• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Animecon ou AnimeFriends? Eis a questão!

Status
Fechado para novas mensagens.
Com certeza uma grande parte da valinor vai, chegando perto de evento, no meio de junho, visitem o tópico q será criado do Eventos e Encontros...
 
Eu fui posto a par disso hoje... A organização desse AnimeFriends vai ser feita em bases bem mais profissionais, e parece que as grandes editoras debandaram do Animecon. Me foi dito que iriam trazer para esse AnimeFriends dois grandes nomes da música pop japonesa, um já estaria confirmado... Enfim... E as datas coincidentes não são ocasionais... Tem richa aí... 8O
 
Concerteza!!! Eh povinho!!! Parece que todo mundo gosta de fazer richa com todo mundo!! Fala sério!!!! Sempre vai ter dessas... e vcs vão ver!! Ainda vai aparecer outra aí!!!! ESPEREM SÓ!!! ESSAS SÃO AS PALAVRAS DO APOCALIPSE!!! APARECERÁ OUTRA MAIOR E MAIS PODEROSA E LEVARÁ A TODOS PARA A REDENÇÃO!!!

ai ai ai ai o q eu to falando __ __'
Raimei Shiranui
 
One event to rule them all, One event to bind them,
One event to close them all and in the Darkness bind them
In the land of Garoa, where Peixoto* lies


*Peixoto é o organizador do Animecom pra quem não sabe...
 
bom, eu acho q vou pra anime friends!! pq a animecon nao vai ser mto boa pelo q parece, perdeu mtos patrocinadores!!! enquanto a anime friends esta cheia...
 
Lord Ashram disse:
Que tal usar o tópico p/ falar da "rivalidade" entre os eventos.
P/ falar "vou nesse, vou naquele" o tópico passa p/ o Eventos e Encontros...

Ashram, você é suicida ou o que? :wink: (como eu não percebi seu post antes?)

Normalmente a rivalidade surge com a dissidência entre membros de um grupo, que ao expulsar os membros dissidentes, estes formam novo grupo para fazer "do seu jeito".

No entanto (e por isso meu comentário dos eventos durarem 5 anos), porque as pessoas aprenderam as coisas conforme certos moldes, acabam trazendo tanto as qualidades quanto os defeitos dos eventos anteriores.

A meu ver, o AFriends tem ainda a mesma estrutura de MangaCon e AnimeCon. Pagamento de entrada, estandes de lojas (que não oferecem nenhuma barganha... ou seja, comprar lá, ou comprar na loja é a mesma coisa), algumas atrações especiais tupiniquins...

Se trouxerem mesmo artistas do Japão seria um diferencial... mas sinceramente, somente com patrocinadores bem estruturados é que eu apostaria nisso.

MAS...

A maioria do pessoal mais velhinho acompanhou a evolução dos eventos de anime e mangá do exterior (França e EUA, p. ex.) e sabe que evoluiu do esquema fã-para-fã, para algo profissional, exatamente porque de fã-para-fã temos vários problemas:

- ENJOA - todo ano a mesma coisa, os mesmos dubladores, os mesmos artistas de karaoke, os mesmos desenhistas com oficinas de desenho, as mesmas sessões em salas com fitas piratas...
- IMAGEM DESGASTA - pois de fã-para-fã implica lucro zero, mas...

Só que a passagem para um esquema profissional implica em dois pontos fundamentais...

- PIRATARIA PROIBIDA - pois para trazer artistas do Japão (dubladores, diretores, mangakás, etc..) implica em ter o mínimo de respeito com essas pessoas. E lidar com profissionais japoneses é muito difícil nesse quesito (o menor indício de pirataria eles não voltam a fazer negócio com você de jeito maneira)
- Profissionalização dos Fansubbers

A meu ver, esses dois pontos são muito difíceis de serem alcançados. Primeiro porque somos um país que vive de pirataria, e anime nem se fala... mesmo em Valinor o sub-forum anime é o que mais dá problema nesse assunto.

O segundo ponto é que ao contrário dos EUA, a maioria de nossos fansubbers não fica nem um pouco interessado em se profissionalizar. Mesmo porque isso é o primeiro passo da falência para muitos deles (impostos, PROCON, etc..)

Então como fica o negócio dos patrocinadores? Diminui consideravelmente o número de stands e patrocinadores LEGAIS que banquem um evento profissional com objetivos ambiciosos para o futuro.

Mas é impossível fazer algo melhor do que o que estamos acostumados? Não... é difícil, mas não impossível. Ao se propor fazer algo profissional, abre-se caminho para algo maior no futuro, e porque não mudança nos moldes de fazer essas convenções. Talvez com isso, muito da filosofia pirata da comunidade anime sinta-se forçada a mudar. (já pensou eu falando para Neil Gaiman "sou sua fã! Me dá seu autografo?" em uma cópia xerocada de Sandman? :roll:)

Infelizmente, ao contrário de RPG, o anime não necessita de colaboração entre grupos para funcionar. Se existe intriga e traição nas comunidades de RPG, a coisa piora de figura em anime e mangá... tanto é assim que os eventos de anime e mangá proliferam como fogo de palha, mas não duram (os dois grandes Mangacon é falecido, e provavelmente a animecon está em vias).

Rivalidade? Sim, vai existir... pois afinal são dissidentes de um grupo anterior. É bom? Sim, se gera mudança real da estrutura falida anterior. Se for apenas para tirar casquinha enquanto dá lucro, dou novamente 5 anos para esse evento antes de ir também para o saco.

Qual é melhor? Aquele que você não gasta a entrada a toa.
 
AI, gente, q isso?
Pow, qual o problema de um evento ter força pro resto da vida?
COmo é o nome? :o?: COmicMarket?naum...eh...comiket , se eu não me engano....eh o maior evendo no Japão q junta uma porrada de fanzineiros há anos e nunca decepcionou ninguém até onde eu sei....
bem que a gente poderia ter uma coisa assim por aqui.....
e sobre a comida, bom, eh foda mesmo....mesmo não tendo indo no animecon ano passado n foi a primeira vez q me falaram mal da comida....
 
Primula, como sempre, seus posts são primorosos... :obiggraz:
Ainda bem que vc "pescou" bem o que eu quis dizer com "rivalidade" (como se eu duvidasse disso... :roll: )
 
*:.YuMi-ChAn.:* disse:
AI, gente, q isso?
Pow, qual o problema de um evento ter força pro resto da vida?

Nenhum problema :wink: na verdade o problema é que eles não conseguem durar.

COmo é o nome? :o?: COmicMarket?naum...eh...comiket , se eu não me engano....eh o maior evendo no Japão q junta uma porrada de fanzineiros há anos e nunca decepcionou ninguém até onde eu sei....
bem que a gente poderia ter uma coisa assim por aqui.....
e sobre a comida, bom, eh f*** mesmo....mesmo não tendo indo no animecon ano passado n foi a primeira vez q me falaram mal da comida....

Ah, Yumi-chan, aí que está o problema... o ComiKet não é nos meus padrãoes daqui, exatamente por que lá eles fazem tudo nos conformes legais. Sim, é um monte de paródias de animes e jogos conhecidos, mas como tem "patrocínio" (já que esses doujinshis praticamente são propaganda de graça para os animes e jogos nos quais são inspirados) não há nenhum material original sendo pirateado.

Existem eventos no exterios SEM SER NO JAPÃO que seguem a lei e que por isso conseguem trazer convidados especiais. Posso citar apenas do EUA: Otakon (http://www.otakon.com/) e AnimeCentral (http://www.acen.org).

Lembro-me que nos anos anteriores, era expressamente proibido lojas com produtos piratas. Lembro-me que a "lista" de convidados era bem discreta e tinha nomes como Midorikawa Hikaru (dublador de... ah, vocês sabem! a lista é enorme) e Shoji Kawamori (Mecha Designer de um monte de animes de robos gigantes)

Se você verificar a guest list de AnimeCentral deste ano não ficará com menos água na boca.

Mas veja que o conceito começou de fã para fã, mas profissionalizou-se. E ao profissionalizar-se os preços vão lá pro alto. (US$ 40 de inscrição... se você for sozinho mais 300 dólares só de hotel).

Mesmo ComiKet e outros do Japão não são baratos não... também! O cinema lá sai por algo em torno de 10 dolares... Paguei o equivalente a 50 dólares por um pacote de um dia em Matsushima...

Vendo o AnimeFair vejo que o pessoal de Los Angeles tem de desembolsar o equivalente a 50 dolares por 1 dia de evento!!! http://www.jtbusa.com/enhome/special/mht/TAF2003.htm

Façam as contas: passagem em torno de 550 dólares... hotel gira em torno de 100 dólares, 4 dias no Japão, 400 dolares... para o evento em si a "entrada" seria entre 40 a 50 dólares.

Então pensemos: alguém aqui em sã consciência conseguiria bancar só a "entrada/inscrição"?

Sei que pra vocês é um absurdo... Mas esses preços são uma pechincha.

Porque o hotel BAIXOU os preços para o Congresso. O preço normal de um quarto econômico gira em torno de 150 a 200 dólares. Mas ficando cheio, ele pode se dar ao luxo de baixar os preços e claro, ceder a sala de convenções quase de graça.

Com isso, o dinheiro da entrada que normalmente seria usado para pagar o salão de eventos, vai totalmente para equipamentos, pagamento das passagens e da estadia dos convidados, e pagamento dos funcionários (seguranças, bilheteiros, informação, etc.)

Essa forma de fazer convenções eles copiaram das convenções sérias do mundo moderno. Qualquer convenção científica é nos mesmos moldes. Só nessas horas posso me dar ao luxo de ir para Recife e pagar metade da diária de um hotel que cobra 100 reais por dia.

Quais são as vantagens de um congresso assim? Podem trazer mesmo artistas famosos do Japão. Tem certeza do número de participantes então tem certeza de quanto vai entrar no caixa... e principalmente é quase impossível a existência de "caixa 2".

Um evento desse porte SEMPRE VAI SER INTERESSANTE, porque sempre podem trazer diversos artistas, mangakás, e dubladores do Japão (e não apenas os artistas e dubladores locais)

Agora não preciso dizer que para a comunidade de anime no Brasil é praticamente suicídio fazer um evento assim, não é? :wink:

Mas não trazer convidados especiais... e o pessoal quer ver essas pessoas que eles idolatram, senão enjoam do evento...

Só que trazer artistas japoneses aqui de qualquer jeito é muito pior... sabe que tipo de propaganda negativa isso gera? A interrupção de Cavaleiros do Zodíaco, foi porque a Bandai recusou-se a continuar fazendo negócios aqui no Brasil. Lembra quanto tempo demorou para termos episódios novos? Agora temos uma melhor abertura com os japoneses porque encontraram parceiros decentes para fazer negócios. (e não foi a Manchete quem melou... foi a distribuidora de brinquedos quem fez a merda com a Bandai.)

Agora imagine trazer o seu ídolo aqui para dar de cara com um monte de produto pirata... DENTRO DA CONVENÇÃO!!!

Pode imaginar o retrocesso que vai ser? Não estou falando de doujinshis ou fanzines inofensivos, mas fitas descaradamente piratas de Sailor Moon, Cavalairos do Zodíaco - Hades, Berserk, OVAs do Rurouni Kenshin, Naruto, etc.. Imagine isso esfregado na cara de alguém que trabalhou duro no Japão para ter seu talento reconhecido e vê sendo vendido aqui a preço de banana sem ganhar um put.o furado por isso...

Tá... a gente é brasileiro e tá acostumado com isso... mas os japoneses são muito certinhos... Imagina eles pensando "eu estou fazendo negócio com pessoas assim? Esses são os meus 'fãs'???"

As chances de um novo rompimento entre Brasil e Japão nessa área são enormes!

Então eu penso... que temos uma bomba em mãos se vier mesmo artistas do Japão... Pois eu sei que nos moldes anteriores (mangacon, animecon) não tem jeito de só ter stand de empresa legalizada e conhecendo a comunidade anime, vai rolar troca de animes piratas entre os fãs. E não tem jeito de mudar o molde do evento assim de uma hora para outra...

Lord Ashram disse:
Primula, como sempre, seus posts são primorosos... :obiggraz:
Ainda bem que vc "pescou" bem o que eu quis dizer com "rivalidade" (como se eu duvidasse disso... :roll:)

Bem, pode ver que eu tinha muito mais a dizer, milorde. :wink:

As vezes eu acho que eu devia participar desses eventos e dar uma mão... só que eu já tenho uma amiga que ajuda no AnimeCon e a pobrezinha não consegue fazer nada...

Isso porque para mudar o esquema, temos de mudar a cabeça dura das pessoas... organizadores e fãs...

Mas somos brasileiros... e temos mania de ficar passando perna nos outros... de fazer caixa 2... de falar "é feito de fã para fã", mas quem realmente é fã e tenta ajudar a arrumar é pisado pelos oportunistas que tão enchendo de grana suas contas na Suiça.

Mudar a cabeça é a eterna briga de falar que não podemos nos render à pirataria, nem à "lei de Gerson". Mudar a própria essência malandra do brasileiro!

Ou seja, é trabalho de Jó e eu não tenho saco para convencer toda a comunidade de anime e mangá... mesmo porque, por nossa própria natureza, nós não precisamos de um grupo para assistir TV, e por isso (ao contrário do RPG) temos uma atitude isolacionista e egoísta de querer garantir só o nosso.

Acho que é tudo. :wink:
 
Obrigada por abrir meus olhos para certas coisas querida!
E me esclarescer algumas coisas também (essa parada dum possível rompimento Brazil/Japão por causa dos fãn vagabundos brasileiros^^"")
E, bom..."uma coisa assim" significava alguma coisa parecida....não esse exagero todo, acho...
brigadinha!
bejow
 
De nadinha!

Mas não desanime, ok? Ainda temos esperanças, pois o futuro não está determinado... (apesar da CLAMP ter feito cagada com o próprio mangá... geez...)

O mais importante é que uma vez na comunidade, deve-se tomar cuidado com esse negócio de intrigas, fuxicos, este lado está certo ou errado. Deve-se ver com discernimento o comportamento das pessoas antes de emitir um julgamento.

Infelizmente temos uma guerra de egos, mais do que difusão de mangá... mas o que fazer já que é algo inerente do ser humano?
 
.pesar de não poder ir em nenhum dos 2, eu e meus amigos da nossa série de Tokusatsu estamos em dúvida:

1. Uma pessoa conseguiu uma sala no Animecon e ia passar nosso video. Mas os criadores da animefriends ( Ricardo Cruz, Del Greco e Alexandre Nagado), alguns desses são amigos do criador da série.
2. Além de tudo o tal de Peixoto não gosta de tokusatsu, mas no Animefriends vão o carinha do spielvan, outros atores e cantores de Tokusatsu e talvez (não confirmado) MASAMI KURUMADA! Mesmo assim, no animefriends não conseguiriamos espaço para exibir o nosso material, e no Animecon, sim.

Isso nos deixou em grande dúvida e não sabemos qual vamos apoiar :o?:
 
Se já tem uma sala garantida para vocês, devem sempre honrar seus compromissos, independente de seus desejos, antipatias/simpatias e desavenças pessoais. Tanto é assim que mesmo não gostando de Tokusatsu, se Sergio Peixoto deu espaço para vocês, é mostra que apesar dos pesares, ele não boicotou vocês só porque não gosta de Tokusatsu.

Além do que, devo lembra-los, AnimeCon não é Sergio Peixoto. Existem pelo menos cem pessoas que dão tanto duro (ou mais) que ele e são tão responsáveis pelo evento quanto ele.

Agora como fã, você pode pensar em você: honrar o dia de apresentação é uma coisa, ficar todos os dias é outra coisa.

O terceiro ponto é que você tem de decidir sozinhos e não ficar pedindo que outra pessoa resolva suas vidas.
 
sou nova aki mas ja acompanho o forum a algum tempo......

bem....pelo q vi em alguns foruns.....pq vcs nao ligam la na central do Afriends pra ver se tem como arranjar uma sala??? ou mandam e-mails....talvez eles ainda tenham espaço......
e pelo q vi no site...o Del Greco...ele nao faz parte do evento... :roll:
se eu estiver errada me falem.... :D

Ayanami
 
nhain.... antes eu tinha dado a idéia de ficar 2 dias em cada, mas agora eu to confusa c:o?:em dar conselhos p uma pessoa q pediu...embora eu n vá poder ir em nenhum...cada um tem as suas vantagens, mas com esse negócio de espaço complica....
tem q testar ambos,dpreferênfia em dias alternados para se ter uma idéia do que :esperar nos próximos anos........
 
eu sinceramente acho que a animefriends veio c/ força pra derrubar a animecon, eles "roubaram" os patrocinadores da animecon e colocaram algumas coisinhas mais... parece que nesse ano a animecon vai decair um poko, pois eles partiram para empresas totalmente desconhecidas para ver se conseguem algo...
 
bemmmm eu vou na medida do possível tentar ir nos dois! :mrgreen:
é meio sacanagem fazer isso com a gente afinal nós queremos ir em qualquer evento deanime/mangá idependente do que vai ter...afinal é sempre tão legal!!
mas de uma coisa eu sei que no dia em que o Marcelo campos for no animefriends eu to lá!!! :mrgreen: eu adolo ele!!! :D :D :lily:
 
Uma pena que ocorra esse tipo de aborrecimento

Na minha opinião, ambos saem perdendo, pois as pessoas que poderiam estar indo a um dos eventos, estarão indo no outro e vice-versa; uma pena que ocorra esse tipo de tolice logo agora que acabo de chegar em SP.... :?
 
Animefriends, certamente!
Vai ter MUITO mais coisas que no Acon, logo, vai valer o preço do ingresso!
Fora que acho que vai ter mais gente legal lá...
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo