1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Annon Moria(Portão de Moria)

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Thorondil, 23 Set 2003.

  1. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Ae, meu primo tava me perguntando uma coisa esses dias aí que me deixou intrigado... :? Eu jah tinha descoberto uma época, mas esqueci...:

    Porque as inscrições do Portão de Moria eram em élfico se os Anões e Elfos eram odiados uns pelos outros?? :o?:

    E ai? Eu jah tinha visto a explicação em algum lugar, mas naum lembro onde era... :roll:
     
  2. LEoGOLAS

    LEoGOLAS Usuário

    É verdade....eu tbm sabia mas eskeci....faz temp q li os livros...tenho q ler de novo..
     
  3. Link

    Link The Hero of Time

    O portão oeste de Moria / Khazad-dum. O exato momento em que as portas foram construídas é difícil dizer, mas o Anão Narvi as fez e Celebrimbor filho de Curufin fez a escrita em Ithilidin nelas, na cidade de Ost-in-edhil, em Eregion. O máximo que pode-se dizer é que foram feitas entre 750 [Segunda Era] quando Eregion foi fundada pelos Noldor e 1697 [Segunda Era] quando Celebrimbor foi morto e os Portões de Moria fechados. Os símbolos nos Portões mostram o emblema de Durin [um martelo e uma bigorna, com uma coroa e sete estrelas], as duas árvores dos Alto Elfos com folhas como luas crescentes e a Estrela da Casa de Fëanor ao centro, e no otpo um arco com texto, entre dois pilares.

    O porque de Celebrimbor ter as escrito e não Narvi eu não sei...


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  4. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    A raiva era maior mesmo entre os elfos sindar (e descendentes), devido à disputa pelo Nauglamír que estava em poder do Rei Elwë Singollo de Doriath. Era um colar magnífico feito pelos anões e fora dado como presente a um outro rei, que já havia sido morto. Naquela ocasião, Elwë requisitara a habilidade dos anões para engastarem a Silmaril no colar, e o esplendor da gema de Fëanor despertou a cobiça dos anões, que se recusaram a devolvê-la, alegando que o colar fora feito por eles e dado como presente a outro rei, e agora deveria ser de volta deles.

    Como se vê, não é "de sempre" essa rixa entre anões e elfos. Os elfos da região do Portão Oeste de Moria eram descendentes dos noldor exilados, em sua maioria, e ali os dois povos desfrutavam de interesses comuns na forja e lapidação. A construção do portão de Moria fica como um dos maiores símbolos dessa amizade e progresso; progresso que resultou na "fase de ouro" (de Mithril seria melhor) e em feitos magníficos dos ourives élficos, inclusive... os anéis de poder. :)
     
  5. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Ahh tah! intendi... Mas agora surgiu uma pequena nova dúvida...
    Os anões de Moria, então, não se davam bem com quais elfos? Todos os de Rhovanion?
    Jah que os elfos do oeste não tinham problemas com anões, então eh por isso que Glóin era grande amigo de Elrond e o povo de Valfenda neh.. Jah que são de Eriador :)
     
  6. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Não é exatamente isso Thorondil.
    Os anões de Moria eram predominantemente da Casa de Durin, que não fez parte daquelas coisas que os anões de Nogrod fizeram (mataram o maior rei dos elfos cinzentos 8O ).
    A Casa de Durin sempre teve relações no ínimo neutras com outros povos da Terra-média, sendo uma das mais "boazinhas".
    Logo, os anões de Moria em si não tinham problemas de relacionamento. Já os elfos cinzentos e da floresta, mais comuns em Rhovanion, detestavam anões por causa do motivo supracitado.
    Logo, os anões não iam devolver tratamento cortês a quem os detestava. Assim, os anões de Moria não tinham um bom contato com os elfos de Rhovanion (de Lórien e da Floresta das Trevas).
    Depois da queda dos elfos de Eregion, sobraram poucos elfos na vizinhança dos anões de Moria, e as antigas alianças foram sendo esquecidas.

    Se faltou alguma coisa, dê um toque. :wink:
     
  7. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Intendi!! Valew mesmo cara!! Eu tinha visto um outro motivo dos desentendimentos entre anões e elfos no "Mundo Mágico do Senhor dos Anéis"(lembrei agora :mrgreen: )... E lah dizia q era porque os elfos eram primogênitos, criados por Eru.. E os anões não foram criados por ele, então Eru ordenou para que o criador dos anões(não está visdo na minha cabeça agora o nome dele) fizesse com que eles vivessem nas profundezas, onde não fossem vistos... Eh mais ou menos assim que explicou lah... O livro eh do meu amigo, intão num tem jeito de eu confirmar isso... Valew por tudo aí gente!
     
  8. Link

    Link The Hero of Time


    Só pra constar... o Vala que criou os anões foi Aulë... :)
     
  9. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Lembro-me que aquela porta era usada por comercio entre os povos, quando ambos viviam em paz. Isso tá no livro SdA1 e no PaM.
     
  10. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Acho que essa é minha primeira pergunta aqui nesse fórum... O que é PaM? :o?:
     
  11. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Lembra da música do Senna?

    Pam Pam Pam... ?? :mrgreen:

    PaM significa Pergunte ao Mago. :)
     
  12. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Em falar em PaM..... O que aconteceu com ele? Não ira voltar?

    Obs: desculpe desviar o assunto do tópico. O objetivo deste já foi cumprido, e ele estava abandonado, por isso resolvi perguntar :mrgreen: .
     
  13. Resumindo, já que finalizou-se: Os anoes de Moria não eram os mesmos que mataram o rei dos elfos, então a inimizade não era o foco principal neste caso.

    ate mais...
     
  14. Etyel

    Etyel Usuário

    O criador dos anões é o Valar Aule. E Eru não ordeneu que os anões vivessem nas profundezas onde nunca fossem vistos. Ele "deu uma bronca" em Aule, e quando Aule, envergonhado, foi destruir a sua criação, Eru o impediu e tomou os anões por seus filhos adotivos, mas exigiu que eles dormissem até a chegada dos elfos, pois estes deveriam ser os primogênitos. Porém Eru profetizou que muitas vezes haveria discórdia entre os filhos de sua criação e os filhos de sua adoção.
     
  15. Rodrigo_Himfëa

    Rodrigo_Himfëa Usuário

    O que me intriga é como puderam escrever "Moria" no portão, se esse nome foi usado pela primeira vez anos mais tarde, quando os portões foram fechados...
     
  16. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Nunca tinha parado para pernsar nisso. Realmente, no portão está escrito Moria, mas esse nome só surgiu na 3ª Era.
    Creio então que foi um deslize do professor...
     
  17. Varnon

    Varnon Cavaleiro de Dol Amroth

    É, vai saber c o CARA naum erra neh, mas uma coisa eu digo, Moria, no momento de seu explendor, fez poderosa aliança com Celebrimbor, e juntos tiveram sua época de ouro, no momento que Sauron foi oferecer sua ajuda, os anões sabiam de algo? Tipow, Sauron tava trabalhando com os elfos ali do lado, qual a opiniao deles sobre isso? Eles acreditavam na bondade de Sauron? Se não, sera que eles tentaram aconselhar Celebrimbor?
    vlw
     
  18. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Eles não sabiam que era Sauron, pois ele estava disfarçado em uma forma élfica e com o nome Annatar.
     
  19. na verdade foi como Pandatur disse, ninguem sabia que aquele era Sauron por isso ele ganhou a confiança tanto dos anoes quanto dos elfos, principalmente de Celebrimbor
     
  20. Aurin Felek

    Aurin Felek Usuário

    bem... Vai ver moria foi um deslize na ora da tradução... axo q tolkien nao erraria dessa forma...
     

Compartilhar