• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anna Kariênina - Liev Tolstói

Assisti o filme ontem, domingão sem futebol pois o GALO ainda está de ressaca com o título da Libertadores, decidi que durante o clássico iria ver o filme.

Vi com a patroa, que não leu o livro. Achei muito legal, fizeram de uma forma diferente com o cenário parecido com teatro, as mudanças de cenas parecem com mudanças de cenas no teatro. A história de Lievin que é bem protagonizada no livro, fica beeeeem mais em segundo plano em relação a história da Anna.
O que eu suspeitava se confirmou: é impossível resgatar todo o conteúdo dessa obra extensa em um filme de 2h09min, no entanto achei que tudo o que eles reproduziram ficou legal! E como era esperado, o livro é infinitamente melhor que o filme!
 
  • Curtir
Reactions: JLM
Eu comprei o livro na minha fase adolescente romântico (junto com Madame Bovary e Sofrimentos do Jovem Werther), mas só consegui terminar agora. :P O engraçado é que o que me interessou na história foi justamente a parte que eu iria ignorar se tivesse lido na época: os debates sobre as mudanças da Rússia da finaleira do século XIX. Aliás, me decepcionou um pouco o fato de o Tolstói pular as discussões em alguns momentos. Queria ver ele desenvolver melhor sobre o espiritismo, socialismo, a questão da terra, o enfraquecimento da igreja e do casamento...

A heroína do livro pra mim é a Dolly, ela que leva chifre e se vira nos 30 para pagar as contas da casa e criar as crianças, enquanto todo mundo menospreza ela. Puxando de memória, ela é a única personagem que não fez nada reprovável (a meu ver, óbvio) e, mesmo assim, só se fode. :-( Fiquei com pena dela.

O pior defeito na minha opinião é que o Tolstói é cristão demais. :lol: Aquela oitava parte foi uma desgraça. Dos personagens que começaram como ateus ou que não se importavam por religião:
- O marido da Anna se converteu àquela loucura do vidente;
- O irmão do Liévin se arrependeu antes de morrer;
- O Vronsky virou um boneco de carne com desejo de morte e foi pra guerra;
- O Liévin encontrou xesus; e
- O Oblosnki seguiu sendo um cafajeste.

Lembro de ler que o Tolstói acreditava num anarquismo cristão do tipo "fazer a paz entre senhores e trabalhadores", o que ele inclusive tentou praticar, ajudando os servos. Suponho que, se não fosse cristão, ele seria full bolchevique. :rofl:

Um pouco decepcionado, mas foi bom.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo