• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aos 91, criador do Tocantins assume vaga no Senado e defende novos estados

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
o-agora-senador-siqueira-campos-criador-do-estado-de-tocantins-1563715069506_v2_900x506.jpg

O agora senador Siqueira Campos, 'criador' do Estado de Tocantins Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

Se dependesse de José Wilson Siqueira Campos, o Siqueirão, um homem de pouco mais de 1,50 metro de altura, que completa 91 anos no próximo mês, a bandeira brasileira teria 50 estrelas.

O político que fez greve de fome na Constituinte de 1988 para forçar o desmembramento do norte de Goiás e se tornou quatro vezes governador do Tocantins, assumiu, na semana passada, uma cadeira no Senado com um discurso em defesa de novos Estados. Ele entra na vaga como suplente do titular Eduardo Gomes (MDB), que se licenciou num acordo político para uma homenagem a um dos últimos coronéis da era desenvolvimentista.

O discurso de posse na terça-feira (16) de Siqueira Campos foi assistido por representantes da "nova política", como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). "Nós temos que criar mais, para ser razoável, três Estados, para fazermos 30", pregou o mais velho político em atividade no plenário. "É pouco, é pouco! Agora, o ideal é ter 50 Estados."
Pelo acordo, Gomes vai ocupar por alguns meses uma secretaria no governo do Tocantins, administrado por Mauro Carlesse, do DEM. Siqueira Campos vai faturar R$ 33 mil por ajuda de custo para assumir o mandato e o mesmo valor a cada mês que durar a homenagem, valor correspondente ao salário de um senador.

Com ajuda de enfermeiros, Siqueira Campos circulou pelo Senado. "Vou aprender com ele", disse o senador Jorge Kajuru (PSB-GO). A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) não compareceu, mas parabenizou no Twitter o "Siquerido do coração do Tocantins".

Nascido no Crato no tempo de Padre Cícero, Siqueira Campos chegou a Colinas (GO), hoje Colinas do Tocantins, onde começou a vida política. Em 1965, foi eleito vereador e depois engatou cinco mandatos de deputado federal (Arena, PDS e PFL) - passou ainda por PL e PSDB até chegar ao DEM.

Na Câmara, colecionou polêmicas. Em 1977, liderou o Grupo de Ação Parlamentar (GAP), que defendia a candidatura à Presidência do então ministro do Exército, Sylvio Frota. Na redemocratização, trocou ataques com o senador Jarbas Passarinho, então líder do PSD, a quem acusou de pertencer ao comunismo. Passarinho respondeu que Siqueira Campos era "insignificante" e não existia na "geografia" de suas "preocupações". Nos estertores do regime, defendeu no Colégio Eleitoral Paulo Maluf na disputa com Tancredo Neves.
'Saudade'

A Assembleia Constituinte foi a virada. Siqueira Campos apoiou Ulysses Guimarães, Humberto Lucena, Fernando Henrique Cardoso e Mario Covas em troca de assinaturas para desmembrar Goiás. "Eu ando meio adoentado, mas, se estivesse em minha saúde plena, estaria do mesmo jeito: emocionado e cheio de saudades, especialmente de Ulysses Guimarães e Humberto Lucena", disse, com dificuldades. "Eles foram os fortes que me ajudaram na luta pela criação do Estado do Tocantins."
'Siqueirismo'

Incluído na Região Norte para ganhar recursos de fundos da Amazônia, o Estado nasceu com 1,3 milhão de habitantes - hoje, chega a 1,5 milhão e praticamente dependente do governo federal. Na primeira eleição, Siqueira Campos foi eleito governador pelo PDC.

Fã de Juscelino Kubitschek, Siqueira Campos contratou Oscar Niemeyer para desenhar Palmas. Numa versão do cerrado do "carlismo" e do "sarneysismo", o "siqueirismo" ajeitou parentes e aliados em todas as esferas da administração pública. Siqueira Campos ganhou fama de "criador do Tocantins" e "pai do povo" com um discurso que misturava trechos bíblicos, nacionalismo e defesa do asfalto.

https://noticias.uol.com.br/ultimas...riador-do-tocantins-assume-vaga-no-senado.htm

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Taí alguém que na minha opinião criou o Tocantins mais pra ter facilidade ter seu curral eleitoral próprio pra deitar e rolar (como de fato aconteceu) e que nesses 30 anos de existência se desenvolveu muito menos em relação ao atual Goiás.

Se criar um monte de estadinhos menores fosse a solução de todos os problemas, os mais minúsculos deveriam estar numa condição de desenvolvimento econômico e humano muito melhor que os maiores.

Pra quem tem mais tempo de fórum, já tivemos uma discussão semelhante quando propuseram um plebiscito para dividir o estado do Pará em 3 e que felizmente não deu em absolutamente nada.

https://www.valinor.com.br/forum/topico/estado-do-para-fatiado-em-3.97199/
 
Última edição:
Se criar um monte de estadinhos menores fosse a solução de todos os problemas, os mais minúsculos deveriam estar numa condição de desenvolvimento econômico e humano muito melhor que os maiore
Sem contar o dinheiro que se precisa pra criar um estado – a feitura de novos aparatos burocráticos, delimitação de fronteiras, planejamento da capital.... Ou seja, tudo o que o Brasil não precisa nesse momento, de mais gastos desnecessários
 
O mesmo se aplicando também a novos municípios. Houve uma época que muitos eram criados sem muito ou nenhum critério técnico. Felizmente de algumas décadas pra cá isso ficou bem mais controlado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo