• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aposentada filma traficantes por dois anos e ajuda a prender 15 bandidos

Eö Calmcacil disse:
Talvez vocês devessem me perguntar por que eu coloquei essa frase na minha assinatura antes de sair por aí caluniando a minha pessoa e falando asneiras...

(...)

E vocês? Captaram?
Talvez você não devesse usar a famosa frase daquela época sinistra; não condiz nem um pouco com a teu agora declarado patriotismo.

Mas agora incluiu uma justificativa na assinatura...


Pelo menos, parecemos concordar no que diz respeito a idiotas que só reclamam deste país e nada fazem para mudar.

Por outro lado, é difícil nutrir indentidade por um país tão "jovem"... A identificação com índios e elementos da cultura pré-colombiana faz sentido para a maioria esmagadora deste país que descende de africanos e europeus?!?
 
A senhora do artigo deveria receber uma medalha. Deveriam até fazer uma estátua dela. Parece a única pessoa que não se deixou se anestesiar pela banalização da violência. Alguém disposto a fazer um sacrifício para tentar melhorar um pouco este mundo, antes que ele mesmo se consuma. Será por isso que ela não foi compreendida? Atitudes como esta devem ser difíceis de entender para quem absorve essa cultura do egoísmo, essa coisa degradante do "cada um por si", que encontramos vestígios em todos os lugares da nossa sociedade competitiva.
Sobre nacionalismos, não se pode simplesmente ignorar todas as mazelas seculares que arruinam nosso povo em nome do amor à pátria. Aliás, se você tem mesmo amor à pátria você deve estar tão inconformado quanto os que reclamam do país, motivos não faltam. Agora, elementos da cultura pré-colombiana?! Nada disso existe no Brasil, posto que o império Inca não chegou até aqui. Se a identificação se torna difícil, isso só pode ser explicado pela colonização cultural norte-americana que já dura quase 100 anos. A verdade é que geneticamente o brasileiro tem características de índios, negros e também de europeus. Somos todos mestiços.
 
Vocês tem cada uma!

Vamos pensar primeiro na frase, e pensar quem realmente deixa o Brasil: quem tem dinheiro para comprar na Daslu, e "comprar" aceitação entre "povos melhores" (vã esperança, mas é o que se faz, fazer o que)

A velhinha obviamente não tem dinheiro, poder, ou qualquer coisa que o valha, exceto aquele pedaço pequenininho que temos dentro de nós que não podemos vender, dar jamais.

Nesse sentido, sim a frase podia tomar um rumo perigoso: a maioria deste povo brasileiro não pode deixar o Brasil, não podem comprar vida melhor lá fora.

Vamos fazer uma comparação com o Katrina.

Vide que a grande maioria das vítimas eram pessoas negras e de pouca posse. Na coluna de Helio Scharztman "Alibi de Deus" dá para a gente parar de pensar em coisas absolutas como "castigo Divino", Zeus invocando seus raios, etc..

Essa figura no entanto permanece muito na nossa cabeça, nos faz pensar "vejam só o pais mais poderoso do mundo também pode ser ferido", quando diferente de 11 de setembro foram os negros pobres que pagaram o pecado. Já ouvi coisas como "porque elas escolheram morar lá naquele lugar?", como se pudessem escolher onde morar.

Essa frase tem o mesmo efeito. Colocamos todos no mesmo patamar de poderes, enquanto que na verdade não temos todos os mesmos poderes. Torna-se injusta com quem não pode fugir do Brasil, colocando um injusto peso extra sobre pessoas que já estão lutando silenciosamente para fazer do lugar onde moram um lugar melhor por falta de opção.

Como a velhinha não temos como fugir daqui do Brasil. Mesmo quem pode fugir é ilusão. Não aceitos completamente aqui, não aceitos lá fora. Qualquer sugestão de fuga na verdade não é opção, é uma omissão. Esse ditado é infeliz por conta disso e não por conta de qualquer época que tenha sido usado.

O fato é que muitos pensam mais que não vale a pena, Calm... até mesmo você ao comentar que entrou no programa de proteção, outros que ela perdeu tudo.

Não é uma questão de amar, deixar, mas do que deve ser feito?

Patriotismo é algo muito curioso. Nesse formato da frase pode te induzir a aceitar apenas aqueles que ficam a seu lado, mas vê com nariz torcido alguém que avise "olha por aí não é uma boa". A velhinha é uma das que tão fazendo o possível mas que olhamos torto porque só vemos o "prejuízo". Achamos "errado" mesmo ela tendo se esforçado. Diminui-se-lhe o esforço.

Atravancamo-nos uns aos outros. Começamos a odiar uns aos outros porque achamos que o outro atrapalha. Gostaríamos que o outro fosse logo embora daqui para que possa-se fazer o que acha certo sem que atrapalhem.

É um longo caminho para que paremos de atravancar os passos uns dos outros. Esse tipo de frase não ajuda: só piora os ânimos como pode ver. Porque faz pouco do esforço silencioso de quem já faz, porque não inspira pessoas que nada fazem a fazer (antes ficam bravas).

É uma frase que não seduz, antipática, e por isso não funciona, com aqueles que já estão fazendo algo. (isso me lembra rosenritter em Ginga Eiyu Densetsu)

E no entanto, pelo seu teor absoluto, pela promessa de ordenamento ela fascina as pessoas desesperadas por ordem. Ordem que elas acham não serem capazes de construir sozinhas, muito menos que outros ineptos consigam já que só bagunçam.

Pode-se não gostar racionalmente de ditadura, mas no fundo emocional todos anseamos por ela, na forma de heróis que nos salvem de nós mesmos, que tomem as rédeas de nossas vidas e nos digam o que é o melhor a fazer. E que ponham ordem.

Esse é o perigo que todos corremos com alguns anos de "desordem". A época militar se torna mais nostálgica, romântica, ordeira. Mas essa ordem não vale nada: continuamos crianças sob tutela de um pai, sem nunca ousarmos andar sozinhas, errarmos sozinhas, fazer nossas próprias escolhas. Por isso que ao sairmos da tutela só fazemos bagunça. E por conta disso, os pais acham lícito retomar de novo o controle da vida dos filhos.

Outros se juntam e dão uma sensação de propósito, mesmo que individualmente não tenham definido propósito nenhum. Alguém pensou.

Pensem em termos de Humanidade e isso se torna uma tragédia.
 
Última edição:
Primula disse:
Esse é o perigo que todos corremos com alguns anos de "desordem". A época militar se torna mais nostálgica, romântica, ordeira. Mas essa ordem não vale nada: continuamos crianças sob tutela de um pai, sem nunca ousarmos andar sozinhas, errarmos sozinhas, fazer nossas próprias escolhas. Por isso que ao sairmos da tutela só fazemos bagunça. E por conta disso, os pais acham lícito retomar de novo o controle da vida dos filhos.
Eu não quero pai nenhum me protegendo, nem olhando por mim; é cada um por si. A Lei do Mais Forte persiste, e persistirá sempre, não importa o quão a humanidade se iluda com sua racionalidade.

A justiça não existe, exceto aquela que criamos e impomos aos outros; que cada um faça por si e pelos outros o necessário para criar um mundo melhor.

Ou se esconda, ou apenas persista em sua sobrevida, ou simplesmente morra.
 
Indivíduo é imprevisível. Populações não.

Por mais que o homem Kabral seja como descreveste, não dá para negar que existe o "nós", o coletivo que pensa e pensa como eu disse. De certa forma os monarcas quando assim referiam a si mesmos com esse pronome estavam mais pertos da psicologia científica de Asimov do que pensei. :think:
 
Admito que não li tudo nem li todo o tópico, mas tem uma coisinha que me incomoda: que ela filmou tudo pra conseguir obter ressarcimento do estado pela desvalorização do apartamento, não exatamente por causa dos traficantes :/
 
Primula disse:
Indivíduo é imprevisível. Populações não.

Por mais que o homem Kabral seja como descreveste, não dá para negar que existe o "nós", o coletivo que pensa e pensa como eu disse. De certa forma os monarcas quando assim referiam a si mesmos com esse pronome estavam mais pertos da psicologia científica de Asimov do que pensei. :think:
Compreendo. Difícil escapar disso. As pessoas são diferentes, porque esta é sua verdadeira natureza, e são iguais, porque se esforçam para sê-lo.


Deriel disse:
Admito que não li tudo nem li todo o tópico, mas tem uma coisinha que me incomoda: que ela filmou tudo pra conseguir obter ressarcimento do estado pela desvalorização do apartamento, não exatamente por causa dos traficantes :/
Se isso é verdade, não me surpreende.

Seres humanos... :jornal:
 
Ka Bral o Negro disse:
Deriel disse:
Admito que não li tudo nem li todo o tópico, mas tem uma coisinha que me incomoda: que ela filmou tudo pra conseguir obter ressarcimento do estado pela desvalorização do apartamento, não exatamente por causa dos traficantes :/

Se isso é verdade, não me surpreende.

Seres humanos... :jornal:

Oras, meninos, toda raiz da generosidade também é egoísta. Se fazemos algo por um mundo melhor, normalmente queremos estar vivos para aproveitar também o mundo melhor. (mesmo quando a pessoa matou por um mundo melhor, ela não entende que ajudando a destruir não pode ajudar a construir, ou seja, não pode fazer parte do mundo melhor senão o destrói também)

Isso não muda o fato dela ter dito durante a filmagem "isso não é vida... daí é pra prisão ou pro cemitério", o que indica que nem tanto é revolta pelos traficantes, mas também pena e preocupação.
 
Primula,
Acho que você interpretou de maneira errada a razão que eu dei para botar a frase na minha assinatura.
Pelo visto, você acha que eu menosprezei o esforço da sra em questão. Em momento algum quis implicar, implícita ou explicitamente, insatisfação ou reprovação da atitude tomada por ela. Pelo contrário, acho louvável e um verdadeiro exemplo de uma pessoa que quer melhorar o país, em vez de fugir ou se utilizar da milenar técnica das avestruzes (meter a cara num buraco).
Primula disse:
Essa frase tem o mesmo efeito. Colocamos todos no mesmo patamar de poderes, enquanto que na verdade não temos todos os mesmos poderes. Torna-se injusta com quem não pode fugir do Brasil, colocando um injusto peso extra sobre pessoas que já estão lutando silenciosamente para fazer do lugar onde moram um lugar melhor por falta de opção.
Quem relamente odeia o Brasil arranja um jeito de sair (vide imigração ilegal). Não é à toa que os guardas de fronteira do México com os EUA estão aprendendo a falar português. Quem realmente luta para melhorar o lugar aonde vive merece medalhas. E não entendo essa sua afirmação de que uma simples frase coloca "peso extra" sobre essas pessoas que lutam para fazer do Brasil um lugar melhor. É exatamente esse tipo de pessoa que se encaixa no grupo que "ama" o Brasil, por assim dizer. Se você não gosta de algo, você não se incomoda em melhorar aquilo. Se você está imerso nesse algo, você faz até o impossível para sair.

E eu nem sei por que tenho que justificar a minha posição acerca desse tipo de coisa. Até onde eu me lembre, NÃO estamos na ditadura (graças a Deus) e temos liberdade de expressão. Entretanto, não tenho o tempo nem a paciência de justificar por que eu coloquei uma simples frase na minha assinatura que exprime o que penso. Portanto, retira-la-ei. Não porque mudei os meus conceitos acerca dessas pessoas que adoram dizer que "o Brasil é uma merda, vou para o país tal". Existe um ditado em inglês: "Put your money where your mouth is". É basicamente o que eu digo para essa pessoas. Quer ir, vai logo e pára de encer meu saco.

Frase para encerrar: Brasil: ame-o ou deixe-o.
 
Infelizmente, essa pobre sra teve uma atitude louvabilíssima: a de expor o cotidiano desses marginais que vivem mais livres que a população "boa" desse país... coloquei o infelizmente pq ela realmente pôs o pescoço a prêmio... não me surpeenderia se ela amanhecesse morta algum dia desses... não pelo que é, mas por foder com a vida de algumas pessoas... essa é a única realidade: no nosso país, só vigora uma lei, e essa é a da espada (ou do 38!!!)
Por isso eu tenho raiva e medo de ser brasileiro.... não ter a liberdade desair na rua tomar uma coca-cola na frente de casa, não poder pegar um ônibus sem medo de ser assaltado, de sair de dia com o vidro fechado para evitar o pivete que assalta no semáforo com um caco de vidro... e ainda fala que o Brasil eh bom lugar para viver.... me desculpem, mas até nos EUA com as desgraças ou na Inglaterra que se fala mto do caso de Jean Charles, ou na Alemanha que se enfiou em duas Guerras Mundiais é capaz de ter liberdade maior q nessa porcaria de pais onde polícia vira bandido e bandido é bandido mm...
e me desculpe, Eö Calmcacil, mas essa frase é uma mentira que Brasília tenta lançar para estimular nossso patriotismo e infelizmente não cola!! para mim poderia ser "Sou brasileiro e me ferro pra caramba" ou "... e vivo atrás dos muros"...
Falam q nosso país é livre.... se liberdade é isso, carandiru era paraíso..

EDIT->>> Não sou mais um idiota que reclama do país e não faz nada... apenas mostro a minha indignação perante nossas prisões domiciliares, vamos dizer assim... apenas acho que o Brasil chegou num patamar irreversivel...e outra, para não apagar a mensagem sem explicação prévia e dizer que falo algo e mudo de idéia, desconsiderem o parágrafo que inicia assim: "e ainda falam que o Brasil[...]", eu não posso afirmar algo que não senti.... creio que não ajudaria em nada minha tese.... desconsiderem

EDIT Part II->>> A era Médici pairou sobre esse tóplico...
E acaso, Primula, do jeito que nosso país está, vc arrisca dar passos assim, sem algo para escorar??? a sra arriscou, e mesmo que ela entre no programa de proteção a testemunhas, que isso adianta para nós, que temos corrupção até embaixo do tapete da sala??? por favor, essa história de programa de proteção a testemunha é furado... alguém acredita??? eu não... (por favor, se tiver algum policial lendo, não me condene nem me ameace, pelo amor de meus filhinhos, como diria o do Valle, eu apenas estou me expressando, visto casos gordos de corrupção... não dá para confiar num país que apronta uma como o Congresso está.... me desculpem!!!)
 
Última edição:
Hansi Kürsh disse:
Por isso eu tenho raiva e medo de ser brasileiro...
[...]
e me desculpe, Eö Calmcacil, mas essa frase é uma mentira que Brasília tenta lançar para estimular nossso patriotismo e infelizmente não cola!! para mim poderia ser "Sou brasileiro e me ferro pra caramba" ou "... e vivo atrás dos muros"...
[...]
a sra arriscou, e mesmo que ela entre no programa de proteção a testemunhas, que isso adianta para nós, que temos corrupção até embaixo do tapete da sala??? por favor, essa história de programa de proteção a testemunha é furado... alguém acredita??? eu não...
1- A TAM e outras empresas aéreas têm vôos diários para fora do país... E, se você quiser economizar, a Gol agora tem vôos para Buenos Aires.

2- Desculpa, mas não foi "Brasília" que inventou essa frase. Faz parte da obra de Câmara Cascudo. E acho que você não está em posição para afirmar que a frase é mentira, tendo em vista que o sujeito da frase é oculto na 1ª pessoa do singular, ou seja, "eu". Pode ser uma mentira quando aplicada a você, mas para outras pessoas pode não ser (já vi que vou criar "controvérsia" de novo com frase na assinatura...:tsc:)

3- E por que você acha que eu coloquei proteção entre aspas no meu post?
 
Bom, depois de ler muita coisa que eu simplesmente nao acredito que tive que ler, fica meu manifesto.

Essa frase - "Brasil:Ame-o ou deixe-o" - nao possui nenhum outro significado, por mais que ditos "patriotas" como esse Calmnancil se diz, que nao o significado de exaltaçao da ditadura e da censura.

Pois é, ame-o ou deixe-o o car*lho! Fico aqui, reclamo dos problemas, aponto as mazelas, critico as acoes com as quais nao concordo porque nao me conformo com a realidade, e nao por "amor a patria". Até poderia, mas o significado deste "ame-o" está intimamente ligado com o "ame-o mas deste jeito, nao critique e nem ofereça resistencia".

Entao, nao venha com esse papo de usar etc etc.
Usa isso e sinta-se constrangido.
 
Eö Calmcacil disse:
1- A TAM e outras empresas aéreas têm vôos diários para fora do país... E, se você quiser economizar, a Gol agora tem vôos para Buenos Aires.

2- Desculpa, mas não foi "Brasília" que inventou essa frase. Faz parte da obra de Câmara Cascudo. E acho que você não está em posição para afirmar que a frase é mentira, tendo em vista que o sujeito da frase é oculto na 1ª pessoa do singular, ou seja, "eu". Pode ser uma mentira quando aplicada a você, mas para outras pessoas pode não ser (já vi que vou criar "controvérsia" de novo com frase na assinatura...:tsc:)

3- E por que você acha que eu coloquei proteção entre aspas no meu post?

1*- Eu ainda acredito em Deus e acho que ele pode fazer algo nsse pais... e outra, foi essa pátria que me pariu, é nela que eu fico... a menos que eu tenha uma oportunidade muito boa (me desculpem de novo, mas altero novamente, caso achem melhor: raiva e medo de viver se encaixa melhor...)

2*-Ohhhhhhhhhhhhhhh!! eu não me referi ao autor, mas ao publicitário.... Brasília tenta nos estimular, falando que o Brasil é amelhor nação para se viver... pode até ser, se compararmos alguns aspectos... mas não podemos negar que vivemos mais presos que o Fernandinho Beira-Mar...

3*- e eu falei alguma coisa sobre o seu post??? limite-se aos fatos... não foi direto a vc o eu comentário...

4 e por minha conta: Pq vc tentou achar furos em meu post em vez de usar algo para engrandecer esse fórum??? ese não houvesse, poderia argumentar na boa, sem achar que seu patriotismo xiita se sobressaia..

eu não sou anti-patriotista, mas acho que a gente não tem poder nenhum para alterar algo... observe a mulher... tá com a corda no pescoço...

e pelo post abaixo, eu não sou o único a pensar desta maneira... eu amo minha patria mesmo que ela esteja f****** e não vou deixar, reclamando ou não... e dane-se a opinião pública!!!!!
 
Última edição:
Hansi Kürsh disse:
2*-Ohhhhhhhhhhhhhhh!! eu não me referi ao autor, mas ao publicitário.... Brasília tenta nos estimular, falando que o Brasil é amelhor nação para se viver... pode até ser, se compararmos alguns aspectos... mas não podemos negar que vivemos mais presos que o Fernandinho Beira-Mar...
Vc tá mais do que certo, cara ..

Essa frase é usada pra retirar a "responsabilidade" da Elite brasileira para com a população, e repassá-la ao trabalhador, quer dizer, é como se falassem: "Ah, vc tá na merda, rala pra cacete, ganha mal, mas e eu com isso? Vc é brasileiro, se vira, cara!"
E ainda pôr gente como o Ronaldo como exemplo é o melhor! Ganha 25 milhões de dólares por ano, bela referência para o trabalhador brasileiro.
 
Última edição:
Varatar disse:
Essa frase é usada pra retirar a "responsabilidade" da Elite brasileira para com a população, e repassá-la ao trabalhador, quer dizer, é como se falassem: "Ah, vc tá na merda, rala pra cacete, ganha mal, mas e eu com isso? Vc é brasileiro, se vira, cara!"
E ainda pôr gente como o Ronaldo como exemplo é o melhor! Ganha 25 milhões de dólares por ano, bela referência para o trabalhador brasileiro.
É porque eu sou brasilero, e não desisto nunca!!! :issoaih: :issoaih: :issoaih:





:jornal:
 
e mesmo assim, quem tá no Brasil, nós ou o Ronaldinho???

é uma palhaçada achar que ser brasileiro é ser melhor... soa não masoquista, e sim hitleriano.. parece que querem nos por no topo... com essa frase a elite diz "vocês são brasileiros, então se fodam aí e ralem pra se virar... se vc consegue ou não, problema é seu!!" e isso dá raiva....

pior que eu falar contra o Brasil é político roubar nosso dinheiro e não ir nem a julgamento....
 
Hansi Kürsh disse:
é uma palhaçada achar que ser brasileiro é ser melhor... soa não masoquista, e sim hitleriano..
Eu nunca disse que ser brasileiro é melhor, eu disse que me orgulho de ser brasileiro, o que é uma coisa totalmente diferente. Seria um etnocentrismo da minha parte dizer que qualquer nacionalidade é melhor que outra.

Edit-> Estou abandonando esse tópico, pois sinto que essa discussão não está levando a nada. Minhas palavras estão sendo distorcidas e mal interpretadas. Qualquer coisa, me mandem uma mp.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo