1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Antes da produção do SDA a idéia do Hobbit?

Tópico em 'O Hobbit - os Filmes' iniciado por Elessar Hyarmen, 15 Set 2011.

  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Pessoal, estou com uma curiosidade.

    Vocês por um acaso sabem me informar se Peter Jackson antes de produzir o Senhor dos Anéis já tinha algum projeto de produção do Hobbit?

    Ou esse projeto do Hobbit só foi desenvolvido no pós SDA?


    Uma vez eu ouvi alguém dizer (não me lembro onde e quando; e não tenho certeza absoluta) que a princípio PJ tinha em mente produzir o Hobbit.
     
  2. Almáriel

    Almáriel Die Sonne

    Se ele teve essa vontade eu não fiquei sabendo... Será?

    Mas de qualquer forma foi bom ter feito SDA primeiro, acho que o contrário não seria tão interessante considerando o impacto que uma história como O Senhor dos Anéis pode causar. Já sendo fã de SDA, com certeza você vai querer ver O Hobbit. É por essa mesma lógica que eu sempre aconselho os meus amigos a lerem primeiro SDA e depois O Hobbit.
     
  3. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Sim, a ideia inicial era filmar O Hobbit, só não sei se na época a pretensão do PJ era fazer essa expansão na estória como está fazendo agora. Mas a ideia foi posta de lado, pois existiam alguns problemas com relação aos direitos sobre a obra, a coisa estava enrolada pois a MGM tinha os direitos provisórios e não estava pretendendo na época filmar esse livro, e o PJ decidiu partir para SdA, que seria financiado pela Miramax, e esse também quase não saiu, como a maioria deve já saber. Enfim, para você ver como O Hobbit já era enrolado desde antes do PJ filmar o SdA.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  4. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    É uma novela a muito tempo esse filme O Hobbit. :mrgreen:

    Até que essa história de direitos deu certo, pois filmarem O Senhor dos Anéis primeiro foi muito positivo.
     
  5. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Obrigado nobre Elendil!

    Eu agora te faço uma outra pergunta (quem quiser pode responder também) sobre essa lance dos estúdios e distriuição.


    Vc citou a Miramax no caso SDA, mas não foi nos estúdios da New Line que muita coisa foi financiada e desenvolvida?

    Tem estúdios de cinema que financiam a produção e tem outros que fazem a produção? E tem estúdios que fazem a distribuição?

    Como foi no caso do SDA? E como está sendo no caso do Hobbit?

    ABS!!!!!
     
  6. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Mas nos extras me lembro de ter sido dito pelo PJ que a ideía para filmar o SDA veio quando ele estava vendo uma nova tecnologia para efeitos especiais e achou que com aquilo seria possível fazer um filme a altura do SDA. Mas então antes disso já existia a ideia de filmar o Hobbit?
     
  7. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    A Miramax, antes da New Line, era quem detinha os direitos sobre O SdA. Tanto na VE como na "normal", nos extras, o PJ fala da Miramax. Mas olha o que o Cinemaemcena.com fala sobre isso:


    Sobre o enrosco que sempre foi O Hobbit, tem algumas notícias antigas do Omelete:


    Para entender melhor quem é Saul Zaentz, a Valinor explica:


    A MGM comprou os direitos de distribuição, mas acabou entrando em processo de falência nos últimos anos, enquanto a New Line estava tentando negociar uma saída para poder produzir logo O Hobbit. Os direitos são provisórios, já que a empresa de Zaentz é quem detém os direitos realmente, portanto.

    Sobre os "direitos provisórios":

    E a MGM não se movia e estava prestes a perdê-los mas também não largava o osso. O resto a gente já sabe. Bom, quem não sabe pode se informar neste tópico:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Às vezes, o estúdio que produz não é o mesmo que distribui os filmes. Isso está acontecendo com O Hobbit. A Warner/New Line produz e a MGM vai distribuir internacionalmente, mas a Warner/New Line também vai distribuir em território estadunidense. Pelo menos esse era parte do acordo de cooperação entre os dois estúdios, mas me parece que mudou alguma coisa depois da reestruturação da MGM, que estava falida. Se eu achar a notícia sobre isso, atualizo o post.

    EDIT: é, houve uma pequena mundança, "Ambos os filmes são co-produzidos pela New Line Cinema e a MGM, com a sua nova linha de produção e gestão. A Warner Bros Pictures está a cargo da distribuição nos cinemas do mundo inteiro. Todas as licenças de veiculação televisivas internacionais estão a cargo da MGM".
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Bom você lembrar disso, Éomer, pois posso explicar melhor o que eu quis dizer acima. Quando o PJ pensou no SdA, a idéia lógica era fazer O Hobbit primeiro, mas como a coisa com ele estava mais complicada do que com SdA, ele nem se deu ao trabalho e partiu logo pra trilogia então. Quando ele falou dessa nova tecnologia, O Hobbit já tinha sido colocado de lado e ele só pensou "em termos de Sda", digamos.

    Sobre a expansão da estória que eu mencionei, nem dá para falar sobre isso na época que pensou no O Hobbit, pois, como eu disse, isso foi só cogitado, nada planejado, como foi SdA quando ele viu que dava pra fazer. Mas a expansão da estória ele começou a pensar depois da trilogia e quando voltou a mostrar interesse sobre O Hobbit, mesmo estando ainda enroladão. Numa notícia de 2006 o PJ já falava em fazer justamente o que ele está fazendo agora, ou seja, trazer quem da trilogia dá para trazer de volta (Legolas, Saruman, Elrond, Gandalf, Galadriel), expandindo o enredo (Dol Guldur, Conselho Branco) e dividindo a estória em 2 filmes:

     
    Última edição: 16 Set 2011
    • Ótimo Ótimo x 6
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Então, se a produção do Hobbit desse certo sendo produzida antes do SDA, possívelmente esse filme seria feito ainda nos anos 90 não é isso mesmo Elendil? PJ deixou de lado O Hobbit antes de 2000.


    Com relação ao clã Tolkien,


    engraçado, somente o Royd Tolkien foi favorável a produção do SDA, inclusive participou do Retorno do Rei e favorável a produação do Hobbit.

    Será que ele pode participar novamente como figurante?! Pode ser que sim.
     
  9. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Sim, mais ou menos no meio da década de 1990. Foi por volta de 1995, por exemplo, que o Peter Jackson começou a correr atrás do SdA, ainda com a Miramax.
     
  10. Corsário de Umbar

    Corsário de Umbar Corsário de Umbar

    De certo modo essa demora foi boa porque podemos ter um Hobbit melhor agora do que lançado nos anos 90.

    Nessa época que PJ tentou produzir o Hobbit primeiro ele já tinha em mente produzir na Nova Zelândia?
     
  11. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Sim, sempre foi! Não só o PJ é neozelandês, como a maior parte de equipe criativa e produção. Muitos deles leram Tolkien na juventude, então o referencial para imaginar a Terra-média sempre foi a Nova Zelândia. E de certa forma é para nós também agora! =]
     

Compartilhar