• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anistia Internacional quer que Bush seja processado por aprovar uso de tortura

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A Anistia Internacional pediu ao governo americano para processar o ex-presidente George W. Bush, após ele ter admitido que autorizou pessoalmente agentes da CIA a utilizar a técnica de tortura conhecida como "submarino" contra Khalid Sheikh Mohammed, o mentor dos ataques às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001.

A revelação foi feita em seu livro de memórias "Decision Points" [Momentos Decisivos, em tradução livre], que chega às livrarias dos EUA nesta terça-feira.

"A confissão do presidente Bush" é
"suficiente para desencadear a obrigação internacional que os Estados Unidos têm de investigar esta confissão e de levá-lo à justiça",
disse Rob Freer, chefe da Anistia Internacional, em um e-mail à France Presse.

Por sua vez, o representante americano Jerrold Nadler disse estar "escandalizado" pelas revelações de Bush e convocou o secretário de Justiça, Eric Holder, a nomear um procurador especial para investigar os fatos.

"Com toda certeza", disse Bush quando indagado pela CIA se eles podiam empregar a controversa técnica que simula o afogamento do interrogado.

Bush afirmou que acreditava que Mohammed possuía informações vitais sobre planos terroristas contra os EUA e que tomaria de novo a decisão de autorizar a tortura se isso significasse salvar a vida de americanos.

A CIA empregou a técnica com Mohammed e pelo menos outros dois presos em 2003, incluindo Abu Zubaydah, o primeiro membro de alto escalão da Al Qaeda preso pelas autoridades americanas.

Depois de assumir o governo, o sucessor de Bush, presidente Barack Obama, e seu secretário da Justiça, Eric Holder, descreveram o "submarino" como um ato de tortura.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo