• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anões hospitaleiros ou Balrogs educados???

Dínweth

Usuário
ontem eu estava lendo os C. Inacabados, mais precisamente a história de Galadriel e Celeborn, quando me deparei com o seguinte: no apendice 4, da pag. 478 esta escrito o seguinte ( e tambem no conto dos anos pag. 372 em SdA 3 ) : c. 40: "muitos Anões deixam suas cidades nas Ered Luin e vão para Moria aumentando a população local" - o que me leva a deduzir que haviam anões lá durante a 1a. Era. Sabendo também que o balrog :twisted: que atacou a Comitiva do Anel foi pra lá após a destruição das Thangorodrim e que já haviam anões vivendo lá ( se não os anões de Belegost e Nogrod não poderiam estar "aumentando"uma população que não existisse ), a minha pergunta é quem é mais educado? :lol: Os anões que abriram a porta pro balrog ou o balrog que entrou de fininho sem chamar a atenção? :lol: Pois não vejo como ele ter entrado ( mesmo se por algum outro tipo de passagem nas pedras ) sem ter matado um monte de gente, nem que os anões ficassem morando lá sabendo da existencia dele.

Existe ( eu acho ) a possibilidade dele, com suas forças, ter cavado um buraco por baixo como uma toupeira?( isso é meio ridículo eu sei...) Tal façanha deveria ter que ser feita à kilometros de distância para não chamar atenção de ninguem...
ou será que é uma inconcistencia? Porque creio que não há possibilidade deles terem viajado e ao voltar não perceberem nada destruido ( levando-se em consideração que eles não tenham deixado a porta de casa aberta e que o balrog não a abriu delicadamente e que os anões não tivessem dado falta dos vigias...ou eles tivessem deixado Moria sem vigias)
 
É meu.. eu acho que é mais ou menos isso. Nunca li nada relacionado, mas sei que alguns espíritos de fogo se esconderam na profundesa da Terra-Média. Não que ele necessariamente entrou pelo portão oeste de Moria... Ele deve ter entrado em alguma caverna e procurou o lugar mais fundo que achou..

Aí depois de muito tempo, os anões começaram a cavar cada vez mais profundo, e então se depararam com um balrog escondido bem debaixo de seus pés.. mas muito bem debaixo.. ae "acordaram a Ruina de Dúrin".
 
Os balrogs foram maiar seduzidos por Morgoth, não tinha o mesmo corpo que os mortais. Depois da primeira derrota de Morgoth, os poucos balrogs que sobraram se esconderam nas profundesas da terra. Os anões só foram encontrar a ruína de Durin depois de longos anos de incessante escavação. Tudo isso está bem claro em todas as passagens referentes a este assunto, seja em SdA, Contos e Sil, o único problema é que as informções encontranse de forma esparça. Dê uma olhada no tópico sobre controvérsias na pagina da Valinor, não é exatamente sobre este assunto, mas tem algumas informações correlatas lá.
 
Fico pensando se naquela época Moria era menor, e digamos, o balrog tenha se escondido numa caverna ou buraco mais para o sul, por exemplo.
Então, os anões, durante suas ampliações e minerações acabaram cavando bem em cima de onde o balrog dormia...pobre balrog, não tinha nada a ver com a história... :cry: acho que ele ficou meio zangado :twisted:
 
Dínweth disse:
Então, os anões, durante suas ampliações e minerações acabaram cavando bem em cima de onde o balrog dormia...pobre balrog, não tinha nada a ver com a história... :cry: acho que ele ficou meio zangado :twisted:

Exatamente, os anões acordaram o balrog com suas escavações. Em algum lugar do SdA é dito que a ganância dos anões pelo mithril fez com que eles cavassem mais e mais fundo, até que chegaram onde o balrog estava escondido.

Quanto a como o balrog chegou lá, decididamente não foi pelo portão de Moria 8) Apesar de ser famosa, com certeza não era a única entrada para Moria, que não tinha nada de pequena. Gandalf fala que lutou contra o balrog nas produndezas, tão distantes e antigas que nem os anões conhecem. O balrog entrou lá por um desses caminhos, depois de sua fuga de Angband. E como sabemos que a fortaleza de Melkor tinha um extensa área subterrânea, cogita-se até a possibilidade do balrog ter chegado em Moria por baixo da terra. E é uma hipótese até plausível, com um pouco de boa vontade 8)
 
Acho que é como o Gildor falou... A Ruína de Durin deve ter chegado pelo subsolo. É bom lembrarmos que Moria já era bem habitada desde o início da vida dos anões. Quandoa anões foram para Nogrod e Belegost, a maior habitação naugrin já era Khazad-Dum...
 
Eu tb acho que ele chegou pelo subsolo, saindo de Utumno, escavando tudo, até que decidiu parar em Moria.
 
Vejam, o Balrog não foi para MORIA, foi MORIA que chegou no Balrog. Provavelmente o Balrog escolheu o local de seu esconderijo pela presença de mithril que ao que tudo indica era altamente mágico/encantável. A cobiça foi fazendo as minas dos anões de Moria chegarem cada vez mais para o fundo e bingo, chegaram no Balrog.

Ah, e não vamos esquecer o tamanho total de Moria! Só entre os portões leste e oeste, em linha reta, eram 50 MILHAS (cerca de 80 quilômetros) que é a distância para cruzar a cidade de São Paulo de norte a sul hoje em vida. E não estou contando subidas e decidas, curvas, túneis laterais, nada. Era IMENSO... e garanto que não existiam Anões suficientes para ocupar todo o espaço (alguém lembrou de SP de novo? Uns 10-15 milhões de Anões? ;) ). Eles deviam ocupar algun pontos específicos no interior de Moria, provavelmente próximo dos grandes salões.
 
Bom, já que eu sou um urulóki intrometido mesmo, vou dar um pitaco. :roll:

Alguém se lembra de "entrada/saída" por onde o Balrog e Gandalf saíram para a última e derradeira batalha? Alguém se lembra de escada interminável?

Bom, pode ter sido uma possível entrada para o Balrog, já que vimos que ele a conhecia muito bem. :wink:
 
A hipótese parece não ser muito viável não....ele pode ter conhecido a escadaria depois que foi acordado, afinal, teve muito tempo pra isso. Acho que ele nunca entrou em Moria, Moria que cavocou até ele .
 
Deriel disse:
A hipótese parece não ser muito viável não....ele pode ter conhecido a escadaria depois que foi acordado, afinal, teve muito tempo pra isso. Acho que ele nunca entrou em Moria, Moria que cavocou até ele .

É verdade, pode não ter sido a entrada, mas eu acho ela mais plausível do que um super-tunel de Angband até Moria (tinha uma Beleriand inteirinha entre eles)

Qual seria aproximadamente o local de "descanso" do Balrog considerando-se que provavelmente não estava na parte que "afundou" de Beleriand ?(a não ser que o Balrog fosse uma sereia...hehehe) :roll:

No máximo seria aquela parte meio desértica ao sul de Eriador, não é?

Bom, ainda temos a opção de Utumno, mas não sei qual era a posição relativa de primeira fortaleza de Melkor com relação a Beleriand (ela ficava a leste de Angband?)
 
Glaurung disse:
É verdade, pode não ter sido a entrada, mas eu acho ela mais plausível do que um super-tunel de Angband até Moria (tinha uma Beleriand inteirinha entre eles)

Eu sei que você defende essa teoria, foi contigo mesmo que eu tava brincando quando postei aquela primeira mensagem :P


Glaurung disse:
Bom, ainda temos a opção de Utumno, mas não sei qual era a posição relativa de primeira fortaleza de Melkor com relação a Beleriand (ela ficava a leste de Angband?)

Eu ainda vou comprar o Atlas pra ter mais noção de alguns lugares... mas comparando dois mapas (1ª e 2ª Era), dá pra ver que Utumno ficava mais ou menos na região onde se formou a Baía de Forochel, ao norte das Ered Luin.
 
Gildor disse:
Eu sei que você defende essa teoria, foi contigo mesmo que eu tava brincando quando postei aquela primeira mensagem :P

AH, mas isso era teimosia minha na discussão de Asas de Balrog, hehehehe


Gildor disse:
Eu ainda vou comprar o Atlas pra ter mais noção de alguns lugares... mas comparando dois mapas (1ª e 2ª Era), dá pra ver que Utumno ficava mais ou menos na região onde se formou a Baía de Forochel, ao norte das Ered Luin.

Bom, temos então que a opção de Utumno ainda é plausível.
 
O balrog não poderia simplesmente ter se atirado pelo mesmo lugar onde ele caiu com Gandalf?
 
Deriel disse:
A hipótese parece não ser muito viável não....ele pode ter conhecido a escadaria depois que foi acordado, afinal, teve muito tempo pra isso. Acho que ele nunca entrou em Moria, Moria que cavocou até ele .
Há as escadarias profundas, aquelas que Gandalf e o Balrog usaram para subir de volta, está dito que nem os anões as conheciam, portanto não foram feitas por eles. Eu acho que eram vestigios de Utumno que não foram completamente destruídos pelos Valar. Não sei exatamente como foi a reconfiguração do mundo, mas acho que os anões Moria cavaram bem ali e acordaram o Balrog que já estava lá, só não tinha como subir antes das escavações dos anões.
 
Nahhhh... Utumno ficava MUITO longe de Moria. Só de Moria até o começo das Montanhas Nebulosas são mais de 450 milhas de distância. E de lá até a antiga Utumno mais um tanto assim. To far away.
 
Ah, sobre a Endless Stair não em nada disso não, só cita que ela foi feita há muito tempo. E como a última sala tem o nome de Dúrin, é bastante lógico supor que os anões a contruiram bem como a escada.

"Ever up now we went, until we came to the Endless Stair.'
'Long has that been lost,' said Gimli. 'Many have said that it was never made save in legend, but others say that it was destroyed.'
'It was made, and it had not been destroyed,' said Gandalf. 'From the lowest dungeon to the highest peak it climbed, ascending in unbroken spiral in many thousand steps, until it issued at last in Durin's Tower carved in the living rock of Zirak-zigil, the pinnacle of the Silvertine."
 
O Balrog poderia ter voado até Moria, e pelas escadas intermináveis penetrado no poço fundo.
 
Balbo disse:
O Balrog poderia ter voado até Moria, e pelas escadas intermináveis penetrado no poço fundo.

ISSO " SE " o Balrog tivesse asas e pudesse voar! :wink:

(I don't believa I said that, no ....not again...hehheehe...it wasn't me!) :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo