• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Aparecimento de Annatar na Série

Nunca saberemos. Isso seria uma grande discussão sobre até que ponto Tolkien mudaria ou criaria algo novo em seu trabalho para atender necessidades psicológicas de determinadas pessoas e grupos a preço de sua própria opinião pessoal.
A questão é que Tolkien como qualquer pessoa podia mudar de idéia ao ter contato melhor com uma gama variada de informações a respeito de um assunto. Não é só uma necessidade de adaptar pra tornar comercialmente viável sendo forçado a isso mas...

Arte, Kimberly, é produzida com a intenção de ser comercializada. Os gostos, prioridades e convicções de um povo ( ou de vários povos agora interligados num mundo globalizado) mudam com o tempo e o perfil dos consumidores muda com eles tb. O Legendarium do Tolkien tem completa condição de suportar esse tipo de tensão e oferecer saídas e soluções sensatas, humanas e interessantes, narrativa e filosoficamente, à disposição dos Storytellers das New hands and minds que vão ter que herdar o material de um jeito ou de outro.

Foi por isso que o Tolkien Estate, ao invés de oferecer uma resistência empedernida e obstinada, resolveu nadar com a maré e ter algum controle sobre o fluxo dela e seu direcionamento. Muito provavelmente por considerações que envolveram, sim, dinheiro mas, também, uma série de outros fatores exemplificados aqui:

 
Última edição:
A questão é que Tolkien como qualquer pessoa podia mudar de idéia ao ter contato melhor com uma gama variada de informações a respeito de um assunto. Não é só uma questão de adaptar pra tornar comercialmente viável sendo forçado a isso mas...

Arte, Kimberly, é produzida com a intenção de ser comercializada. Os gostos, prioridades e convicções de um povo ( ou de vários povos agora interligados num mundo globalizado) mudam com o tempo e o perfil dos consumidores muda com eles tb. O Legendarium do Tolkien tem completa condição de suportar esse tipo de tensão e oferecer saídas e soluções sensatas, humanas e interessantes, narrativa e filosoficamente, à disposição dos Storytellers das New hands and minds que vão ter que herdar o material de um jeito ou de outro.

Foi por isso que o Tolkien Estate, ao invés de oferecer uma resistência empedernida e obstinada, resolveu nadar com a maré e ter algum controle sobre o fluxo dela seu direcionamento. Muito provavelmente por considerações que envolveram, sim, dinheiro mas também uma série de outras considerações exemplificadas aqui:

Sim, claro que dá para fazer de maneira razoável, artística, bem trabalhada, elaborada, caprichosa e ser viável comercialmente. Dá, dá, nenhuma dúvida quanto a isso.
 
Inclusive diga-se de passagem.... até agora a gente só viu exemplares isolados de Hobbits ou Elfos negros e não uma tribo inteira deles andando por aí no meio do Noroeste da Terra-média. E certo nível de diversidade assim, pontual, sempre existiu até nos tempos medievais mais obscuros.

Como bem explicado aí:



E isso em se tratando da coisa mais próxima que a gente tem de um mito real do povo inglês que é a história do Rei Arthur e suas adaptação mais recente pra mídia audiovisual mais bem sucedida.

E de forma bem sintética aqui:

 
Última edição:
Inclusive diga-se de passagem.... até agora a gente só viu exemplares isolados de Hobbits ou Elfos negros e não uma tribo inteira deles andando por aí no meio do Noroeste da Terra-média. E certo nível de diversidade assim, pontual, sempre existiu até nos tempos medievais mais obscuros.
Não gosto de entrar nesse mérito de cor de pele como já disse, prefiro falar de Annatar que é um tópico relevante para mim. Essa coisa de tinha um negro ali, outro aqui, ele tem que estar ou não em determinado local me dá um mau sentimento. Somos irmãos e embora a Amazon deseje esse debate eu estou fora. Boa noite Ilmarinen.

cat-close-door.gif
 
Não gosto de entrar nesse mérito de cor de pele como já disse, prefiro falar de Annatar que é um tópico relevante para mim. Essa coisa de tinha um negro ali, outro aqui, ele tem que estar ou não em determinado local me dá um mau sentimento. Somos irmãos e embora a Amazon deseje esse debate eu estou fora. Boa noite Ilmarinen.

cat-close-door.gif
Mas bem que vc deu a sua opinião várias vezes nesse tópico aí


E andou fazendo, como agora, algumas especulações meio crípticas.


 
Mas bem que vc deu a sua opinião várias vezes nesse tópico aí


E andou fazendo, como agora, algumas especulações meio crípticas.

Sim eu mantenho minha perspectiva, mas naquela época eu não tinha me ligado no que estava acontecendo de verdade. Agora eu sei e prefiro estar fora disso.
 
Sim eu mantenho minha perspectiva, mas naquela época eu não tinha me ligado no que estava acontecendo de verdade. Agora eu sei e prefiro estar fora disso.

Is That So Octavia Spencer GIF by NEON


Vai que a questão da aparência de Sauron tb vai pelo mesmo caminho em vista do que se verifica em relação ao progresso do conhecimento sobre a Europa medieval e outros períodos mais antigos.



E vai que nessa de ser "andrógino" não foi por aí que Sauron, ao ser venerado como um deus como chegou a ser, não mudou paradigmas e disseminou a veneração da figura andrógina nas religiões da Terra do mesmo jeito que memórias dos Valar deram origem às crenças nos deuses pagãos? Vai que não seja daí que algumas crenças relatam os anjos como não tendo sexo definido?

A menos, é claro, que os próprios valar e diversos dos maiar fossem dados a assumir esse tipo de forma de vez em quando mas nenhum dos cronistas do Tolkien se deu ao trabalho de contar.


 
Última edição:
E vai que nessa de ser "andrógino" não foi por aí que Sauron, ao ser venerado como um deus como chegou a ser, não mudou paradigmas e disseminou a veneração da figura andrógina nas religiões da Terra do mesmo jeito que memórias dos Valar deram origem às crenças nos deuses pagãos?

E vai que depois disso ele também não introduziu as minissaias e a blusa baby look e realizou diversos desfiles de moda pela Terra-média. O próximo usuário continua.
 
E vai que depois disso ele também não introduziu as minissaias e a blusa baby look e realizou diversos desfiles de moda pela Terra-média. O próximo usuário continua.
Bom, se o Tolkien coloca o Legendarium dele como subjacente às crenças da humanidade em Eras Posteriores faz total sentido presumir que a idéia do Andrógino como algo divino que existe em diversas religiões ao redor do mundo tenha vindo de algum lugar tb.
ring GIF
 
Última edição:
Bom, se o Tolkien coloca o Legendarium dele como subjacente às crenças da humanidade em Eras Posteriores faz total sentido presumir que a idéia do Andrógino como algo divino que existe em diversas religiões ao redor do mundo tenha vindo de algum lugar tb.

Vamos voar e voar por onde nossa imaginação levar. Vá onde quiser, só não se esqueça de voltar.

Em nossa mente e teorias criamos tudo que desejarmos. Mas quando você quer fazer a representação de um material escrito e desenvolvido, ponha os pés no chão ou lance "A Terra-média dos Meus Sonhos" já disponível em DVD.
 
Vamos voar e voar por onde nossa imaginação levar. Vá onde quiser, só não se esqueça de voltar.

Em nossa mente e teorias criamos tudo que desejarmos. Mas quando você quer fazer a representação de um material escrito e desenvolvido, ponha os pés no chão ou lance "A Terra-média dos Meus Sonhos" já disponível em DVD.
Bom, querida, quem colocou os Valar e demais maiar como sendo protótipos de entidades veneradas pela raça dos homens não fui eu, foi o próprio Tolkien. canonicamente, dentro da obra.

E a figura de deuses andróginos poderia ter entrado nas mitologias da Terra vinda de algum lugar do Legendarium pela lógica do próprio Tolkien.

Daí que a muito difundida idéia de que os anjos não têm sexo definido pode, sim, ter a ver com Sauron. Ele seria uma escolha bem lógica dada a noção de que ele queria governar os homens como um ser encarnado na Terra e mostrar sua total auto-suficiência em relação os demais Poderes do Mundo... Ele que abominava "atrito e fricção desnecessários" tem todo o jeito que iria gostar de prescindir da dualidade entre os sexos.

Os anjos são tratados assim como "não-binários", assexuados, no Paraíso Perdido do Milton que influenciou tanto Lewis quanto Tolkien



Se isso é voo de imaginação é EXATAMENTE o tipo de voo que fez Tolkien comparar Gandalf com Odin e com o Cristo do Evangelho, o Tulkas com Thor, Manwë com Odin tb, Elendil com Noé e aí por diante.

 
Última edição:
Se se esqueceu disso pode conferir aí:


Citando o Valaquenta:

Dos Valar
Os Grandes, entre esses espíritos, os elfos denominam Valar, os Poderes de Arda; e os homens com
freqüência os chamaram deuses
 
Última edição:
Se se esqueceu

Se se esqueceu disso pode conferir aí:


Citando o Valaquenta:
Agora ache pra nós alguma passagem na obra de Tolkien que exponha a relação Sauron>Androginia que justifique ele ser o predecessor de um deus andrógino no mundo primário.
 
Agora ache pra nós alguma passagem na obra de Tolkien que exponha a relação Sauron>Androginia que justifique ele ser o predecessor de um deus andrógino no mundo primário.
Acha tão impossível assim dada a caracterização de Sauron, Kimberly? Sua conexão com o Simbolismo da Serpente Bílblica "trocadora de peles", tentadora com a imortalidade e o vínculo dela com o Sol e o Fogo ( sendo ambos ligados simbolicamente ao Olho que Tudo vê?).



Não preciso que Tolkien tenha deixada explícita essa ligação para achar que ela seja perfeitamente possível de ser feita em cima de algo que ele mesmo optou por deixar lacunoso. E que, por força da história mesmo, poderia ser explorada numa narrativa contada como "fanfic".

Vc pode até não gostar da idéia mas não há como negar que ela nasce de um processo "tolkieniano" de incubação no material fonte: as diversas mitologias que lhe serviram de base e até a maneira com que elas, por sua vez, influenciaram o Cristianimo que ele mesmo considerava a "fonte mais importante".
 
Última edição:
Resumindo: não tem.
E o ponto é...não precisa ter.

pet snake GIF


Do mesmo jeito que não tem nenhuma descrição canônica detalhada de Sauron na Segunda Era (nem na Terceira) e tb nenhum diálogo mostrando sua interação com os personagens que serão necessários pra narrar a história. O ponto é que todo o simbolismo que Tolkien embutiu no Sauron via Anel e seu background pode , sim, bater com uma leitura que o conecte com algo não binário.

Nâo significa que isso será NECESSARIAMENTE o caminho seguido pela Amazon. Mas, se for isso que eles fizerem, acho sim, que é uma forma "tolkieniana"de lidar com as influências, as inspirações e idéias que entraram na composição do personagem. Ainda mais considerando sua ligação conceitual com o Loki nórdico (vínculo tb sugerido para o próprio Morgoth)

.
Real Housewives Of Orange County No GIF
 
Última edição:
E o ponto é...não precisa ter.

pet snake GIF
Precisa.

Do mesmo jeito que não tem nenhuma descrição canônica detalhada de Sauron na Segunda Era (nem na Terceira) e tb nenhum diálogo mostrando sua interação com os personagens que serão necessários pra narrar a história. O ponto é que todo o simbolismo que Tolkien embutiu no Sauron via Anel e seu background bate, sim, com uma leitura que o conecte com algo não binário.
Não, não conecta.

1vu.gif
 
Precisa.


Não, não conecta.

1vu.gif
Será mesmo que não?



Em todo caso é, no mínimo, interessante checar de onde os raciocínios vêm mesmo que vc não concorde com eles. Sempre tem algo novo a se aprender com opiniões discrepantes não é mesmo? Não foi isso que vc andou TANTO pedindo? Liberdade pra dar as próprias opiniões?

Pontos de vista divergentes sobre a obra influenciando decisões criativas tb nascem dessa mesma liberdade sem precisar ser alvo de deboche quando argumento pro e contra alguma particularidade ficam "sem base " em um cânon que, inclusive, foi FEITO para albergar as contribuições de "Outra mentes e mãos".



"I would draw some of the great tales in fullness,

and leave many only placed in the scheme, and sketched.

The cycles should be linked to a majestic whole,

and yet leave scope for OTHER MINDS and hands,

wielding paint and music and drama..." - John Ronald Reuel Tolkien, from a letter written to Milton Waldman, ca. 1951

Pois é, no cenário em que o Tolkien deixou o Legendarium, vc vai mesmo é ter que conviver com as opiniões alheias já que não dá para obter as do próprio autor via tábua de ouija.

Ouija Board Movie GIF by Ouija: Origin of Evil


Se for mesmo o caso disso tudo acabar na série da Amazon e vc abominar só praticar mesmo o "vote with the wallet". Vai que na próxima adaptação será a sua vez de curtir e se deleitar.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo