• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Angus, o primeiro guerreiro e o "olho que tudo vê"

Glaurung

Usuário
Não sei se alguém já leu esse livro: Angus, o primeiro guerreiro.

No início da leitura eu achei que ia ser mais um daqueles livros com histórias já batidas, mais uma coleção de plágios do que um história original. :disgusti:
Mas no final, até que não achei o livro de todo mal. É interessante como o autor relaciona sua história com a história da europa no início do período medieval. :eh:

Um ponto que me chamou atenção, foi o fato do velho eremita fazer uma previsão de que o clan fundado por Angus iria lutar contra um inimigo cujo símbolo é o "olho que tudo vê". 8O

Qualquer semelhança é mera coincidência? :aham:
 
Nada é exatamente original no sentido extremo da palavra. Tudo deriva-se de outras coisas, de referências do autor, chegando, como origem primária, os arquétipos jungianos, comuns a todos os seres humanos.

Agora se ele teve influência direta de Tolkien, copiando ou "fazendo uma referência em homenagem", aí é difícil dizer com certeza, sem falar com o próprio autor :mrgreen:
 
Deriel disse:
Nada é exatamente original no sentido extremo da palavra. Tudo deriva-se de outras coisas, de referências do autor, chegando, como origem primária, os arquétipos jungianos, comuns a todos os seres humanos.

O livro tem seus méritos...mas é aquela velha história:
-Jovem guerreiro é treinado pelo pai.
- O pai é morto por um vilão traiçoeiro.
-Jovem guerreiro, após rigoroso treinamento, se torna grande guerreiro e derrota o vilão.

Claro, isso é uma visão muito simplista da história, e a história possui muito mais elementos do que os que eu citei que compõem o pano de fundo para a "história maior" ou a "história da saga".

Eu achei interessante o modo como o autor mostra a cultura viking em detrimento ao cristianismo que estava se instalando na região da bretanha.

Deriel disse:
Agora se ele teve influência direta de Tolkien, copiando ou "fazendo uma referência em homenagem", aí é difícil dizer com certeza, sem falar com o próprio autor :mrgreen:

True...hehehehe mas só lendo os próximos livros da saga(que ainda não foram nem lançados) pra ter mais certeza sobre isso.

SPOILER sobre ANGUS

-Pelo menos nessa história, a mocinha/princesa morre no final, e ele acaba se casando com outra.....huahauahuhahua
 
Eu achei interessante o modo como o autor mostra a cultura viking em detrimento ao cristianismo que estava se instalando na região da bretanha.

Mas qndo os vikings chegaram a Bretanha ela ja era cristã :mrgreen:

E meu
Nada se cria, tudo se copia :roll:
 
Achei médio esse livro...não gostei dessa historia de "premonição", "espada santa" e de tentar me transformar em cristão(é praticamente uma biblia com lutas :mrgreen: )....ele bem que poderia contar a história dos bárbaros de um espada antiga de descendentes seus(tipo Aragorn), mas esse lado místico quebrou! Oque também não gostei foi da inclusão de imagens...tira toda a imaginação!!! Com certeza ele foi influenciado por Tolkien...
 
Sobre a questão do "Olho que tudo vê", o autor disse não ter passaddo do 1º capítulo de SdA... pois é.... mas confessa que seu livro teve as portas abertas pelo sucesso criado por SdA e Harry Potter. Então, não sei se este inimigo pode ter relação com Sauron. Se olharmos mais a fundo, pode ser que haja alguma religião ou lenda antiga sobre algum mal que se apresentasse nesta forma de "Olho que tudo vê".
 
Pandatur disse:
o autor disse não ter passaddo do 1º capítulo de SdA...

Está explicada a afirmação dele de que o SdA era muito "anõezinhos da floresta pro gosto dele". Se bem que não é exatamente isso o "Uma Festa Muito Esperada", mas ok, já é uma explicação.
 
Exato, Maglor. Nas palavras do próprio Orlando:

"Nunca li Tolkien, li depois do filme e confesso que não consegui passar do primeiro capítulo, porque é muito mansinho, muito a vila dos gnomos, dos anõezinhos. Eu gosto de uma coisa um pouco mais adulta. O Rei Arthur, um tipo de batalha um pouco mais frontal, é uma coisa que me agrada mais. A fantasia em excesso não me cativa. Eu sei que O Senhor dos Anéis é uma obra muito boa, muito lida, até por ter assistido ao filme, mas não consegui ler o livro."

É a opinião dele, eu respeito apesar de discordar (e muuuuiito) pois acho que ninguém pode tirar uma conclusão de um livro lendo somente o primeiro capítulo, muito menios de SdA, já que a história vai esquentando aos poucos.

Mas voltemos ao tópico né!
 
Sei n...vila de gnomos??? que cara ridiculo! é melhor do que aquela biblia com lutas! meu deus, vou arrancar a cabeça desse, meu deus, vou arrancar a cabeça desse outro, meu deus, vou arrancar uma perna....só tem isso! alias, vou vender o meu livro!
 
Calma, ele tem o direito de não gostar, vc não vai deixar de ler o livro do kra só pq ele não curte tolkien né :roll:
 
:twisted: :mrgreen: :twisted: Enfio o dedo no "olho que tudo vê" dele!!!!Olho que tudo vê, só existe um e sabemos de quem é...



Buliwyf, filho de Hygilliak o nobre, amigo dos anões, com o dedão pronto pra furar o primeiro olho!!!!
:twisted: :x :twisted:
 
Pra mim este livro relamente não tem nada a ver com Tolkien. Me lembra mais Highlander...
Mas o se o cara não teve paciência de sair do 1º capítulo de SDA, azar dele, quem dera ele tivesse lido OSDA pra q ele soubesse como realmente se faz um épico. E não o livro meia-boca q ele fez. Eu li, e pra mim o 1º volume poderia ser a metade do q foi q já contava a história, é uma repetição de lutas q enche o saco.
 
Riff disse:
Mas qndo os vikings chegaram a Bretanha ela ja era cristã :mrgreen:

É verdade Riff. Pelo menos na história do livro, não sei se na história real... :D

Riff disse:
E meu
Nada se cria, tudo se copia :roll:

Isso serve para escritores medíocres.
Mas como Maehdros falou, se o cara sabe "renovar" de forma criativa, tá valendo. :wink:
 
NightRavenMETAL disse:
Achei médio esse livro...não gostei dessa historia de "premonição", "espada santa" e de tentar me transformar em cristão(é praticamente uma biblia com lutas :mrgreen: )....ele bem que poderia contar a história dos bárbaros de um espada antiga de descendentes seus(tipo Aragorn), mas esse lado místico quebrou! Oque também não gostei foi da inclusão de imagens...tira toda a imaginação!!! Com certeza ele foi influenciado por Tolkien...

HEheeheh...aquelas imagens do livro eu já tinha visto a muito tempo na internet. Parece que o cara baixou todas aquelas figuras e inventou uma história pras figuras...hueheuehe

Tem figura demais no livro mesmo....heheehhee :lol:
 
O livro Angus, pra mim, parece mais um relato do que uma história. Nada eh mto bem explicado, nada eh focalizado, tudo passa mto rapido e sem mta noçao... Passam-se anos nmo livro e pra voce nem semanas passaram...

Eu li e nao gostei...
 
Súlimo disse:
O livro Angus, pra mim, parece mais um relato do que uma história. Nada eh mto bem explicado, nada eh focalizado, tudo passa mto rapido e sem mta noçao... Passam-se anos nmo livro e pra voce nem semanas passaram...

Eu li e nao gostei...

Na verdade é um relato de uma história...hehehe
O livro começa com Angus contando sua história pra mãe...

O Autor parece que é uma estudioso das atividades vikings na europa durante o começo da idade média, e ele quis "inserir" sua história no contexto da história real das invasões vikings. Não sei se os personagens que ele usou(reis, etc...) existiram mesmo.

A história realmente é pouco "focalizada" como você disse, mas nem por isso deixa de ser boa(na minha opinião). É um estilo que destoa bastante do SDA(ríquissimo em detalhes) e é apenas o começo da saga que o Autor pretende publicar....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo