• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anedotas de Cientistas...

Excluído052

Excluído a pedido
Einstein

Certa vez, numa de suas viagens, Einstein verificou, ao chegar no guichê da estação que, por descuido, não levara dinheiro suficiente para a passagem. Não quis aceitar o bilhete a crédito, apesar dos insistentes oferecimentos do chefe da estação. Rebuscou todos os bolsos, não encontrando mais nenhum dinheiro então resolveu adiar a viagem.
Antes de guardar novamente os poucos níqueis que tinha resolveu conta-los mais uma vez e descobriu, para sua surpresa, que havia cometido um erro de cálculo e que tinha dinheiro suficiente para a passagem. "Ora, vejam só!" comentou ele, com um sorriso "Que grande matemático eu sou!"

A pouca importância que dava a convencionalismos e artifícios, Einstein revelou quando foi hóspede de honra de um jantar oferecido pelo reitor de swarthmore. Foi convidado para que falasse: "Senhora e senhores" disse, com o maior dos laconismos "Lamento muito, mas não tenho nada a dizer". Em seguida sentou-se. Mas logo depois de uns instantes se levantou de novo "Quando tiver algo a dizer prometo voltar". Com efeito, seis meses depois ele telegrafa ao reitor "Agora tenho algo a dizer". E convocou um novo jantar onde, desta vez com assunto, dirigiu a palavra aos convidados.

Outro indiferentismo completo de Einstein era sobre a etiqueta e elegância, às vezes contrastando berrantemente com o trajar dos demais o que poderia deixar em apuros qualquer pessoa mais sofisticada. Mas ele não se importava, afinal era o traje que melhorava ou piorava o ser humano? Einstein resmungava quando a esposa costumava adverti-lo por isso e costumava citar Spinoza: "Mau seria se o saco fosse melhor que o cereal que nele vai".


O Pensamento vivo de Einstein
 
Essas do Einstein eram geniais. A mais famosa que eu conheço é a dele e seu motorista.

O cara já trabalhava com ele há anos. E sempre assistia a todas as palestras que o Einstein dava (era melhor que ficar esperando no carro). Um belo dia, Einstein tinha que dar uma plaestra, mas estava demais indisposto. Ao saber disso, o motorista se ofereceu para substituí-lo. Ningupem conhecia a imagem de Einstein (acho q não tinha televisão ainda na época dele) e como o cara já tinha assistido a tantas, sabia tudo decorado, Einstein concordou.

Curiosamente, nessas palestras, até mesmo as perguntas dos ouvintes costumam se repetir. Então, o motorista foi lá, apresentou tudo certinho, respondeu as perguntas que ele também já conhecia, até que um dos presentes fez uma pergunta que nunca tinham feito antes. Preso numa situação tão desconcertante como essa o motorista aponta para o verdadeiro Einstein que estava sentado na platéia e diz:

- Essa sua pergunta é tão elementar e está tão beme explicada na minha palestra que para respondê-la eu vou chamar meu motorista.

E lá vai o verdadeiro Einsten responder, para a surpresa da platéia.
 
Umas do Norbert Wiener:

Wiener estava viajando de trem quando perdeu o bilhete. Ele ficou
preocupado, mas o funcionário lhe disse para não se preocupar, que não
tinha problema algum. Mas Wiener disse então: "você não entende, eu
preciso do bilhete para saber para onde que eu tenho que ir."

---------------------

A família Wiener mudou-se de casa, e pela manhã a sra. Wiener avisou
ao marido que ele não deveria voltar à casa antiga e deu-lhe o novo
endereço. No fim da tarde, Wiener já tinha esquecido (óbviamente) tudo
sobre a mudança, e perdera o papel com o novo endereço. Quando chegou à casa antiga, encontrou tudo fechado. Ele então perguntou a um garotinho que estava ali por perto:
-- Garoto, você sabe para onde foram os Wiener?
-- Sim, papai, a mamãe me mandou aqui para levar o senhor à nossa
nova casa.

(PS: Quando perguntaram a alguem próximo (acho que era um filho) de
Norbert Wiener (renomado matemático, caso ainda não esteja claro) sobre essa história, ele disse que Wiener nunca se esqueceu de seus filhos. O resto da história é bastante próximo à realidade....)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo