1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Anistia Internacional quer que Bush seja processado por aprovar uso de tortura

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 10 Nov 2010.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    A Anistia Internacional pediu ao governo americano para processar o ex-presidente George W. Bush, após ele ter admitido que autorizou pessoalmente agentes da CIA a utilizar a técnica de tortura conhecida como "submarino" contra Khalid Sheikh Mohammed, o mentor dos ataques às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001.

    A revelação foi feita em seu livro de memórias "Decision Points" [Momentos Decisivos, em tradução livre], que chega às livrarias dos EUA nesta terça-feira.

    "A confissão do presidente Bush" é
    disse Rob Freer, chefe da Anistia Internacional, em um e-mail à France Presse.

    Por sua vez, o representante americano Jerrold Nadler disse estar "escandalizado" pelas revelações de Bush e convocou o secretário de Justiça, Eric Holder, a nomear um procurador especial para investigar os fatos.

    "Com toda certeza", disse Bush quando indagado pela CIA se eles podiam empregar a controversa técnica que simula o afogamento do interrogado.

    Bush afirmou que acreditava que Mohammed possuía informações vitais sobre planos terroristas contra os EUA e que tomaria de novo a decisão de autorizar a tortura se isso significasse salvar a vida de americanos.

    A CIA empregou a técnica com Mohammed e pelo menos outros dois presos em 2003, incluindo Abu Zubaydah, o primeiro membro de alto escalão da Al Qaeda preso pelas autoridades americanas.

    Depois de assumir o governo, o sucessor de Bush, presidente Barack Obama, e seu secretário da Justiça, Eric Holder, descreveram o "submarino" como um ato de tortura.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar