• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anel de Saruman

Respondendo:

1) Sauron não ficava mais fraco sem o Anel (e conseqüentemente, não ficava mais forte com ele). Tolkien deixa isso explícito na carta 131:

Na carta 131 disse:
"Enquanto o usava, seu poder na terra era de fato amplificado. Mas mesmo quando não o usava esse poder existia e estava em "concordância" com ele: ele não era "diminuído".

2) Saruman nunca poderia superar Celebrimbor na fabricação de Anéis do Poder, porque Celebrimbor foi instruído nessa arte pelo próprio Sauron, que foi quem criou essa técnica. Saruman possuía apenas rudimentos dessa arte. Se ele a dominasse, poderia muito bem fazer um anel tão poderoso quanto o Um, já que era um maia como Sauron.

A principal função do Um era a dominação, dos outros 19 anéis e de todos os povos livres da Terra Média. Com o Um, Sauron teria sua vontade amplificada (e não aumentada), podendo assim sobrepujar quem quer que fosse. Além disso, O Anel ligava Sauron ao mundo físico permanentemente, ou seja, enquanto o Anel permanecesse, Sauron pemaneceria (a não ser que alguém com uma vontade maior do que a dele tomasse o Anel para sí.)

3)Os 3 levavam sim parte de Celebrimbor, essa parte era o amor pelas coisas da natureza e o desejo de tornar elas imortais assim como ele. Perceba, porém que é a mesma coisa que acontece com o poder de Sauron. Celebrimbor não ficava imcompleto ou "menos poderoso" por ter colocado parte de sí nos anéis. Não acho que exista nada de absurdo em os três levarem parte de quem o fabricou.

E o Um não dependia do poder de Sauron, apesar de Sauron depender do Um pra continuar ligado ao mundo físico. Ambos eram entidades em separado. Isso é comprovado pelo fato de, se algum senhor poderoso (como Gandalf, Elrond ou Galadriel) tomasse o Um para sí e domasse a vontade de Sauron contida lá, isso seria para Sauron o equivalente à destruição do Anel. Isso é comprovado por essa carta:

Na carta 246 disse:
Se Gandalf fosse o vencedor, o resultado teria sido para Sauron igual à destruição do Anel; este teria sido destruído para ele, levado para sempre dele. Mas o Anel e todos seus trabalhos teriam resistido. Este teria sido o mestre no final.

Ufa!!!
 
Charlie Brown disse:
Na carta 246 disse:
Se Gandalf fosse o vencedor, o resultado teria sido para Sauron igual à destruição do Anel; este teria sido destruído para ele, levado para sempre dele. Mas o Anel e todos seus trabalhos teriam resistido. Este teria sido o mestre no final.

Probleminha, esse trecho dessa carta entra em contradição direta com o que está afirmado em O Silmarillion no capítulo "Dos anéis de poder e da terceira era", onde está escrito que dentro do Um Anel de Poder existia a força (strength) e a vontade (will) de Sauron. Não o poder, não a energia, não a magia, mas sim a força e a vontade de Sauron. De Sauron. Se dentro do um Anel existia a vontade de Sauron, esse Um Anel dependia da vontade de Sauron, logo dependia de Sauron.
Oras, pensemos, se dentro do Um Anel existia a força e a vontade de Sauron, como é possível que sendo Sauron destruído, sendo a força e a vontade destruída, o Um Anel continue existindo e ativo? Me explique tal contradição.

Mas acho que a gente pode discutir isso melhor aqui, Sauron e o Anel, sem desvirtuar o presente tópico.
 
Acho que é algo semelhante à questão dos anéis de Celebrimbor. Quando Sauron fez o Um, colocou parte de sí mesmo no Anel (ou seja, sua força e sua vontade) assim como Celebrimbor colocou parte de sí mesmo nos 3 anéis élficos. Assim, Sauron era o criador e o Anel a criatura. Mas, assim como o poder dos 3 não "morreu" junto com Celeborm, o poder do Um não "morreria" junto com Sauron, caso o Anel fosse tomado por alguém de vontade maior.

Pra mim o Anel era totalmente submisso à Sauron enquanto esse tivesse condições de usá-lo, caso o contrário, procuraria por algúém mais forte do que Sauron para continuar seus trabalhos de dominação.

Quanto ao Silma, não poderia ter sido essa uma parte editada pelo Christopher?
 
Outro probleminha, a sub-criação do Um Anel foi diferente de qualquer outra sub-criação no mundo. Ponto para Sauron. Ele não somente depositou parte de seu potencial sub-criativo na criação do Um Anel de Poder, mas ele literalmente o ligou a si mesmo, coisa que nem mesmo o seu mestre conseguiu fazer com o mundo. E isso é diferente da sub-criação de Celebrimbor que fez os Anéis para os outros. Sauron fez o seu Anel para si mesmo.

Pra mim o Anel era totalmente submisso à Sauron enquanto esse tivesse condições de usá-lo, caso o contrário, procuraria por algúém mais forte do que Sauron para continuar seus trabalhos de dominação.

Sim, mas o Um Anel era Sauron, Sauron não poderia ir contra Sauron mesmo se Sauron estivesse fraco.
 
Mas o Anel não poderia permanecer com outro mais fraco enquanto Sauron recuperava seu antigo poder?
 
Poderia. Mas todos os mais fracos que serviriam fielmente a Sauron não tinham o anel ao seu alcance durante os longos anos que se seguiram a batalha da Última Aliança. Ele só voltou a figurar nos anais da história da Terra Média na Guerra do Anel.
 
Sim, mas não precisava exatemente ser um servo fiel de Sauron, bastava corromper algum, e isso pro Anel era fácil.
 
Acho que aqueles que sabiam do anel na terceira era, e que sabiam da possibilidade do mesmo ainda existir, seriam capazes de controlar o anel, mas eles próprios iriam acabar se tornando senhores do escuro, como Gandalf e Galadriel sugerem.
 
Acho que aqueles que sabiam do anel na terceira era, e que sabiam da possibilidade do mesmo ainda existir, seriam capazes de controlar o anel, mas eles próprios iriam acabar se tornando senhores do escuro, como Gandalf e Galadriel sugerem.

exatamente...

qtu ao anel de saruman... temos dois ponto de vistas... se observarmos o contexto da terceira era, vemos que o anel poderia ser poderoso ateh... mas se fossemos ver o contexto dos aneis do poder... acho q nao eh tao poderoso assim... eh tdu uma kestao de comparaçao...
 
Acho que é o seguinte...
O Anel está ligado à vontade de Sauron, a seus objetivos. Acontece que alguém poderoso, como Galadriel, Gandalf e Saruman quisessem dominá-lo, assim o faria, mais se tornaria um novo Senhor do Escuro. Era isso que Saruman queria.
O anel amplifica o poder de Sauron, e é ainda mais poderoso por estar ligado aos outros anéis, dominando seus portadores, e conseqüentemente seus poderes.
Quanto ao poder da feição dos anéis, suponho que isso tira um pouco da energia de seu feitor, mais é algo, digamos, insignificante. Quando esse poder passava pelo anel, acho que aumentava, sei lá :lol: .

Agora voltando ao Anel de Saruman...
Acho que este tinha poderes menores do que o Um, mais não por Saruman estar encarnado em um hröa, mais por não possuir habilidades para fazê-lo. Pois se formos levar o hröa em conta, Celebrimbor estava encarnado em um hröa também, mais mesmo assim fez anéis muito poderosos. Por quê? Por que tinha habilidades para isso, vindas do próprio Sauron. É claro, se um moriquendi tivesse a mesma habilidade que Celebrimbor, não sairia à mesma coisa. Podemos ressaltar também que se Saruman tivesse a mesma habilidade que Celebrimbor, seu anel seria mais poderoso. É uma combinação de poder e habilidade.

Lembrando que tudo isso é uma especulação minha.

Agora pessoal, alguém pode me dizer que poderes esse anel do Saruman tinha?
 
Agora pessoal, alguém pode me dizer que poderes esse anel do Saruman tinha?

nunguem sabe ao certo... soh o que se pode eh supor hipoteses... mas se fosse realmente importante, teria tido mais destaque no livro... para mim essa passagem soh esta no livro, para dar enfase aos estudos de saruman e seu interesse por aneis do poder... nada q fosse mudar o curso da historia... :wink:
 
Haran Alkarin disse:
Acho que é o seguinte...
O Anel está ligado à vontade de Sauron, a seus objetivos. Acontece que alguém poderoso, como Galadriel, Gandalf e Saruman quisessem dominá-lo, assim o faria, mais se tornaria um novo Senhor do Escuro. Era isso que Saruman queria.
O anel amplifica o poder de Sauron, e é ainda mais poderoso por estar ligado aos outros anéis, dominando seus portadores, e conseqüentemente seus poderes.
Quanto ao poder da feição dos anéis, suponho que isso tira um pouco da energia de seu feitor, mais é algo, digamos, insignificante. Quando esse poder passava pelo anel, acho que aumentava, sei lá :lol: .

Agora voltando ao Anel de Saruman...
Acho que este tinha poderes menores do que o Um, mais não por Saruman estar encarnado em um fána, mais por não possuir habilidades para fazê-lo. Pois se formos levar o fána em conta, Celebrimbor estava encarnado em um fána também, mais mesmo assim fez anéis muito poderosos. Por quê? Por que tinha habilidades para isso, vindas do próprio Sauron. É claro, se um moriquendi tivesse a mesma habilidade que Celebrimbor, não sairia à mesma coisa. Podemos ressaltar também que se Saruman tivesse a mesma habilidade que Celebrimbor, seu anel seria mais poderoso. É uma combinação de poder e habilidade.

Lembrando que tudo isso é uma especulação minha.

Agora pessoal, alguém pode me dizer que poderes esse anel do Saruman tinha?

Só tem uma coisa errada aí: Saruman não usava fána, todos od istari usavam hröa (à exceção de Gandalf quando este retorna como o Branco). E Celebrimbor não podia usar um fána, somente os Ainur podiam usar fána, e Celebrimbor era um elfo.
 
Eru disse:
No contexto da obra, creio que como tudo em Isengard e nos planos de Saruman, era uma pálida caricatura enfraquecida espelhada em Mordor, como Gandalf atesta, e não vejo porque não extender isso ao anel de Saruman.

O anel é de Saruman, ele o fez, senão não faria sentido se proclamar fazedor de anéis. Afora isso, o anel poderia justificar as muitas cores pelas quais passa a ser vista sua vestimenta (Saruman fazedor de anéis mas também Saruman das muitas cores). Outra boa pista é o poder que Saruman usa, como última cartada, pra persuadir os vitoriosos no cerco a Isengard, ou mesmo antes pra persuadir os homens das terras pardas e das colinas a se insurgir contra os rohirrim. O anel de Saruman poderia tornar sua lábia mais poderosa, enfeitiçar os corações dos que o escutam, como pareceu acontecer quando ele tentou negociar paz após sua derrota no abismo de Helm. Mas isso é só expeculação minha.

É verdade, até agora eu não tinha pensado nisso... 8O pow, isso é bem interessante... Saruman usando o Anel que ele forjou pra esses fins..
 
nao creio nessa hipotese... persuardir os homens das terra pardas nao era tarefa nada dificil, pois era notorio o desejo de vingança que tinham contra os rohirrims...

E gandalf sempre demonstra preocupação com a voz de saruman... mesmo qdo deixa bárbarvore guardando orthanc, onde saruman estava encurralado; e qdo mais tarde retorna e houve que Barbarvore o deixou partir, ele diz:

"mas a essa cobar ainda restava um presa, eu acho. Ele tinha o veneno de sua voz, e julgo que persuadiu você, até mesmo você"

Acho que se gandalf desconfiasse que o anel de saruman aumentava o dom que ele, saruman, possuía e que era tao bem conhecido de gandalf, este teria sido o momento para falar a respeito: "eh, pelo visto o anel o deixou tao poderoso que ele conseguiu persuadir você, até mesmo você", nao? :o?:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo