1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Apátrida (Ana Paula Bergamasco)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Marcio Scheibler, 11 Out 2011.

  1. Marcio Scheibler

    Marcio Scheibler Usuário

    Sinopse:

    Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.

    Opinião:

    Emocionante se aventurar através de um fato marcante de nossa história. Com um romance ambientado durante a II Guerra Mundial, Apátrida nos mostra muitos detalhes desse episódio triste do passado, mas nos faz refletir o quão pequeno somos diante das mazelas do mundo e da crueldade daqueles que visam ao poder.

    Podemos ter uma noção do que se passou naquele período, mesclando momentos de rara alegria com episódios frequentes de dor e sofrimento.

    Uma obra que vem para tomar conta e virar referência na nossa literatura.
     

Compartilhar