ontem eu estava lendo os C. Inacabados, mais precisamente a história de Galadriel e Celeborn, quando me deparei com o seguinte: no apendice 4, da pag. 478 esta escrito o seguinte ( e tambem no conto dos anos pag. 372 em SdA 3 ) : c. 40: "muitos Anões deixam suas cidades nas Ered Luin e vão para Moria aumentando a população local" - o que me leva a deduzir que haviam anões lá durante a 1a. Era. Sabendo também que o balrog
que atacou a Comitiva do Anel foi pra lá após a destruição das Thangorodrim e que já haviam anões vivendo lá ( se não os anões de Belegost e Nogrod não poderiam estar "aumentando"uma população que não existisse ), a minha pergunta é quem é mais educado?
Os anões que abriram a porta pro balrog ou o balrog que entrou de fininho sem chamar a atenção?
Pois não vejo como ele ter entrado ( mesmo se por algum outro tipo de passagem nas pedras ) sem ter matado um monte de gente, nem que os anões ficassem morando lá sabendo da existencia dele.
Existe ( eu acho ) a possibilidade dele, com suas forças, ter cavado um buraco por baixo como uma toupeira?( isso é meio ridículo eu sei...) Tal façanha deveria ter que ser feita à kilometros de distância para não chamar atenção de ninguem...
ou será que é uma inconcistencia? Porque creio que não há possibilidade deles terem viajado e ao voltar não perceberem nada destruido ( levando-se em consideração que eles não tenham deixado a porta de casa aberta e que o balrog não a abriu delicadamente e que os anões não tivessem dado falta dos vigias...ou eles tivessem deixado Moria sem vigias)

Existe ( eu acho ) a possibilidade dele, com suas forças, ter cavado um buraco por baixo como uma toupeira?( isso é meio ridículo eu sei...) Tal façanha deveria ter que ser feita à kilometros de distância para não chamar atenção de ninguem...
ou será que é uma inconcistencia? Porque creio que não há possibilidade deles terem viajado e ao voltar não perceberem nada destruido ( levando-se em consideração que eles não tenham deixado a porta de casa aberta e que o balrog não a abriu delicadamente e que os anões não tivessem dado falta dos vigias...ou eles tivessem deixado Moria sem vigias)