• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ao menos 120 praias no país são 'engolidas' com o avanço do mar

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Moradores e turistas da praia de Porto Grande, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, olham o mar bater forte nos muros de contenção e lembram do tempo em que caminhavam por 30 metros antes de chegar na água.

O desaparecimento do trecho de areia não é exclusivo de Porto Grande. Levantamento feito com base no estudo "Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro" mostra que ao menos 120 praias já foram atingidas pela erosão de forma severa em todo o litoral do país. A informação é da reportagem de Giba Bergamin Jr. publicada na edição deste domingo da Folha. A reportagem completa está disponível a assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

1213448.jpeg

Muro de contenção que está sendo construído na praia Grande, em Ubatuba, litoral norte de SP​

Uma das prováveis causas da erosão é o aumento do nível do mar, mas não é necessariamente a principal, segundo o professor da UFRJ Dieter Muehe, que organizou o estudo. Para ele, esgotamento de fontes naturais e construções desordenadas que interrompam o fluxo da areia são grandes causadores.

Fonte
 
Ja falei pro meu pai não demorar muito pra vender seus dois terrenos na Ilha Comprida-SP pois se tem um lugar que é tão baixo e acredito que possa ser engolido pelo mar é essa ilha.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo