1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Angerthas

Tópico em 'Tengwar & Outros Alfabetos Tolkienianos' iniciado por elfo_lomion, 28 Dez 2004.

1. elfo_lomion

elfo_lomion Usuário

Alguém sabe me dizer se há um curso ou arquivo que ensine a usar os Angerthas?

Luciano - BH

2. Slicer

Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

Olá Luciano!

Os Angerthas são tão fáceis de se aprender com as informações no apêndice que ninguém até hoje se dignou a escrever um tutorial. Dê uma lida lá, tem até um guia de correspondência Angerthas-Letras Latinas para Sindarin e Khuzdul.
    Agora, se você está procurando algo para o português, eu sugiro uma pesquisa na internet sobre runas germânicas, ou FUTHARK. O alfabeto dos antigos povos germânicos era assim chamado porque as seis primeiras runas eram das letras F, U, TH, A, R e K respectivamente. Na página
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    você pode achar uma fonte de runas germânicas e um help que explica como eles escreviam com runas no Germânico Antigo, Inglês Antigo, e como Tolkien fez as inscrições no mapa d'O Hobbit. Depois invente o teu próprio sistema e, se gostar, apresente-o para nós.

Abraços de Ano Novo!

3. Thorondil

Thorondil Usuário

Eu costumo usar uma tabela que o Ronald Kyrmse apresentou para se usar as Angerthas em português.
    Não há nada de muito difícil usá-las, é só pegar letra por letra e substituir.
    OBS: Lembre-se que é um alfabeto fonético. Por exemplo, se você for escrever "cereja", escreva com a runa correspondente para 'S'. E isso você mesmo já percebe em outras palavras.

Aqui está a tabela que te falei:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

4. TheThality

TheThality Usuário

nunca ouvi falar disso...
    o.o
    xP
    bjuss =**

5. Ancalenion

Ancalenion Usuário

Eu também uso a tabela do Ronald Kyrmse, que é muito boa e fácil de usar.. É só dar uma olhada no livro 'Explicando Tolkien' que você encontra essa tabela..

6. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

eu achava que os Angerthas era invençao tolkieniana tb. n eh n, eh? :o?:

Compartilhar