1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Anões: na cultura Viking e na Terra Média

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por Clara, 1 Fev 2012.

1. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

"Devoradores de Mortos" é um livro escrito por Michael Crichton relatando a vida e costumes dos vikings no século I d.C. a partir do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , relatando a viagem que fez aos países nórdicos e suas relações com os vinkings .

Tem um tópico (que estou com preguiça de procurar agora, desculpem) sobre esse livro, aqui mesmo no Valinor, mas eu quero falar mesmo é sobre a provável influência desse relato na obra de Tolkien, em particular na descrição que este fez dos anões.

No livro "Devoradores de Mortos", numa certa altura, o narrador acompanha os vikings a uma montanha para que seu chefe, Buliwyf, consulte um certo anão (que são tidos como criaturas mágicas) sobre uma batalha que deverá travar. Segue o trecho sobre os anões:

Fonte: Devoradores de Mortos - Michael Crichton (editora Rocco e L&PM Pocket)

Bem, confesso que meu conhecimento sobre a cultura nórdica é bem mixo e que esse manuscrito árabe, como todos os textos muito antigos, já passou por diversas mãos e interpretações, e eu ainda li uma interpretação moderna, escrita por um autor de ficção, sendo assim, não descarto a possibilidade de que o Michael Crichton possa ter reescrito partes do manuscrito pra se adaptar à ideia que fazemos dos anões. =/

2. Tilion

Tilion Administrador

Resumindo: essa parte dos anões é invenção do Crichton.

O pergaminho que ele menciona no início do livro (e o pdf linkado acima é de um trecho do livro), Xymos, que teria sido descoberto em 1934, não existe, e os trechos sobre os anões vêm justamente desse pergaminho fictício. Além disso, o nome do suposto tradutor norueguês do pergaminho Xymos, Per Fraus-Dolus, é uma piada do Crichton, já que esse nome está em latim e significa "por fraude-engodo". =]

Influência por influência, o mais provável é que Tolkien tenha influenciado Crichton nesse trecho sobre os anões.

• Ótimo Ótimo x 4
    • Gostei! Gostei! x 4
  3. Kainof

Kainof Sr. Raposo

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Gostei! Gostei! x 1
  4. Éomer

Éomer Well-Known Member

O filme o 13º Guerreiro não é baseado nessa história?

5. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Ah, Michael Crichton, seu piadista safadjenho!

E agora entendi o porquê de, no final do livro, em "Obras de Referência Geral" constar o Necromicon de Abdul Azhared.
    Sério. =/
    Só por aí eu já devia ter me ligado na coisa toda, né? mas o máximo que aconteceu foi eu ter ficado... desconfiada.
    :loserdance:

6. Tilion

Tilion Administrador

Só para deixar claro: Ahmad ibn Fadlan de fato existiu e realmente fazia parte da embaixada que foi enviada no século X pelo califa de Bagdá para o norte, assim como o relato dele. Das fontes citadas por Crichton, o dicionário geográfico de Yakut de fato foi a fonte principal do relato durante muito tempo e a obra de Amin Razi também o complementa. Há ainda um manuscrito descoberto em 1923 no Irã que possui uma versão mais completa do relato. Logo, a versão mais "definitiva" do relato de Ahmad ibn Fadlan é uma mescla das informações dessas fontes.

Todas as outras fontes citadas por Crichton no texto foram inventadas por ele, e o próprio aponta o caráter "duvidoso" delas.

• Gostei! Gostei! x 1
  7. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

E existe, traduzido os relatos de Ahmad ibn Fadlan?

8. Tilion

Tilion Administrador

Aqui tem uma tradução em inglês de uma tradução russa:

Que eu saiba, ainda não existe uma tradução pro inglês direto do árabe (pra português, então, nem se fala).

O relato é particularmente significativo por descrever certas práticas funerárias dos rus', povo (segundo algumas teorias) de origem escandinava.

Última edição: 2 Fev 2012
  9. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Ahhh sim, só queria ler a coisa toda. Achei bem legal e não sabia que existia tal relato.

Compartilhar