• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Angelina Jolie retira os seios

Eu poderia levar o "honesta" pro pessoal, mas não vou, só que não gostei da palavra, ok.

Só pra constar, quis dizer que você não foi honesta nas perguntas que fez pra(s) pessoa(s), porque é o assunto do momento e parece que você já estava esperando/querendo a resposta "Ah vou fazer como a Angelina Jolie."

Provavelmente, se você fizer a mesma pergunta daqui cinco meses (ou menos) poucas pessoas vão lembrar dessa notícia.

Enfim, não quis dizer que você é uma pessoa desonesta, se assim pareceu (ou se ainda não gostou/se ofendeu com minhas explicações) peço desculpas.
 
A galera pensa só na saúde terciária (mastectomia radical à Jolie), mas não quer fazer a prevenção básica (mamografia e autoexame) que, com grande sensibilidade, diagnosticaria um câncer de mama em etapa inicial, onde só seria preciso tirar um pedacinho do seio (quadrantectomia). Isso serve até pro caso da Jolie.

Não, são métodos diagnósticos. =] Fazendo mamografia e autoexame você não evita o câncer, você encontra ele antes, é diferente.

Eu acho que cada caso é um caso. Vou dar o meu exemplo:
Minha mãe fazia tudo direitinho, mamografias, autoexame, "a reza toda" como dizem.. Um dia ela descobriu o câncer em estágio inicial em um dos seios. E o médico disse a mesma coisa que você, Pim, que bastava só tirar o pedaço do seio.
Minha mãe , sempre com o pé atrás, perguntou para ele: Dr. Fulano, se fosse a sua filha o que você faria? Ele riu meio sem graça e respondeu: Eu tiraria todo o seio. E foi o que ela fez.
Depois da cirurgia, minha mãe ficou no hospital por alguns dias. Como eu era muito pequena, tinha uns 6 anos, fiquei em casa com minhas tias.
Eu sempre fui muito apegada a minha mãe, ela me criou sozinha e até aquela idade eu dormia na cama dela todos os dias. Então imaginem como foi para mim ficar sem a minha mãe e sabendo que ela estava no hospital por causa de um câncer, que naquela época era muito mais assustador do que hoje.... Não lembro de muitas coisas nessa idade mas lembro das noites que eu ficava chorando de saudade... :cry:
Quando ela voltou do hospital, ela ficou de cama por vários dias, pois não só tiraram o seio mas boa parte da musculatura ao redor dele.. Ela ficou com uma bolsinha de sangue presa ao seio (que não estava mais lá...) Até hoje ela sente dores quando o tempo muda, dores quando carrega muito peso, coceiras sem motivo...
Para um criança ver a única pessoa realmente importante pra ela daquele jeito foi terrível. Me desculpem os detalhes e os sentimentos mas não estou fazendo draminha estou apenas mostrando um ponto de vista. :joinha:

Então , depois dessa, eu acho maravilhoso poder ter essa escolha, de "jogar com as cartas da vida" ou ajudar a eliminar um possibilidade. Eu escolheria tirar o seio antes de algo acontecesse. Para não ter que passar por algo parecido. E pode ter certeza que vou falar com minha gineco sobre isso na próxima consulta! :mrgreen: Não preciso de seios de verdade quando temos o "bom silicone" preciso é de paz.
 
Eu concordo com a opinião da Pim. Eu achei que no texto da Jolie faltou ela deixar em alto e bom tom algo do tipo: "após da avaliação do meu caso, meu mastologista recomendou a mastectomia". A decisão de fazer a mastectomia é dela, mas o diagnóstico e a recomendação para o procedimento é um ato médico e não é algo que vem da cabeça do paciente. Seria um pouco mais responsável se ela deixasse isso mais claro no texto dela. Afinal ela que foi a mídia levar o caso a público.
 
Esse negócio de pessoa pública é complicado mesmo... tudo que a pessoa faz acaba sendo "modelo" pros outros e parece que a vida não é mais da pessoa.

Uma pena, porque, se fosse uma mulher anônima tirando os seios ninguém diria nada... ou sentiria compaixão no máximo.

Pim, entendo qdo vc fala que o povo não tem opinião própria e segue os artistas, mas se for assim, acho q os artistas não fazem mais nada... eu acho muito mais "condenãvel" o Catra ter como meta de vida 40 filhos (num mundo superpovoado como o nosso, por mais que ele tenha condição financeira pra criar - porque fica meio que "óbvio" que não é ele quem cria e sim as mulheres do harém dele ou outras pessoas, ele criar 40 filhos é que não vai, ainda mais na cultura machista que diz que a principal responsável pela criação é a mãe e não o pai) e dar esse tipo de exemplo negativo, ou ainda a Tati Quebra Barraco que disse: ah, fui mãe aos 13 e quem quiser que seja mesmo... do que a Jolie retirar os seios por prevenção.

Casos de adultério, drogas, maus tratos e etc entre as pessoas públicas está cheio... o que é bem pior do que fazer uma mastectomia.
 
Não fala merda, Morfs. O câncer do Bob Marley era um tipo hiper agressivo, altamente metastático (inclusive pro cérebro) e gravíssimo quando dá na região subungueal (embaixo da unha, o caso dele) porque só começa a dar sintoma (o caso dele) quando está avançadíssimo. Ele não tinha chance alguma de escapar, nem usando a 'maconha medicinal rastabajara'.

Mas no caso dele tendo descoberto cedo ou não ele não iria tirar por que a amputação de alguma parte do corpo é proibida pelo Rastafarianismo. E que eu saiba, ele descobriu atrasado (não no início), mas a tempo de fazer algo, mas não fez por causa da religião.

Eu concordo com a opinião da Pim. Eu achei que no texto da Jolie faltou ela deixar em alto e bom tom algo do tipo: "após da avaliação do meu caso, meu mastologista recomendou a mastectomia". A decisão de fazer a mastectomia é dela, mas o diagnóstico e a recomendação para o procedimento é um ato médico e não é algo que vem da cabeça do paciente. Seria um pouco mais responsável se ela deixasse isso mais claro no texto dela. Afinal ela que foi a mídia levar o caso a público.

Não acho. Não é papel dela fazer o dever das autoridade sanitárias e de saúde. Eles ganham pra isso, ela não.
 
Como não? Eu acho que ela levou isso a público na melhor das intenções. Divulgar a questão do câncer de mama, ao acesso aos métodos de detecção de polimorfismo, atenuar o trauma que a pessoa e a não perda da feminilidade após uma mastectomia. Mas ela fez isso sabendo que por ser uma pessoa pública sua opinião seria divulgada e que provavelmente influenciaria, ou seja, tem um impacto na questão de saúde pública sim. A minha decisão médica, na verdade, não é tão minha assim.
 
  • Curtir
Reactions: Pim
"Não é tão dela", mas a culpa é de quem? Do público que segue essas coisas levianamente (eu digo, quem fosse capaz de fazer uma mastectomia pq "a Jolie fez", e não pq necessita de verdade), ou do próprio público que, de resto, é adulto e, ao menos em teoria, responderia integralmente por seus atos?
 
Como não? Eu acho que ela levou isso a público na melhor das intenções. Divulgar a questão do câncer de mama, ao acesso aos métodos de detecção de polimorfismo, atenuar o trauma que a pessoa e a não perda da feminilidade após uma mastectomia. Mas ela fez isso sabendo que por ser uma pessoa pública sua opinião seria divulgada e que provavelmente influenciaria, ou seja, tem um impacto na questão de saúde pública sim. A minha decisão médica, na verdade, não é tão minha assim.

Quis dizer que não é papel dela, não que ela não pode fazer isso.
 
aí galera começa a achar pêlo em ovo >> http://www.whydontyoutrythis.com/20...n-brca-gene-patents.html#sthash.C4UQTMem.dpbs

***

sobre as responsabilidades dela e do discurso dela, não havia pensado dessa maneira. achei que ela estava fazendo uma divulgação pelo combate ao câncer de mama e yadda yadda yadda, mas como bem apontado pela pim, as pessoas podem interpretar (e estão interpretando) do jeito errado e achando que o esquema é tirar tudo mesmo, que são elas que decidem quando sem qualquer avaliação médica e blablabla. é um dos problemas de ser figura pública, ter que sempre pensar nos 'n' modos que o público poderá receber um discurso. na real, a gente tb lida com isso diariamente, mas em proporções menores, é óbvio. por exemplo, o que a pim fala para seus pacientes pode em algum momento ser interpretado de uma forma, mesmo que ela não tenha nenhuma intenção de ter dito aquilo. enfim. dadas as implicações do negócio, talvez o ideal fosse ela simplesmente ter feito a operação quieta e na dela, sem divulgar depois (porque se não fosse o texto dela, eu nem saberia que ela tinha operado, de boa), e aí abraçar campanhas de prevenção.
 
Falo porque vejo, não porque "acho que...". E, assim, eu sou uma pessoa muito curiosa e adoro aproveitar meu contato íntimo e de confiança com as pessoas mais simples para fazer um censo da opinião do povão. Ontem, conversando com uma mãe de paciente meu, comentei essa história da Jolie e ela me respondeu assim:

Ela - "achei ela muito corajosa, doutora, se eu tiver câncer de mama vou fazer igualzinho"
Eu - "Tirar tudo? Tudo? Mas e a mamografia, autoexame...? Tirar tudo é muito drástico, não acha?"
Ela - "Ah, doutora, isso dá muito trabalho, tiro tudo e pronto, já resolvo o problema. Se até a Angelina fez é porque é o melhor jeito, né"

Posso estar terrivelmente enganada, mas já estou começando a ver surgir assuntos parecidos surgindo, de mulheres que estão procurando saber sobre a possível obrigatoriedade do SUS em fazer a cirurgia plástica reparadora da mama logo após a mastectomia - e assim, tentariam se aproveitar da situação, forjando um diagnóstico semelhante ao de Angelina para 'ganhar' uma cirurgia plástica grátis, custeada pelo SUS. Já vi casos semelhantes de pessoas que querem, a qualquer custo, fazer cirurgia de redução de estômago para emagrecer e, para obte-la, começam a engordar propositalmente para se encaixar nos parâmetros exigidos.

Esse diálogo postado pela Pim só confirmou o tamanho da falta de senso das pessoas com a própria saúde.
 
Vou emitir minha opinião sem ler o tópico, desculpe senhores mas a falta de tempo me obriga a fazer isso.

Primeiro, se há uma opção válida na medicina e a pessoa opta por ela é capaz(no sentido legal da palavra) de tomar a decisão, não há porque esperar o pior, um câncer ou até uma metástase para tomar uma atitude, ainda mais sabendo-se a predisposição genética para o pior.

Segundo, a Angelina Joulie fez algo em benefício próprio, retirou os seios para evitar uma doença dela, não vejo o porque dela ser considerada uma mártir das causas feministas como muitas pessoas estão colocando, ou é isso, ou as mulheres ainda possuem soutiens invisíveis a serem queimados.

Terceiro, me preocupa o uso dessa técnica, principalmente quando ela foi feita por alguém da mídia, visto que existem pessoas paranóicas que podem simplesmente surtar e querer retirar as mamas sem qualquer problema aparente, para evitar algo improvável. Isto também deve partir do profissional que executa o procedimento.

No mais, é isso aí. Cada um faz do corpo o que bem deseja, assim como falaria se ela quisesse deixar as mamas e tivesse o mesmo câncer da mãe dela. Live-arbítrio está aí para isso mesmo.
 
Esse lance de retirar os seios pra conseguir por silicone ou ainda engordar pra fazer a cirurgia de redução de estômago... é o cúmulo da vaidade!! (a última vez que a Lynn usou a palavra "vaidade" no forum deu no q deu, mas enfim... vou usar de novo, rs).

Se o caso não é de retirada de seios por prevenção ou ainda a obesidade não chega ao limite de fazer a cirurgia bariátrica, as pessoas deviam pensar primeiro na saúde e não fazer ou tentar burlar sob hipótese alguma. Saúde é o bem mais precioso que temos, e só quando perdemos damos valor.

Aí o povo quer ficar magro sem reeducação alimentar ou regime, ou ainda ficar com "seios biitos" de graça... gente, a cabeça do povo!!

É incrível o limite que as coisas atingem quando se trata de priorizar corpo ou aparência em detrimento de todo o resto.
 
O problema é que muitas vezes a pessoa faz essas coisas e só depois ve a consequência dos seus atos. A mastectomia é uma cirurgia complicada, como a Lobelia bem relatou ao falar da mãe dela quando fez, então se for pura e simplesmente pra ganhar próteses de silicone em seguida... será um negócio complicado.

A pessoa pensa que é "baba", vai lá e a coisa desanda, principalmente depois da operação. Já vi casos onde a pessoa comia compulsivamente, fez a bariátrica e passou a comprar compulsivamente. Só troca uma coisa pela outra, e ainda colocando a saúde em risco. E o pior é que se depois dá em M, quem tem de cuidar e dar atenção são os parentes, amigos e pessoas em torno daquela.
 
E daí se for vaidade?

Se for vaidade, que se pague para faze-lo, e não tentar 'forjar' uma doença para tal. Todos temos direito a satisfazer nossas vaidades, claro. Mas em alguns casos, no caso de mulheres que não estão doentes/não se enquadram numa cirurgia preventiva, o preço da vaidade delas poderá pago por nós através do SUS. Ou seja, se utilizar de uma futura Lei que obrigará o SUS a reconstruir a mama extirpada para satisfazer uma mera vaidade é, no mínimo, imoral. Chega a ser inacreditável que hajam pessoas que possam pensar dessa forma, mas elas existem.

Usando novamente como exemplo a cirurgia de redução estomacal, é muito mais fácil engordar o que falta para conseguir a cirurgia de graça, a fazer exercícios e reeducação alimentar - mesmo que haja um enorme risco de enfartar no meio do processo.

Nesse caso, tenho de concordar com a Lyn: prejudicar a saúde do corpo somente por vaidade pura, em detrimento de todo o resto, não me parece uma atitude muito inteligente.
 
JOLIE AUNT DIES OF BREAST CANCER DAYS AFTER OP-ED

Less than two weeks after Angelina Jolie revealed she'd had a double mastectomy to avoid breast cancer, her aunt died from the disease Sunday.

Debbie Martin died at age 61 at a hospital in Escondido, Calif., near San Diego, her husband, Ron Martin, told The Associated Press.

Debbie Martin was the younger sister of Jolie's mother, Marcheline Bertrand, whose own death from ovarian cancer in 2007 inspired the surgery that Jolie described in a May 14 op-ed in the New York Times.

According to her husband, Debbie Martin had the same defective BRCA1 gene that Jolie does, but didn't know it until after her 2004 cancer diagnosis.

"Had we known, we certainly would have done exactly what Angelina did," Ron Martin said in a phone interview.

Debbie Martin's death was first reported by E! News.

Ron Martin said after getting breast cancer, Debbie Martin had her ovaries removed preventively because she was also at very high genetic risk for ovarian cancer, which has killed several women in her family.

The 37-year-old Jolie said in her op-ed that her doctors estimated that she had a 50 percent risk of getting ovarian cancer but an 87 percent risk of breast cancer.

She had her breasts removed first, reducing her likelihood to a mere 5 percent.

She described the three-step surgical process in detail in the op-ed "because I hope that other women can benefit from my experience."

The story, a surprise to most save those closest to Jolie, spurred a broad discussion of genetic testing and pre-emptive surgery.

A message left with representatives seeking comment from Jolie was not immediately returned.

Fonte: http://bigstory.ap.org/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo