1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Antiga lingua de Mordor, que foi feito dela?

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por EspectrusSeverius, 10 Jul 2010.

1. Saudações pessoal, bem, venho postar este tema porque sempre fiquei curioso quando Gandalf o cinzento, falou ao Frodo que o anel estava gravado com letras vindas de Mordor. Então, o q é feito dessa lingua? :think:

Só mesmo os istari como Gandalf e Saruman poderiam saber? Foi algo que sempre me intrigou na história. :-)
    Apesar de saber que Sauron era um Maiar, e um grande aprendiz de Aule, mas, será que seria apenas mais um pequeno desvio do quenya, apenas para que ninguém decifra-s o que ele escrevia para Morgoth ou para ele próprio?:think:

Bem, espero contar com a boa participação do pessoal, e ter feito boas perguntas.

Abraço a todos vós. :-)

P.S.: acho q esté o local para falar sobre isto certo?:think:

2. angiuli

angiuli Mentallion

As letras não eram de Mordor, e sim o idioma, que era a Língua Negra, já as letras eram Tengwar feanorianos.

A Língua Negra foi inventada por Sauron para ser usada pelos orcs, mas não deu muito certo, já que eles preferiam falar a Língua Comum.

Ela provavelmente se perdeu pelo passar das Eras após a queda de Sauron, já que não haviam falantes.

(Alguém me corrija se eu estiver errado, o Ardalambion ta fora do ar pra confirmar.)

Última edição: 15 Jul 2010
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Pois, porque sempre estranhei o porquê que os orc´s no filme, não tinham a sua propria lingua.

Então, é mais uma lingua morta. :think:

E ja agora, obrigado pela pequena explicação, sempre ajuda a entender melhor o seu desaparecimento.:)

Última edição: 14 Jul 2010
  4. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

No livro também os orcs não usam a lingua negra de Mordor.

Todas as passagens em que os orcs conversam, os hobbits conseguem entendê-los perfeitamente, pois todos usam a Lingua Geral para se comunicar.

Mas o Angiuli já respondeu bem!

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Slicer

Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

Havia na verdade um fator complicador para a comunicação entre os orcs: eles eram territoriais e não conseguiam ter uma língua única entre eles. Os orcs de Barad-dûr falavam um dialeto muito diferente do "órquico" de Minas Morgul, e ambos falavam um dialeto muito diferente dos Uruk-hai de Isengard.

Essa informação está no Apêndice F, mas há várias passagens onde Tolkien menciona isso:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Gostei! Gostei! x 1
  6. Pois, imagino porque mesmo os Orcs das montanhas cinzentas, e os orc´s e goblins de Angband deviam ter outro tipo de dialecto.:think:

Última edição: 19 Jul 2010

Compartilhar