• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anjos e Demônios - Dan Brown

Eu não ligo muito para pesquisa se a obra é de ficção, me preocupa mais com a escrita e a maneira como é conduzida a história. Mesmo que fosse compravado
Que Jesus teve um filho, etc
, eu poderia muito bem fazer uma versão alternativa da história contando o oposto. Assim como Martin Scorsese fez em A Última Tentação de Cristo.

Diferente disso, se você apresenta uma obra com base em relatos históricos e a vende como verdadeira é uma falha, afinal isso é jogada de marketing e é deslegal (analisando de certos parametros). Não se esqueçam que Indiana Jones e a Última Cruzada fala sobre a busca do Graal e metade dos fatos lá expostos são todos criados e ninguém mete o pau nele (ok, só quem não gosta do filme).

Todavia, eu não gosto da forma de escrever do Dan Brown, ele cria esses mistérios e conspirações para os livros venderem, porque todas as suas histórias seguem a mesma fórmula. É fácil descobrir o antagonista da história, onde vão ocorrer os pontos de virada, etc.

O livro mais aceitável do Brown é Anjos e Demônios, porque ela ainda não tinha vicios e porque você pode ignorar a parte histórica e mergulhar na aventura.
 
Pips disse:
Eu não ligo muito para pesquisa se a obra é de ficção, me preocupa mais com a escrita e a maneira como é conduzida a história. Mesmo que fosse compravado
Que Jesus teve um filho, etc
, eu poderia muito bem fazer uma versão alternativa da história contando o oposto. Assim como Martin Scorsese fez em A Última Tentação de Cristo.

Diferente disso, se você apresenta uma obra com base em relatos históricos e a vende como verdadeira é uma falha, afinal isso é jogada de marketing e é deslegal (analisando de certos parametros). Não se esqueçam que Indiana Jones e a Última Cruzada fala sobre a busca do Graal e metade dos fatos lá expostos são todos criados e ninguém mete o pau nele (ok, só quem não gosta do filme).

Todavia, eu não gosto da forma de escrever do Dan Brown, ele cria esses mistérios e conspirações para os livros venderem, porque todas as suas histórias seguem a mesma fórmula. É fácil descobrir o antagonista da história, onde vão ocorrer os pontos de virada, etc.

O livro mais aceitável do Brown é Anjos e Demônios, porque ela ainda não tinha vicios e porque você pode ignorar a parte histórica e mergulhar na aventura.

Gostei do que vc disse Pips, eu gosto do Dam pela aventura e p/ falar a verdade, gosto de polêmica, pode ñ ser verdade, mas o mundo inteiro começou a falar sobre isso e todos sabemos que a Igreja Católica ñ é "santa", pelo menos, ñ em alguns momentos do seu passado, além dos que ñ gostam da Igreja e adoram tudo o que denegrida a sua imagem (eu ñ, eu gosto da Igreja Católica e se tivesse que seguir uma religião seria essa). Só uma coisa que ñ posso concordar com vc, por mais que me esforce, ñ consigo descobrir quem é o vilão. Tentarei com mais afinco no próximo - The Symbol Lost.
 
Eu não gosto desse negócio de levar a risca a "culpa" da Igreja, o grande vilão do século XXI (agora que ela sossegou).

É a síndrome de Scooby Doo, o vilão da história é sempre o bonzinho que não levanta suspeitas desde a hora em que aparece.
 
HAUHUAHUAHUAHUAHA boa pips


agora relendo meu post vi q fui meio (muito) xiita. acho q ele usa muito de clichés e calca seus livros na polemica, e nao numa boa história. Nao tenho problemas com obras com meias verdades ETC. mas nao gosto de obras q sao pura ficção e q uma pessoa diz q estuda e na realidade nao estuda os fatos, eu li q a esposa dele realizou todas as pesquisas para o livro "codigo da vince" isso me irrita pois evidentemente ela nao realizou nenhuma.... entendem? se ele jamais tivesse partido do principio de q ele pesquisa ou pesquisou alguma coisa pra mim seria apenas mais um livro lixo best seller. O triste sao os fans q acham q as babozeiras q ele diz sao verdade e o pior é q ele diz q pesquisa as babozeiras.....

a ordem opus dei sofreu com as besteiras q esse cara escreveu, eu vi inumeras maes retirarem seus filhos dos cursos de ciencia ministrados pela ordem (eu ja estava fora a algum tempo mas fiz dentem meus professores bons amigos e conselheiros q inclusive me ajudaram em periodos dificeis de minha vida).

é quase como escrever um livro sobre rpgistas e dizer q todos somos satanistas e q todos os nerds sao virgens e dizer q fez pesquisas sobre isso. sacaram?

Ele vive do marketing da polemica, como a Tatu falar q eram lesbicas.... etc. Ele nao escreve bons livros.. usa a receita de bolo e pronto. muito triste pensar q tem muita gente boa ai q nao tem a mesma oportunidade.
 
Filme por Filme eu gosto muito mais de Anjos e Demonios doq de Codigo da Vinci. Talvez livro tb. Acho que o Anjos e Demonios pensa em se preocupa um pouco mais com a história doq revelar um segredo a cada página. Não que o livro seja fantástico, mas eu gostei da leitura. O problema do Dan Brown é q ele simplesmente repete a formula nos seus livros. Eu já postei por aí, mas acho que ele sofre da Sindrome de Scooby-Doo. Ele cria poucos personagens, indica claramente a culpa pra um oq faz com q vc tenha certeza que o culpado é o outro. Assim como no Scooby que além da turma do Mistério vc acaba conhecendo a Dona do Parque, sua irmã e o zelador mal encarado(q nunca é o monstro).
 
Eu adoro a teoria do Scooby-Doo, sempre uso como exemplo para indicar o por quê de não ler os livros dele mais.
 
Eu gosto dos livros do Dan, não pela parte de sempre colocar a Igreja como culpada ou sempre ter livros polêmicos. Mas por causa do cenário que ele cria em volta de cada livro. Se você for perguntar a 10 pessoas que leram o livro se a história na qual o livro é baseado é verdadeira ou falsa, 8 dirão que é verdadeira. E é isso que mostra que ele tem um talento. Apesar de tudo não é facil criar, ou copiar e depois costurar tudo em um universo em que as pessoas acreditem.

Bom, como disseram aqui : "O livro trata do combate entre fé e razão, mostrando os dois lados da moeda e dando oportunidade ao leitor para compreender ambas as partes." Eu super concordo e como esse é um dilema SEMPRE polêmico, o Dan ganha mais polêmica e mais debates cada vez que ele mostra um livro que mexe com a sociedade.

Eu gosto de Anjos e Demônios, e gostei da união entre tecnologia e história. Não que seja uma história completamente diferente, mas o universo que ele monta envolta do livro me fascina. Também concordo que ele sempre tem o mesmo roteiro na hora de montar seu livros e bom, como eu já tinha lido todos os outros livros lançados dele já era de se esperar aquele final.

Sobre o filme, acho que era um dos livros que dava mais ritmo para se ter um filme e que foi um dos piores filmes. Até Codigo da Vinci é melhor que Anjos e Demônios na telona. Pelo menos, Código da Vinci não é tão confuso quanto foi Anjos e Demônios.

Enfim, qualquer assunto que coloquem "FÉ" no meio é sempre polêmico, não?
 
Bem, Dan Brown sempre causando o que falar... Que bom! heheheh

Devo dizer que na primeira vez que li CV e A&D, engrossei as fileiras das pessoas que não sabiam o que era verdade ou não. Bem, há o fato de que nessa época eu tinha o quê? 12 anos? Algo assim. Uma idade em que era altamente impressionável.

Apesar de saber que era uma obra de ficção, demorei para discernir que não dava para acreditar em boa parte daquilo lá. Por quê? Porque sou uma burra cuja boa fé torna-a facilmente manipulável? Espero que não!

Só sai das 'trevas' da ignorância </clichêê!!!> com a ajuda de um professor de história que me apresentou livros e dados muito esclarecedores. Sabe, aí reparei num grande defeito meu, lia o livro e nem me aprofundava no assunto que ele tratava... Algo que agora procuro evitar (e é impressionante ver o quanto aprendi nas pesquisadas e quantos 'furos' já encontrei em histórias deste estilo).

Quanto ao estilo do Dan Brown, tenho que concordar: estilo Scooby-Doo (adorei essa definição:grinlove: ) repetitivo. Puro entretenimento :rolleyes:
 
Pra quem interessar, de uma forma um pouco mais desenvolvida

Se você já leu os dois livros lançados(CdV e A&D) no Brasil do Dan Brown você percebeu várias semelhanças.

Os dois livros são praticamentes iguais, mudando apenas as histórias de fundo.

- Ambos são protagonizados por Robert Langdon + uma mulher, Sophie Neveu no CDV e Victtoria Vetra em A&D.

- Em CDV temos o Mestre, um homem infiltrado em tudo que coordena sem mostrar a cara, através de ordens pra Silas. Em A&D há Janus um homem infiltrado em tudo que coordena sem mostrar a cara, através de ordens pro Hassassin.

- Em CDV Robert e Sophie devem decifrar os enigmas de uma antiga sociedade secreta, o Priorado de Sião para desvendar o assassinato de um curador de museu que guardava informações secretas. Em A&amp;D, Robert e Victtora devem decifrar os enigmas de uma antiga sociedade secreta, a Illumitus para desvendar o assassinato de um físico que guardava informações secretas.

Por isso, para mim o grande erro dos livros está naquilo que eu chamo de Síndrome de Scooby-doo.

O plot das histórias de Scooby Doo eram sempre o mesmo: um monstro atrapalhava um parque/circo/hotel/navio/casarão e então a turma do Mistério era chamada e desvendava o monstro. Quem era o monstro? Sempre o outro personagem que não era nenhum do grupo do Scooby. Era o dono do parque de diversões, o capitão do navio, o sheriff da cidade abandonada... sempre o único outro sujeito que aparecia. O desenho do Scooby nunca perdeu seu tempo desenvolvendo mais personagens, sobrava sempre para o óbvio(que era o mais imprevisível).

Dan Brown faz a mesma coisa. Querendo que o livro dê reviravoltas demais e acabe que o grande vilão seja o mais imprevisível possivel o livro acaba sendo previsível.

O vilão está sempre dentro do cerco de personagens principais, aquele que até momentos atrás era quem o protagonista mais confiava.

Em CDV existiam duas possibilidades pro Mestre. Ou ele era o chefe de polícia ou ele era o Teabing. Calhou de ser o Teabing.

Em A&D o Janus era Köhler ou era o Carmelengo e o autor chegou a fazer a gente pensar que seria Köhler, mas nesse momento eu tive certeza que seria o Carmelengo, justamente a mesma regra do roteiro de Scooby Doo (se o personagem for amedontrador não é ele!).

Dan Brown não se preocupa em construir novos personagens simplesmente pq isso não é oq prende na trama. Ele assistiu Scooby tempo suficiente para saber que o que nos prende no desenho são as piadas do Scooby e do Salsicha e não o mistério desvendado pela Velma
 
O que um filme não faz.

Todo dia vejo no trem alguma pessoa diferente lendo Anjos e Demônios. Sério. Até na rua, carregando. Livros do Dan Brown e da Meyer eu reconheço à metros de distância. xD
 
O que um filme não faz.[2]

Ainda mais com aquela capa nova, que sim é bonita. E as pessoas ficam mais curiosas ainda! Eu já vi milhões de pessoas nas ruas lendo, sem falar no meu colégio.
 
Petra disse:
O que um filme não faz.[2]

Ainda mais com aquela capa nova, que sim é bonita. E as pessoas ficam mais curiosas ainda! Eu já vi milhões de pessoas nas ruas lendo, sem falar no meu colégio.

A capa nova é um pôster do filme, né? ¬¬
Fizeram o mesmo com Crepúsculo, A Bússola de Ouro, Eu sou a Lenda e uma porrada de outros livros com adaptações cinematográficas. Acho isso meio sem sentido, principalmente porque os filmes nem sempre prezam pela fidelidade.
 
Bem, eu demorei quatro livros pra perceber que eu, na verdade, não curto o Dan Brown tanto assim como eu achava que curtia. Exatamente pelo motivo que o Pips falou, os livros dele seguem a mesma "fórmula". Mas Anjos e Demônios é o meu segundo preferido dele (primeiro: Fortaleza Digital), mas assim como os outros, eu tbm acho que está na hora de deixar a Igreja em paz, embora ela já tenha feito isso e aquilo. Está ficando sem graça.

Mas eu vou assistir o filme, pq eu li o livro e por aí vai. hahahahah
 
Nada contra cutucar a Igreja, nem contra o plot da história. Não gosto muito do jeito q ele escreve sim. Essa questão de "mistérios católicos" e tal é interessante. Acho que cabe ao leitor ter o mínimo de leitura pra não formar sua opinião baseado em um livro de ficção.
 
Meu livro favorito também é Fortaleza Digital, não que seja o melhor - na minha opinião - mas é o que eu mais gostei, por ser diferente dos outros?

Ah, também acho horrivel essas adptações nas capas dos livros ¬¬'. Mas eles querem vender, néh... Tem que apelar para algo! E a outra capa de anjos e demônios nem era tão convidativa, essa por ser um pouco mais obscura chama mais atenção das pessoas!
 
Como todo mundo aí já disse, o defeito é não saber reparar a verdade da ficção...
Mas todo mundo aqui sabe que a Igreja realmente fez coisas escabrosas no passado.
 
Eu até posso dizer que não desgosto de Dan Brown, mas é como ja citaram, a escrita parece repetitiva. As pessoas levam os livros dele como uma nova religião, mas é a atualidade, acredita em tudo o que lê ou escuta, sem tentar ao menos pesquisar sobre as verdades e mentiras que um livro pode nos mostrar. Até os baseados em fatos reais tem muitas mentiras, imagine um que é claramente ficção.
Sobre o filme Anjos e Demônios, eu nem consegui olhar até o fim, achei chato e pela propaganda que fizeram, realmente esperava mais. Acho o livro melhor do que o Código da Vinci, mas quanto ao filme, o Código é menos pior que o Anjos e Demônios.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo