• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Apontamentos Para reconstrução do Comportamento e Aparência Original da Morte

Neoghoster Akira

Brandebuque
You say: "we were not made for death, nor born ever to die." What do you mean: that ye were as we are, or otherwise?'

https://thainsbook.files.wordpress.com/2015/08/athrabeth.pdf

...
...E aquele que tentar, provará não ser senão meu instrumento na invenção de coisas ainda mais fantásticas que ele próprio nunca imaginou.

Silmarillion, pg.6, Ainulindalë.

Adão e Eva

Sugere-se ou especula-se que um dos modelos para Gollum tenha sido a obra King Solomon's Mines, em exemplos de degeneração humana, seja da vida seja da morte.

Para Gollum o dom da morte é experimentado à maneira dos Númenorianos e dos Nazguls, cheio de medo em razão de uma queda original, semelhante a de Adão e Eva.

Observa-se nesse exemplo que no dito pelos elfos, em Akallabeth, Eru não planta sentimentos sem propósito, e que o desejo de fugir da desfiguração de Arda se trata do desejo por segurança em relação ao plano original de vida do que necessariamente da vontade de transgredir ativamente a recepção do dom que seria uma questão especificamente diferente. A queda se dá pela falta de fé mais do que pelo ódio aos dons recebidos.

Essa vontade vinha das ruínas do plano original para Arda, do que fora feito por Melkor ao forçar o cumprimento da profecia de Eru que sempre se manifestaria após cada desobediência.

De modo que se Melkor atua então ele o faz para receber dois tipos de conseqüências. O primeiro tipo que é previsível e decorre de seu plano e o segundo tipo que é imprevisível e não decorre da previsão de nenhum Vala.

A soma dos resultados de dois tipos de conseqüências totaliza o impacto integral da ação de Melkor, seja para homens seja para elfos.

Por exemplo, quando do ataque em Aman Melkor o inimigo do mundo atiça muito mais ódio do que esperava insuflar e o controle do senhor do escuro é perdido e ele mesmo quase morre nas garras de Ungoliant. A família de Feanor é dizimada e o elfo não reencarna mais. Sua mágoa se torna num ferimento da alma e se transforma em algo novo em Aman (semelhante a Miriel) a espera de que algo ainda mais fantástico surja e resolva o problema.

Aos homens, no começo dos tempos, não poderia haver um ataque menos destruidor aos dons dos atani do que o que fora feito contra Feanor.

De sorte que se homens Numenorianos podiam escolher a hora da morte tendo um prazo apertado, em condições perfeitas (Sem Melkor) Andreth abre espaço para que se hipotetize que seria possível dilatar o tempo até que cada destino fosse satisfeito.

Afinal, mesmo o melhor tipo de homem que conhecemos, em Númenor eles viviam como Adão recém expulso do paraíso, estavam marcados pela sombra como todos os homens mas ainda havia contato com a divindade. Uma resistência e durabilidade alta, mas muito inferior e sem a legitimidade plena de antes da queda.

O homem "não decaído" (pré-queda), que assombra pela primeira vez a descoberta de Finrod, não estaria necessariamente recusando o dom da morte se estivesse apenas vivendo indefinidamente até satisfazer o plano natural dentro do mundo dos elfos. Um dia ele também escolheria ir embora e viria a se deitar naturalmente contente como os melhores reis de Númenor faziam (ainda mais felizes na verdade).

A morte então seria de um forma muito mais graciosa e depois de realizarem o destino sem a derrota da sombra ou peso na consciência.

Naqueles tempos a morte tomou outra forma, não mais como a bela continuação de um caminho longo que um dia foi iniciado pelos pais dos homens no despertar de Hildorien, pois que o próprio mundo não mais suportaria vidas longas tendo ele mesmo a sua vida útil reduzida.

200px-Elena_Kukanova_-_Andreth.jpg


http://tolkiengateway.net/wiki/Athrabeth_Finrod_ah_Andreth
https://lareviewofbooks.org/article/gollums-mother-on-marie-corelli/
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo