1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Autor da Semana Anton Pavlovitch Tchekhov

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Spartaco, 29 Set 2013.

1. Spartaco

Spartaco James West

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Anton Pavlovitch Tchekhov
    (Taganrog, 29 de janeiro de 1860 - Badenweiler, 15 de julho de 1904)​

Anton Tchekhov, que era médico de formação, foi um dos maiores contistas e dramaturgos russos de todos os tempos. Ele era filho de Pavel Egorovich Tchekhov e de Eugenia Jakovlevna. Teve quatro irmãos e duas irmãs, sendo que uma delas morreu aos dois anos de idade. A família era de origem humilde. Seu pai tinha uma modesta mercearia, onde Anton trabalhava para ajudar no sustento.

Em 1874 seu pai contraiu dívidas e quase foi preso. Precisou fugir para Moscou, onde dois de seus filhos estudavam. A esposa o seguiu depois. Anton, então com 17 anos de idade, e Mikhail, um ano mais novo, ficaram em Taganrog para acabar o liceu. Em 1879 concluiu o liceu e foi para Moscou, onde reencontrou a família.
    Anton Tchekhov estudou Medicina, licenciando-se em 1884. Durante esse período publicou centenas de artigos em vários jornais e revistas de Moscou e São Petersburgo.

Em 1888 foi publicado na revista Severnyi Vestnik seu romance A Estepe; no ano seguinte, os sintomas da tuberculose se agravaram. Em abril de 1890 Tchekhov partiu para a Ilha Sacalina, no leste da Rússia, onde permaneceu durante cinco meses. Antes de retornar a Moscou, em dezembro, Tchechov passou por Vladivostok, pela ilha de Ceilão e por Odessa.

Em 1891, escreveu O duelo, que foi publicado no Novo tempo, em capítulos. No mesmo ano participou de campanhas de ajuda às vítimas da seca no leste da Rússia, contribuindo com os honorários do conto A minha mulher.

Em 1892, Tchekhov decidiu instalar-se com parte da família em Melichovo, a 60 km de Moscou. Tchekhov passou a morar no campo, como sonhava. Entre as muitas visitas recebia estava Lidia Mizinova, com quem manteve uma relação afetiva e que foi uma figura inspiradora de personagens de suas obras.

Entre 1892 e 1893 Tchekhov se mobilizou para angariar fundos contra epidemias de cólera na Rússia. No ano seguinte fez uma viagem pela Europa ocidental. A partir de 1895, Tchekhov passou a comprar livros para doar à biblioteca de Taganrog. Além disso, financiou a construção de escolas em algumas aldeias.

Tchecov renunciou do teatro e deixou de escrever obras teatrais após a péssima recepção de A Gaivota em 1896, mas a obra foi reencenada e aclamada em 1898, interpretada pela companhia Teatro de Arte de Moscou de Constantin Stanislavski que interpretaria também Tio Vânia, As Três Irmãs e O Jardim das Cerejeiras . Estas quatro obras representam um desafio para os atores, bem como para o público, porque no lugar da atuação convencional Tchecov oferece um "teatro de humores" e uma "vida submersa no texto". Nem todos apreciaram o desafio: Liev Tolstói disse a Tchekhov: "Sabe, eu não consigo tolerar Shakespeare, mas suas peças são ainda piores". No entanto, Tolstói admirava os contos de Tchekhov.

A princípio Tchekhov escrevia simplesmente por razões financeiras, mas sua ambição artística cresceu, e ele fez inovações formais que influenciaram na evolução dos contos modernos. Sua originalidade consiste no uso da técnica de fluxo de consciência, mais tarde adotada por James Joyce e outros modernistas, além da rejeição do propósito moral presente na estrutura das obras tradicionais. Ele nunca fez nenhum pedido de desculpas pelas dificuldades impostas aos leitores, insistindo que o papel de um artista era o de fazer perguntas, não o de respondê-las.

Em 1901, Tchekhov casou-se com a atriz Olga Knipper. Em 1904 faleceu na Alemanha, vítima de tuberculose. Foi sepultado no cemitério Novodevichy, em Moscou.

Como dramaturgo criou obras clássicas e seus contos têm sidos aclamados por escritores e críticos, tanto que ele é considerado um dos mestres do conto moderno. Tchekhov foi médico durante a maior parte de sua carreira literária, e em uma de suas cartas ele escreve a respeito: A medicina é a minha legítima esposa; a literatura é apenas minha amante.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Obras

Teatro

• A Festividade (1891)
    • A Gaivota (1896) – comédia em quatro atos
    • As Três Irmãs (1901) – drama em quatro atos
    • Inevitavelmente Trágico (1889)
    • Ivanov (1887) - quatro atos
    • Malefícios do Tabaco (1886) – monólogo em um ato
    • O Casamento (1889) – um ato
    • O Demônio da Madeira (1889) – comédia em quatro atos
    • O Jardim das Cerejeiras (1904) – comédia em quatro atos
    • O Pedido de Casamento (1888-1889) – comédia em um ato
    • O Urso (1888) - comédia em um ato
    • Platonov (também conhecida como Órfão ou Peça sem Título, 1881) – obra em quatro atos
    • Tatiana Repina (1889) – drama em um ato
    • Tio Vânia (1899-1900) – drama em quatro atos

Ensaios

• Ostrov Sakhalin (1895)
    • Caderno de Notas

Novelas

• A Estepe (1888)
    • A História de um Desconhecido (1893)
    • Minha vida (1896)
    • O Duelo (1891)
    • Três anos (1895)

Principais Contos

• A Arte da Simulação (1885)
    • A Calúnia (1883)
    • A Cigarra (1892)
    • A Cirurgia (1884)
    • A Consulta (1883)
    • A Corista (1886)
    • A Dama do Cachorrinho (1899)
    • A Esposa (1895)
    • A Desgraça (1885)
    • A Leitura (1884)
    • A Máscara (1884)
    • A Medalha (1884)
    • A Morte do Funcionário (1883)
    • A Veranista (1885)
    • As Ostras (1884)
    • Abolidos! (1885)
    • Agafya (1886)
    • Alegria (1883)
    • Anyuta (1886)
    • Ariadna (1895)
    • Camaleão (1884)
    • Camponeses (1897)
    • Cantores (1884)
    • Casamento por Interesse (1884)
    • Casa-se a Cozinheira (1885)
    • Cronologia Viva (1885)
    • De Mal a Pior (1884)
    • Do Diário de um Ajudante Contábil (1883)
    • Em Casa (1887)
    • Em Terras Estrangeiras (1885)
    • As Vésperas da Páscoa (1886)
    • Enfermaria nº 6 (1892)
    • Estraviados (1885)
    • Flores Tardias (1882)
    • Gricha (1886)
    • Gusev (1890)
    • História de Minha Vida (1896)
    • História Ruim(1882)
    • Inimigos (1887)
    • Ionich (1898)
    • Kashtanka (1887)
    • Ladrões (1890)
    • Mau Humor (1884)
    • Medidas Preventivas (1884)
    • Na Barbearia (1883)
    • No Barranco (В овраге, 1900)
    • No Cemitério (1884)
    • No Departamento dos Correios (1883)
    • No Mar (1883)
    • O Álbum (1884)
    • O Bispo (1887)
    • O Cadáver (1885)
    • O Caçador (Егерь, 1885)
    • O Convidado Inquieto (1886)
    • O Corvo (1885)
    • O Escritor (1885)
    • O Espelho (1885)
    • O Espelho curvo (1883)
    • O Gordo e o Magro (1883)
    • O Livro de Reclamações (1884)
    • O Monge Negro (1894)
    • O Pai de Família (1885)
    • O Pensador (1885)
    • O Porteiro Inteligente (1883)
    • O Preceptor (1884)
    • O Repetidor (1884)
    • O Subtenente Prichibiéiev (1885)
    • O Trágico (1883)
    • O Triunfo do Vencedor (1883)
    • O Uniforme do Capitão(1885)
    • Os Malfeitores (1885)
    • Os Nervos (1885)
    • Perpetuum Mobile (1884)
    • Quartos de Hotel (1885)
    • Que Público! (1885)
    • Remédio Contra a Embriaguez (1885)
    • Réquiem (1886)
    • Tristeza (1885)
    • Um Caráter Enigmático (1883)
    • Um Caso da Prática Judiciária (1883)
    • Um Empresário Debaixo do Divã (1885)
    • Uma Aposta (Пари, 1889)
    • Uma Criança Travessa (1883)
    • Uma Noite Terrível (1884)
    • Vanka (1886)

Fonte: Wikipedia e

• Ótimo Ótimo x 7
  2. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Geralmente o Tchekhov contista é muito lembrado, e com justas razões, mas temos também de fazer notar o Tchekhov dramaturgo, que foi de uma importância poderosíssima não só no teatro russo, mas no teatro realista e toda aquela coisa de trazer a máquina dramatúrgica pra dentro do cenário burguês. Gosto, em especial, da forma como ele cria uma trama saudosista mas que se contrapõe incessantemente com o futuro, como se nos fosse dito a todo instante: "Veja o passado: é tão bonito, não é mesmo? Mas veja: ele está se perdendo, ele se perdeu, tudo se perdeu." Resta às personagens apenas olharem pro futuro para que não percebam que é tarde demais.

Cinco peças, no mínimo, são obras-primas incontestáveis: Gaivota, O Cerejal, Tio Vânia, As Três Irmãs e Ivanov. O Ivanov talvez nem tanto. Mas todas as outras 4 são clássicos. Isso que falei do passado ser saudosista, ser tentador e ao mesmo tempo perigoso e ameaçador, pode ser visto em especial em O Cerejal, Tio Vânia e As Três Irmãs. Sobre o Tio Vânia, que é a minha preferida, gosto desta sinopse do Grupo Galpão:

Aliás, vou até ser sincero: desse balaio do teatro realista, Tchekhov é meu preferido. Sei que Ibsen foi muito mais importante, mas acho Tchekhov mais apaixonante.

• Gostei! Gostei! x 2
  3. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Estou relendo uma série de obras do Tchekhov e reitero o que disse acerca de seu teatro. Estou lendo-o a partir de traduções para o português, ao contrário do que havia feito anteriormente, com traduções inglesas, e só confirmo meu encanto por sua obra dramatúrgica. Tio Vânia e o Jardim das cerejeiras, na tradução do Millôr, conseguiram me encantar ainda mais; A gaivota, na tradução do Rubens Figueiredo, está me fazendo dar um novo olhar ao texto, de um modo como eu não havia feito até então. Fico devendo o Ivanov ainda; quem sabe quando o preço da edição da Edusp, com tradução do Eduardo Tolentino e da Arlete Cavaliere, eu possa me reencontrar com a peça. E, é claro, o Três Irmãs, com tradução do Boris Schnaidermann e da Maria Jacintha.

Mas, ao lado destas, estou também acompanhando a peça
    , com tradução da Tatiana Lárkina. Como dito na introdução, a peça é uma espécie de experiência anterior a Tio Vânia, mas, naturalmente, guarda um encanto relativo. Não posso mentir que é um grande encanto; mas também não posso desmerecer e dizer que é algo ruim. Além deste, estou lendo também
    , uma coletânea de peças de 1 ato escritas pelo Tchekhov com tradução do Homero Freitas de Andrade. A peça que leva o nome da edição é ótima; O Urso igualmente. As outras guardam, em proporções distintas, uma qualidade também muito alta.

Além das peças, estou também relendo os contos. E que maravilha, não é mesmo? Estou com as edições da 34, com traduções do Schnaidermann, pro A Dama do Cachorrinho e Outros Contos, e pro O Beijo e outros contos. Aquele inquietamento, aquela sensação de que as coisas não foram terminadas porque elas simplesmente não terminaram... É tudo muito magnífico, sem dúvidas muito maior do que quando li pela primeira vez. Quero ver se compro o O Assassinato e outras histórias, aproveitando que lançaram aquela edição da Abril, o que barateou bastante o preço hehe.

• Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar