• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Apesar de ter mais desalojados, NE recebe menos ajuda

imported_Cabal

O Poeta Aprendiz
Não vou botar a culpa no governo federal, mas infelizmente esse País é assim, sou Paulistano com orgulho, reclamo muito de Salvador e da população, mas amo este lugar também, afinal de contas vivo aqui, e talvez hoje eu seja um soteropaulistanoi, conheço os dois lados da moeda, é foda ver como são tratadas de maneiras tão diferentes as regiões do País, sempre foi assim, imagino se um dia vão perder a imagem de nordestino cabra da peste que foi implantada no imaginário popular, siceramente, é mais fácil ajudar o Sul do que o Nordeste, pois a vida aqui sempre foi dura, não que no Sul não seja, mas essa sempre foi a máxima dessa região.

ps: Não estou criticando regiões, pessoas e nem nada, é apenas um desabafo.

Apesar de ter mais desalojados, NE recebe menos ajuda

Agencia Estado
Há seis meses Santa Catarina foi atingida por chuvas fortes e os morros inteiros desmoronaram, na segunda maior tragédia natural na história da região. O País acompanhou comovido histórias das familias. Dezenas de helicópteros levavam doações, senadores faziam reuniões de emergência e toneladas de roupas e comida eram enviadas ao Estado. Comparando números da tragédia de SC com da que acontece agora no Nordeste, parece que o fato ocorre em países diferentes. Apesar de ter 4 vezes mais desalojados, a região conta com menos doações e a verba pública só foi liberada ontem.

Santa Catarina teve 63 cidades afetadas, 137 mortes, 51 mil desalojados e 27 mil desabrigados. No total, a estrutura de suporte para lidar com as enchentes contou com 24 helicópteros e 4 aviões da Força Aérea. Doações da sociedade totalizaram R$ 34 milhões e o governo federal e o Congresso Nacional prometeram a liberação de R$ 360 milhões. Apesar de registrar um número menor de mortos até o momento, 45, o Nordeste tem 299 cidades afetadas, 200 mil desalojados e 114 mil desabrigados.

Mesmo assim, com um número 4 vezes maior de pessoas que precisam urgentemente de ajuda, só 3 helicópteros e 3 aviões atuam na região. E as doações não alcançam R$ 4 milhões. Só ontem, quase dois meses após o início das tempestades, o governo federal destinou verba ao Nordeste, por meio de medida provisória assinada pelo presidente em exercício José Alencar, que liberou R$ 880 milhões - incluindo ajuda às vítimas da seca no Sul. As cidades atingidas ainda esperam repasse de R$ 23 milhões desde as enchentes do ano passado, referente a empenhos do Orçamento de 2007. As informações são do jornal
 
eu estava pensando sobre isso dia desses. não falo nem sobre o governo, mas sobre os brasileiros em geral. parece que o pessoal se mexeu muito mais para ajudar na época das enchentes em santa catarina, não sei. aqui em curitiba em qualquer esquina tinha posto de coleta de doações para as vítimas, agora não vejo mais nada do tipo.
 
Anica disse:
eu estava pensando sobre isso dia desses. não falo nem sobre o governo, mas sobre os brasileiros em geral. parece que o pessoal se mexeu muito mais para ajudar na época das enchentes em santa catarina, não sei. aqui em curitiba em qualquer esquina tinha posto de coleta de doações para as vítimas, agora não vejo mais nada do tipo.

Até o próprio nordeste se mutila Ana, ví muita gente aqui ajudar Santa Catarina e agora parece que nada está acontecendo, até pra saber o local correto para enviar as doações está complicado, a Petrobras cria um stand dentro dela pra receber as doações dos funcionários e depois repassar, mas nem todas as empresas fazem isso.
 
Aqui em SP idem, Ana. Em todo lugar se ouvia falar em doações e em ajudar SC. E no caso do nordeste, a informação não chegou como deveria. "Ouvi falar" das chuvas, nada comparado ao que veiculado a respeito de Santa Catarina.


E pior que a maioria das notícias não informa como as doações devem ser feitas, eu só encontrei informação completa nesse link aqui:

Coloquei o underline no inicio do link porque clicando nele tava dando link quebrado... então tem que copiar e colar pra ver a matéria...

_http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/05/07/veja+os+pontos+de+doacao+para+os+atingidos+pelas+chuvas+no+norte+enordeste+5987933.html
 
Estou tentando arrecadar donativos pra enviar a defesa civil, creio que vamos fazer um show semana que vem com mais duas bandas, cobrando um kilo de alimento, pra tentar ajudar um pouco mais, afinal de contas o rock sempre foi atuante.
 
eu acho que esse descaso também se deve ao fato de que muitas doações a SC ainda estão estocadas, fora tudo que foi vendido ou desviado. A população se decepciona, você quer doar, mas não sabe se vai chegar a quem precisa.
 
Bem, mas uma coisa é certa... Mandar coisas pra SC é estrategicamente mais fácil pra Sul e Sudeste do que pro Nordeste!

Esses dias eu conversava com um bombeiro aqui em Foz, e ele disse que não sabia como poderiam levar as coisas sem que estragassem... Teria que ser de avião... Enquanto caminhão em SC resolvia!

Dois tópicos a se pensar:

- Logística
- O pensamento (errado, mas real) de que nordeste já é meio trágico quando não é turístico (seca, pobreza), daí as pessoas não dão tanta importância. (não concordo, mas é fato que muuuuita gente pensa assim)
 
a impressão que eu tenho é essa também, de que as pessoas naturalmente presumem que no nordeste tá tudo fodido e eles que se virem. algo do tipo: já não é novidade... enquanto que o que aconteceu em santa catarina (sem querer diminuir a tragédia que foi) ganhou bem mais cobertura e, pelo menos parecia, teve uma maior comoção pelo país.

um comentário à parte, sobre as diferenças entre as regiões: eu tava em salvador há 2 semanas atrás, qdo choveu e alagou a cidade toda. o comentario geral era de que aquilo tinha q acontecer mesmo, pela falta de educação das pessoas q jogam lixo no chão, pela falta de lixeiras nas ruas, o tipo de reclamação q provavelmente não adiantaria de nada qdo as chuvas parassem e q tb seriam esquecidas. são paulo é o mesmo lixo. daí eu chego aqui no sul, é uma lixeira por quarteirão. cada região tem seu problema sim, infelizmente.
 
Pois é caro Wilson, existe a má-educação do povo sim, mas também existe o descaso total e pleno do poder público, as chuvas que tiveram aqui foram fodas, nunca tinha visto algo parecido em 15 anos morando em Salvador, a cidade fico caótica mesmo, foram praticamente 2 meses de chuva, com pouco sol, a cidade não está acostumada e nem praparada pra isso, mas lembremos que o estrago maior não foi em Salvador, o problema é bem mais profundo, é cultural, e pelo menos pessoas que nem nós, que eu julgo mais antenadas no mundo, devemos tentar fazer nossa parte e ajudar a mudar isso tudo.
 
Não vi propaganda na TV com pessoas famosas pedindo doações. Não conheço nenhum posto de doação ou conta bancária.
 
Sky Charão disse:
eu acho que esse descaso também se deve ao fato de que muitas doações a SC ainda estão estocadas, fora tudo que foi vendido ou desviado. A população se decepciona, você quer doar, mas não sabe se vai chegar a quem precisa.

Tauil disse:
Não vi propaganda na TV com pessoas famosas pedindo doações. Não conheço nenhum posto de doação ou conta bancária.

A tristeza de saber que o dinheiro e a ajuda não chegou aos desabrigados e nem até as cidades, e isso era aqui pertinho. Olha que muita gente ajudou.
Eu ouvi falar, assim como vocês estão falando que não deram nenhum destaque na mídia nacional.
 
Tauil disse:
Não vi propaganda na TV com pessoas famosas pedindo doações. Não conheço nenhum posto de doação ou conta bancária.

Sei que já passou bastante tempo, mas as pessoas ainda precisam de ajuda.
E, apesar de as chuvas terem diminuído tanto no Norte como no Nordeste, ainda há muito o que fazer pois muitos continuam desabrigados, estradas foram destruídas, além dos agricultores que perderam a colheita e muitos têm empréstimos junto a bancos e ao Pronaf.

Para quem quiser e puder ajudar as prefeituras das cidades atingidas pelas chuvas no Piauí, junto com a Defesa Civil, abriram uma conta nas seguintes agências do Banco do Brasil:

ag.: 3791-5 conta: 2009-5 (Teresina - PI)
ag.: 1777-9 conta: 2009-5 (Cocal - PI)
 
Tem muito político que faz campanha em cima das dificuldades do povo nordestino, toda eleição é sempre o mesmo discurso, vamos melhorar, vamos fazer isso , vamos fazer aquilo e nada de efetivo realmente tem sido feito.
 
divulgando:

http://oasissantacatarina.ning.com/

"O movimento Oasis Santa Catarina é um movimento iniciado por jovens brasileiros que assumiram um desafio: Conscientizar a população brasileira de que é possível colocar a mão na massa para resolver nossos problemas.
Começaremos por Santa Catarina.
Por que Santa Catarina?
Esse movimento vem sendo planejado desde o ano passado quando as catástrofes ocorreram na região. O plano é adquirirmos experiência para expandirmos para o Nordeste, Amazônia e outras partes do Brasil e do mundo!"

O plano é juntar 800 universitários para ajudar nas cidades mais atingidas pelas enchentes no final de julho. Parece bem legal e eles são bem organizados.

Fica aí a dica :sim:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo