• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ancalagon Pré-Histórico

Imrahil

Kyknos kyknón
Esta é para aqueles que acham que o dragão alado Ancalagon, o Negro, do Silmarillion, não passava de um calangão. Acontece que um bicho de um dos sítios pré-históricos mais importantes do planeta foi batizado exatamente com esse nome!

A criatura vem da fauna de Burgess Shale, no Canadá, e tem uns 530 milhões de anos de idade. O Ancalagon desse período pertence à famosa fase da Explosão Cambriana, a etapa da evolução da vida em que acontece a primeira grande diversificação dos animais.

O bicho pertenceu ao grupo dos priápulos, pequenos vermes marinhos que vivem enterrados no solo do oceano com a boca para fora, sempre à espera de morder algum animal que passa. Para mim está mais para Glaurung do que para Ancalagon, mas aparentemente o cientista que batizou o fóssil nos anos 70 achou que, como ele era negro, merecia o nome do dragão :lol:

Agradecimentos ao saudoso paleontólogo Stephen Jay Gould, que cita esse detalhe en passant num ensaio para a revista Scientific American.
 
Ok, ok...vamos ver o lado bom: lembraram-se do professor até nisso (tá, isso não convence!). Mas um verme? Eita...onde vamos chegar!
 
Eu acho que sei porque deram o nome de Ancalagon pro verme. Dragão em inglês mais arcaico (e até em inglês tolkieniano, como sabe quem leu a obra em inglês) é wyrm ou worm, que hoje é usado apenas no sentido de verme. Tá explicado ;-)

Abração a todos do Cisne,
 
ai que ta neh!!! o cara manja pra caramba de ingles, Tolkien e Cavaleiros dos Zodiaco! hehehehe mas eh isso mesmo!! acabei de olhar num dicionario da minha mãe de linguas arcaicase eh wyrm mesmO!! :D
 
Fiquei mais impressionado com a data em que o verme foi batizado: anos 70 8O
E como é que só foram descobrir isso agora??? :o?:
 
Snaga disse:
Fiquei mais impressionado com a data em que o verme foi batizado: anos 70 8O
E como é que só foram descobrir isso agora??? :o?:

Tem uns detalhes que passam desapercebidos mesmo.

Não me importo com a definição de um verme com um nome de um dragão: nem a explicação do inglês arcaico compensaria isso. O que importa é que o nome foi dado. :)
 
Imrahil disse:
Eu acho que sei porque deram o nome de Ancalagon pro verme. Dragão em inglês mais arcaico (e até em inglês tolkieniano, como sabe quem leu a obra em inglês) é wyrm ou worm, que hoje é usado apenas no sentido de verme. Tá explicado ;-)

Abração a todos do Cisne,


Ah tá... então tá explicado. Pelo menos ele não é um verme normal. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo