1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Angband, Ard-galen e Hithlum faziam parte de Beleriand?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Thorin III Elmo-de-Ferro, 26 Jul 2009.

1. Dando um relida em alguns trechos do Silmarillion, e olhando mapas de Beleriand, fiquei intrigado com algo, me chamou a atenção.

Poderíamos considerar que Angband, Hithlum e Ard-galen fossem regiões independentes de Beleriand. Dá a entender que Beleriand fosse um grande país, e inclusive li um trecho que o próprio professor Tolkien descreve Beleriand como um grande país.

Entretanto, observando o mapa, estou compreendendo que os territórios ao norte não são, na verdade regiões geográficas pertencentes a Beleriand, mas sim independentes, mesmo estando ligadas fisicamente. Parece que os limites entre Beleriand e os territórios do norte são as grandes cadeias de montanhas.

Vejam o que está escrito no Silmarillion:

Quando o exército deixa Angband e vai em direção ao sul, percebe-se que Melkor manda suas forças entrarem em Beleriand. Lembrando que Beleriand é dividida em Beleriand Ocidental e Oriental.

No mapa em anexo podemos observar tal situação.

Bom, deixo aí minha coloação.

Arquivos Anexados:

Última edição: 26 Jul 2009
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Elrond

Elrond "OFF" it will last two months

Olha, eu não tinha pensado por este ponto de vista Fuinur, mas é interessante observar mesmo que Hithlum, Ard-galen, Angband e Lothlann estão acima das famosas terras que conhecemos como Beleriad. A divisão físico-geográfica é perceptível. Mas como existe este trecho retirado do Silmarillion, onde as forças saem de Angband e vão para Beleriand, vejo que é algo discutível. Afinal de contas, o que ou quais territórios formam o grande país de Beleriand? Também, temos que considerar que Beleriand era parte da Terra média, especificamnte a noroeste do grande continente.

Mas, talvez, podemos considerar Angband e os domínios do norte como territórios independentes político-geográfico de Beleriand, parte esta que se encontra nas terras ao sul das grandes cordilheiras, chamada de Beleriand Ocidental e Oriental como bem disse.

3. Tuor

Tuor Usuário

Se não me engano li no Silmarillion (faz algum tempo que o li) que Beleriand era um país que passou a partencer a Thingol depois que este permaneceu lá com Melian, mas que este cedeu partes dessas terras aos recém-chegados Noldor, terras essas que se tornaram países. De acordo com o que se lê o livro, pelo menos para mim dá a impressão de que o nome "Beleriand" como país acaba mais "banalizado" e se torna apenas uma região abaixo de Angband, até porque Thingol não governava mais Hithlum ou Dorthonion, por exemplo.

4. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Beleriand não era bem um país em si, mas era uma região que se situava entre a Baía de Balar e os planaltos de Hithlum e Dorthonion. E sim, entre Beleriand e Angband, existiam outras regiões, como Dór-Lomim, Dorthonion e Hithlum. Essas regiões não são consideradas parte de Beleriand, até pelo clima. Enquanto Beleriand possuia um clima fresco e quente, essas regiões possuiam invernos mais severos e verões amenos.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

A leste de Beleriand, ficava Ossiriand, o Gelion os separava. ao norte, Ered Wethrin, as Montanhas do Terror e a Falha de Maglor eram suas fronteiras. As regiões de Dór-Lómin, Nevrast, Dorthonion, Mithrim, Hithlum, Lothlann, etc... as terras do norte não são Beleriand.

Beleriand era habitada, basicamente pelos Sindar, com exceção do Reino de Finrod. Era cortada pelo Sirion, e sua fronteira leste era o Gelion. Ao lado leste dele, ficava Ossiriand. E depois de Ossiriand, estavam as Ered Luin.

Fingolfin e Fingon habitavam as terras de Hithlum e Dór-Lómim. Turgon habitou Nevrast (antes de ir para Gondolin). Os filhos de Finarfin (com exceção de Finrod) habitaram o Passo do Sirion e Dorthonion, enquanto os filhos de Fëanor ficaram a leste, como em Himlad, Himring e Thargelion. Amrod e Amras habitavam o leste de Beleriand, ao sul das colinas.

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Tuor

Tuor Usuário

Neithan está certo. Eu li mais a respeito do que seria exatamente Beleriand e cheguei, não por acaso, ao Encyclopedia of Arda, que explica desta forma (grifos meus):

Ou seja, apenas caracterizava uma região em torno da Baía de Balar (consequentemente abrangendo as terras próximas das bocas do Sirion voltadas para a ilha de Balar; [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Beleriand"]clique[/ame]). Com o passar do tempo passou a indicar um nome dado a toda uma região maior a noroeste, norte e nordeste..

No Silmarillion se lê:

No Wikipédia em inglês se reforça isso (grifos meus):

Ou seja, o Sirion dividia Beleriand em duas regiões.

6. Elring

Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

O curioso dos mapas de Beleriand é que nenhum dá a localização exata de onde ficava Angband e Utumno. O que se sabe é que a fortaleza de Melkor estendia seus domínios até Anfauglith e que de Hithlun, Fingolfin podia divisar as Thangorodrim. Pela lógica, as torres de Melkor deveriam situar-se na região central de Anfauglith, já que na Dagor Bragollach as chamas expelidas das chaminés (na verdade, dois vulcões) destruiram toda Ard-Galen.

7. Mandos

Mandos Tecendo os destinos de Arda

Recentemente eu estava com essa mesma dúvida, o mesmo trecho apresentado no primeiro post eu tinha lido em casa e tinha refletido sobre essa questão. A questão do clima, das cadeias de montanhas, das falhas e tudo mais me fizeram refletir mais nisso e cogitar que Angband, Ard-galen, Hithlum, Dorthonion não eram parte de Beleriand.

Agradeço por este post pois agora pude tirar essa dúvida da minha cabeça, parece que não é uma dúvida tão grande mas mesmo assim ajuda na compreensão de fatos da história, eu particularmente vou lendo o livro e olhando o mapa a todo instante, para mim ler dessa forma faz com que se tenha uma melhor visão dos fatos na cabeça.

8. Leniel

Leniel Usuário

Geograficamente Angband, Ard-galen e Hithlum faziam parte de Beleriand sim.
    Mais politicamente elas eram Independetes.

9. Excluído045

Excluído045 Banned

É o contrário. Geograficamente eram separadas e politicamente vassalas de Thingol, senhor de Beleriand.

10. Thalion

Thalion Mas que puxa!

Angband não era vassala de Thingol. Era domínio de Melkor. Thingol podia até clamar a terra como sua vassala de direito, mas nunca foi sua vassala de fato pois, uma vez que Melkor caiu, Beleriand foi destruída e Thingol também já estava morto.

11. Excluído045

Excluído045 Banned

Não Hithlum. Só foi de Melkor após as Nirnaeth e se bem que o domínio de Thingol era fraco ali (não inexistente, pois Mithrim já era habitada por sindar), a vassalagem de Ard-galen também até a Bragollach. Mas é vassalagem ainda assim.

Já Angband é uma fortaleza, não um território para ser vassalo.

Compartilhar