1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Andre Matos (Angra, Shaman, Viper) morre aos 47 anos de idade

Tópico em 'Música' iniciado por focr_br, 8 Jun 2019.

1. focr_br

focr_br Usuário

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

"So, carry on, There's a meaning to life Which someday we may find"

"There's a place where the sun shines brighter There's a mountain that climbs to the stars..."

Uma das lendas se não a maior lenda do Heavy Metal nacional.

Última edição: 8 Jun 2019
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  2. Giuseppe

Giuseppe Eternamente humano.

As músicas dele fizeram parte da minha infância e adolescência. Um vocalista incrível. Adeus...

3. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Pra mim que acompanho a bastante tempo a carreira do André Matos desde o Viper, é com profunda tristeza saber do seu falecimento.

Há pouco tempo, no primeiro semestre do ano passado, eu estava concluindo em São Paulo o curso de produção de áudio na EM&T (Escola de música e tecnologia), onde meu professor foi Fernando Quesada, baixista que fez parte da segunda formação do Shaman e uma das maiores alegrias que tive naquele curso, foi fazer uma aula prática de microfonação equalização e mixagem de áudio de um ensaio do Shaman e mais ainda foi um prazer enorme ter conhecido o André Matos pessoalmente naquela oportunidade. Infelizmente jamais imaginava que pudesse ser a primeira e última tão cedo.

Um cara que tem uma excelente e rica formação musical, que um dia já foi altamente cotado até pra substituir nada mais, nada menos que o Bruce Dickinson no Iron Maiden quando este um dia optou em dedicar mais tempo a sua carreira solo, graças não apenas a sua potência e alcance vocal, mas também pela sua formação em canto lírico e uma experiência musical acumulada ao longo dos anos riquíssima, sonho de muitos músicos.

Lamentavelmente, perdemos um músico de primeiríssimo nível, não apenas no segmento do metal, mas da musica como um todo.

Descanse em paz André.

Última edição: 9 Jun 2019
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

Eu nem consigo colocar em palavras o quanto estou triste por causa disso. Sou fã dele faz 30 anos, quando comecei a ouví-lo ele ainda estava no Viper. Ainda estou tentando assimilar esse absurdo.

5. Giuseppe

Nossa, que legal que você pode conhecê-lo! Numa Expomusic há mais de dez anos eu vi o André dando autógrafos e tirando fotos. Tinha uma fila enorme então infelizmente não pude ficar porque já era tarde e eu tinha que pegar o ônibus, mas pra mim foi incrível ter passado ao lado dele e ver pessoalmente a poucos metros (centímetros?) de distância o cara que cantou em músicas que eu tanto amo e que fazem parte da minha vida. Saudades desde já, sem palavras.
    --- Mensagem Dupla Unificada, 10 Jun 2019, Data da Mensagem Original: 10 Jun 2019 ---

• Gostei! Gostei! x 1
  6. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

O que se soma a todo esse cenário triste pra mim, foi que justamente a pouco tempo (pouco mais de um ano atrás), depois de uma intensa campanha feita pelos fãs do Shaman nas redes sociais pelo retorno da formação original com André Matos nos vocais, eles confirmaram o retorno.

Quando tive essa oportunidade de participar de um ensaio deles, foi justamente pouquíssimos dias após esse tão aguardado anúncio e o que mais vi naquela ocasião foi muita animação e otimismo do Matos, com uma agenda de shows ficando rapidamente cheia e lotada até o final de 2019 e projeto pra um novo álbum futuro. Seria uma belíssima retomada... infelizmente interrompida.

7. Giuseppe

Realmente uma pena, ele até queria fazer alguns shows com o Angra pra comemorar os 30 anos da banda. Pelo menos antes de morrer ele teve a chance de se apresentar de novo com o Shaman e matar um pouco a saudade...

8. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

O que eu mais admirava no André era sem dúvida a sua formação erudita no canto, pois embora pra muitos isso passe até desapercebido, quando bem trabalhada é algo que acrescenta muito na qualidade vocal. Foi graças a isso que a voz dele ficou mais encorpada em alcance de notas, algo que numa formação musical mais tradicional nem sempre isso é tão desenvolvido e aprimorado. Essa mistura de metal com o erudito fez um bem e tanto. Por isso que não será fácil encontrarmos outros representantes com essa formação e qualidade tão cedo.

9. Giuseppe

Ele era maestro também, formado em Regência Orquestral e Composição Musical. E na formação antiga do Angra era ele quem tocava os teclados.

Última edição: 11 Jun 2019
  10. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Por essa formação erudita, ele poderia atuar em outras frentes se quisesse, mas para aquilo que era o seu melhor (a voz) eu sou da sincera opinião que se todo cantor tivesse essa formação, ou seja, em pelo menos algum momento da vida feito canto lírico, aí teríamos no rock vocalistas com alcance e projeção vocal mais desenvolvidos.

11. intratecal

intratecal Usuário

Cresci ouvindo bastante Angra e fiquei bem chateado com a morte do André Matos. Vendo imagens desse último show dá para perceber que não tava 100%.

Triste.

12. Giuseppe

Outro dia coloquei pra tocar o Angels Cry do início ao fim, me deu uma saudade. Minha nossa, que disco incrível.

13. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Familiares de Andre Matos falam pela 1ª vez sobre a morte do cantor

Os familiares de Andre Matos falaram pela primeira vez sobre a morte do cantor, com exclusividade para o UOL. O frontman que fez história no Viper, Angra e Shaman morreu no último sábado, dia 8 de junho, após um ataque cardíaco fulminante.

"A gente está aqui em respeito ao carinho dos fãs", diz Eco Moliterno, primo do vocalista. "Depois de dias de luto, bem reclusos, a gente achou que os fãs mereciam uma explicação sobre o que aconteceu". Daniel Matos, irmão de Andre, completa. "A gente fez tudo de maneira discreta, porque o Andre era um cara reservado e ele tinha me pedido isso".

Emocionada, a dupla lembrou como foi o sábado em que o cantor morreu, desde a ligação avisando que ele estava desacordado até a confirmação da morte. Na semana anterior, Andre tinha feito um show com o Shaman e estava ansioso para encontrar o filho, que atualmente mora na Suécia.

"A gente só queria que vocês entendessem como foram feitas as coisas para que não ouçam histórias paralelas e dúvidas, porque ele simplesmente teve um infarto em uma idade em que isso é fulminante", acrescenta Daniel, que ainda garantiu que Andre estava com o check-up médico em dia. O cantor não comia carne, mas abusava um pouco de laticínios e outros alimentos gordurosos.

Arquivo Pessoal
    Andre Matos (de óculos) ao lado da família quando ainda era criança Imagem: Arquivo Pessoal

O irmão e o primo de Andre ainda falaram que ele nunca disse nada sobre uma possível reunião do Angra, que foi divulgada pelo guitarrista Kiko Loureiro e o empresário da banda, Paulo Baron. "Quando ele ia voltar com o Shaman, ele comentou com a gente, mas nunca disse nada sobre o Angra", conta Daniel.

Fãs de Andre se mobilizaram desde ontem para que a data da morte do vocalista vire o Dia Nacional do Metal no Brasil. Uma petição online no site Avaaz, maior plataforma do gênero no mundo, conseguiu 12 mil assinaturas nas primeiras horas e agora já conta com mais de 27 mil apoiadores.

Beto Barata/ UOL
    Andre Matos se apresenta no Porão do Rock, em 2014 Imagem: Beto Barata/ UOL

• Mandar Coração Mandar Coração x 1
  14. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Andre Matos se apresenta no Porão do Rock, em 2014 Imagem: Beto Barata/ UOL

no dia do heavy metal. O cantor morreu aos 47 anos após sofrer um infarto.
    pelo vereador Quito Formiga na terça-feira (11).

Em São Paulo, o deputado estadual Coronel Telhada protocolou o projeto de lei 773/2019 na última quinta-feira (13) na Assembleia Legislativa de São Paulo. O projeto foi publicado no Diário Oficial do estado no sábado (15).

Em sua justificativa, o deputado diz que a data foi escolhida pelos fãs do cantor
    que atingiu, até a publicação do projeto de lei, 34.989 assinaturas. O texto destaca ainda que André Matos era um paulistano conhecido mundialmente, valorizado pelo seu trabalho como cantor, compositor, maestro e pianista brasileiro.

Em Goiás, o projeto de lei do Dia do Heavy Metal, feito pelo deputado Henrique Arantes, foi apresentado ontem. Em sua justificativa, o parlamentar disse que é um entusiasta do heavy metal brasileiro e afirmou que o Angra e o Sepultura "são as duas bandas mais famosas de heavy metal que o Brasil já teve" e destacou que Andre Matos "colocou o Brasil em um cenário que é predominantemente alemão, inglês e estadunidense".

Ao UOL, o guitarrista Felipe Machado, um dos fundadores do Viper (primeira banda de Andre) e amigo de infância do vocalista, destacou a importância do heavy metal para a cultura brasileira.

"É uma pena que tenha sido necessário morrer um artista como Andre Matos para que o poder público prestasse atenção ao tamanho e importância que o rock e o heavy metal têm para a cultura brasileira. Não apenas por sua fiel e leal multidão de fãs, que sempre lota shows, festivais e estádios, mas pelos seus músicos de qualidade que valorizam o Brasil no exterior e ajudam a reduzir o estereótipo de país que só exporta mulher rebolando e jogador de futebol. O Dia do Metal é uma homenagem justa ao Andre e uma conquista de todos os fãs de rock", disse Felipe Machado.

Vida dedicada ao metal

O vocalista Andre Matos em 2015, comemorando 30 anos de carreira na turnê "30th Anniversary Tour" Imagem: Divulgação/Ricardo Ferreira

Andre Matos começou a carreira ainda adolescente nos anos 80, com a banda Viper.

Em 1991, fundou o Angra com seus amigos de faculdade, os guitarristas Rafael Bittencourt e André Linhares. Ele deixou o Angra em 2000, depois de uma briga com os empresários e com Rafael Bittencourt, que segue até hoje com outros integrantes. A briga gerou, em 2016, duas turnês distintas para celebrar os 20 anos do disco "Holy Land".

Após deixar o Angra, ele fundou o Shaman ao lado do baixista Luis Mariutti e do baterista Ricardo Confessori, que também deixaram o Angra. A formação original durou até 2006, e, a partir de 2007, o vocalista seguiu em carreira solo.

Em 2018, o Shaman voltou com sua formação original para uma turnê comemorativa. A banda estava fazendo shows desde setembro do ano passado com Andre Matos nos vocais, Hugo Mariutti na guitarra, Luis Mariutti no baixo e Ricardo Confessori na bateria.

• Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar