• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aprender língua estrangeira?

Concordam com a obrigatoriedade de aprender uma língua estrangeira?


  • Total de votantes
    18
Mas o que fazer com os milhares e milhares de professores do ensino público?

Demitir não pode, e vale ressaltar que em tese todos os professores são formado em nível superior e também em tese, todos são competentes.

Só em tese. Não sei como funciona no resto do país, mas o governo do paraná não dá conta de preencher as vagas com professores concursados (e teoricamente capazes) e passa a contratar professores em regime temporário. Para esse caso, basta comprovar que você cursou na faculdade uma matéria relacionada com a que vai lecionar por mais de 60 horas e buenas.

a consequência é um bando de "professor" sem qualquer formação, que sequer aprendeu como fazer um plano de aula, que dirá a ensinar de fato.

então, não, não é culpa de estrutura física e material. quando o assunto é a rede pública, falta acima de tudo colocar a disposição profissionais de fato, e não um pessoal que só quer ganhar um troco enquanto não consegue um emprego no que planejava quando se matriculou em um curso de graduação.
 
O problema é fisico sim Ana, mas esqueci deste detalhe que voce falou.

Os Estados ficam designando pessoas que não são formados e isso contribui para uma péssima formação. O certo é fazer concurso e contratar pessoas formadas e com um ótimo salário.

Mas as salas de aulas precisam ter uma nova cara, mais chamativa, que estimule a presença dos alunos. Data show, vídeos atrativos, imagens, mapa, tudo, tudo que tenha a ver com recursos que facilitem o ensino de inglês e espanhol. Nunca vi em pleno século XXI as salas possuírem quadro com giz onde o ideal é pincel atômico e acrílico...

Deveria ter concursos onde vencedores ganhassem uma viagem para outro país e assim vai.

Mas como o que falo é utopia e o Estado não tem interesse, fica como está.
 
Mas o que fazer com os milhares e milhares de professores do ensino público?

Simples: reciclagem e recolocação profissional.

Que por sinal é o que minha mãe teve quando a antiga profissão de telefonista foi extinta com o avanço da tecnologia.

Tem que investir nos instrumentos de ensino que facilitam a atuação dos professores, falta sala ambientalizada, específica para professores de línguas e muito mais.

Isso somente não basta, tem que fazer antes toda uma reestruturação mais profunda para adequar isso a grade de disciplinas, pois a atual carga horária para um ensino decente e bem aprofundado de um idioma é totalmente insuficiente. E logicamente pagar um salário decente, só que esperar isso vindo da rede pública, corre o risco de mofar e apodrecer na cadeira.

Como coloquei no inicio, em relação ao que temos hoje fica mais digno e menos vergonhoso o governo conceder bolsas de estudo do que acreditar que eles moverão uma palha pra reestruturar completamente o sistema atual onde nem o arroz com feijão (português e matemática) é bem feito.

Eu vejo isso muita semelhança com a situação das nossas rodovias. O governo federal e vários estaduais não tinham competência para mantê-las decidiram então privatiza-las. Fica mais caro pelos pedágios, mas só assim estamos tendo algo funcional e com alguma qualidade.
 
Última edição:
Também não entro no mérito da obrigatoriedade, mas de ser altamente recomendável.

Hoje em dia Inglês e Espanhol no minimo e muito em breve acredito que o Chinês será muito visado.
 
Eu sou a favor do ensino de inglês e espanhol, assim como sou a favor do ensino de artes, física, química, biologia, história, filosofia (religião não rsrsrsrs). Mas com qualidade, o que nem sempre acontece no ensino privado, menos ainda no público (com raras e louváveis exceções).

E acho que não é eliminado o estudo de outros idiomas que vamos resolver o problema do ensino público. Porque senão a próxima eliminada vai ser a disciplina de história, depois talvez física e química, e no final nem matemática, nem português vão sobrar, porque elas também, na maioria dos casos, são muito mal dadas.

A solução da educação pública passa pela vontade política, pela mobilização dos usuários da educação pública, da comunidade como um todo, por um planejamento descente e pela valorização do professor, (valorização do professor, para mim, inclui pagar direito, não contratar qualquer um, treinar e atualizar o corpo docente e exigir que ele realmente produza).
 
Eu sou contra a obrigatoriedade, acho importante aprender, mas não obrigatório, deveria ser facultativo, pois dão mal as aulas e depois reprovam quem não aprende?
 
Última edição:
Então se o governo garantisse que todos saíssem escrevendo e falando fluentemente perfeito um idioma ao final da 8a série até valeria a pena, mas é mais fácil acreditar em papai noel e coelhinho da páscoa que isso.
 
Sim concordo, até mesmo para você obter um emprego bom, sempre solicitam uma língua, e para viajar, para conversar, afinal como vamos exercer o direito de ir e vir se não podemos falar com outros fora do país?
 
Hoje em dia é mais do que necessário. Precisamos de uma segunda lingua, quem sabe logo precisaremos de uma terceira.

Quem só sabe a língua materna sai muito mais prejudicado, esta é a realidade.

E nesse mundo cada vez mais conectado, não pode deixar de ter o poder da comunicação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo