uma lâmpada de menor potência, estou mantendo o aquário no escuro.

Ah, coloquei um peixe come-algas hoje, para ajudar. Deveria ter esperado mais?

Quanto ao layout, ficou muito legal, parabens! =)
Vela disse:
ah, pois é, acabei não comentando do layout. Ficou show! Eu não esperava tão organizadinho em tão pouco espaço.
:cerva:

É um desafio mesmo, plantar em aquário pequeno. Você planta uma, e aí vai plantar outra do lado, a primeira solta... E minha mão é grande, toda hora eu derrubava a madeira e o substrato subia. :lol:
 
3.75. :dente:

#genius


a cor que as algas não utilizam é a cor delas mesmas, sempre. Afinal, elas refletem essa cor.

Se as algas forem da mesma cor das plantas (ex: verde) aí ferrou, pq as duas ficariam sem luz. Mas se forem, por exemplo, algas vermelhas, vc pode iluminar com luz vermelha, que as algas vermelhas morrem e as plantas absorvem.
 
Dica que acabei de ler: se quiser procriar os bettas, o sinal de que o macho está afim da fêmea é ele fazer o ninho de bolhas, e o sinal de que a fêmea está afim é que a cor realça e aparecem listras verticais.
 
+1 dia de ciclagem + iluminação suspensa + coridora trabalhando e as algas praticamente sumiram! Vou plantar algumas gramíneas no sábado e depois posto a foto atualizada. =]

Mais uma indagação: o que vocês fazem para reduzir o pH da água, sem usar CO2 nem produtos artificiais? Chequei hoje e a água já está um pouco alcalina.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo