• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aniversário de Peter Jackson

Aniversário de Peter Jackson

Autores: Bagrong, Smaug e Mith.

Em 31 de outubro de 1961, nascia em Pukerua Bay, Nova Zelândia, Peter Jackson, um futuro prodígio do cinema. Filho único, Peter foi presenteado aos oito anos com uma câmera Super Cine 8, com que fez suas primeiras filmagens caseiras, criativas e com efeitos especiais criados por ele mesmo. Jackson gostava de fazer bonecos de borracha, monstros e naves espaciais para filmá-los.

Mas esse foi apenas o começo de sua carreira, já que, como disso o própio diretor "... fazer bonecos não era o bastante. Eu queria vê-los no cinema". Por isso, Peter sempre se dedicou à sua maior paixão: o cinema.

O primeiro contato com as obras de Tolkien veio quando o cineasta tinha apenas dezoito anos, após isso, seu objetivo profissional tornou-se poder levar essa magnífica obra da literatura para os cinemas.

O longa metragem estreante de Peter Jackson foi a filmagem trash "Náusea Total", em 1987, que não passava de um projeto feito com amigos, mas acabou se tornando um cult no gênero. Após isso, Jackson ainda dirigiu "Meet the Feebles", em 1989; "Fome animal", em 1992; "Almas Gêmeas", em 1994 e "Os espíritos", em 1996, antes de ter a oportunidade de trabalhar no projeto de sua vida: "O Senhor dos Anéis".

Jackson passou cinco anos trabalhando na adaptação da obra literária e entrou para a história do cinema ao filmar os três filmes simultaneamente. Mas este não é o único motivo para dar congratulações ao diretor, sendo que ele conseguiu filmar a trilogia com meros U$ 264 milhões - quantia pequena para um projeto tão grande e ambicioso como este - e ainda levar dezessete Orcars, fazendo dessa adaptação o conjunto de filmes mais premiados da história da Academia de Hollywood.

Dentre as grandes coisas criadas pelo diretor para a filmagem, podemos citar a empresa Weta Digital, cujo objetivo era produzir efeitos especiais que dessem o realismo necessário à obra. Atualmente, essa empresa é considerada detentora dos mais modernos efeitos digitais do mundo.

Por mais difícil que seja acreditar, Peter não ficava muito tempo nos sets de gravação, aonde aparecia apenas para controlar erros de rotina. Sendo que várias cenas eram gravadas ao mesmo tempo, em diferentes lugares, seria impossível para o diretor estar presente em todos ao mesmo tempo, então ele montou grande parte da maior trilogia de todos os tempos em uma pequena sala que trazia no lado externo da porta os dizeres "Não perturbe".

Casado com a roteirista de seus filmes, Francis Walsh, com quem tem dois filhos, Peter Jackson possui uma estatueta do Oscar e, atualmente, filma a nova versão de "King Kong". Os direitos de filmagem de O Hobbit pertencem ao diretor, mas seus próximos trabalhos serão a direção de "The Lovely Bones" e a produção executiva de "Halo", tornando o sonho de mais uma adaptação Tolkieniana nas telonas um pouco mais distante.

Com certeza, pode-se afirmar que Peter Jackson teve participação marcante dentre os fãs de cinema e de literatura em todo o mundo, mas não seria correto afirmar que ele é leviano quando tenta passar informações em seus filmes, já que o diretor é um amante da cultura e do conhecimento. Como ele mesmo disse "Há coisas mais importantes que filmes nesse mundo".
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo