1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Andrei Rublev (Андрей Рублёв, URSS, 1966)

Tópico em 'Cinema' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 8 Dez 2014.

?

Sua nota para o filme:

1. 10

25,0%
  2. 9

50,0%
  3. 8

25,0%
  4. 7

0 voto(s)
    0,0%
  5. 6

0 voto(s)
    0,0%
  6. 5

0 voto(s)
    0,0%
  7. 4

0 voto(s)
    0,0%
  8. 3

0 voto(s)
    0,0%
  9. 2

0 voto(s)
    0,0%
  10. 1

0 voto(s)
    0,0%
  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Sinopse: A vida de Andrei Rublev, o grande pintor de ícones da Rússia do século XV, um período de intensa turbulência e também de diversas dificuldades pelas quais passavam o povo russo. Na época o país sofria com a pobreza, a rigidez da igreja ortodoxa e também as invasões tártaras. Nesse cenário caótico, estão inseridos os diversos episódios da vida de Andrei, que mais tarde abandonaria seu trabalho como pintor, para se dedicar a Deus.

Direção: Andrei Tarkovsky

Elenco: Ivan Lapikov, Anatoliy Solonitsyn, Nikolay Grinko

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Curiosidades:

- No inverno de 1966 o filme estava pronto e foi para exibições privadas para pessoas selecionadas. A primeira mostra oficial foi em fevereiro de 1969 em Moscou, seguido por uma exibição no Festival de Cannes em maio de 1969. A distribuição internacional só começou em 1973.

- Vasili Livanov diz ser o que sugeriu a ideia para o filme. Ele também queria interpretar o papel principal, mas Tarkovski queria um ator desconhecido.

- O ator Anatoliy Solonitsyn conseguiu o papel ao ir ele próprio até a Mosfilm se oferecer para interpretar o personagem principal.

- A referência a Epifânio é ao escritor Epifânio O Sábio, um notável escritor do final do século XIV, e início do XV.

- O personagem de Danil é baseado em Danil Chyorny (1360 - 1430), um pintor russo e da companhia de Andrei Rublov. Acredita-se que ele pintou a Catedral de Assunção em conjunto com Rublov.

• Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. G.

G. Ai, que preguiça!

Adoro a abertura desse filme, acho que, junto de O Espelho, é o único dele que possui como que um prólogo ilustrando simbolicamente o que se verá... E aquela cena final, seguida das pinturas em cor :amor:

• Gostei! Gostei! x 1
  3. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

3 e meia da Madrugada e na calada da noite eis que o Morf resgata lá das profundezas do mar de Azov uma pérola dessas!

É um filme que não consegui vê-lo inteiro há mais de 15 anos. Preciso dar uma procurada pra completar o que ficou perdido. Valeu pela dica!

4. Paganus

Paganus Visitante

Esse filme é sensacional, principalmente pra se entender mais sobre a alma russa, sua piedade ortodoxa e o sentido que os santos ícones ocupam nessa piedade. Filme com um significado teológico profundo.

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Quickbeam

Quickbeam Rock & Roll

Os segmentos da invasão tártara e da construção do sino, sozinhos, já justificariam chamar esse filme de obra-prima. O porém é que a carreira de Tarkovski está repleta de filmes igualmente excepcionais, então é difícil dizer qual seria sua obra-prima (eu tendo a favoritar Stalker).

• Gostei! Gostei! x 2
  6. G.

G. Ai, que preguiça!

Ah, Stalker :amor: Eu stalkeio ( :sacou: :dente: ) incessantemente possíveis páginas que indicam que o Stalker sairá em bluray - fiz um voto comigo mesmo de só rever quando lançado no formato... o último a ter saído foi, recentemente, o Nostalghia (e, fora os curtas, todos os outros dele também já possuem uma cópia em bluray) e a imagem é linda, linda, linda (aquelas cenas em sépia que "relembram" os parentes do protagonista, parados no cenário natal dele, parecem fotografias vivas, coisa absurda de linda, faz vc quase esquecer de prestar atenção no filme, chutar o balde e se maravilhar só pela imagem)...

• Gostei! Gostei! x 2
  7. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

• Gostei! Gostei! x 4
  8. Quickbeam

Quickbeam Rock & Roll

G., quando Stalker sair em blu-ray, me avise por favor, que também estou esperando o filme nesse formato para revê-lo. :dente:

E como adoro fazer listas, aqui vai meu top Tarkovski:

01. Stalker
    02. Andrei Rublev
    03. Ivan's Childhood
    04. The Sacrifice
    05. Solaris
    06. The Mirror
    07. Voyage in Time
    08. Nostalgia
    09. The Steamroller and the Violin
    10. The Killers

11. There Will Be No Leave Today

• Gostei! Gostei! x 2
  9. Clara

Clara Que bosta... Usuário Premium

Do Tarkovski só assisti Solaris, e gostei muito.
    Já estou anotando esses que vocês mencionaram na minha lista de filmes a assistir. :yep:

10. G.

G. Ai, que preguiça!

• Mandar Coração Mandar Coração x 1

Compartilhar