1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ann Ward Radcliffe (conhecida como Sra. Radcliffe)

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por imported_Rafaela, 15 Jul 2009.

1. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Estava lendo a A Abadia de Northanger da Jane Austen onde ela faz uma alusão à literatura gótica e citou muito essa autora que acabei me interessando. Alguém já leu algum livro da Sra. Radcliffe? É quase impossivel encontrá-los!

Nascida em Londres, em 9 de julho de 1764, Ann Ward, é considerada a precursora do estilo literário conhecido como "horror gótico". As informações biográficas sobre Ann esmaecem na espessa neblina dos anos e sua história torna-se quase uma lenda pautada por dados questionáveis. Dessa forma, não apenas a obra, mas principalmente, a vida da "senhora Radcliffe" é alvo das interrogações.

Na juventude, estudou Direito e em 1784 conheceu o futuro marido. Casou-se aos 23 anos, em 1787, com William Radcliffe, editor do "The Gazetteer" e proprietário do "English Chronicle", de quem herdou o sobrenome e teve um matrimônio feliz.

A trajetória curta e bem sucedida de Ann Radcliffe caracterizou mais que uma tendência literária, mas, principalmente, uma personalidade exposta através da narrativa precisa e instigante. Sua obra é lembrada até hoje pela legião de admiradores que se criou ao longo do tempo, formada não apenas por leitores sedentos de fantasia, mas, principalmente, por autores que seguiram sua tendência de criação, tema e narrativa. Assim, imortaliza-se o legado de talento e ousadia deixado por Ann Radcliffe, há mais de duzentos anos.

(ver biografia completa em http://www.spectrumgothic.com.br/literatura/autores/radcliffe.htm)

Gente, é um pouco difícil de encontrar alguma coisa sobre essa autora (principalmente os livros - já estou quase desistindo). Segue os que consegui encontrar depois de muita pesquisa no Google:

- Os Mistérios do Castelo de Udolpho (no livro a Abadia de Northanger Jane Austen cita muito esse livro
    - O Italiano
    - O Confessionário dos Penitentes Negros
    - The Castles of Athlin and Donbayne
    - A Sicilian Romance
    - The Romance of the Forest
    - Gaston Blondeville

Não está na ordem de publicação.

2. Liv

Liv Visitante

Horror gótico? o__o

E isso seria semelhante a... ?

3. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Seria do mesmo gênero de O Castelo de Otranto, Orace Walpole, Goethe, Hoffiman, Poe (inclusive já sitou a Sra. Radcliffe em um dos seus contos - O Retrato Oval), Lovecraft, Lord Byron...

Eu ainda não li nada dela mas só pelo que pesquisei na net, to louca p/ ler, principalmente Udolpho.

4. Liv

Liv Visitante

Hum... ela não deve ser muito famosa, então. Já tentou Skoob ou o Mercado Livre? (duvido muito que tenha, mas quem sabe, né?)

5. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Já tentei. Ela é boa sim, mas não sei pq essas editoras não lançam mais. Vc já leu Coração de Tinta? É a mesma coisa: o Mo procurava o livro que ele dizia ser bom mas que era raro e dificil de encontrar. Acho que isso deixa até a obra mais gostosa de ler, quando depois de muito procurar vc acha. O meu problema é que já procurei em tudo quanto é canto e não acho (em português, é claro. Já achei em francês e inglês)!

6. Guilhermina

Guilhermina Usuário

Você me economizou um bom tempo Rafa. Eu também estou a procura de coisas dela. Talvez eu faça com ela o que faço com os livros que quero e não consigo... leio em outra lingua. Francês eu acho até mais facil que o inglês, e é bom porque se pratica a lingua. Por que você não tenta fazer isso?! A gente demora, mas acho que não é tempo desperdiçado.

7. Liv

Liv Visitante

Qualquer coisa tem o google translator, né! =}

8. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Gente, obrigada pelas idéias mas é que eu tenho muuuuuuita preguiça de estudar outra lingua. Comecei 3x o curso de inglês e desisiti, passei toda a minha vida escolar copiando as provas e exercícios da minha amiga e francês, apesar de venerar essa lingua nunca crio coragem de começar. Mas se vcs quiserem, na Estante Virtual tem alguns exemplares nessas linguas. Enquanto eu... bem, vou continuar procurando.

PS: desisti de ler a continuação dos Livros da Magia pq estão em português de portugal.kkkkkkkkkk

9. Liv

Liv Visitante

Mas querida, se você ler num ebook (não aconselho, mas enfim :rolleyes: ) é só copiar e colar.

E na boa, acho que nem deve ter em português.

10. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Eu li Braking Dawn assim e não gostei. Os que eu coloquei em português tem tradução.

11. Liv

Liv Visitante

Então organizamos um mutirão pra procurar Udolpho? :lol:

12. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

:rofl: seria bom, viu!

13. Lana Lane

Lana Lane Usuário

Rafa, ótima dica! Vou atrás desses livros também! Se encontrar por aqui, te aviso. Aí vc decide se quer uma encomenda do sul. :)

14. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Brigadão :hug:

15. Tilion

Tilion Administrador

Só para constar que a Ann Radcliffe é muito famosa, considerada uma das maiores expoentes (se não a maior) da literatura gótica - e por "literatura gótica" me refiro ao período em que ela ocorreu originalmente, da publicação de The Castle of Otranto, do Walpole, em 1764, até a publicação de Melmoth the Wanderer, de Charles Robert Maturin, em 1820, este último considerado o "canto do cisne" da literatura gótica.

Ela pode não ser famosa por aqui, por falta de traduções, mas é conhecida mundialmente quando o assunto é literatura gótica.

16. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Oi Tilion. Desde que vc a conhece, por favor sabe me dizer onde encontro algum livro dela em português? O que eu mais queria é Udolpho!

17. Tilion

Tilion Administrador

A única tradução que sei que existe em português (de Portugal) é de O Italiano. O negócio é procurar em sites de livrarias portuguesas. Mas na Livraria Cultura dá pra encomendar.

18. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Valeu. Vou procurar lá. :high5:

19. Lana Lane

Lana Lane Usuário

Pena que não tem nada em português por aqui! :(
    Aí baixei The Castles of Athlin and Donbayne e A Sicilian Romance.
    Estava com medo de não entender direito, mas criei coragem e comecei a ler The Castles of Athlin and Donbayne.
    Ainda estou no início, mas até que não é difícil, estou conseguindo acompanhar e parece que vai ser bem legal. :sim:

20. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Ontem fui no Centro Cultural de SP, a biblioteca de lá é linda e tem muuuuitos livros bons e dificeis de achar, então. estava na parte da literatura inglesa, vendo se finalmente havia chegado Ema em português, quando meio caído, meio escondido pelos outros, e este livro não é nada menos que O Italiano da sra. Radcliffe!!!!!!!! Juro que quase tive um ataque, não esperava encontrar esse livro!! Só vou terminar o do Tolkien que estou lendo e vou ler ele, daí posto aqui o que achei.

Compartilhar