• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aquarismo

Re: Pequenas vidas aquáticas em nossas estantes

Que tal ressuscitar um tópico de 2002? (oi, Vela!) Este é o único que existe sobre aquarismo? Eu jurava que havia outro, mas não achei.

Então, bateu saudade! Criei aquário por uns 4 anos, depois comecei a perder os cuidados, os peixes começaram a morrer, e me desmotivei. Estou querendo fazer um menor agora, plantado, para deixar no quarto. Mais algum apreciador para trocar dicas?
 
Última edição:
Poxa, mas eu botei "Aquarismo" no Procurar do Atualidades & Generalidades e o tópico não apareceu. Agora tá aparecendo! :lol: Valeu, Alassë!
 
Última edição:
É que o tópico tava no Jogos e outros hobbies, tinha que ter feito busca no fórum todo. Mas agora é tudo uma coisa só :mrgreen:
 
Ahhhh... eu nem imaginei que poderia estar em outro sub-fórum. :dente:

Beorzenni, manda fotos atualizadas! Vou procurar um vidraceiro para fazer o meu, porque quero sob medida. Desta vez vou começar como se deve, passo a passo: fazer toda a preparação antes, para só inserir as plantas e os peixes quando não faltar mais nada.
 
Última edição:
Bom, como montar o seu aquario:

Primeiro vc vai colocar uma camada de substrato (vc encontra pronto em lojas de aquarismo), tem dois tipos, um que vc pode deixar em contato com a agua e outro que não pode, normalmente o melhor é justamente o que não pode, ai vc vai ter que adicionar uma camada de areia ou pedras por cima.
Ai vem a parte que eu acho a mais divertida, montar o layout, colocando troncos e pedras, decorando como quiser (o tronco costuma ser de aroeira, pois não boia e é mais bonito, mas vc tbm acha troncos artificiais em lojas de aquarismo)
Depois de montado o layout vc vai fazer o plantio (que de certa forma tbm faz parte do layout), coloque uns quatro dedos de agua (já tratada com anticloro) e com a ajuda de uma pinca começe o plantio das plantas pequenas, depois encha mais um pouco e plante as plantas maiores e encha totalmente.
Instale o Filtro (se for um aquario grande precisa de um filtro mais forte, se for pequeno pode ser um filtro menor, mas não tem problema caso o filtro tenha potencia maior do que o aquario precise, os peixes normalmente gostam de mais movimentação na agua, já as plantas normalmente gostam de aguas mais calmas), o termostato (termometro com aquecedor, encontra em lojas de aquarismo), e a luz (é bom colocar um "timer" pra controlar a luz, assim vc nao precisa ficar lembrando de acender e apagar todo dia, no "timer" vc programa para que a luz fique ligada umas 4 ou 5 horas por dia, e a potencia da luz tbm vai depender do tamanho do aquario)
deixe tudo isso funcionando por uns 30 dias, é o tempo que o aquario precisa para fazer a ciclagem, a ciclagem é o tempo que leva para a colonização de bacterias nitrificantes benéficas que são responsáveis pela transformação da amônia e nitritos presentes na água, durante esses 30 dias a colônia de bactérias vai se multiplicar até atingir uma quantidade que seja capaz de processar os dejetos dos peixes que virão a seguir, após esses 30 dias vc deve medir o nivel de amônia tóxica e fazer a primeira TPA, para fazer o teste de amônia vc compra em lojas de aquarismo um teste de amônia tóxica, é parecido com o teste de pH, mas o teste de amônia vc só vai fazer uma vez, caso o nivel esteja baixo vc poderá colocar os peixes, e é ai que vc vai precisar do teste de pH, descubra o pH para saber quais peixes vc vai poder colocar la, e dependendo do tipo de plantas vc tbm deve manter um pH próprio para elas. Quanto a TAP (Troca Parcial de Água) vc deve retirar de 30% a 40% da agua do aquario e colocar agua nova, para isso, com ajuda de um balde e uma mangueira, vc primeiro coloca a mangueira com uma ponta dentro do aquario e a outra ponta vc chupa até a agua começar a vir, depois coloca ela dentro do balde, quando tiver tirado de 30% a 40% da agua, jogue essa agua fora, coloque agua nova no balde e pigue o anticloro, misture um pouco e faça o processo inverso, coloque a mangueira no balde e chupe na outra ponta, assim a agua ira voltar para o aquario, vc deve fazer esse procedimento uma vez por semana. Tbm não esqueça de vez ou outra podar as plantas que forem crescendo muito, para assim manter o layout da forma que vc deseja.
Tbm é importante saber que nao se pode simplemente colocar varios peixes no aquario, cada peixe precisa de um minimo de metro cubico de agua, ou seja, se vc por peixes grandes, só poderá por poucos, se vc colocar peixes pequenos, poderá por mais, mas nunca lotar o aquario de peixes.
acho que é isso, qualquer duvida só falar
 
Eu seguia razoavelmente esse procedimento, Beorzenni, mas nunca exatamente: só trocava a água uma vez por mês (e olhe lá), nem sempre checava o cloro, a amônia etc. Desisti de aquário grande porque o trabalho é monumental, para quem quer, sozinho, fazer um mini-ecossistema decente.

Arranjei um aquário pequeno (25 x 10 x 10cm), quero fazer de água doce, plantado, para peixes pequenos de água ácida. Para um aquário dessas dimensões, ainda valem todas as recomendações que você mencionou?
 
Opa, olha só, nem lembrava desse tópico!



Desisti de aquário grande porque o trabalho é monumental, para quem quer, sozinho, fazer um mini-ecossistema decente.


Aquario grande é mais fácil. Aumentando o tamanho aumenta o preço e diminui o trabalho, e vice-versa.

Qual o estrago que vc faz na água se vc mijar numa piscina?

E qual o estrago que vc faz se vc mijar num copo?

Quanto menor o aquário, mais instável a água. Um aquário de mais de 100 litros, amazônico, com cadeia alimentar completa, vc pode literalmente esquecer que ele existe por meses.
 
Aquario grande é mais fácil. Aumentando o tamanho aumenta o preço e diminui o trabalho, e vice-versa.

Qual o estrago que vc faz na água se vc mijar numa piscina?

E qual o estrago que vc faz se vc mijar num copo?

Quanto menor o aquário, mais instável a água. Um aquário de mais de 100 litros, amazônico, com cadeia alimentar completa, vc pode literalmente esquecer que ele existe por meses.
Faz sentido, mas isso depois que o aquário já está equilibrado, Vela. Nos 6 meses que durou minha empreitada (era justamente um aquário amazônico), não consegui chegar lá. No fim das contas cansei de procurar o ponto perfeito de húmus, CO2, iluminação, cloro, amônia etc. O aquário menor está mais sujeito a variações, ok, mas também será um volume menor de plantas, de maetéria orgânica, de peixes, de água para trocar e tal. Deve dar menos trabalho, não?
 
Comece sempre sem peixes. O ideal é que o aquário funcione pelo menos 1 mês sem nada nadando nele, pra criar a parte viva do substrato. Mas o mais garantido é 3 meses. Ele fica biologicamente maduro com meio ano. Acho mais fácil tbm ir adicionando as plantas aos poucos.

Coloque o substrato e tudo o que for mineral, e a água. Toda. Só. Deixe rodando por várias horas, talvez dias, pra que tudo o que for sólido decante ou entre no filtro, o fluxo de água forme seu caminho (quanto mais fino o cascalho mais ele se mexe), etc.

Daí coloque o que for de troncos (vá tirando água à medida que o nível for subindo). Eles provavelmente vão zoar com a tua água, especialmente se forem novos. O que se vende em loja como o colega falou ali em cima é aroeira, mas eu usei um pedaço de braúna que peguei no mato. Em qualquer dos casos, se vc nunca usou ele antes, terá que tratar. Coloque totalmente imerso em um balde d'água e deixe por 15 dias. Troque totalmente a água e deixe mais 15 dias, etc, até que a água pare de mudar de cor. Ela vai continuar mudando a cor da água forever, só que a partir de um certo ponto vc não vê mais a diferença em 15 dias. Se já usou o tronco antes, pode colocar direto, mesmo que esteja seco há muito tempo. Coloque só uma parte das plantas (umas 3 mudas, talvez). Deixe rodando por mais uma semana, e meça o nível das coisas. O mais importante de tudo é o pH: tem que ser baixo. A água pode vir da torneira com pH 8, não é bizarro, mas se com tronco e planta o pH estiver alto tem alguma coisa errada (procure se tem alguma pedra rica em cálcio e retire. Cálcio alcaliniza a água). Aquário amazônico o pH bom é perto de 6.

O tronco acaba virando uma peça viva do aquário (equivalente às rochas vivas de um aquário marinho), por isso é importante deixar ele na água sozinho com algumas plantas. Se for usar musgo de java, amarre direto no tronco.

A cada semana meça os valores das coisas todas e adicione mais algumas plantas. Quanto mais devagar vc adicionar coisas novas, mais controle vc tem sobre o que tá causando o quê.

Seguindo esse método vc vai ter o aquário totalmente montado só depois de mais de um mês, sem peixe. Não é tão ruim, vc acaba se divertindo fazendo o paisagismo dele a cada alteração, vc acaba tendo um jardim aquático. Eu gosto tanto dessa parte que o único aquário que eu tenho hoje não tem peixe nenhum, é um jardim aquático mesmo (fotos em breve).

A idéia é vc ficar um bom tempo só com isto:

IMG_0548.jpg

O meu jardim aquático só tem musgo de java e criptocorine (a plantinha no canto direito dessa foto), mas isso foi escolha minha. A valisnéria costuma ser a primeira planta de todo mundo :lol: quando não é a elódea :dente:

Aquário amazônico não é tão chato quanto marinho ou ciclídeo, que vc tem que controlar dureza, ficar com a rédea do pH na mão o tempo todo, etc. Se o pH oscilar pra 6,5, ou pra 5,5, não faz diferença. Meio ponto pra cima ou pra baixo do ph tipico do peixe q vc pretende colocar não tem problema. Se o seu aquário não for um absurdo de plantas, vc não precisa de injeção de CO2. O da foto ali, por exemplo, não precisa. Eu nunca tive um que precisasse.
 
Então... meu aquário era BASTANTE plantado (valisnérias, elódeas, gramíneas, sagittarias), mais ou menos como este, embora não tão bonito...

07_Amazon_Aquarium_2.jpg

O húmus e o CO2 eram necessários, e o que me tirava a paciência era que toda semana eu identicava algum problema: era planta morrendo muito rápido, era água esverdeando, água amarronzando, e daí peixe morrendo... pronto, perdi a paciência, doei os peixes e me desfiz do aquário. Agora que bateu a vontade novamente, ainda quero montar um amazônico (porque, para mim, o que dá a beleza ao aquário é a paisagem vegetal, se bem montada), mas esperando que num aquário menor seja mais fácil, talvez sem a necessidade da matéria orgânica e do CO2... será?

De qualquer forma, vou com mais paciência dessa vez e só vou inserir peixes depois que o ambiente estiver em perfeito equilíbrio por dias.
 
Última edição:
(porque, para mim, o que dá a beleza ao aquário é a paisagem vegetal, se bem montada)

Os ciclídeos discordam de vc. :P

tank.JPG


804_Malawi_Peacock_Cichlid_Tank_1.jpg


lake_malawi_02.jpg


Mbuna.jpg

attachment.php

Cichlids-90G02015.jpg

Por sinal, aquário de ciclídeos foi disparado o mais legal que eu já tive. Ciclídeos em geral (africanos, amazônicos ou marinhos) são criaturas fantásticas. Quase cachorros.


mas esperando que num aquário menor seja mais fácil, talvez sem a necessidade da matéria orgânica e do CO2... será?

Meu jardim aquático tem 12 litros. Não to em casa agora, depois posto fotos aqui. Abro a tampa dele umas duas vezes por ano. Quando tinha peixe, eu lembrava dele só depois de alguns meses (já que os peixes estavam se alimentando do que crescia no aquário mesmo - cadeia alimentar fechada).
 
Os ciclídeos discordam de vc. :P

tank.JPG


804_Malawi_Peacock_Cichlid_Tank_1.jpg


lake_malawi_02.jpg


Mbuna.jpg


Por sinal, aquário de ciclídeos foi disparado o mais legal que eu já tive. Ciclídeos em geral (africanos, amazônicos ou marinhos) são criaturas fantásticas. Quase cachorros.
Mantenho a opinião. :humpf:

150%20Gallon%20Aquarium%205.JPG


07_Amazon_Aquarium_1.jpg


03_Geboers_1.jpg


aq055_04.jpg


osaka_planted_aquarium_sm.jpg
A minha ideia é colocar só cardume de neon, já que será um aquário pequeno e de água ácida. Se fosse maior eu arriscaria um casal de acarás-disco, que são meu sonho de consumo.

406699.jpg

1854.jpg

Meu jardim aquático tem 12 litros. Não to em casa agora, depois posto fotos aqui. Abro a tampa dele umas duas vezes por ano. Quando tinha peixe, eu lembrava dele só depois de alguns meses (já que os peixes estavam se alimentando do que crescia no aquário mesmo - cadeia alimentar fechada).
Vamos lá, vou arriscar. :) Começo hoje, e vou postando fotos semanais da montagem.
 

Anexos

  • tank.JPG
    tank.JPG
    80,7 KB · Visualizações: 19
  • 07_Amazon_Aquarium_1.jpg
    07_Amazon_Aquarium_1.jpg
    62,1 KB · Visualizações: 18
  • 03_Geboers_1.jpg
    03_Geboers_1.jpg
    38,6 KB · Visualizações: 16
  • aq055_04.jpg
    aq055_04.jpg
    45,7 KB · Visualizações: 16
  • 406699.jpg
    406699.jpg
    121 KB · Visualizações: 17
Gente que dá gostei em post inicial de tópico de 2002. Francamente, Cleonice, francamente...

Eu tô querendo me aventurar com aquarismo. Até falei, dia desses, no facebook.
 
Última edição por um moderador:
Então, fique à vontade pra colocar os neons, mas eu pessoalmente fico com um pouco de dó. Não sei até onde é verdade, mas li em algum lugar que neon não se reproduz em cativeiro e todos os que estão à venda foram retirados da natureza. Longe de mim querer soar moralista, até pq já deu pra ver que eles terão uma vida bem melhor no seu aquário do que na natureza, mas não custa nada mencionar...

E eu colocaria neon ou disco. Todo mundo adora colocar os dois juntos por causa do contraste visual, mas li em algum lugar que os discos odeiam aquele monte de vagalume em volta e ficam super estressados.

Se vc quer pouco trabalho, pq não faz um aquário asiático? É da categoria "plantados" (super plantados, aliás), mas os peixes e plantas são muito, mas muito menos frescos - e boa parte também respira ar (labirintídeos).

Os labirintídeos/anabantídeos mais famosos são colisa, tricogaster, e claro, o betta. Rásboras, barbos, bótias, cobrinha kuhlii, dânios, também são asiáticos. Se colocar betta, não coloque os outros (ou coloque peixes pequenos, rápidos e pouco agressivos - presas desestimulantes). Eu pessoalmente gosto de ver o betta sozinho.

Depois de ver as fotos abaixo, eu to pensando seriamente em colocar um betta no meu jardim.

P1030294.jpg


betta-fish-tank.jpg



Babei bonito neste:

tumblr_m0opa5cHjG1rpqtmjo1_500.png


 
Última edição por um moderador:
Pronto, finalmente, as fotos do meu jardinzinho:

mbiamw.jpg


35006d4.jpg


25pl6di.jpg


2lllwyq.jpg

11aztyv.jpg

cenário perfeito para um betta, inscruzive




Edit: captura do betta em seu habitat natural, pra entender o tipo de cenário que combina com ele

 
Última edição por um moderador:
Primeiro, o que o vela falou é verdade, quanto maior o aquario, mais facil de controlar e cuidar, ja um aquario 25 x 10 x 10cm é bem pequeno, e se vc quer ter ele plantado, acho que a melhor escolha seria um beta mesmo, afinal não poderia ter muitos neos, pois o espaço é pequeno e o disco então, nem se fala, primeiro que o disco é muito delicado, eu só colocaria ele no meu aquario depois de anos de estabilidade e ainda assim teria que ter um cuidado imenso, depois que para ter um disco vc iria precisar de um aquario maior que esse e sem contar que eles são bem caros, mas concordo com vc, eles são muito bonitos.

quanto ao CO2, num aquario desse tamanho eu acredito que não será necessario, no meu eu usava no inicio, ele da uma acelerada no crescimento das plantas, eu tinha que poda-las pelo menos uma vez por mes, hoje em dia eu nao uso mais, as plantas crescem normalmente, e eu diminui o numero de podas, isso que meu aquario tem 50 x 55 x 30cm

agora, se vc quer pouco trabalho, a unica opção é um beta com pedrinhas no fundo, e ai o maximo q vc vai precisar é um aquecedor pequeno hahaha
se vc quer ter um aquario plantado é preciso estar preparado pra se dedicar pelo menos uma meia hora por semana a ele, pra limpar, trocar a agua, podar as plantas, etc... isso q vou te dizer que nem alimentar os peixes vc precisa, eu por exemplo tenho um alimentador automatico, vc programa a quantidade e quantas vezes vc quer q ele alimente os peixes por dia, ai uma vez a cada 2 ou 3 meses vc precisa trocar a pilha hahahaha

o aquarismo exige duas coisas de vc, dedicação e paciência, um aquario não fica pronto do dia pra noite e tbm não sobrevive sozinho, no maximo, um aquario grande, depois de muito tempo, venha a dar menos trabalho para manter

se vcs olharem na pagina anterior tem umas fotos do meu aquario, mas vou colocar aqui de volta:

quando montei (primeiro mes, fazendo ciclagem):
374581_2345354398111_1411915637_n.jpg

Quando ele estava bem plantado, antes da infestação de algas:
385522_2411767018385_1974651399_n.jpg406688_2501668385863_825635615_n.jpg

Hoje em dia, após a infestação de algas e com o novo layout:
69413_4053824748802_881542937_n.jpg

obs. tive uma infestação de algas a um tempo atras, matou quase todas as minhas plantas e alguns peixes, tive q fazer um tratamento com remedio e tudo mais, mas hoje já esta tudo normal
 
Última edição:
Só agora que eu reparei no tamanho. Desse tamanho, peixe só imagino o betta mesmo. Se vc quiser criar crustáceos ou moluscos, aí é outra história. Já tive um marinho (nano-reef) cujo habitante principal era um Stenopus hispidus, coisa que pretendo repetir.

Stenopus-hispidus7.jpg

E acho uma péssima idéia um aquecedor num aquário de 25x10x10. Processo térmico é lento e heterogêneo (a capacidade térmica da água funciona igual à capacitância elétrica de um capacitor), a histerese térmica vai ser uma coisa de louco, vc vai ter momentos de água quente, momentos de água fria, e partes diferentes do aquário terão temperaturas diferentes. Sabe quando vc fica em pé na porta de uma sala, em que tem ar condicionado do lado de dentro da sala mas o ar tá super quente do lado de fora? E vc ali no meio? Não é uma sensação esquisita? Então, magina o peixe nisso o dia todo. E liga ar, desliga ar, liga ar, desliga ar. Seria tipo isso.

Esse aquário tem 2 litros e meio. A circulação de água matematicamente ideal pra ele seria 8 a 10 litros hora. Não existe bomba tão pequena assim, a água teria que ficar parada. Com água parada, com pouco mais de um palmo pra nadar, acho que poucos peixes sobreviveriam, mesmo.

Meu voto é por um cenário tailandês com um betta. Sem equipamento nenhum - só controle o pH.
 
Gaa, vocês falam em Betta, já me dá agonia. Não suporto esses aquários minúsculos artificiais que vendem por aí com o Betta sozinho. Já criei Betta num aquário comum, um casal, misturado com outros peixes, e não tive problema. O problema mesmo é se colocar dois bettas machos, porque eles só admitem um alfa (:sacou:?).

E ah, eu errei as dimensões, o aquário é um pouco maior do que eu tinha dito. As dimensões exatas são 25 x 20 x 15cm (capacidade = 7,5L):

attachment.php

attachment.php

De peixes, pretendo colocar um pequeno cardume de neons (até 7), e só. Vocês desaconselham? E para este tamanho, compro bomba? E iluminação? E aquecedor?

E outra dúvida, porque já ouvi opiniões nos dois sentidos: o correto é tampar a superfície do aquário ou não?
 

Anexos

  • DSC04284.jpg
    DSC04284.jpg
    472,9 KB · Visualizações: 20
  • DSC04285.jpg
    DSC04285.jpg
    473,5 KB · Visualizações: 12
Última edição:
olha, essa aí tem 7,5 litros. O meu tem 12 litros e eu não colocaria nenhum peixe que não fosse labirintídeo (respira ar). Acho que vc não vai conseguir fugir muito do betta.

Acho um crime absurdo colocar ele naqueles copos d'água que costumam chamar de "aquário de beta", ou aqueles troço de pendurar na parede como se ele fosse um quadro. Mas imagine um betta aqui:

OrcaMT50.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo