• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Angband, Ard-galen e Hithlum faziam parte de Beleriand?

Dando um relida em alguns trechos do Silmarillion, e olhando mapas de Beleriand, fiquei intrigado com algo, me chamou a atenção.

Poderíamos considerar que Angband, Hithlum e Ard-galen fossem regiões independentes de Beleriand. Dá a entender que Beleriand fosse um grande país, e inclusive li um trecho que o próprio professor Tolkien descreve Beleriand como um grande país.

Entretanto, observando o mapa, estou compreendendo que os territórios ao norte não são, na verdade regiões geográficas pertencentes a Beleriand, mas sim independentes, mesmo estando ligadas fisicamente. Parece que os limites entre Beleriand e os territórios do norte são as grandes cadeias de montanhas.

Vejam o que está escrito no Silmarillion:

Eles saíram então dos portões de Angband sob as nuvens que Morgoth fez surgir e passaram em silêncio para os planaltos do norte. Dali, de súbito, um enorme exército entrou em Beleriand e atacou o Rei Thingol. SILMARILLION
Quando o exército deixa Angband e vai em direção ao sul, percebe-se que Melkor manda suas forças entrarem em Beleriand. Lembrando que Beleriand é dividida em Beleriand Ocidental e Oriental.

No mapa em anexo podemos observar tal situação.

Bom, deixo aí minha coloação.
 

Anexos

  • beleriand_map.jpg
    beleriand_map.jpg
    295,7 KB · Visualizações: 114
Última edição:
Olha, eu não tinha pensado por este ponto de vista Fuinur, mas é interessante observar mesmo que Hithlum, Ard-galen, Angband e Lothlann estão acima das famosas terras que conhecemos como Beleriad. A divisão físico-geográfica é perceptível. Mas como existe este trecho retirado do Silmarillion, onde as forças saem de Angband e vão para Beleriand, vejo que é algo discutível. Afinal de contas, o que ou quais territórios formam o grande país de Beleriand? Também, temos que considerar que Beleriand era parte da Terra média, especificamnte a noroeste do grande continente.

Mas, talvez, podemos considerar Angband e os domínios do norte como territórios independentes político-geográfico de Beleriand, parte esta que se encontra nas terras ao sul das grandes cordilheiras, chamada de Beleriand Ocidental e Oriental como bem disse.
 
Se não me engano li no Silmarillion (faz algum tempo que o li) que Beleriand era um país que passou a partencer a Thingol depois que este permaneceu lá com Melian, mas que este cedeu partes dessas terras aos recém-chegados Noldor, terras essas que se tornaram países. De acordo com o que se lê o livro, pelo menos para mim dá a impressão de que o nome "Beleriand" como país acaba mais "banalizado" e se torna apenas uma região abaixo de Angband, até porque Thingol não governava mais Hithlum ou Dorthonion, por exemplo.
 
Beleriand não era bem um país em si, mas era uma região que se situava entre a Baía de Balar e os planaltos de Hithlum e Dorthonion. E sim, entre Beleriand e Angband, existiam outras regiões, como Dór-Lomim, Dorthonion e Hithlum. Essas regiões não são consideradas parte de Beleriand, até pelo clima. Enquanto Beleriand possuia um clima fresco e quente, essas regiões possuiam invernos mais severos e verões amenos.

normal_maps-beleriand-02.jpg


A leste de Beleriand, ficava Ossiriand, o Gelion os separava. ao norte, Ered Wethrin, as Montanhas do Terror e a Falha de Maglor eram suas fronteiras. As regiões de Dór-Lómin, Nevrast, Dorthonion, Mithrim, Hithlum, Lothlann, etc... as terras do norte não são Beleriand.

Beleriand era habitada, basicamente pelos Sindar, com exceção do Reino de Finrod. Era cortada pelo Sirion, e sua fronteira leste era o Gelion. Ao lado leste dele, ficava Ossiriand. E depois de Ossiriand, estavam as Ered Luin.

Fingolfin e Fingon habitavam as terras de Hithlum e Dór-Lómim. Turgon habitou Nevrast (antes de ir para Gondolin). Os filhos de Finarfin (com exceção de Finrod) habitaram o Passo do Sirion e Dorthonion, enquanto os filhos de Fëanor ficaram a leste, como em Himlad, Himring e Thargelion. Amrod e Amras habitavam o leste de Beleriand, ao sul das colinas.
 
Neithan está certo. Eu li mais a respeito do que seria exatamente Beleriand e cheguei, não por acaso, ao Encyclopedia of Arda, que explica desta forma (grifos meus):

The Encyclopedia of Arda disse:
Bounded to the north and east by mountain chains, and to the south and west by the Great Sea, Beleriand and the lands to the north were the setting for much of the Silmarillion. Originally, the name 'Beleriand' applied only to the country around the Bay of Balar, but as time passed the name came to be given to the entire land. In the final battle that saw the ultimate defeat of Morgoth, Beleriand was broken and destroyed - only parts of Ossiriand in the east remained, to be renamed Lindon in later ages.

Ou seja, apenas caracterizava uma região em torno da Baía de Balar (consequentemente abrangendo as terras próximas das bocas do Sirion voltadas para a ilha de Balar; [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Beleriand"]clique[/ame]). Com o passar do tempo passou a indicar um nome dado a toda uma região maior a noroeste, norte e nordeste..

No Silmarillion se lê:

Silmarillion disse:
Ora, o belo e vasto país de Beleriand cobria as duas margens do grande Rio Sirion(...)

No Wikipédia em inglês se reforça isso (grifos meus):

Wikipedia disse:
The River Sirion, the chief river of Beleriand, running north to south, divided it into West Beleriand and East Beleriand.

Ou seja, o Sirion dividia Beleriand em duas regiões.
 
O curioso dos mapas de Beleriand é que nenhum dá a localização exata de onde ficava Angband e Utumno. O que se sabe é que a fortaleza de Melkor estendia seus domínios até Anfauglith e que de Hithlun, Fingolfin podia divisar as Thangorodrim. Pela lógica, as torres de Melkor deveriam situar-se na região central de Anfauglith, já que na Dagor Bragollach as chamas expelidas das chaminés (na verdade, dois vulcões) destruiram toda Ard-Galen.
 
Recentemente eu estava com essa mesma dúvida, o mesmo trecho apresentado no primeiro post eu tinha lido em casa e tinha refletido sobre essa questão. A questão do clima, das cadeias de montanhas, das falhas e tudo mais me fizeram refletir mais nisso e cogitar que Angband, Ard-galen, Hithlum, Dorthonion não eram parte de Beleriand.

Agradeço por este post pois agora pude tirar essa dúvida da minha cabeça, parece que não é uma dúvida tão grande mas mesmo assim ajuda na compreensão de fatos da história, eu particularmente vou lendo o livro e olhando o mapa a todo instante, para mim ler dessa forma faz com que se tenha uma melhor visão dos fatos na cabeça.
 
Geograficamente Angband, Ard-galen e Hithlum faziam parte de Beleriand sim.
Mais politicamente elas eram Independetes.
 
Angband não era vassala de Thingol. Era domínio de Melkor. Thingol podia até clamar a terra como sua vassala de direito, mas nunca foi sua vassala de fato pois, uma vez que Melkor caiu, Beleriand foi destruída e Thingol também já estava morto.
 
Angband não era vassala de Thingol. Era domínio de Melkor. Thingol podia até clamar a terra como sua vassala de direito, mas nunca foi sua vassala de fato pois, uma vez que Melkor caiu, Beleriand foi destruída e Thingol também já estava morto.

Não Hithlum. Só foi de Melkor após as Nirnaeth e se bem que o domínio de Thingol era fraco ali (não inexistente, pois Mithrim já era habitada por sindar), a vassalagem de Ard-galen também até a Bragollach. Mas é vassalagem ainda assim.

Já Angband é uma fortaleza, não um território para ser vassalo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo