1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Antologia de Drummond ganha prêmio voltado a escritor vivo

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Ana Lovejoy, 26 Dez 2012.

  1. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    O Prêmio Biblioteca Nacional de Literatura, que só aceita inscrições feita pelo autor --ou pela editora mediante autorização por escrito do autor--, escolheu antologia de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) como vencedora na categoria poesia.

    Bernardo Ajzenberg, diretor executivo da Cosac Naify, aparece como vencedor por ser "detentor dos direitos autorais" de "Carlos Drummond de Andrade Poesia 1930-62" (Cosac Naify), organizado por Julio Castañon Guimarães.

    Dois jurados da categoria, Francisco Orban e Leila Míccolis, não foram localizados para comentar. O terceiro integrante do júri, Carlito Azevedo, informou que não comentaria o assunto.

    A Cosac Naify preferiu não se manifestar oficialmente por ora. No Facebook, Ajzenberg disse que "não faz sentido" figurar como autor e que fez "formalmente a inscrição pela [...] Cosac Naify".

    A Biblioteca Nacional informou que analisará o caso se houver pedido de recurso.

    Os vencedores nas oito categorias foram divulgados na sexta (21).

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    ----

    Para quem achava que ~~polêmica~~ era coisa só do Jabuti :lol:
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Essa antologia é praticamente a poesia toda do Drummond. É como o Calib disse num post aí: é muita sacanagem premiarem a poesia completa de um poeta... Não bastasse o fato de não ser um escritor vivo.

    Outra coisa que eu queria destacar é isso:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Percebam o que está escrito em: Autor: Júlio Castañon Guimarães. Nenhuma referência ao Drummond. Tanto que se vocês pesquisarem "drummond" no Busca, não vai aparecer esse livro. E isso aí não é de hoje não... Desde quando o livro estava em pré-venda a coisa já estava assim. Será que não foi daí que começou o rolo não?
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar