1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Aparência dos Elfos II

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por TT1, 15 Ago 2004.

  1. TT1

    TT1 Dilbert

    Novo texto na seção Textos e Ensaios, a Aparência dos Elfos. O texto, de autoria de Glória "Lasgalen" Espechit, tenta nos jogar luzes sobre questões como: " Afinal, qual era a aparência dos elfos? Havia diferenças marcantes entre as famílias? Os cabelos eram mesmo um diferencial? Legolas era louro ou moreno?"

    As eternas questões sobre a aparência dos elfos em novo ensaio de Lasgalen. Confira no link abaixo e bom penteado... er... boa leitura! :mrgreen:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Link relacionado:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. NIMRODEL

    NIMRODEL Usuário

    Um texto muito bom realmente. Esta questão da aparência é muito espinhosa pelo menos para mim. :o?:
    Tmb acho que minorias podem até ser consideradas irrelevantes, mas não deixam de fazer parte do todo.
    De qualquer maneira já copiei para ler com calma e analisar bem.
     
  3. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Gostei do texto. Apesar de não concordar com muita coisa (como por exemplo o Legolas loiro), ficou muito bom mesmo! Parabéns Lasgalen!
     
  4. Proview

    Proview Go

    Esses cabelos realmente são uma confusão, mas cada vez mais eu acredito na possibilidade de um Legolas loiro (embora no texto Lasgalen tenha se referido a ele como de cabelos "claros", seria a mesma coisa?), entre outros elfos também.
     
  5. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Las tá uma beleza de texto, mas vc ainda não consegiu me convencer :lol: !


    Mas te dou os parabéns, como já havia dado antes, por vc ter cido imparcial, aquela velha história de pré-concepções que adquirimos ao ler a obra.

    Expos bem os fatos e fica claro que o Legolas tem cabelo escuro. :lol:


    Brincaderas a parte, eu gostei da última parte de seu texto:

    Ou seja, exceções existem e é com base nisso que vc defende arduamente a loirice do elfo em questão, quer dizer, nada é provado, mas quem sabe algum manuscrito surja por aí, escrito "Legolas é moreno e Balrogs não tem asas"... :mrgreen:
     
  6. Lasgalen

    Lasgalen Usuário

    Mas Minduin, eu não afirmo em momento algum que ele é louro... a concepção dos cabelos de Legolas é muito pessoal, não há como afirmar nada a respeito. O que eu defendo é a POSSIBILIDADE dele ter cabelos claros, que muitos consideram como hipótese impossível - e eu tento demonstrar que não só não é impossível, como há grandes probabilidades, sim.

    PS1: Proview, eu coloco como " claros" por causa dos tais prateados... talvez ele não fosse louro-dourado, mas um louro esbranquiçado mesmo...

    PS2: Pode continuar com sua liberdade de achar que ele é moreno, Lord.. mas confessa: você quase mudou de idéia, hein? hein? :lol:
     
  7. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Que é possível ele ser loiro isso é, de fato. Mas se há outras possibilidades além desta, me parece que a possibilidade default é a que prevalece. E o que quer que fosse o default para os teleri, certamente não era loiro.
     
  8. Smaug

    Smaug Cacho

    O diferencial de ler um texto assim, é que é produzido por uma usuária Valinor. E isso deixa a discussão melhor, pois um texto do Michael Martinez, por exemplo, é apenas discutido aqui, mas não tem a opinião do que ele pensa do que estamos falando. Por isso, tendo a Lasgalen na Valinor, já é bom para poder discutir melhor ainda. Muito bom isso 8-)

    E uma outra coisa boa tambem, é que textos de critícos especializados são mais para assuntos "importantes" ou consideráveis se assim psso dizer, já textos de críticos "amadores" (desculpe se estiver ofendendo, mas na prática é um texto feito por uma fã, não é ?) vão além do que é considerável e exploram os mais variados assuntos, como neste caso a cor dos cabelos dos elfos e demais coisas que rodeiam-na.
    ___

    Bem, este assunto de cabelos me lembrou da genética que me lembrou de biologia. Sabe, para o universo Tolkien ser mais completo ainda, eu acredito que além de Filólogo, Tolkien poderia ter sido biólogo ou algo do tipo :mrgreen: . Pois de uns tempos pra cá eu venho reparando como há discussões biologicamente em torno da obra do professor :think: Mas como nada é perfeito neste mundo e em Arda, é bom mesmo que este assunto seja pouco inexplorado por Tolkien, pois deixou uma porta aberta para ser discutido sobre as coisas biológicas dele...

    A questão de cabelo dourado: Cabelo Dourado cor Dourada (Amarelo) >> é para mim a narração de uma pessoa com cabelos amarelos vivazes; Cabelos Dourados de cor mais clara (Amarelo claro)>> é para mim a narração de cabelos loiros, só que bem claros, algo puxado para o branco...
     
  9. EU to a procura desse manuscrito Lordpas mas eu achei boas frases no livro que defendem a tese, porem outras frases desmentem !
    (eterna duvida) :tsc: bem eu queria ser loiro e ter asas :obiggraz:
    (Loiro nun sei para q, 8-) mas ter asas para trazer o letters para ca e traduzir,
    SONHO MEU!!!!!! :tsc:
    Fui
     
  10. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie


    Calunia!!!!!!!!! Vc acha que é assim fácil que me dobras??? Não se pode dar os parabéns que esse povo já sai se achando! :humpf:


    Não enche muito a bolinha dela, que já viu né Cacho!



    Brincaderinha "mod". :lol:
     
  11. Lasgalen

    Lasgalen Usuário

    Olha, Cachopardo. O problema maior que eu vejo na questão dos textos dos "grandes", é que parece que os "pequenos" têm medo de contestar, por mais absurdos que eles possam parecer. Eu, como sou cara de pau e teimosa feito um orc, seria capaz de discutir com o próprio Christopher, se ele dissesse algo que não combinasse com minhas impressões sobre a obra. O Martinez em particular eu detesto - acho ele o cara mais especulativo e tendencioso do mundo - e ainda com mania de afirmar as suas teorias malucas com tanta convicção como se o próprio Tolkien as tivesse formulado. Portanto, é preciso que a galerinha perca o medo e detone aquilo que não estiver de acordo, que estiver mal formulado, mal argumentado, mal explicado, seja por quem for - até mesmo pelo próprio autor. Ninguém é infalível, levem isso em consideração. Quanto à biologia, se vc ler o texto Aparências I ( não aconselho... :oops: ) verá que eu falo justamente o contrário: Tolkien não parecia muuuito afinado com questões genéticas e biológicas. E toda vez que ele tentou aprofundar isto, se embananou todo. E a questão dos cabelos é uma delas: ele titubeou tanto em definir estas caracteristicas, que acabou esbarrando num monte de exceções. E prá finalizar e defender minhas abobrinhas, uma observação.

    O tema " cabelos" pode parecer uma futilidade, dentro do universo tolkeniano
    (assim como asas, Tom, etc). Mas com meu eterno fetiche por uma longa cabeleira - élfica de preferência :grinlove: - eu sempre reparei nestas menções em tudo que eu leio. E vejam: até mesmo Homero e Virgílio deram grande importância a isto!! Acreditem: cabelos são essenciais :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol: :lol:
     
  12. Meldon Amandur

    Meldon Amandur Usuário

    Aparência dos Olhos

    Muito bom o texto. Já tinha lido o primeiro e achado bom, esse segundo foi ainda melhor.

    Agora eu confesso que nas duas vezes eu esperava encontrar uma outra coisa que me intriga na aparência dos elfos muito mais que os cabelos, e que independe da família élfica: os olhos! 8O

    Tolkien fala diversas vezes sobre o brilho dos olhos dos elfos e sempre parece ser uma coisa toda especial, que realmente chamava atenção. Como a Lasgalen falou no caso dos cabelos, não havia necessidade nenhuma para o autor chamar atenção para isso a menos que isso fosse uma coisa que era realmente diferente.

    Bom, o que eu fico pensando é exatamete isso, se esse brilho nos olhos é só uma licença poética ou se realmente era algo diferente.

    Eu pessoalmente acho que era algo diferente mesmo porque tirando um ou outro caso em que ele possa falar desse detalhe nos homens, são várias as vezes que ele destaca isso. Agora também não acho que fosse uma coisa absurda não, só um brilho discreto mesmo. Pena que nunca vi nenhuma imagem que desse uma ideiazinha de como seria isso.

    Que que vocês acham?
     
  13. Lasgalen

    Lasgalen Usuário

    Olha, eu nem toco no assunto olhos... só os cabelos já me colocam doida! :lol:
    Mas, independente da cor - que ia do cinzento (predominante) ao negro, o brilho era mesmo uma característica comum na raça inteira. E não era um brilhozinho qualquer: era mesmo algo de se chamar a atenção. Tolkien descreve isso várias vezes - Aragorn reconhece a " elfice" de Arwen pelos olhos ( posto que os cabelos cobriam as orelhas na ocasião :mrgreen: ). Gimli se impressiona com o brilho dos olhos de Legolas ao atravessarem as Sendas. Gollum fala o tempo todo nos " elfos terríveis de olhos brilhantes". E contam as lendas que o brilho de seus olhos vem das estrelas - a primeira coisa que eles miraram ao despertar. É realmente difícil imaginar como seria este brilho, posto não termos nenhuma espécie real como parâmetro... mas eu imagino algo realmente deslumbrante. :grinlove:
     
  14. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie


    :eek:



    Que coisa não?
     
  15. Encaitar

    Encaitar Usuário

    Oque importa a cor dos cabelos dos elfos afinal?
     
  16. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Se leres o tópico e o texto a própria Las te responde:

     
  17. Hum.... muito bom o texto, muito mesmo! Eu sempre fico meio boquiaberto quando leio esses textos sobre os elfos, descendências, casas, coisa e talz, por que eu não entendo elas de jeito nenhum!

    Hum... agora não sei... não consigo mais ter uma opinião do cabelo do Legolas... -.-'

    Mas de qualquer jeito, parabéns! :clap: :clap:
     
  18. mellwe edhel

    mellwe edhel Usuário

    Nossa mto interessante!adorei eh mto legal!
     
  19. thunderbreaker

    thunderbreaker Usuário

    legolas loiro???
    eu sempre imaginei ele com cabelo preto
    arff vcs e peter jackson corropem minha mente [ offtopic]
     

Compartilhar