• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Annon Moria(Portão de Moria)

Thorondil

Usuário
Ae, meu primo tava me perguntando uma coisa esses dias aí que me deixou intrigado... :? Eu jah tinha descoberto uma época, mas esqueci...:

Porque as inscrições do Portão de Moria eram em élfico se os Anões e Elfos eram odiados uns pelos outros?? :o?:

E ai? Eu jah tinha visto a explicação em algum lugar, mas naum lembro onde era... :roll:
 
O portão oeste de Moria / Khazad-dum. O exato momento em que as portas foram construídas é difícil dizer, mas o Anão Narvi as fez e Celebrimbor filho de Curufin fez a escrita em Ithilidin nelas, na cidade de Ost-in-edhil, em Eregion. O máximo que pode-se dizer é que foram feitas entre 750 [Segunda Era] quando Eregion foi fundada pelos Noldor e 1697 [Segunda Era] quando Celebrimbor foi morto e os Portões de Moria fechados. Os símbolos nos Portões mostram o emblema de Durin [um martelo e uma bigorna, com uma coroa e sete estrelas], as duas árvores dos Alto Elfos com folhas como luas crescentes e a Estrela da Casa de Fëanor ao centro, e no otpo um arco com texto, entre dois pilares.

O porque de Celebrimbor ter as escrito e não Narvi eu não sei...


Fonte/Valinor
 
Heledir disse:
Porque as inscrições do Portão de Moria eram em élfico se os Anões e Elfos eram odiados uns pelos outros??

A raiva era maior mesmo entre os elfos sindar (e descendentes), devido à disputa pelo Nauglamír que estava em poder do Rei Elwë Singollo de Doriath. Era um colar magnífico feito pelos anões e fora dado como presente a um outro rei, que já havia sido morto. Naquela ocasião, Elwë requisitara a habilidade dos anões para engastarem a Silmaril no colar, e o esplendor da gema de Fëanor despertou a cobiça dos anões, que se recusaram a devolvê-la, alegando que o colar fora feito por eles e dado como presente a outro rei, e agora deveria ser de volta deles.

Como se vê, não é "de sempre" essa rixa entre anões e elfos. Os elfos da região do Portão Oeste de Moria eram descendentes dos noldor exilados, em sua maioria, e ali os dois povos desfrutavam de interesses comuns na forja e lapidação. A construção do portão de Moria fica como um dos maiores símbolos dessa amizade e progresso; progresso que resultou na "fase de ouro" (de Mithril seria melhor) e em feitos magníficos dos ourives élficos, inclusive... os anéis de poder. :)
 
Ahh tah! intendi... Mas agora surgiu uma pequena nova dúvida...
Os anões de Moria, então, não se davam bem com quais elfos? Todos os de Rhovanion?
Jah que os elfos do oeste não tinham problemas com anões, então eh por isso que Glóin era grande amigo de Elrond e o povo de Valfenda neh.. Jah que são de Eriador :)
 
Não é exatamente isso Thorondil.
Os anões de Moria eram predominantemente da Casa de Durin, que não fez parte daquelas coisas que os anões de Nogrod fizeram (mataram o maior rei dos elfos cinzentos 8O ).
A Casa de Durin sempre teve relações no ínimo neutras com outros povos da Terra-média, sendo uma das mais "boazinhas".
Logo, os anões de Moria em si não tinham problemas de relacionamento. Já os elfos cinzentos e da floresta, mais comuns em Rhovanion, detestavam anões por causa do motivo supracitado.
Logo, os anões não iam devolver tratamento cortês a quem os detestava. Assim, os anões de Moria não tinham um bom contato com os elfos de Rhovanion (de Lórien e da Floresta das Trevas).
Depois da queda dos elfos de Eregion, sobraram poucos elfos na vizinhança dos anões de Moria, e as antigas alianças foram sendo esquecidas.

Se faltou alguma coisa, dê um toque. :wink:
 
Intendi!! Valew mesmo cara!! Eu tinha visto um outro motivo dos desentendimentos entre anões e elfos no "Mundo Mágico do Senhor dos Anéis"(lembrei agora :mrgreen: )... E lah dizia q era porque os elfos eram primogênitos, criados por Eru.. E os anões não foram criados por ele, então Eru ordenou para que o criador dos anões(não está visdo na minha cabeça agora o nome dele) fizesse com que eles vivessem nas profundezas, onde não fossem vistos... Eh mais ou menos assim que explicou lah... O livro eh do meu amigo, intão num tem jeito de eu confirmar isso... Valew por tudo aí gente!
 
Thorondil disse:
Intendi!! Valew mesmo cara!! Eu tinha visto um outro motivo dos desentendimentos entre anões e elfos no "Mundo Mágico do Senhor dos Anéis"(lembrei agora :mrgreen: )... E lah dizia q era porque os elfos eram primogênitos, criados por Eru.. E os anões não foram criados por ele, então Eru ordenou para que o criador dos anões(não está visdo na minha cabeça agora o nome dele) fizesse com que eles vivessem nas profundezas, onde não fossem vistos... Eh mais ou menos assim que explicou lah... O livro eh do meu amigo, intão num tem jeito de eu confirmar isso... Valew por tudo aí gente!


Só pra constar... o Vala que criou os anões foi Aulë... :)
 
Lembro-me que aquela porta era usada por comercio entre os povos, quando ambos viviam em paz. Isso tá no livro SdA1 e no PaM.
 
Em falar em PaM..... O que aconteceu com ele? Não ira voltar?

Obs: desculpe desviar o assunto do tópico. O objetivo deste já foi cumprido, e ele estava abandonado, por isso resolvi perguntar :mrgreen: .
 
Thorondil disse:
Intendi!! Valew mesmo cara!! Eu tinha visto um outro motivo dos desentendimentos entre anões e elfos no "Mundo Mágico do Senhor dos Anéis"(lembrei agora :mrgreen: )... E lah dizia q era porque os elfos eram primogênitos, criados por Eru.. E os anões não foram criados por ele, então Eru ordenou para que o criador dos anões(não está visdo na minha cabeça agora o nome dele) fizesse com que eles vivessem nas profundezas, onde não fossem vistos... Eh mais ou menos assim que explicou lah... O livro eh do meu amigo, intão num tem jeito de eu confirmar isso... Valew por tudo aí gente!

O criador dos anões é o Valar Aule. E Eru não ordeneu que os anões vivessem nas profundezas onde nunca fossem vistos. Ele "deu uma bronca" em Aule, e quando Aule, envergonhado, foi destruir a sua criação, Eru o impediu e tomou os anões por seus filhos adotivos, mas exigiu que eles dormissem até a chegada dos elfos, pois estes deveriam ser os primogênitos. Porém Eru profetizou que muitas vezes haveria discórdia entre os filhos de sua criação e os filhos de sua adoção.
 
O que me intriga é como puderam escrever "Moria" no portão, se esse nome foi usado pela primeira vez anos mais tarde, quando os portões foram fechados...
 
Rodrigo_Himfëa disse:
O que me intriga é como puderam escrever "Moria" no portão, se esse nome foi usado pela primeira vez anos mais tarde, quando os portões foram fechados...
Nunca tinha parado para pernsar nisso. Realmente, no portão está escrito Moria, mas esse nome só surgiu na 3ª Era.
Creio então que foi um deslize do professor...
 
É, vai saber c o CARA naum erra neh, mas uma coisa eu digo, Moria, no momento de seu explendor, fez poderosa aliança com Celebrimbor, e juntos tiveram sua época de ouro, no momento que Sauron foi oferecer sua ajuda, os anões sabiam de algo? Tipow, Sauron tava trabalhando com os elfos ali do lado, qual a opiniao deles sobre isso? Eles acreditavam na bondade de Sauron? Se não, sera que eles tentaram aconselhar Celebrimbor?
vlw
 
Varnon disse:
É, vai saber c o CARA naum erra neh, mas uma coisa eu digo, Moria, no momento de seu explendor, fez poderosa aliança com Celebrimbor, e juntos tiveram sua época de ouro, no momento que Sauron foi oferecer sua ajuda, os anões sabiam de algo? Tipow, Sauron tava trabalhando com os elfos ali do lado, qual a opiniao deles sobre isso? Eles acreditavam na bondade de Sauron? Se não, sera que eles tentaram aconselhar Celebrimbor?
vlw
Eles não sabiam que era Sauron, pois ele estava disfarçado em uma forma élfica e com o nome Annatar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo