• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana Andrzej Sapkowski

Spartaco

Anton Bruckner - 200 anos do nascimento
Andrzej_Sapkowski.jpg

O escritor Andrzej Sapkowski nasceu no dia 21 de junho de 1948 em Łódź, na Polônia; ele ficou mundialmente conhecido por uma série de livros de fantasia, intitulada The Witcher, A Saga do Bruxo Geralt de Rívia.

Sapkowski estudou economia e, antes de se voltar para a literatura, ele havia trabalhado como representante de vendas no exterior para a empresa Skórimpex.

Ele começou sua carreira literária como um tradutor, em particular, da ficção científica. Ele disse posteriormente que ele escreveu seu primeiro conto, The Witcher por mero capricho, a fim de participar de um concurso da revista de ficção científica Fantastyka, sendo que ele ganhou o terceiro prêmio. A história foi publicada pela revista em 1986 e foi um enorme sucesso tanto entre os leitores como entre os críticos.

Assim, Sapkowski criou um ciclo de contos baseados no mundo de The Witcher, composta por três coletâneas de contos e cinco romances. Este ciclo e suas muitas outras obras fizeram dele um dos autores de fantasia mais conhecidos na Polônia na década de 1990.

Em 2012, o Ministro da Cultura e do Patrimônio Nacional da Polônia Bogdan Zdrojewski concedeu-lhe a medalha de prata Gloria Artis.


imagem.aspx


A série literária The Witcher é composta por duas compilações de contos (O Último Desejo e A Espada do Destino) e cinco romances (O Sangue dos Elfos, Tempo do Desprezo, Batismo de Fogo, A Torre da Andorinha e A Dama do Lago).

Um prólogo para O Sangue dos Elfos foi publicado em 2013 (ainda sem versão fora do polonês), mas desde então pensava-se que a história havia se concluído ali. Aqui no Brasil, a Editora Martins Fontes já publicou os cinco primeiros livros da saga.

Fonte principal: Wikipédia.
 
capa_last_wish.png

Resenha- O Último Desejo (Andrzej Sapkowski)

Livro:
O Último Desejo
Título Original: Ostatnie Zyczenie
Autor: Andrzej Sapkowski
Editora: Wmf Martins Fontes
ISBN: 9788578273743
Ano: 2011 (original:1993)
Páginas: 320
Tradutor: Tomasz Barcinski
Versão: eBook Kindle

Uma pergunta que eu me faço, cada vez com menos frequência, é “quanto tempo a literatura fantástica ainda vai sobreviver?“. Me pego fazendo essa pergunta a cada vez que vejo uma enxurrada de livros rasos e semi-plagiados nas estantes da grandes livrarias, imaginando que um dia o mercado ficará sobrecarregado e o gênero renegado a um nicho de leitores cada vez menor. Felizmente, a dúvida se desfaz quando encontro algumas pérolas extremamente valiosas (e algumas vezes raras). O Último Desejo é uma delas.

O livro do polonês Andrzej Sapkowski (sim, é difícil sequer começar a pronunciar o nome) é considerado um clássico cult da literatura de fantasia. Composto de oito volumes conhecidos como “A Saga de Geralt de Rivia“, O Último Desejo é o primeiro livro da série e nos apresenta um universo fantástico que, apesar de parecido com coisas populares (como Tolkien), possui características singulares.

Geralt de Rivia, é um dos bruxos (nas outras mídias relacionadas chamados de witchers) mais famosos do continente de Temeria. Witchers são humanos nascidos com anomalias genéticas, geralmente abandonados por suas famílias ainda crianças. Essas crianças são entregues a uma das diversas escolas de bruxos onde aprendem as arte de combate, magia e poções para se tornarem os melhorescaçadores de monstros e criaturas fantásticas. A vida de um bruxo, entretanto, não é fácil. Eles precisam arriscar suas cabeças para matar estriges, vampiros, trolls, dragões e toda sorte de feras, nas esperança de ganhar alguns trocados. Bruxos também são considerados pessoas de baixo escalão. Desejados pela sociedade como grandes matadores, mas renegados do convívio social por não serem totalmente humanos.

O livro se apresenta como uma sequência de contos interconectados, narrados pelo próprio Geralt para diversos personagens da trama, geralmente como explicação para alguma pergunta pessoal que lhe fazem. A história é conduzida com fluidez e com um nível de detalhes interessante. Os monstros e criaturas, geralmente do folclore eslavo, são descritos como uma vividez impressionante, e os combates são cheios de tensão e suspense. A trama, que pode parecer rasa e banal, torna-se densa e complexa a cada capítulo, terminando em uma clássica cena do herói cavalgando em direção ao Sol.

O universo do livro é o principal ponto de destaque. Histórias de fadas como “Branca de Neve” e “A Bela e a Fera” aparecem em versões corrompidas onde, por exemplo, a Branca de Neve é uma feiticeira assassina e a Bela é uma vampirastrigoi. Além disso, príncipes são todos canastrões e reis são pessoas egoístas e tiranas. Não é exagero dizer que o autor busca desconstruir a visão romantizada que temos sobre os mitos medievais, apresentando um universo caótico e voraz, onde a esperança é o fio de uma espada.

A leitura é recomendada para amantes de Fantasia e obrigatória para aqueles que jogaram a versão para videogames.
 
Já estou lendo o tower, agora só falaram os lady of the lake I e II


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Terminei O Último Desejo, e achei esse livro tão... gracinha!! uahsuhausah curti muito, especialmente a partir da terceira história, quando aparecem personagens mais reconhecíveis, como a ""Branca de Neve"". tem um tom dark vez ou outra, mas o autor tem um senso de humor muito bom. Geralt e Jaskier (<3) tentando pescar é uma das cenas gracinhas.
Já fazendo as contas qui para comprar o resto da saga, com as capas mais inspiradas nos jogos - a minha edição do primeiro livro é essa com fotos, é decente e tal mas as próximas são beeeem feinhas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo