• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ancine enfrenta manifesto contra reality shows em cotas

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) enfrenta mais uma resistência à lei 12.485/ 2011, que muda as regras da TV por assinatura no país.

Desta vez, é um abaixo-assinado, com o apoio de várias produtoras independentes e pessoas ligadas ao audiovisual, que questiona o termo "espaço qualificado", referente à instrução normativa da lei, em consulta pública até o dia 3 de março.

O manifesto pretende evitar que programas como reality shows sejam considerados programação qualificada e, com isso, consigam entrar em canais pagos que precisam cumprir as cotas de produção nacional que são estabelecidas pela nova lei.

O texto do abaixo-assinado diz que é hora de ter coragem e permitir um julgamento de valor do que é melhor para a televisão brasileira.

E que documentários, animações e ficção seguem sem espaço na TV, portanto não é justo que reality shows, que estão amplamente presentes na programação, ganhem mais um espaço onde serão privilegiados.

Segundo a Ancine, na instrução normativa da nova lei de TV paga, o conceito de conteúdo qualificado comporta vários gêneros e formatos e visa promover a competitividade e sustentabilidade da produção audiovisual brasileira. Isso inclui a produção de reality shows.

Fonte
 
Credo! Reality shows com selo qualidade era o que faltava pro mundo terminar de uma vez! Eu já tenho Sky justamente para fugir do BBB, Se ela dança eu danço, A Fazenda e outros troços e querem empurrar tudo isso para a TV paga? Meu Deus...
 
L12485 disse:
XII - Espaço Qualificado: espaço total do canal de programação, excluindo-se conteúdos religiosos ou políticos, manifestações e eventos esportivos, concursos, publicidade, televendas, infomerciais, jogos eletrônicos, propaganda política obrigatória, conteúdo audiovisual veiculado em horário eleitoral gratuito, conteúdos jornalísticos e programas de auditório ancorados por apresentador.

:think:

Morfindel a lei já foi sancionada. (Fonte). Tanto que peguei o trecho no site da presidência.

Quando a gente fala de reality show vem na cabeça o BBB. E eu acho que é o único que passa em canal brasileiro na TV paga (me corrijam se eu estiver errada).
 
Aquele que programa que mostrava o dia a dia do Ozzy Osbourne na MTV era considerado como um reality show também, certo? Eles não ficam apenas restritos no estilo BBB e Fazenda.
 
É verdade. Acho inclusive dificil definir reality show nesse caso.

E lendo o que eles definem como espaço qualificado, talvez o BBB se enquadraria como concurso não?
 
Olha, na boa. Cada um assiste o que quer e o controle remoto, os livros e a internet estão aí para quem acha que a programação não presta. Governo está cada vez mais metendo o bedelho onde não deve e projetos que realmente fariam a diferença estão trancados há séculos.
 
Esses protecionismos quando aplicados a brasileiros normalmente correspondem a preguiça.

Apesar de assistir BBB, uma overdose de realities shows não me agradaria.
Mas tão pouco me agradaria seriados toscos e mal feitos que estão lá porque não pode ter seriado estrangeiro nem reality show. E aí sobra pro que estiver ali dando sopa.
 
E lendo o que eles definem como espaço qualificado, talvez o BBB se enquadraria como concurso não?
Concurso eu acho que fica mais para programas como Ídolos. BBB sempre foi classificado como reality show mesmo, por mostrar a vida das pessoas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo