1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Gueimom

    Gueimom Usuário

    No Quenta Silmarillion, cap. II, fala sobre a criação dos anões e tal... Fala que Eru só vai despertar eles depois que os homens despertarem. até aí ok. Mas no cap X fala que na segunda Era os anões já estavam trabalhando... como isso se os homens ainda não despertaram?
    E até o cap IX é como se seguisse uma história... e no cap X quebrasse essa história e mudasse ela.

    Enfim, como os anões despertaram? Na Segunda Era ou Depois das Três Eras da prisão de Melkor? Obrigado! :D
     
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Ocorre que no capítulo De Aulë e Yavanna Eru diz ao Vala que não tolerará que os anões apareçam antes dos primogênitos de seus desígnios, no que os primogênitos são os elfos e não os homens. Os anões serão os filhos adotados de Eru e que não podem tomar o direito de primogenitura dos elfos devendo aparecer mais tarde, num momento em que deixariam de dormir sob as pedras e sairiam para o mundo.

    Os Elfos vão despertar pouco depois que Varda coloca as últimas estrelas no céu em Cuiviénen e só depois disso os anões poderão aparecer. Já os homens, filhos mais jovens e "do sol", surgem bem depois.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    "after" = Depois. Depois do despertar dos elfos.
     
    Última edição: 28 Jan 2015
    • Ótimo Ótimo x 2
  3. Gueimom

    Gueimom Usuário

    Hmm. Mas, tecnicamente, os anões foram os primeiros, fora os Valar, a andar sobre a terra, né?
     
  4. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Talvez até pudéssemos tentar, como exercício imaginativo, aplicar a palavra "tecnicamente" para efeito teórico, mas a verdade é que tudo que se relaciona a Eru é em verdade e de fato tanto em teoria quanto na prática aquilo que ele diz ser, em todos os sentidos, porque ele é a mais alta instância, a qual não existe parâmetro de comparação, mais poderoso que todos os Poderes juntos. (Eru, o Único).

    Já que o Único (e Tolkien que é o autor) dizem que os elfos são os primogênitos de total direito então acredito. Antes de despertarem Eru tinha total poder para reter a concessão da existência deles para que eles não fossem considerados mais que bonecos vivos ou animais. Razão pela qual o Silmarillion dá a entender que apenas a forma física deles estava pronta, mas que não estavam prontos de fato (como seres completos) antes de despertarem. Para se fazerem análises e considerações também no nível técnico eles precisariam estar no pleno gozo de direitos depois de despertarem.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. Gueimom

    Gueimom Usuário

    Mas no meu Silmarillion fala que Aulë já começava a ensinar a eles sobre língua que ele criou e outras coisas
     

    Arquivos Anexados:

  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    :lol:

    Eu lembro dessas passagens e deviam falar mesmo, entretanto, nos livros o atributo da fala também aparece em seres inferiores não elevados a estatura de povos livres (dotados de espírito ou filhos de Ilúvatar). Por exemplo, Huan foi um cão de Valinor e falou por 3 vezes demonstrando coerência e sabedoria, os orcs falavam língua negra, e devia haver os animais comuns que conhecemos como papagaios que falavam também.

    Por causa disso, tudo leva concluir que apesar de sofisticado, o recurso da fala era facilmente replicável pelos Valar e passível de ser ensinado por mímica e repetição como um talento genérico. Todavia apesar de falantes eles não estariam finalizados até que Eru desse a palavra final para que despertassem. Só então terminaria esta primeira e última correção no trabalho de Aulë.

    De modo que mesmo ensinando a língua aos anões eles não deixariam de depender da vontade do Vala até que Eru concedesse a eles permissão de vir ao mundo.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  7. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Eru dá a vida aos anões quando Aulë pega o martelo para esmagá-los. Então, tecnicamente, sim, eles viveram antes dos elfos. Mas logo em seguida foram colocados para dormir sob a pedra até que pudessem despertar novamente.
    Enquanto indivíduos, pode-se dizer que os pais dos anões viveram por alguns minutos naquele instante, mas enquanto povo, os anões só despertaram pra valer depois dos elfos.
     
  8. Eferos Masopias

    Eferos Masopias Senhor dos Pastéis

    Nesse ponto, quando Aulë lhes ensina a língua inventada, os anões não tem vontade própria.
     
  9. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Já eu considero que qualquer período sob a tutela obrigatória de Eru como período de não liberdade. Foram obrigados a dormir incompletos pra não tirar o título dos elfos.
     

Compartilhar