• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aparência dos Valar

Eriadan

Well-Known Member
Eis aqui algumas dúvidas que me vêm feito refletir bastante desde que li O Silmarillion, mas sempre me esquecia de postá-las! :doh:Aí vão: :)

Na Enciclopédia Valinor, diz-se algo da fána dos Valar: Manwë como um senhor barbado, Oromë de cabelos prateados, Námo sem cabelo... Este é 1º ponto: essas informações vêm do próprio Tolkien, do filho, estão contidas no HoME ou são especulações?

2º: os corpos que os Valar se trajavam eram, digamos, peculiares, ou eram semelhantes aos dos elfos, com orelhas pontudas e tudo o mais?

3º: a estatura deles eram de fato muito maiores? Sabe-se, bem no + ou - (não vou ser tão exigente :mrgreen:), quanto?

4º: Existem mais informações sobre a aparência dos outros Valar, que não foi descrita na Enciclopédia (Aulë, Nienna, Vána, Vairë, Nessa...)

Valew! :cerva:
 
Salve meu caro amigo. Nos HoME temos no Volume I, GLIII, THE COMING OF THE VALAR AND THE BUILDING OF VALINOR, onde temos descrições de Valar até mesmo omitidos no Quenta Silmarillion editado, como Omar, Vala das Línguas, Makar, Vala da Guerra, Erinte Vala do Amor e da Música (filha de Manwe e Varda). A evolução da escrita pode ter levado aos atuais Valar do Silmarillion que temos hoje, mas creio que nem todos foram assim.
Sobre a descrição, não vi nenhuma descrição exata neste capítulo que pudesse sanar todas as suas curiosidades.
Quanto a estatura, sabemos que Ulmo mostrava-se em estatura avantajada, creio que assim como outros, mas não acho que todos. Aos trajes e fisionomia, nunca li detalhes do tipo relevantes realmente nos HoME, não que me lembre.
Espero tê-lo ajudado um pouco, ou então despertado maior curiosidade...hehehe

Olha uma parte:

"There sang Amillo joyously to his playing, Amillo who
is named Omar, whose voice is the best of all voices, who
knoweth all songs in all speeches; but whiles if he sang not
to his brother's harp then would he be trilling in the gardens
of Orome when after a time Nieliqui, little maiden, danced
about its woods."


Abraços caro amigo
 
Vale lembrar que a idéia de que os Valar poderiam ter filhos foi descartada por Tolkien.

Eu não posso ajudar muito pois nunca li os HoME (apenas textos traduzidos daqui da valinor e outros lugaares). Mas não lembro de nenhuma descrição específica dos Valar.

No Silma é dito que a aparência dos valar era semelhante a élfica, mas não sei até que ponto. Quanto a altura, não creio que eles (em geral, pode haver excessões) se mostrassem muito altos. Entre 3 e 4m talvez.

Espero ter ajudado um pouco.
 
Última edição:
Aracáno Elessar disse:
Salve meu caro amigo. Nos HoME temos no Volume I, GLIII, THE COMING OF THE VALAR AND THE BUILDING OF VALINOR, onde temos descrições de Valar até mesmo omitidos no Quenta Silmarillion editado, como Omar, Vala das Línguas, Makar, Vala da Guerra, Erinte Vala do Amor e da Música (filha de Manwe e Varda). A evolução da escrita pode ter levado aos atuais Valar do Silmarillion que temos hoje, mas creio que nem todos foram assim.
Sobre a descrição, não vi nenhuma descrição exata neste capítulo que pudesse sanar todas as suas curiosidades.
Quanto a estatura, sabemos que Ulmo mostrava-se em estatura avantajada, creio que assim como outros, mas não acho que todos. Aos trajes e fisionomia, nunca li detalhes do tipo relevantes realmente nos HoME, não que me lembre.
Espero tê-lo ajudado um pouco, ou então despertado maior curiosidade...hehehe

Olha uma parte:

"There sang Amillo joyously to his playing, Amillo who
is named Omar, whose voice is the best of all voices, who
knoweth all songs in all speeches; but whiles if he sang not
to his brother's harp then would he be trilling in the gardens
of Orome when after a time Nieliqui, little maiden, danced
about its woods."

Abraços caro amigo
Tu falas de fato a lembrar um rei, Elessar. :lol: "Você fala como um rei-anão de outrora, e com isso me espanto" - Mîm para Túrin. Valeu, velho, mas você realmente conseguiu aumentar anda mais mnha curiosidade, porque inveja-me que já tenha lido o HoME!... :babar:

O Proview chegou mais perto de sanar minha dúvida. Valeu! Mas somente o 3º ponto considero que tenha tido uma resposta satisfatória... :(
 
Salve meus caros amigos. Sim, é verdade o fato de abandonar os filhos, e torná-los os Maiar, sendo de certa forma servos, como Ossë, Uinen, Eonwë[arauto, antes filho].
Mas quanto a aparência, não me lembro mesmo para te dizer ao certo. Desculpe.
Tentarei te ajudar assim que achar tempo meu bom amigo.

Nai Valar laituvar ce.
 
Última edição:
Aiya Nildonyar!
Bem acho que vale resaltar um pequeno detalhe, os Valar assumiam a forma que desejassem, por isso ás vezes podemos colocar nossa imaginação em prática^^.

Mas realmente o que Aracáno citou sobre os HoME está corretíssimo!
Namarië, ar nai Valar laituvar le!!!
 
Valeu a todos> Fairy, Aracáno, Proview... Acho que meu tópico não poderai receber respostas precisas mesmo não. :D

Elessar, responda a MP que te enviei!... :)
 
Eu lembro de ter lido que Oromë tinha cabelo dourado :think: (pensando bem, acho que era Tulkas)
Sobre a estatura, eu chutaria que o único que passa de 3m é Ulmo (e Melkor, provavelmente). Mas são só especulações, eles não eram gigantes como o Morgoth na pintura de Ted Nasmith.
 
Última edição:
Imadofus disse:
Eu lembro de ter lido que Oromë tinha cabelo dourado :think: (pensando bem, acho que era Tulkas)
Sobre a estatura, eu chutaria que o único que passa de 3m é Ulmo (e Melkor, provavelmente). Mas são só especulações, eles não eram gigantes como o Morgoth na pintura de Ted Nasmith.
É verdade, ele tem ali quase o tamanho das árvores. :ahn?: A pintura (não sei o nome do artista) da capa dos Contos Inacabados tb é meio exagerada, não? Ulmo não tem ali 3 m, mas aparentemente mais de 5...
 
A descrição dos cabelos e barbas de Tulkas eu me lembro, está no próprio Valaquenta. Além disso, sabemos que as formas que os Ainur mais comumente assimiam era de Filhos de Eru mesmo, normalmente elfos, com quem passaram a conviver. E, na minha opinião, essa forma deles não era muito maior do que o normal, não. O balrog do filme, por exemplo, muito provavelmente está exagerado, bem como a ilustração do Morgoth do Nasmith e o Ulmo do J. Howe, na capa do Contos Inacabados da MF (mas os desenhos são bonitos, com certeza). Eu acho que quem acertou foi o Howe na ilustração do Morgoth contra Fingolfin, ficou num tamanho bem razoável.

Mas os Valar não estavam presos a essas formas,eles podiam assumir outras que desejassem.Yavanna às vezes aparecia como uma bela árvore ao sol. :)
 
Eriadorion disse:
Na Enciclopédia Valinor, diz-se algo da fána dos Valar: (...) Námo sem cabelo...
Tinha Valar careca???

Ora, o Deriel diz que é uma doença, então por isso os elfos não poderiam ser carecas, ois eram imunes a doenças. Mas e os Valar??
 
Hm, tem razão, Maglor! Tinha me esquecido desse importante detalhe: eles variavam muito as formas! Então, quando se diz que Tulkas tinha cabelo e barba dourados, significa que era a sua forma preferida, ou ele simplesmente escolheu permanentemente esta e ficou, tal como Oromë com seus cabelos prateados, Manwë com sua barba, etc, etc? È permitida à nossa imaginação simplesmente imaginá-los como quisermos, de acordo com sua personalidade, uma vez que Tolkien nunca os descreveu com detalhes em formas físicas?...

E concordo com vc, a ilustração do Howe da Queda de Fingolfin é a mais coesa, conforme penso. mas, pensando bem, se os Valar podiam modificar sua aparência, também não poderiam logicamente modificar também a sua estatura?:think:

Uma coisa dita no Silmarillion que contradiria esta hipótese é algo do tipo: "Os elfos eram de fato mais parecidos com os Valar, embora Eru tivesse criado os últimos mais poderosos e maiores em estatura."

Mas esse é mais um novo ponto a ser analisado. :roll:

Edrahil disse:
Tinha Valar careca???

Ora, o Deriel diz que é uma doença, então por isso os elfos não poderiam ser carecas, ois eram imunes a doenças. Mas e os Valar??
É como se descreve Mandos na Enciclopédia Valinor, não sei se tirado do HoME... E, no caso dele, não é doença, é preferência mermo... :think:
 
Última edição:
Eu não sei se eles variavam "muito", assim. Acho que não, e que alguns mais do que outros. Mas que, com certeza, Tulkas poderia aparecer de alguma outra forma, poderia. Eu fico com um pé atrás antes de dizer que podemos imaginar como queremos, sabe. Eu não conheço ou lembro das fontes de todas as descrições, mas sempre prefiro me apegar ao máximo às que existem com certeza. Se não existirem, então me sinto livre para imaginar dentro desses limites.

E, de repente, aquela "estatura" ali, pode ser só "estatura hierárquica", ou "de poder". Ou não, pode ser escorregadela do Professor mesmo. :think:

E eu achava que o Morgoth da ilustração era um pouco menor, que coisa. De qualquer jeito, não está exatamente absurdo.
 
Eriadorion disse:
É como se descreve Mandos na Enciclopédia Valinor, não sei se tirado do HoME... E, no caso dele, não é doença, é preferência mermo... :think:
Pagodeiro ou jogador de futebol? :lol:
 
Eriadorion disse:
E concordo com vc, a ilustração do Howe da Queda de Fingolfin é a mais coesa, conforme penso. mas, pensando bem, se os Valar podiam modificar sua aparência, também não poderiam logicament modificar também a sua estatura?:think:
Vale lembrar que desde que Melkor roubou as Silmarilli e fugiu de Valinor (talvez tenha sido antes mas acho que foi aí mesmo), ele passou a usar um hroa e nunca mais pôde mudar.

Essa ilustração está correta no que diz respeito à estatura de Morgoth, mas tem pelo menos dois erros: Morgoth sem as Silmarilli na coroa e Fingolfin loiro.
 
Os trajes de "Arda" dos Valar poderiam variar, mas creio que não muito, não tão deliberadamente. Assim como citou Maglor.
As fontes, bem, também não vejo muitas sobre precisas descrições, nem mesmo em "The Cottage of Lost Play" ou "The Coming of the Valar and the building of Valinor" dos HoME Volume I.
 
Ola a todos

Bom de acho que embora os valar pudessem ter a fána que quizessem eu creio que os que tolkien descreveu seriam o como ele mesmo os imaginava e não creio que os mesmos tomaram outra forma, então os imagine assim.

E quanto ao tamanho, creio que somente ao que tolkien deu uma atençao maior a essa caracteristica (como no caso de Ulmo) tenha um tamanho proximo aos 4m +/- e os outros que tolkien disse ser grandes, deviam ter 2m +/-, pouco maior que os elfos (vale lembra que os elfos são altos e não tem 8m de altura hehehe)
 
Mas a variabilidade de formas é fato.
Não só os Valar, mas também Maiar poderiam assim o fazer, variar suas formas de acordo com sua vontade.
Melkor privou-se disso, mas foi apenas ele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo