• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aprender astronomia

Merida Amidala

Usuário
Gente. Já faz muito tempo que eu comprei um Telescópio Greika. Ele é azimutal.
E até hoje eu nunca encontrei como realmente usa-lo. E NO CONSIGO USAR!!!!
Enfim... se alguem souber de algum material bom para isso, eu não me importo de não ser em português.

Obrigadinha de sempre ><
:p
 
Não sei o que é um telescópio azimutal mas imagino que tenha vindo com instruções de montagem e uso... :think:

Em todo caso, aposto que no YouTube você encontra o que procura. ;)
 
Normalmente os telescópios amadores ou são refratores ou refletores. O meu é refrator, porque não queria precisar fazer manutenção dos espelhos. Radiotelescópios, infravermelho, etc... são máquinas caras usadas em faculdades e pessoal mais profissionalizado. Mas de todo modo, depende muito do que a pessoa queira quando foi comprar o telescópio.

Para começar na familiarização dos controles do equipamento pode ser melhor iniciar com objetos terrestres no horizonte já que estes serão objetos fixos (árvores, antenas, etc...) e não é necessário acompanhar o movimento da rotação da terra (que tira o objeto rapidamente do campo de visão).

Treinar em objetos terrestres também servem para calibrar o centro do "viewfinder", que é aquela luneta que fica em cima do telescópio para facilitar encontrar objetos, com o campo das objetivas (apontando para a mesma direção do viewfinder).

Quando criança eu apagava as luzes da casa e do quintal para diminuir a ofuscação.

Um objeto celeste inicial bom é a lua, é fácil de se localizar e a pessoa já começa a desfrutar da ferramenta com ela.

A instalação de um Software no computador, de preferência um Notebook que dá para levar a campo fora de casa por causa da bateria, é muito recomendada. Eu uso o programa Stellarium instalado e o PC pode ficar em uma cadeira ao lado do tripé. Alguns softwares tem modo visão noturna pra não cegar ao usar os dois.

Com uma impressora faça a simulação no programa e imprima em papel a carta celeste esperada para o dia hora e minuto quando for programar a vigília noturna. Também é importante localizar os pontos cardeais na sua cidade para conseguir usar a carta celeste.

A astronomia é uma ciência antiga, há vários livros gratuitos com bastante coisa boa para se aproveitar como por exemplo no site "Project Gutenberg". A bem da verdade há vários materais relacionados importantes no processo de observação que vão da climatologia a geografia e que merecem ser lidos. A pessoa tem que se comprometer a estudar sobre vários campos:


Estamos no hemisfério sul, por isso você deverá consultar o software pelas constelações que são visíveis daqui do Brasil.

Há fóruns e comunidades que são especificamente sobre telescópios, eu mesmo era lurker de vários e estava até planejando customizar o meu pra aumentar a potência (tem gente que faz um telescópio do zero).

Se você curte lentes o ideal é continuar investindo no estudo delas para entender seu hobby. Eu mesmo tenho 2 binóculos, 2 microscópios, várias câmeras para eventos como eclipses* (escolha câmeras com sensibilidade noturna e tripé e com opção de ISO alto (acima de 3000 pra começar).

*Precisam de filtros, do contrário a pessoa além de ficar cega pode danificar a lente.
 
YouTube > manual de instruções.

Também não sei o que é um telescópio azimutal, mas acho daora ter um telescópio em casa. Acabei de descobrir que quero um também. :lol:
Montagem Azimutal (Alth Azimuth)


Uma Montagem Azimutal para telescópio é um sistema mecânico em forma de "U" que permite o telescópio se mover tanto para cima e para baixo(altitude) como da direita para a esquerda (azimute). É uma montagem simples e funcional, fácil de usar, e com ótimo desempenho. É muito usada na construção de telescópios na versão conhecida como montagem Dobsoniana. Ela é o padrão adotado nos telescópios computadorizados, pela simplicidade e não necessidade de posicionamento prévio. Ela proporciona um movimento de rotação da base com eixo perpendicular ao solo, e o movimento basculante do tubo do telescópio.

 
Estamos no hemisfério sul, por isso você deverá consultar o software pelas constelações que são visíveis daqui do Brasil.

Pra quem vive entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio, cabe a observação que durante a época do zênite lunar, quando a Lua em época de Lua Cheia consegue a meia-noite ficar totalmente perpendicular em relação ao solo, nesse período quem vive mais próximo possível da linha equatorial tem a possibilidade de observar por mais tempo constelações que só seriam possíveis estando no hemisfério norte.
 
YouTube > manual de instruções.

Também não sei o que é um telescópio azimutal, mas acho daora ter um telescópio em casa. Acabei de descobrir que quero um também. :lol:
O louco é que já pesquisei até em cursos na USP.... pouco achei.
nunca consegui usas as lentes direito.... no manual também tem pouco sobre a prática
To aqui com 2 meses de casada, pensando nos meus futuros filhos que serão homescoolers, e quero ensinar pra eles... o problema é que ainda não sei hahahaha :lol:
 
Telescópio Greika. Ele é azimutal.
ta, mas é um newtoniano, refrator... qual o modelo para te ajudar?

Um objeto celeste inicial bom é a lua
Nunca olhe para lua acima sem um óculos escuro acima de quarto crescente ou minguante. A lua é bem intensa no brilho, mas não vai causar cegueira, mas vai destruir a sua visão noturna por uma meia hora.

Ta na temporada de Saturno e Jupiter. são as "estrelas" mais brilhantes no plano eclíptico.

Constelações, só lembra que no hemisfério sul você estará vendo elas de cabeça para baixo, então é difícil de conseguir visualizar elas como as artes e fotografia do hemisfério norte.

além disso, esquece aquelas imagens lindas e de tirar o folego. A olho nu elas são no máximo semi fantasmagóricas/brancas, com raras exceções como M42 em Orion que você ainda ve tons vermelhos e purpuras a olho nu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo