• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset, 2004)

Teve uma estréia com poucas cópias no Brasil mesmo. Acho que algumas estão percorrendo cidades.
 
Oh, God.

É realmente muito mais fácil falar mal de um filme do que falar bem. Possivelmente dá pra fazer até um gráfico, porque quanto pior o filme mais eu consigo pensar em coisas pra dizer. Quando uma coisa tão foda quanto Antes do Pôr-do-Sol aparece, eu devia me limitar a calar a boca e babar, mas aqui estou eu tentando articular alguma coisa (ou qualquer coisa), e até agora a única coisa que eu fiz foi dizer que o filme é "foda" (além de encaixar a palavra "coisa" quatro vezes em uma frase).

De fato, foda ele realmente é, e uma coisa tem que ficar clara desde o princípio: não há como evitar comparações com Antes do Amanhecer, porque grande parte do que faz Antes do Pôr-do-Sol ser foda é justamente o fato dele ser uma das únicas (talvez a única) seqüências que realmente enriquecem o original - isso se deve basicamente ao fato de se tratar de praticamente a mesma situação, potencializada em todos os aspectos.

Em termos de narrativa, o filme se despe de todos os recursos que o primeiro utilizou para adquirir interesse - encontros com coadjuvantes pitorescos sendo o mais óbvio (a Cigana, o poeta na beira do rio, etc), concentrando-se intensamente nos dois protagonistas - coadjuvantes são praticamente inexistentes (talvez um termo melhor seja "inevitáveis"); em termos emocionais, os personagens não são mais jovens despreocupados, o encontro envolve muito mais do que envolvia antes, e pra piorar, o tempo que eles têm é muito mais curto.

Tempo, por acaso, é um tema importante no filme: o fato dele ser filmado praticamente em tempo real faz com que o peso dos anos tenha um efeito simultâneo nos personagens e no público - obviamente quem não viu a primeira parte vai absorver a coisa de forma diferente, e eu acho difícil essa pessoa sentir o mesmo efeito - por outro lado, acho difícil alguém não sentir qualquer efeito, a não ser que se trate de um enrustido misógeno que acha que romance é coisa de mariquinha.

Anyway, como eu estava dizendo há uns dois parágrafos, o que o Linklater fez foi pegar tudo que era realmente notável no primeiro filme (o naturalismo, os longos diálogos filmados em uma tomada só, a sutil expressão corporal dos atores, etc) e fazer um filme com isso - o que só se tornou possível por causa da honestidade e da força do roteiro.

A vida é cheia de decisões, e cada decisão importante traz uma dúvida eterna - e se eles tivessem se encontrado na data combinada? Certamente eles têm uma ligação forte, mas será que essa ligação só se manteve "pura" porque esteve limitada a poucos momentos e lembranças enclausurados no tempo?

A dúvida permanece porque estes personagens não são meros fantoches da narrativa - eles estão vivos, eles são o filme: o amadurecimento fez com que eles encarassem as coisas com mais seriedade, assim sendo o filme se tornou mais sério; agora eles são pessoas mais tristes e cínicas, portanto o filme também é muito mais triste e cínico do que o primeiro; e assim por diante.

Nessa relação, novamente o tempo se faz presente - o tempo curto que os dois têm para ficar juntos por causa do vôo iminente está naturalmente ligado ao tempo de vida cada vez menor que se tem para buscar os próprios sonhos, quaisquer que sejam eles - cada década é mais preciosa que a anterior, porque cada vez menos ainda estarão por vir.

Acabei de reler tudo que eu escrevi até agora, e como eu temia está completamente incoerente e desorganizado, mas acho que não consigo fazer melhor do que isso quando eu não tenho nada pra reclamar. Quer dizer, a música que toca nos créditos de abertura é meio besta, mas eu não lembro dela, então whatever. Ah, o final foi perfeito*.

87


*Uma gralha na sala onde eu vi soltou um "Não acredito!" e começou a rir quando filme acabou, o que foi irritante. Coisas que diminuiriam meu nível de stress: a) pessoas se limitando a assistir coisas que se encaixem em seus limites intelectuais; b) pessoas fazendo um esforço para aumentar seus níveis intelectuais - trocar os livros de auto-ajuda por alguma coisa desafiadora seria um bom começo, imho.
 
*Uma gralha na sala onde eu vi soltou um "Não acredito!" e começou a rir quando filme acabou, o que foi irritante. Coisas que diminuiriam meu nível de stress: a) pessoas se limitando a assistir coisas que se encaixem em seus limites intelectuais; b) pessoas fazendo um esforço para aumentar seus níveis intelectuais - trocar os livros de auto-ajuda por alguma coisa desafiadora seria um bom começo, imho
Você é abençoado e não sabe. :tsc:

Na minha cidade, nas raras vezes que passa esse "tipo" de filme, eles, geralmente, vaiam. :gotinha:
 
SPOILERS


V disse:
Uma gralha na sala onde eu vi soltou um "Não acredito!" e começou a rir quando filme acabou, o que foi irritante
Eu soltei um "Ahhhhhhhhhhhhh" quando acabou :lol:
Mas não ri..... sei lá.... depois de quase 10 anos esperando eu queria ver pelo menos um beijinho :obiggraz:
Mas sim, o final foi perfeito! :grinlove:
 
Alguém poderia me explicar porque esse filme está concorrendo ao Oscar de melhor roteiro adaptado? :eek:

Digo, WTF?
 
Dando um bump porque esse filme estreou sexta feira no circuito comercial em Curitiba, entao por favor, eu imploro a voces: assistam.

Pode conter SPOILERS

Foi a segunda vez que eu assisti e eu já vou dizendo, ele nao perde nada da magica por ter sido a 2ª vez. Acho que isso se dá porque no fundo, voce já sabe que a probabilidade deles ficarem juntos é pequena e seria um tanto forçado. Mas também, como diria o proprio Jesse na entrevista, quando lhe perguntam se os personagens do livro se reencontram 6 meses depois : "Depende se voce é cinico ou romantico". :grinlove:

Mas o filme talvez nao agrade a todos por um motivo: se no primeiro a magia e o encanto que nós sentimos em relacao aos dois se dá em parte pela identificacao com o idealismo e o numero sem fim de sonhos que claro, todas as pessoas tem, em especial quando sao mais jovens, em Antes do Por do Sol os dois já nao possuem tanto isso, visivelmente desiludidos em alguns dialogos, como o do carro. Mas ironicamente, isso agrada, e muito, à parte mais realista de todos nós. Afinal, "a vida é dura, tem que ser".

De resto, leiam o que o V escreveu. Poderia muito bem dar um ctrl v do post dele.

Minha nota pra ele sobe.

89/100

PS: fica dificil saber qual dos dois é melhor :obiggraz:
 
Hoje tive faniquitos quando cheguei aqui em casa (na locadora, na verdade) e vi que chegou o filme em DVD. Junto com o "Antes do Amanhecer" que eu não tinha :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove:
 
V disse:
Credo, que frescura.

Teoricamente então, toda continuação de original vira adaptado. Você tá fazendo outro filme baseado numa coisa já publicada/feita e tal. Eu fiquei pensando sobre isso depois :think:
 
Ok... eu não sei falar sobre o filme além de q ele é foda.

Mas ainda preferi muito mais o 1o.
 
Um dos melhores filmes do ano passado, e um dos feitos mais singulares da história do cinema.

Alguém sabe qual é o nome da música que toca no final do filme?
 
A música que ela toca no violão? Se chama "A Waltz For a Night", e é uma canção composta pela própria Julie Delphy que, apesar da letra, foi composta bem antes do filme e lançada num CD dela. Além de uma atriz foda ainda é cantora. :grinlove:
 
Ristow disse:
A música que ela toca no violão? Se chama "A Waltz For a Night", e é uma canção composta pela própria Julie Delphy que, apesar da letra, foi composta bem antes do filme e lançada num CD dela. Além de uma atriz foda ainda é cantora. :grinlove:

Na verdade, a Julie Delpy tem um CD com varias musicas que remetem ao Antes do Amanhecer e o que ficou nas entrelinhas do 1ºfilme.

:obiggraz:
 
É realmente muito mais fácil falar mal de um filme do que falar bem. Possivelmente dá pra fazer até um gráfico, porque quanto pior o filme mais eu consigo pensar em coisas pra dizer. Quando uma coisa tão foda quanto Antes do Pôr-do-Sol aparece, eu devia me limitar a calar a boca e babar, mas aqui estou eu tentando articular alguma coisa (ou qualquer coisa), e até agora a única coisa que eu fiz foi dizer que o filme é "foda" (além de encaixar a palavra "coisa" quatro vezes em uma frase).

Ditto. Eu já tentei escrever algumas vezes sobre o filme e é quase frustrante porque eu não consegui expressar o quanto eu gostei ou tudo o que eu achei de bom.

Primeiro, eu acredito que não ser possível ver esse filme sem ter visto Antes do Amanhecer. Talvez porque grande parte das cenas mais emocianantes sejam ligadas diretamente a tudo que aconteceu no primeiro filme.

Eu gosto especialmente quando, depois de mais da metade do filme, eles deixam de ser "politicamente corretos" e mostram o quanto eles queriam ter continuado aquela noite. É engraçado* ver que a vida dos dois sofreu mudanças bruscas e que eles não foram apenas um caso de um dia só. Que a coisa foi importante.

*Antes que reclamem, não no sentido literal, claro.

Tipo, é angustiante ver os dois andando de um lado para outro, conversando sobre o que fazem, o que aconteceu nesses 9 anos, quando eles estão morrendo de verdade de fazer a derradeira pergunda: "Por que você não apareceu?"

E... faltam palavras de novo. O filme é foda. A pior coisa dele é que ele acaba. O tempo é tão curto e as coisas parecem tão corridas que ele nos afeta quase como afeta os dois. Eles não querem se separar e nem eu.

Já no segundo filme eu notei apenas 1 vez isso, quando ela tá no carro e tenta passar a mão no cabelo dele e não sabe se deve.
Tem uma cena bem semelhante a essa no primeiro filme. Quando eles estão conversando, dentro do ônibus, e ele ameaça arrumar o cabelo dela (colocar atrás da orelha ou whatever) mas tira a mão e ela arruma sozinha depois.

Só que é interessante ver como as situações são diferentes. No segundo filme, ela volta atrás porque ela não quer se envolver mais. Quer dizer, eles vão se separar para sempre (ou assim se imagina, etc) em alguns momentos e ela não quer ficar ainda mais apegada a ele.

Já no primeiro filme ele parece não ter muita confiança ainda para fazer aquilo. Ou algo do tipo, etc.

V disse:
Ah, o final foi perfeito*.
Yep, foi mesmo.

(E eu ainda sinto ambiguidade nele, como se eu duvidasse que as coisas pudessem acabar de forma tão... putz, vocês sabem.)

Em tempo: Eu estou ficando louco ou eles não transaram no primeiro filme?

Eles não decediram não fazê-lo para não macular a noite ou coisa do tipo?

Edit: Antes do Amanhecer passou hoje a tarde na TNT e eu tava louco mesmo. Eles fizeram, mas eu podia jurar que não.
 
Saiu essa notícia hoje lá no Omelete.

Antes do amanhecer e Antes do pôr-do-Sol estão entre os filmes mais românticos de todos os tempos... e o diretor Richard Linklater não está satisfeito.

O cineasta disse à MTV que anda conversando com Ethan Hawke e Julie Delpy - astros e co-roteiristas da série - sobre a possibilidade de mais um filme sobre Jesse (Hawke) e Celine (Delpy).

"É apenas um pensamento. Mas se fizermos um terceiro, será ambientado dentro de casa", disse Linklater. Ou seja, mostrará o casal morando junto - e todos os problemas que surgem daí.

O diretor acredita que ainda há muito o que mostrar sobre os dois. "Em toda a vida que segue, acontecem coisas interessantes. E eles são pessoas interessantes. Tenho certeza que existe algo a contar sobre algum outro momento da vida deles", completou.

Por mim, poderia terminar no Antes do Pôr-do-Sol, mas também não vou ficar preocupado demais, porque já fizeram uma sequência espetacular. Vai que sai outra, né?
 
Nossa! Bom, pelo menos a idéia surgiu porque teoricamente "há ainda o que mostrar" e não por se fazer uma continuação em busca de grana :tsc:

Acredito que eles só fariam se houver uma material realmente que valha a pena.
 
A minha primeira impressão ao ouvir falar desse filme era de que ele seria desnecessário, mas após assistí-lo, o coloquei na seleta lista de sequências que me fizeram repensar um pouco o meu preconceito contra sequências.

O primeiro filme ganha em originalidade - o que é completamente compreensível - mas os diálogos do segundo conseguem ser muito mais consistentes que no primeiro filme. Além disso, a naturalidade como o roteiro flui até o reencontro dos dois faz parecer que tudo foi escrito de uma vez só, como se fosse um projeto único.

Realmente gostaria de ver uma conclusão pra história de Celine e Jesse...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo