• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anel de Saruman

Oakshield

Usuário
Bom, acho que todos já devem saber que na edição brasileira de O Senhor dos Anéis, não existe um trecho pertencente da versao original em inglês onde é citado claramente que Saruman tinha um ANEL:

[url]http://www.valinor.com.br/news_viewnews.php?article=33610
[/url]

Minha pergunta é: estando Saruman encarnado em um "fána", ou seja, com seus poderes muito diminuídos, teria Saruman capacidade para forjar um anel de poder para si?
 
Esse tópico aqui aberto pelo Uglúl passa perto do assunto deste, mas é mais relacionado ao controle dos orcs, então tudo bem: http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=33687

Na verdade Saruman estava em um hröa, que era um corpo como o dos homens e elfos, que limitava ainda mais a capacidade sub-criativa de Saruman. Mas bom, ele fez um Anel, e isso é o suficiente para que a gente acredite que ele poderia fazer um. O grande problema é não saber até que ponto esse anel poderia influenciar nos planos de Saruman. Ele estar limitado a um corpo é mais uma grande evidência de que não deveria ser lá muito poderoso. Eu imagino que seria o que os elfos em Eregion chamavam de "anel menor", o que no contexto da Terceira Era poderia vir a ser bastante.
 
Acho que não, os Sete ou foram tomados por Sauron ou destruídos pelo fogo dos Dragões. E além disso, acho que os Sete só poderiam ser usados por Anões.
 
Charlie Brown disse:
E além disso, acho que os Sete só poderiam ser usados por Anões.

Eu acho que não. :|
Se o Narya, que era um dos Três, foi usado por Gandalf, que não era um elfo, por que os Sete só poderiam ser usados por anões? :o?:
 
E, além do mais, Bilbo, Frodo, Sam e Gollum, hobbits, Isildur, humano e Tom Bombadil, raça indefinida, usaram o Um. e eles não eram o senhor do escuro.
 
Bem, os 7 poderiam ser usados por qualquer um, mas acho que não fariua a menor diferença, já que o objetivo dos 7 era aumentar a ganância natural dos Anões, e fazer eles serem enfraquecidos por essa ganância.

E Saruman não usava um dos 7, porque como eu disse, eles foram todos ou destruídos por dragões ou tomados por Sauron. Provavelmente aquele anel ele próprio forjou, já que ele se auto-intitula "Saruman, o fazedor de Anéis".
 
eu acho que era possível sim saruman forjar um anel mágico, pois ele estudou sobre isso durante muito tempo, o gandalf mesmo disse.
talvez ele tinha um, não com grandes poderes, mas acho que ele seria capaz de forjar sim!
 
Charlie Brown disse:
Bem, os 7 poderiam ser usados por qualquer um, mas acho que não fariua a menor diferença, já que o objetivo dos 7 era aumentar a ganância natural dos Anões, e fazer eles serem enfraquecidos por essa ganância.

Eu também acho que não era um dos Sete, porque sabemos o destino deles. Os que não foram destruídos foram recuperados por Sauron.
Entretanto, o objetivo deles era exatamente o mesmo dos Nove: dominação. Falharam devido à natureza dos Anões, que era diferente da dos Homens. Eu aposto que isso era porque eles foram "imaginados" por Aulë, e eram um Povo-livre porque foram adotados por Eru.

O anel de Saruman deve ter sido feito por ele mesmo, que pesquisou bastante sobre o assunto, tanto quanto pôde, e se auto-entitulou "Fazedor de Anéis".
 
No contexto da obra, creio que como tudo em Isengard e nos planos de Saruman, era uma pálida caricatura enfraquecida espelhada em Mordor, como Gandalf atesta, e não vejo porque não extender isso ao anel de Saruman.

O anel é de Saruman, ele o fez, senão não faria sentido se proclamar fazedor de anéis. Afora isso, o anel poderia justificar as muitas cores pelas quais passa a ser vista sua vestimenta (Saruman fazedor de anéis mas também Saruman das muitas cores). Outra boa pista é o poder que Saruman usa, como última cartada, pra persuadir os vitoriosos no cerco a Isengard, ou mesmo antes pra persuadir os homens das terras pardas e das colinas a se insurgir contra os rohirrim. O anel de Saruman poderia tornar sua lábia mais poderosa, enfeitiçar os corações dos que o escutam, como pareceu acontecer quando ele tentou negociar paz após sua derrota no abismo de Helm. Mas isso é só expeculação minha.
 
Maglor disse:
Eu também acho que não era um dos Sete, porque sabemos o destino deles. Os que não foram destruídos foram recuperados por Sauron.
Entretanto, o objetivo deles era exatamente o mesmo dos Nove: dominação. Falharam devido à natureza dos Anões, que era diferente da dos Homens. Eu aposto que isso era porque eles foram "imaginados" por Aulë, e eram um Povo-livre porque foram adotados por Eru.
Eu tb naum acho que era um dos Sete... Pq Saruman ia querer um anel que Sauron tivesse "corrompido" e pudesse controlar?

O anel é de Saruman, ele o fez, senão não faria sentido se proclamar fazedor de anéis. Afora isso, o anel poderia justificar as muitas cores pelas quais passa a ser vista sua vestimenta (Saruman fazedor de anéis mas também Saruman das muitas cores). Outra boa pista é o poder que Saruman usa, como última cartada, pra persuadir os vitoriosos no cerco a Isengard, ou mesmo antes pra persuadir os homens das terras pardas e das colinas a se insurgir contra os rohirrim. O anel de Saruman poderia tornar sua lábia mais poderosa, enfeitiçar os corações dos que o escutam, como pareceu acontecer quando ele tentou negociar paz após sua derrota no abismo de Helm.
:clap: Tirou as palavras da minha boca...
 
Exato Eru, eu também escrevi isso naquele tópico que o Uglúk abriu que era semelhante a esse aqui. Pra mim o Anel dele dava mais poder a sua lábia, deixava suas tropas mais fiéis, aumentava seu poder de sedução e persuasão, etc., etc., etc.
 
Elentari R* disse:
Pq Saruman ia querer um anel que Sauron tivesse "corrompido" e pudesse controlar?
E pq raios ele usava o palantír, sendo que ele era totalmente dominado por Sauron? :doido:

Vcs já pensaram na possibilidade de Saruman ter feito um anel fajuto, de enfeite mesmo, só pra amedrontar Gandalf ou outros inimigos? Não sei se isso pode ser levado em consideração... Que acham? Afinal, Tolkien parece ter "enfiado" isso aí no meio perdido... Acho ue se realmente tivesse alguma importância ele explicaria melhor.
 
Eru disse:
O anel de Saruman poderia tornar sua lábia mais poderosa, enfeitiçar os corações dos que o escutam, como pareceu acontecer quando ele tentou negociar paz após sua derrota no abismo de Helm. Mas isso é só expeculação minha.

nao.. nao poderia...

Assim como o UM nao aumentava os poderes de Sauron. Sauron depositou seus poderes no UM, de tal forma que

Poder de Sauron antes do UM = poder de sauron depois do UM + poderes do UM

O anel para Sauron, era apenas um objeto onde ele concentrou boa parte de seu poder... Entao se Saruman fez um anel pra si, esse nao poderia lhe dar poderes extras, apenas seria um objeto onde ele concentrasse os poderes que ele já possuía.
 
Oakshield disse:
Assim como o UM nao aumentava os poderes de Sauron. Sauron depositou seus poderes no UM, de tal forma que

Poder de Sauron antes do UM = poder de sauron depois do UM + poderes do UM

O anel para Sauron, era apenas um objeto onde ele concentrou boa parte de seu poder... Entao se Saruman fez um anel pra si, esse nao poderia lhe dar poderes extras, apenas seria um objeto onde ele concentrasse os poderes que ele já possuía.

A falha na sua argumentação é que o anel do Saruman não se equiparava ao do Sauron. Havia vários anéis do poder, e só no Um Sauron depositou seu poder. Os anéis dos elfos foram feitos por Celebrimbor, tinham objetivos outros e ainda assim em nada enfraqueceram seu artífice. Só pra citar como exemplo.
 
nao se equiparava, eh verdade... mas em ambaos os casos temos ainur fabricando aneis para si...

qto os aneis de poder, seus poderes vinham de alguma fonte, dos seus artifices. E por isso aumentavam, de alguma forma, o poder de seus usuários...

mas se galadriel fizesse, sozinha um anel pra si, ele em nada aumentaria o poder dela, esse argumento nao eh apenas meu... houve um topico aki no Obras q discutiu isso por algum tempo...
 
qto os aneis de poder, seus poderes vinham de alguma fonte, dos seus artifices. E por isso aumentavam, de alguma forma, o poder de seus usuários...

Mas a questão é que os artefatos em questão não significavam necessariamente a deposição de poder daquele que os confeccionava neles. Os aneis do Celebrimbor não fizeram-no depositar seu poder sub-criativo neles, mesmo que os anéis operassem de modo a fortalecer aquele que os usasse (evidentemente quando não estivessem sobre a influência do Um)
 
O Anel élfico do Fogo, Narya, que o Gandalf usava, tinha como objetivo "inflamar" os corações daqueles que lutavam contra Sauron. Por que Saruman não poderia fazer um anelzinho que tivesse alguma capacidade próxima desse objetivo (guardadas as proporções)?
 
Alguns comentários:

1)

Vcs já pensaram na possibilidade de Saruman ter feito um anel fajuto

Pessoalmente, não tenho a menor dúvida quanto à possibilidade de Saruman fazer um anel.

Os Três, os Sete e os Nove foram feitos por Celebrimbor (embora todos eles tenham sido feitos com os "ensinamentos" - e "tecnologia"? - de Sauron, e os Sete e os Nove sob sua supervisão).

Saruman era um Istar (portanto, Maia) poderoso e com vastos conhecimentos, e estudou a fundo a questão dos Anéis. Acho até bem possível que, no final das contas, ele tivesse mais capacidade que Celebrimbor para isso.

2)

Poder de Sauron antes do UM = poder de sauron depois do UM + poderes do UM

Sinceramente, creio que esse argumento tem uma falha do ponto de vista lógico.

Se o poder de Sauron fosse permanecer o mesmo depois do Um, então por que ele iria se dar ao trabalho de fazê-lo, em primeiro lugar? Ainda mais correndo o risco de o perder (como, de fato, veio a acontecer)?

No mínimo, o Um modificava o poder de Sauron, e dava a ele alguma capacidade que ele não tinha antes. (Só isso já invalida a afirmação acima!) E era uma capacidade que ele desejava / precisava tanto que decidiu correr o risco. Mas não descarto a possibilidade de que, para ganhar essa capacidade, Sauron tenha tido que "desistir" de alguma outra.

3) Combinando os comentários anteriores,

Admitindo-se (por absurdo) a hipótese de que os Aneis levassem parte do poder original de seus "fabricantes", então ou os Três teriam "sugado" poder de Celebrimbor (que "meteu a mão na massa") ou de Sauron (que detinha o conhecimento / tecnologia da fabricação dos anéis).
Não há nenhuma referência quanto ao poder de Celebrimbor ter sido utilizado nos anéis dessa forma; e acho que, se o poder viesse de Sauron, ele teria descoberto os Três...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo