• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anões

Gueimom

Usuário
No Quenta Silmarillion, cap. II, fala sobre a criação dos anões e tal... Fala que Eru só vai despertar eles depois que os homens despertarem. até aí ok. Mas no cap X fala que na segunda Era os anões já estavam trabalhando... como isso se os homens ainda não despertaram?
E até o cap IX é como se seguisse uma história... e no cap X quebrasse essa história e mudasse ela.

Enfim, como os anões despertaram? Na Segunda Era ou Depois das Três Eras da prisão de Melkor? Obrigado! :D
 
Ocorre que no capítulo De Aulë e Yavanna Eru diz ao Vala que não tolerará que os anões apareçam antes dos primogênitos de seus desígnios, no que os primogênitos são os elfos e não os homens. Os anões serão os filhos adotados de Eru e que não podem tomar o direito de primogenitura dos elfos devendo aparecer mais tarde, num momento em que deixariam de dormir sob as pedras e sairiam para o mundo.

Os Elfos vão despertar pouco depois que Varda coloca as últimas estrelas no céu em Cuiviénen e só depois disso os anões poderão aparecer. Já os homens, filhos mais jovens e "do sol", surgem bem depois.

http://tolkiengateway.net/wiki/Dwarves

Unlike Elves and Men, the Dwarves are not counted among the Children of Ilúvatar. Their creator was Mahal, known as Aulë the Smith. Aulë created the Seven Fathers of the Dwarves deep beneath an unknown mountain somewhere in Middle-earth, from whom all other Dwarves are descended. However, Aulë did not have the divine power to grant independent life to any creation, and the dwarves were bound to his will. Ilúvatar came and reprimanded Aulë, who confessed his desire to create more living things, but in repentance lifted his hammer to destroy the dwarves. Even as the blow was about to land, the dwarves cowered and begged for mercy, as Ilúvatar had taken pity and given true life to the creations of his child, including them in His plan for Arda. However, Ilúvatar did not wish them to wake before the Elves, whom he intended to be the first-born. Ilúvatar granted the Dwarves life, and therefore they are known as the Adopted Children of Ilúvatar, but he bade Aulë lay them to sleep in their chamber deep beneath the mountain, and they were to awake after the Awakening of the Elves.[2]

↑ J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien (ed.), The Silmarillion, "Quenta Silmarillion: Of Aulë and Yavanna"

"after" = Depois. Depois do despertar dos elfos.
 
Última edição:
Talvez até pudéssemos tentar, como exercício imaginativo, aplicar a palavra "tecnicamente" para efeito teórico, mas a verdade é que tudo que se relaciona a Eru é em verdade e de fato tanto em teoria quanto na prática aquilo que ele diz ser, em todos os sentidos, porque ele é a mais alta instância, a qual não existe parâmetro de comparação, mais poderoso que todos os Poderes juntos. (Eru, o Único).

Já que o Único (e Tolkien que é o autor) dizem que os elfos são os primogênitos de total direito então acredito. Antes de despertarem Eru tinha total poder para reter a concessão da existência deles para que eles não fossem considerados mais que bonecos vivos ou animais. Razão pela qual o Silmarillion dá a entender que apenas a forma física deles estava pronta, mas que não estavam prontos de fato (como seres completos) antes de despertarem. Para se fazerem análises e considerações também no nível técnico eles precisariam estar no pleno gozo de direitos depois de despertarem.
 
Mas no meu Silmarillion fala que Aulë já começava a ensinar a eles sobre língua que ele criou e outras coisas
 

Anexos

  • Screenshot_2015-01-28-19-19-13.png
    Screenshot_2015-01-28-19-19-13.png
    219,2 KB · Visualizações: 6
:lol:

Eu lembro dessas passagens e deviam falar mesmo, entretanto, nos livros o atributo da fala também aparece em seres inferiores não elevados a estatura de povos livres (dotados de espírito ou filhos de Ilúvatar). Por exemplo, Huan foi um cão de Valinor e falou por 3 vezes demonstrando coerência e sabedoria, os orcs falavam língua negra, e devia haver os animais comuns que conhecemos como papagaios que falavam também.

Por causa disso, tudo leva concluir que apesar de sofisticado, o recurso da fala era facilmente replicável pelos Valar e passível de ser ensinado por mímica e repetição como um talento genérico. Todavia apesar de falantes eles não estariam finalizados até que Eru desse a palavra final para que despertassem. Só então terminaria esta primeira e última correção no trabalho de Aulë.

De modo que mesmo ensinando a língua aos anões eles não deixariam de depender da vontade do Vala até que Eru concedesse a eles permissão de vir ao mundo.
 
Eru dá a vida aos anões quando Aulë pega o martelo para esmagá-los. Então, tecnicamente, sim, eles viveram antes dos elfos. Mas logo em seguida foram colocados para dormir sob a pedra até que pudessem despertar novamente.
Enquanto indivíduos, pode-se dizer que os pais dos anões viveram por alguns minutos naquele instante, mas enquanto povo, os anões só despertaram pra valer depois dos elfos.
 
Já eu considero que qualquer período sob a tutela obrigatória de Eru como período de não liberdade. Foram obrigados a dormir incompletos pra não tirar o título dos elfos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo