• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anatole France

Lucas_Deschain

Biblionauta
[size=medium][align=center]Anatole France (1844-1924)
[/align][/size]

[align=center]
attachment.php
[/align]

[align=justify]Jacques Anatole François Thibault, mais conhecido como Anatole France (Paris, 16 de abril de 1844 — Saint-Cyr-sur-Loire, 12 de outubro de 1924) foi um escritor francês.
De tom céptico, suas publicações obtiveram grande sucesso. Seu primeiro grande êxito foi 0 Crime de Silvestre Bonnard, premiado pela Academia francesa. Outras obras são: Thais, 0 Lírio Vermelho, O poço de Santa Clara, A rebelião dos anjos, etc.
Segundo Fulgrosse, durante a guerra Franco-Prussiana (1870-1871), Anatole France participou na defesa de Paris como guarda nacional, integrado na 1ª Companhia do 20º Batalhão da Guarda Nacional do Sena (companhias de guerra), na reserva no reduto de Faisanderie (Joinville-le-Pont) enquanto decorria a batalha de Champigny, foi declarado impróprio ao serviço por ser de fraca constituição e passou a cívil em Janeiro de 1871. Foge de Paris no início da insurreição da Comuna de Paris.
Tendo sido primeiramente bibliotecário do Senado, foi eleito para a Academia francesa em 23 de janeiro de 1896, para a poltrona 38, onde ele sucede Ferdinand de Lesseps. Foi recebido na Academia Francesa em 24 de dezembro de 1896.
Anatole France apoiou a Émile Zola no caso Dreyfus; ao dia seguinte da publicação do "J'accuse", assinou a petição que pedia a revisão do processo. Devolveu sua Legião de Honra quando foi retirada a de Zola. Participou na fundação da Liga dos Direitos do Homem.
Foi laureado com o Nobel de Literatura de 1921, pelo conjunto de sua obra.[/align]

Fonte: Wikipedia

[align=justify]
Laureados com o Prêmio Nobel de Literatura são boas indicações de leitura. Recentemente me dei de cara com uma coleção que saiu pela Record, a /colecoes_colecao.asp?id_colecao=135]Série História Contemporânea, que parece ser realmente muito interessante.
 
Não cheguei a ler algum romance dele ainda, mas li umas duas críticas publicadas em jornal e como crítico ele era ótimo.

Esse lado de escritor engajado, de intelectual que não é alheio ao que está acontecendo no mundo em volta, da vida dele também é bem interessante, como no caso da devolução da Legião de Honra.

Tenho o Thais aqui, mas não vou ler e acho que vou vender (apesar de ser presente), por ser uma edição da Martin Claret (peguei asco da editora).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo