• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aposentada filma traficantes por dois anos e ajuda a prender 15 bandidos

Shantideva

Adoro elfos ruivos!
Coragem não tem idade

Fábio Gusmão - Extra

RIO - Uma câmera na mão e muita indignação no coração. Foi assim que Dona Vitória (nome fictício), uma aposentada de 80 anos, moradora de Copacabana, resolveu dar um basta na rotina de violência com que grande parte da população do Rio convive como se fosse normal. Mas para Dona Vitória não era normal ter como despertador os tiros vindos da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Vizinha da favela que movimenta cerca de R$51 mil semanais só com a venda de drogas, ela também não se conformou em ver o livre trânsito de traficantes armados de fuzis e metralhadoras e de viciados em busca de entorpecentes.

Há dois anos, filmadora em punho, Dona Vitória começou a documentar o tráfico local a partir da janela de seu apartamento. Sofreu ameaças, tiros foram disparados para sua vidraça, mas ela permaneceu firme. Narrando todas as cenas que captava como se fosse uma cineasta, seu relato é um misto de espanto, revolta e emoção. Como no dia em que, estupefata, flagra um grupo de crianças de 6, de 10 e de 12 anos de idade cheirando cocaína perto de uma ribanceira.

- Olha aí o futuro do Brasil. Não é possível, minha gente, essas crianças cheirando pó e ninguém faz nada - desabafa.

Ao todo foram produzidas 22 fitas, com cerca de 33 horas de gravação. O "Extra" acompanhou sua luta durante um ano. De posse do material, Marcelo Itagiba, secretário estadual de Segurança Pública, mandou a polícia agir. E a ação foi imediata: 15 bandidos presos, outros tantos identificados e Dona Vitória ficou sob a guarda do estado, depois de abandonar o apartamento onde viveu por 38 anos.

Agora, a aposentada diz que faz questão de ver um bom desfecho para a história que bravamente começou a contar. O que para ela significa a polícia ocupar definitivamente o morro e fazer dali uma comunidade na qual o estado se faça presente não só com pistolas e fuzis. Outro sonho de Dona Vitória é que, passado o período em que ficará incluída no programa federal de proteção à testemunha, ela possa voltar à terra natal e dormir sossegada.

Fonte: Globo Online
 
Eu não entendi o porquê se anunciar com nome e o escambal.

Tá locona a velha? Loca pra morrer? :eh:
 
Nada contra a ação da velha. :roll:

Pelo contrario, é legal de ver alguém com consciência social, etc...

Mas a impressão que passa é simples: a de que não há glória em uma atitude sem o reconhecimento da mesma. :eh:
 
É..talvez seja por isso quer ela tenha se anunciado "com nome e o escambal"...mas esse é o tipo de atitude que se fosse generalizada por parte da população(e não hovessem dedos-duros, claro) ajudaria a botar muita gente na cadeia, ou ao menos intimidar a ação dos bandidos. Muita gente tem até medo de dar queixa na delegacia quando são assaltados(exemplo de uma tia minha), ou sofrem algum tipo de violência, por conta de alguma represália dos bandidos e da ineficiência da polícia.
 
A velha tem mais coragem q metade do forum. Inclusive eu mesmo.

MEcher com traficantes é mecher com a viida.
 
E quem disse que o nome dela foi divulgado? "Vitória" é fictício.

A utilidade da divulgação é que inspira e dá coragem pras outras pessoas combaterem o crime. Imitar os outros é muito fácil, difícil é ter a iniciativa.
 
http://estadao.com.br/cidades/noticias/2005/ago/24/217.htm

do jornal acima disse:
ela se cansou de denunciar sem sucesso os traficantes que desfilavam pela rua empunhando armas

"Fiquei surpresa com o que vi, não sabia que eram tantas cenas", disse a delegada Monique Vidal

Quem disse que ela é vagal é no mínimo sem noção. E claro, o vagal da estória. :roll:

Tipo, ela só parou de reclamar da vida e resolveu dar sua contribuição para que a vida seja menos bosta, enquanto que vejo alguns jovens aqui do fórum mesmo que vivem reclamando e nada fazem.

Até entendo o porque, afinal ela já viveu muito e pode morrer, mas se nao fizer nada, algum dos netos e bisnetos de 6 anos pode ir no caminho do filho do Romário e se perder.
 
Última edição:
Não preicsava nem partir para exemplos de famosos... Só a influência que essas pessoas do próprio bairro poderiam influenciar os seus familiares já é um bom motivo para o que ela fez...

Eu confesso que não teria coragem, principalmente morando do lado dos caras e vendo a merda toda que eles estavam fazendo com a população do bairro dela... Tem que ter muita coragem mesmo, não é qualquer um que simplesmente decide f*der com os bandidos sem ter medo de ser f*dido por eles...

Agora ela tá no programa de protação à testemunha... Espero que ela viva bastante tempo, para poder dar, quem sabe, inspiração à outras pessoas que vivem na mesma situação.
:clap:
 
O Mundo é um lugar ruim e perigoso, mas algo deve ser feito para mudar.


Criticar e se fechar em sua vida confortável é tão mais fácil...
 
Shantideva disse:
Ao todo foram produzidas 22 fitas, com cerca de 33 horas de gravação. O "Extra" acompanhou sua luta durante um ano. De posse do material, Marcelo Itagiba, secretário estadual de Segurança Pública, mandou a polícia agir. E a ação foi imediata: 15 bandidos presos, outros tantos identificados e Dona Vitória ficou sob a guarda do estado, depois de abandonar o apartamento onde viveu por 38 anos.

Ela teve muita coragem :clap:
Mais agora ela perdeu tudo... 8-O
Sua casa, aonde ela viveu por 38 anos, e vai passar o resto da vida com medo :shock:
A policia do Rio é quem deveria fazer esse tipo de gravação e investigação, não uma senhora... e uma vergonha para a policia que uma senhora tenha que praticamente sacrificar sua vida para por 15 bandidos na cadeia sendo que 9 eram policiais :disgusti:
 
Quanto menos preparada é a pessoa que faz, mais ela nos deixa envergonhados porque fazemos menos.

Perder tudo? O que?

O medo ela já tinha.

Não mais dela era seu lar. Se você não pode sair para passear, se tem de colocar grades, o nome correto não é prisão?

Ela apenas percebeu aquilo que todos somos: prisioneiros esperando o abate. Ela está mais livre do que todos nós, esperando alguém que nos salve, chorando pela injustiça que é o mundo, o peso de nossas sentenças.
 
eu detesto dar uma de óbvio, mas a frase de Voltaire não anula o sentido da outra. :eh:
 
Bem que poderiamso deixar de crucificar o Calmacil não é? :mrgreen:

O cara pelo menos é patriota, coisa que muita gente aqui no fórum não é... :tsc:
Às vezes, um pouco de nacionalismo também faz bem para o ser humano...
Se ele curte a época ditadorial, é porque não viveu nela e não sabe a merda que era naquele tempo... :roll: Mais isso as pessoas vão mudando com o tempo...
 
Ka Bral o Negro disse:
Lema ditatorial de uma época vergonhosa. :jornal:
Alucard disse:
Bem que poderiamso deixar de crucificar o Calmacil não é? :mrgreen:

O cara pelo menos é patriota, coisa que muita gente aqui no fórum não é... :tsc:
Às vezes, um pouco de nacionalismo também faz bem para o ser humano...
Se ele curte a época ditadorial, é porque não viveu nela e não sabe a merda que era naquele tempo... :roll: Mais isso as pessoas vão mudando com o tempo...
Talvez vocês devessem me perguntar por que eu coloquei essa frase na minha assinatura antes de sair por aí caluniando a minha pessoa e falando asneiras...

Vou colocar aqui uma MP que eu mandei pro Felagund, que me perguntou se eu apoiava a ditadura. Quando eu disse que não, ele me perguntou porque eu coloquei a frase na minha assinatura:

Eö Calmcacil disse:
Felagund disse:
Então voce é contra a Ditadura:mrgreen:
Ok, mais pq na sua assinatura tem umgrande bordão da ditadura?
Porque eu penso da mesma maneira. Se não gostou, ninguém te impede de ir morar em outro país. Eu odeio essas pessoas que vivem reclamando que morar no Brasil é uma porcaria, que só tem violência, que o país tal é muito melhor... Essas pessoas usam todo o investimento que o país faz nelas e levam todo o conhecimento e técnica acumulados para o exterior. Se for pra sair do país, vai agora.
Não pense que por isso eu aprovo a tortura e execução de estudantes e comunistas, pelo contrário. Mas se tem uma frase que resuma o nojo e repúdio que eu sinto por essas pessoas, é essa. E pouco me importaria se fosse Marx, Descartes ou o bêbado do bar da esquina o autor da frase. E é como diz a outra frase do meu nick: uma frase inteligente não prova nada.

Captou?8-)

E vocês? Captaram?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo